Caminho de SantiagoGuia para o Caminho Português de Santiago

guia do caminho de santiago

O caminho Português de Santiago é certamente a melhor opção para um português ou brasileiro que queira peregrinar a Santiago de Compostela. Todo o caminho está repleto de marcas que os nossos antepassados que peregrinaram ao túmulo do apóstolo foram deixando ao longo do trajecto.

Percorri este caminho a partir da cidade do Porto em Maio de 2009, e em resultado disso tenho alguma informação dispersa pelo site. Vou tentar criar aqui uma página que permita um mais fácil acesso a essa informação, para todos aqueles que querem seguir o Caminho.

Não vai encontrar aqui um guia exaustivo do caminho, mas sim pequenas páginas com o essencial que fui recolhendo ao longo da minha peregrinação.

Breve história

Caminho Portugues de Santiago

Tudo começou no século IX, com a presumível descoberta do túmulo do apóstolo Santiago na Galiza. Segundo a tradição medieval, o eremita Paio alertado por luzes nocturnas, que se produziam no bosque de Libredão, avisou o bispo de Iria Flavia, Teodomiro, que descobriu os restos de Santiago Maior e de dois dos seus discípulos, no lugar que posteriormente se levantaria Compostela, topônimo que poderia vir de Campus Stellae, isto é “campo de estrelas”, ou mais provavelmente de Composita Tella, “terras bem ajeitadas”, eufemismo de cemitério.

A descoberta propiciou que Afonso II das Astúrias, fizesse uma peregrinação que anunciou no interior do seu reino e no exterior, a um novo lugar de peregrinação da cristandade num momento em que a importância de Roma decaíra e Jerusalém não era acessível por estar em poder dos muçulmanos.

Em 1325, após a morte de D. Dinis, a rainha Santa Isabel peregrinou a Santiago, seguindo seguramente uma rota muito semelhante aquela que está hoje marcada pelas setas amarelas, cruzando a recém concluída ponte de Barcelos, evitando assim um desvio por Braga.

Com as construções de novas estradas o caminho seguido pelos peregrinos terá sofrido algumas alterações no século XIX, tendo o caminho inicial caído em desuso.  Com o crescer da popularidade do “camiño” no século XX, a Xunta da de Galicia divulga em 1993 o itinerário Tui – Santiago. Finalmente, na primavera de 2006, um grupo de portugueses e espanhóis pinta a última seta do percurso entre Lisboa e Santiago.

Companhia para o caminho – procure aqui

Caminho Portugues de Santiago

camino Preparação da peregrinação – por onde começar

Vejo que muita gente que chega a esta página à procura de informações sobre o caminho, não sabe por onde começar e tem alguns receios, como é natural.

Vou começar por uma espécie de FAQ sobre o caminho, para desmistificar e ajudar quem se quer aventurar pela primeira vez.

 

Há mais peregrinos todos os dias no caminho?

Sim há. Penso que não haja dia nenhum no ano que possa peregrinar no caminho português sem encontrar um companheiro, quanto mais não seja, no final da jornada no albergue. É claro que há alturas do ano com mais gente que outras, mas vai sempre encontrar alguém, que pode ser de qualquer nacionalidade, já que este é um percurso procurado por pessoas de todo o mundo.

 

Não me vou perder? Há sinalização?

Não, não se vai perder e, ainda que isso aconteça vai acabar por encontrar alguém para o ajudar . Quando fiz o caminho em 2009 tive dificuldade em me orientar em alguns locais, que indico nesta página: Zonas mal sinalizadas no caminho português de Santiago; como não se perder;

Entretanto algumas destas falhas já terão sido corrigidas. Vá sem medo.

 

Caminho Portugues de Santiago
 

Como é para dormir. Ouvi falar nos albergues. Como é que funcionam?

Os albergues para peregrinos são o local de excelência para descansar no final de cada jornada, conviver com outros peregrinos e quem sabe arranjar companhia para o dia seguinte. Este locais oferecem condições básicas para o apoio à caminhada: cama e dormitórios, cobertor, balneários, lavandaria em alguns casos e cozinha onde pode preparar as suas refeições.

Pode pernoitar a troco de um pagamento quase simbólico (3 a 5€, ou apenas deixando um donativo, em alguns casos), mas terá de ter consigo a credencial de peregrino.

 

Preciso da credencial de peregrino?

Sim, precisa. É o documento que o identifica como peregrino e lhe dá acesso a pernoitar nos albergues, assim como a obter a Compostela à chegada a Santiago. Para saber mais e onde adquirir, veja esta página: Credencial do Peregrino de Santiago; O que é; Onde se obtém; Para que serve;

 

Quantos dias levarei a fazer o caminho? Onde começa o caminho?

Bom, isto depende muito da sua preparação física e claro, de onde vai partir. O normal no caminho Português é partir do Porto, ou da fronteira, em Valença. Há também quem faça o caminho a partir de Lisboa. Na verdade, o caminho começa à porta de cada um, pelo que todos os locais são bons para começar.

Eu, do Porto, levei 8 dias a completar a caminhada, mas foi um bocado puxado, especialmente nos primeiros 2 dias, que fiz mais de 40km por dia. O normal é caminhar 10 dias e não é preciso ser um grande atleta para o conseguir, mas há quem faça em 15.

Cada um deve encontrar o seu ritmo e para isso ter uma flexibilidade de 1 ou 2 dias para o regresso. Caminhar demasiado rápido, ou muitos quilómetros por dia, pode ser extenuante e desanimador. Por outro lado, se não se cansar um pouco também não vai sentir a dureza que uma experiência destas deve transmitir.

 

O que preciso levar para o caminho?

Veja esta página: O que levar na mochila para o caminho de Santiago; Material necessário para o peregrino do caminho Português;

 

camino Mapas e Orientação

 
Caminho Portugues de Santiago
 
Todo o caminho de Santiago se encontra devidamente sinalizado e é muito fácil de seguir. Deixo aqui alguns mapas e dicas para ter a certeza que vai direitinho a Compostela!


camino Albergues

Caminho Portugues de Santiago

Os albergues de peregrinos existem ao longo do caminho, tanto do português como dos outros e são o alojamento preferencial para que faz o caminho. Mais do que um local onde pode dormir e cozinhar apenas a troco de um donativo, os albergues são o local ideal para conviver e trocar experiências com outros peregrinos como você.

camino Hoteis no Caminho

camino Outras informações

Caminho Portugues de Santiago

Algumas histórias e lugares a não perder durante a sua caminhada no Minho e Galiza.


Caminho Portugues de Santiago

Se gostou deste artigo então siga-me no Google+ - Obrigado  

Faz um "LIKE" no Dobrar Fronteira e torna-te nosso amigo!

Comente! 280 COMENTÁRIOS A ESTA PÁGINA

  1. By evelyn keila, 12 September 2014 @ 3:13 pm

    olá, estou pensando em fazer o caminho a partir do Porto por volta do final de março a abril. Gostaria de saber se alguém já fez este trajeto nesse mesmo período, quanto tempo gastaram mais ou menos, o que recomendam, sabem dizer quanto aproximadamente gastaram??? Compartilhem conosco!!!obg!!

  2. By Filinto Girão Osório, 10 September 2014 @ 4:39 pm

    Caros Companheiros
    Completei ontem (09SET14) o Caminho de Santiago, que iniciei em 02SET14, partindo de Ponte de Lima. Em Portugal está tudo muito bem sinalizado, o que nem sempre acontece na Galiza, especialmente dentro das vilas e cidades, vale sempre o carinho das gentes galegas para nos ajudar. Apenas choveu um dia ligeiramente, variando o tempo entre sol aberto por vezes e céu encoberto quase sempre. Os albergues de peregrinos (Oficiais, porque os há privados) custam todos 6 Euros/noite, tendo quase todos cozinha que pode ser utlizada para confeccionar ou aquecer a alimentação. Quem o desejar, tem normalmente sítios para comer, nas proximidades. Aconselho a que sejam cumpridos percursos que não excedam os 20 Kms. Foi para mim uma experiência dolorosa fazer num só dia 34 Km (Tui-Redondela). Disfrutem do convívio e no fim sintam a alegria de ter atingido uma meta, ter superado um desafio quando chegam a Santiago de Compostela. Bom caminho!!!!

  3. By marino, 7 September 2014 @ 6:46 pm

    Olá!
    Alguém a partir nos próximos dias?Gostaria de ter companhia.Adapatar-me-ei ao local de partida,
    Cump.

  4. By Moncho, 25 August 2014 @ 9:59 pm

    Comienzo Camino desde Porto el 07 Septiembre. Diez días más o menos. Un abrazo

  5. By Mariana, 11 August 2014 @ 6:48 pm

    Olá, estou interessada em fazer o caminho francês, mas gostaria de um guia espiritual, alguém sabe onde e como se pode arranjar um para o caminho?

  6. By Leonardo, 5 August 2014 @ 7:20 pm

    Oi, meu nome é Leonardo e pretendo fazer durante o mês de novembro/14 o caminho francês.

  7. By Alessandro Lamoglia, 3 August 2014 @ 10:38 pm

    Olá a todos, pretendo fazer esse roteiro, mas de BICICLETA, no segundo semestre (agosto/setembro) de 2015. Caso alguem tenha interesse vamos planejar juntos. A idéia é percorrer o caminho frances em 20 dias (em torno de 900Km). Moro em Brasília. alessandrolamoglia@gmail.com

    Anabela Gomes aguardo seu contato.

  8. By susana, 3 August 2014 @ 1:15 pm

    Miguel, o caminho a pertir de coimbra esta todo muito bem marcado, marcos novos, não há que enganar. vou fazer de bicicleta e depois confirmo-te se há alguma coisa confusa. Até anadia está excelente
    susana

  9. By Miguel Monteiro, 3 August 2014 @ 12:24 am

    Eu também queria fazer e talvez até começar sozinho a partir de Coimbra.
    Mas ainda tenho receio pelo facto de não ter nem saber um caminho certo a seguir ..
    Se alguém souber e queira vir comigo a partir de Coimbra é só comunicar!

  10. By Alessandro Lamoglia, 1 August 2014 @ 1:58 pm

    Olá a todos, pretendo fazer esse roteiro, mas de BICICLETA, no segundo semestre (agosto/setembro) de 2015. Caso alguem tenha interesse vamos planejar juntos. A idéia é percorrer o caminho frances em 20 dias (em torno de 900Km). Moro em Brasília.

  11. By Anabela Gomes, 25 July 2014 @ 2:11 pm

    Filipe Girão Osório vai quando em Setembro? Estava a pensar fazer o caminho em Setembro, mas sozinha. Será que podemos trocar dicas?

  12. By Carlos Soares, 25 July 2014 @ 11:38 am

    Boas camaradas;

    Penso iniciar a minha jornada desde Ponte de Lima no próximo dia 23 de Agosto.

    Vou sozinho mas já diz o ditado “A união faz a força.”

    Se alguém estiver com os mesmos planos que apite!

  13. By Leonel, 22 July 2014 @ 3:08 pm

    Boa tarde,

    já tenho todo preparado, credencial inclusive, para santiago de compostela, vou eu e um amigo, saimos de valença no dia 18 ou 23 de agosto, sugestões do caminho da costa, que é o que vamos fazer.
    Obrigado

    Cumprimentos.

  14. By Filinto Girão Osório, 17 July 2014 @ 10:02 pm

    Caríssimos Companheiros
    Vou fazer o Caminho em Agosto. Muito agradeço todos os conselhos e informações que me possam ser úteis, fruto da vossa experiência. Antecipadamente,
    Obrigado

  15. By Manuel Costa, 9 July 2014 @ 11:21 am

    Abriu recentemente um albergue em BARCELINHOS

    Albergue – Amigos da Montanha

    16 lugares – 5 €
    Rua Custódio José Gomes Vilas Boas, 57
    Antes da ponte, na descida do lado direito. (sede dos Amigos da Montanha)
    Tel: 253 830 430
    info@amigosdamontanha.com

  16. By Luís Santos, 2 July 2014 @ 10:42 pm

    olá a todos.
    Eu estou a pensar fazer o caminho de Santiago a pé, em principio lá para Abril de 2015.
    Saio da zona de Mafra. São cerca de 600km em 25 dias, dá uma média de 25km por dia. O percurso é o da costa com saída da zona de Mafra ou talvez de lisboa, passagem pelo santuário de Fátima e chegada a Santiago.
    Procuro alguém de perto que queira fazer o caminho comigo. Se ouver interessados contactem-me pelo e-mail luis_santos06@hotmail.com

  17. By Jose Pereira, 17 June 2014 @ 5:05 pm

    Estou a pensar caminhar de Fátima a Santiago de Compostela, a pé este ano, fazendo uma média aproximadamente de 30 kms,procuro alguém para proporcionar de alguma companhia.Fiz em Maio peregrinaçao de Lisboa a Fátima e portanto era para finalizar este caminho.

    Grato

  18. By Paulo Teixeira, 14 June 2014 @ 3:01 pm

    Olá a todos/as! Em Agosto, de 15 a 30, estou a pensar fazer o caminho em bicicleta, desde a Sé do Porto. Sem pressas, para poder desfrutar da viagem, pois o objectivo é viver o Caminho em si. Alguém que se queira juntarnesta aventura? Espero as vossas respostas! :-)

  19. By facebook entrar, 27 May 2014 @ 7:39 pm

    Grande post e muito informativo, eu não consigo fazer sem aventura e explorar, EU para um está sempre ansiosa para explorar o meu mundo.

  20. By Bruno Carvalho, 23 May 2014 @ 2:22 pm

    Boas!!

    Alguém interessado em fazer o caminho a pé desde o Porto ou Valença em Setembro?

    bcarvalho82@gmail.com

    Cmpts

  21. By Amélia, 12 May 2014 @ 6:23 pm

    Olá,

    Eu e o meu marido pretendemos fazer o caminho no mês de Agosto (só temos férias nessa altura),e embora nunca tenhamos feito o caminho, temos alguma experiência em traking.
    Se alguém pretender companhia para a viagem, contatar:

    amelia_anastacio@hotmail.com

  22. By Diogo, 6 May 2014 @ 10:02 pm

    Boa noite, queria apenas perguntar se há alguem que esteja a pensar fazer o caminho francês no final de Junho, inicio de julho deste ano.
    Obrigado e um resto de boa noite.
    Boa peregrinação a todos vós.

  23. By susana palma, 6 May 2014 @ 8:25 pm

    Susana Magalhães, fiz na semana passada o caminho da costa em bicicleta com inicio no Porto, mas em Caminha virei p Vila Nova de Cerveira e depois Valença, Tuy…por acaso vimos marcas de cavalos em algumas zonas mas sinceramente não sei se é viável ou não porque não vi cavalariças ou assim (desculpa a ignorância mas nem imagino o que necessitam os cavalos)

  24. By susana palma, 6 May 2014 @ 8:20 pm

    A todos os bicigrinos…já é possível fazer Vigo – Porto de comboio, 3 bicicletas no máximo.

  25. By Susana de Magalhães, 5 May 2014 @ 10:23 am

    Bom dia,

    Gostaria de fazer o caminho Português pela costa a cavalo, já o fiz, o interior a cavalo em 2008 de Paredes de Coura a Santiago e a pé em 2006 de Valença a Santiago e não me canso de os fazer!! ora como em 2004 para celebrar os meus 40 anos fiz o caminho francês de Saint-Jean-Pied-de-Port a Santiago, este ano para celebrar os meus 50 anos gostaria de fazer o da costa. Moro em Cesar, Oliveira de Azemeis e gostaria de sair de casa directamente para Santiago a cavalo, alguém conhece o precurso? é viável fazer a cavalo? poderei embarcar no ferry em Caminha? há albergues e lugar para deixar o cavalo? agradecia todas as dicas de todos, caros romeiros, caminheiros :) Ultreia!!

    Obrigada :)

  26. By Vasco Agria, 24 April 2014 @ 11:17 am

    Boas, vou pelo segundo ando consecutivo fazer o caminho de Santiago, a partir de Lisboa. No ano passado não consegui terminar, devido a uma lesão no pé só cheguei à Grijó.
    Parto dia 2 de Junho da Sé Catedral de Lisboa, o caminho é composto por 24 etapas, podendo essas etapas serem cumpridas ao ritmo de uma ou mais por dia. Sendo que na totalidade, a viagem nunca será inferior a 20 dias.
    Tenho por hábito caminhar sozinho, mas não me importo de ter companhia.
    Para quem estiver interessado, contacte: vasco_agria@hotmail.com

  27. By Jorge Luiz, 13 April 2014 @ 12:35 am

    Pretendo fazer o Caminho saindo do Santuário de Fatima até Santiango de Compostela. Montei uma programação de 530 Km de Caminhada passando pela Cidade de Tomar e Caminhando ate Porto, de onde pretendo seguir o Caminho de Porto a Santiago. Tem opções de Albergues nesses trechos?? Todas as dicas serão bem vindas!!! Pretendo partir em Julho/2014. Abraços

  28. By José Francisco Guedes Pinto, 25 March 2014 @ 4:46 pm

    Tenciono fazer o Caminho em Maio ou Junho. Será a primeira vez. Gostaria de iniciar no Porto. Procuro companhia.
    j.guedes.pinto@gmail.com

  29. By Fernanda Marques, 22 March 2014 @ 4:00 pm

    Boa tarde;

    Boa tarde a todos.

    Pretendo fazer o caminho de Santiago.
    Gostaria de saber se existem grupos a planeando ou treinando para fazer a caminhada. Também gostaria de saber se o mês de Março ou Abril são bons meses?
    Eu estou na zona de Lisboa.

    Obrigada.

  30. By Fernanda Marques, 22 March 2014 @ 3:13 pm

    Boa tarde;

    Gostaria de saber se tem algum grupo para orientar ou treinar semanalmente para o caminho de Santiago em Lisboa. Pretendo fazer o caminho esse ano de 2014.

    Obrigada!!

  31. By António Oliveira, 17 March 2014 @ 11:06 pm

    Ola!

    Estou a pensar em fazer a caminhada entre Valença e Santiago a pé entre o dia 27 e 31 de Abril de 2014 (sim, eu sei que o tempo e pouco mas e o que se pode arranjar visto estar a viver em Inglaterra).
    Haverá alguém a fazer “O Caminho” nesta data?

    http://www.facebook.com/to.oliveira72

    exmar93@gmail.com

  32. By António Couto, 9 March 2014 @ 4:20 pm

    Boa tarde,
    Vou fazer o Caminho de Santiago a partir de Ponte de Lima e pela primaira vez, no dia 6 de Abril, e organizado em 8 etapas com dormidas asseguradas pela Portugal GreenWalks. Vou partir do Algarve em viatura própria no dia 5 para pernoitar em Ponte de Lima e dia seguinte começar caminhada. Se puder ser útil a qualquer outro peregrino em boleia e companhia, estou ao dispor, contactem. info@vertigemsa.com
    Saudações peregrinas!

  33. By Isabel, 2 March 2014 @ 10:46 pm

    Olá Sara,

    Eu tb pretendo fazer o caminho, será a minha primeira experiência nestas “andanças” pelo que preferia ir com o apoio de uma agência. Existe a “agência do peregrino” que organiza grupos a pé (garante local p dormir, a compostela e algumas refeições) mas precisamos de um grupo de 25 pax :-( É uma questão de conforto e segurança, mas não é mandatório ir nestas condições.
    Estou a pensar sair por volta de dia 7 ABR de autocarro ou comboio de Lisboa e iniciar o caminho partir de Ponte de Lima.
    Quem sabe podemos fazer o caminho juntas!

    Votos de uma boa preparação para o caminho!
    Isabel

  34. By Sara, 11 February 2014 @ 3:12 pm

    Olá! Antes de mais quero agradecer-lhe pela preciosa informação disponível no seu site. Gostaria muito de participar numa peregrinação a Santiago de Compostela, pois nunca participei em nada do género. Sou de Lisboa e não conheço ninguém nem nunca conheci ninguém que tivesse participado anteriormente em peregrinações para me aconselhar. Pretendo participar sozinha numa futura peregrinação e gostaria de saber como é feito todo o processo. Por exemplo, para quem parte de Lisboa: procuram grupos de pessoas? Se sim, onde é feita essa procura? Através de um fórum específico? Grupo/Página no Facebook? Obrigada.

  35. By CLAUDIA, 26 January 2014 @ 9:19 pm

    Cara Maria,
    boa tarde, è claro que nao me importaria de fazer o caminho com voce, e sim seria um prazer, eu mudei um pouco os planos e redolvi fazer o caminho Frances, sairei daqui no dia 1 de abril, chegarei a Pamplona no dia 2, descanso um dia e sigo o caminho no dia 4 de abril, e tambèm farei o percurso de lisboa a fatima a pe!
    se interessar a voce algum destes percursoa estou a disposiçao!
    neu email, claudia.untar@hotmail.com
    abraços

  36. By CLAUDIA UNTAR, 26 January 2014 @ 9:16 pm

    Cara Maria,
    boa tarde, è claro que nao me importaria de fazer o caminho com voce, e sim seria um prazer, eu mudei um pouco os planos e redolvi fazer o caminho Frances, sairei daqui no dia 1 de abril, chegarei a Pamplona no dia 2, descanso um dia e sigo o caminho no dia 4 de abril, e tambèm farei o percurso de lisboa a fatima a pe!
    se interessar a voce algum destes percursoa estou a disposiçao!
    neu email, claudia.untar@hotmail.com
    abraços
    Claudia

  37. By Maria, 26 January 2014 @ 9:02 pm

    Olá Cláudia, em principio vou fazer o caminho no inicio de Março de 2014. Interessada em seguir viagem na companhia de uma desconhecida? :)

  38. By CLAUDIA UNTAR, 17 January 2014 @ 2:02 am

    oi pessoal

    Goataria de receber um roteiro completo da rota portuguesa, saindo de Lisboa!

  39. By Valter Silva, 16 January 2014 @ 7:22 pm

    Olá Cláudia Untar, podes encontrar muita informação e detalhada no site gronze.com

  40. By CLAUDIA UNTAR, 16 January 2014 @ 7:17 pm

    CAROS AMIGOS,
    ESTOU ME ORGANIZANDO PARA FAZER O CAMINHO CENTRAL PORTUGUES AGORA NO MES DE MAIO DE 2014 E ESTOU PRECISANDO DA ROTA TODA DESCRIMADA COM SEUS RESPECTIVOS ALBERGUES, SE ALGUèM PUDER ME ENVIAR UM LINK ONDE POSSO OBTE-LO ESTAREI MUITO AGRADECIDA!
    ABRAçOS ,
    CLAUDIA UNTAR

  41. By luis vital, 5 January 2014 @ 4:07 pm

    boas a todos os peregrinos.. estou a pensar num projeto dos caminhos de santiago para os proximos meses procuro alguem para alinhar comigo… estou a pensar ir arrancar de viana do castelo em direcção a fatima e de fatima fazer os caminhos de santiago. se alguem estiver interessado. luis_vital1@hotmail.com

  42. By Rita Fernandes, 4 January 2014 @ 2:06 pm

    Boa tarde,

    Irei fazer o Caminho de Santigo, a partir do Porto, no dia 25 de janeiro. Alguém quer ir nesta data?

    Bom Caminho :)

  43. By Mário Pereira, 30 December 2013 @ 2:28 pm

    olá cristiane
    tudo depende do tipo de tempo que preferes. na minha opinião prefiro o mês de maio, já está calor mas nada comparado com o verão e a probabilidade de chover é pequena. nos meses a seguir já são duros por causa do calor e nos meses antes a possibilidade de chover é alta, mas como disse no inicio depende do tipo de tempo que preferes

  44. By Cristiane, 30 December 2013 @ 12:52 am

    Boa noite Peregrinos!!!
    Gostaria de saber qual é a melhor época para fazer a caminhada (mês do ano) estou pensando e peregrinar em 2014 o caminho português, alguém tem uma dica para me dar?
    Abraços a todos …
    CrisDoblas

  45. By Rui Henriques, 27 December 2013 @ 8:14 pm

    Boa Noite
    Vou fazer o Caminho a partir de França, em Janeiro, a pé, sem dinheiro! preciso de conselhos. vou à procura de mim, sem dúvida, e consciente da altura do ano. de resto pouco mais sei.
    qualquer ajuda (dicas) é bem vinda.
    Obrigado

  46. By Isaías, 23 December 2013 @ 2:36 pm

    Boa tarde!

    Vou fazer o Caminho Porto – Santiago, a pé e em 9 etapas, no início de Janeiro 2014 (partida entre 3 e 6 de Janeiro, dependendo das condições meteorológicas). Se houver interessados, escrevam qualquer coisa.
    Obrigado!

  47. By Claudia, 3 December 2013 @ 12:38 pm

    Ola,
    Se conhecerem alguém que esteja com ideia de fazer o Caminho de Santiago, em Março/Abril 2014, avisem :-)

  48. By Anabela Reis, 4 November 2013 @ 7:55 pm

    Porque toda a informação é bem vinda, aqui ficam umas dicas a quem precisar para uma zona onde os albergues são mais dificeis de encontrar:)
    Depois de Sernadelo e seguindo até ao Porto, tentando fugir de pensões e hoteis, que são mais dispendiosos, encontro os seguintes locais onde se pode pernoitar:
    Senadelo – Anadia – cerca 7 kms – Centro Social de São José de Cluny – com direito a um colchão e um duche quente
    Anadia – Aguada de Baixo – cerca 9 kms – Parque de Campismo – com café e supermercado
    Aguada de Baixo – Albergaria a Velha – cerca 24 kms – Centro Paroquial de Albergaria a Velha
    Albergaria a Velha – Oliveira de Azemeis – cerca 20 kms – Bombeiros – com cama e duche, paga-se 5 euros
    Oliveira de Azemeis – S. João da Madeira – cerca 10 kms – Bombeiros (quartel novo) com cama e duche, paga-se 5 euros
    S. João da Madeira – Lourosa – cerca 12 kms – Bombeiros, com cama e duche, sem pagamento
    Lourosa – Porto – cerca de cerca 24 kms – Refugio ViaPortuscale, por donativo, entre outras opções.

    E daqui em, diante já existe ,muita informação e muito mais oferta de albergues, no máximo até 20 kms encontra-se um sítio para o merecido descanso.

    Bom caminho

  49. By Anabela Reis, 2 November 2013 @ 10:18 am

    Olá Bernardo :D

    A seguir a Coimbra só encontro o de Sernadelo ( percurso de cerca de 25 kms), que é o Albergue Hilário e cobra 10 euros para os peregrinos.

  50. By Bernardo Martinho, 2 November 2013 @ 1:28 am

    Boa Noite. Alguém me consegue dizer se existe algum albergue em Trouxemil? É que eu li no livrete que tenho, chamado de “Caminho Central PORTUGUÊS” (Lisboa-Santiago) da Associasón Galega Amigos do Camino de Santiago. Mas não encontro informação nenhuma sobre ele na internet.
    Agradecia uma resposta :D
    Obrigado

  51. By David Samuel, 10 October 2013 @ 11:06 am

    Olá Carla,
    É bom saber que há mais um albergue no caminho :) Já coloquei na lista em cima.
    Samuel

  52. By Carla Silva, 10 October 2013 @ 10:24 am

    Boa tarde.
    Escrevo em nome do novo Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão – Caminho Português de Santiago.
    Nascemos a 25 de Julho de 2013 e somos o primeiro Albergue a seguir ao Porto, estando a 25km da cidade.
    O Albergue é um antigo Mosteiro com cerca de 1000 anos de história, equipado para receber aqueles que por aqui passarem. Temos cama, banho com água quente e um ambiente de calma e sossego, mesmo o que os Peregrinos precisam… Além disto, podemos ainda oferecer serviço de jantar (temos dois restaurantes próximos que levam as refeições ao Mosteiro), mercearia próxima e farmácia.
    Podemos ainda permitir aos Peregrinos que usufruam de uma visita guiada à Igreja de São Bento de Vairão, que fica coladinha ao Mosteiro.
    Para nos encontrarem, basta seguir a indicação dada em Gião, no cruzamento. Em vez de seguirem em frente, necessitam apenas de virar à direita. A distância é a mesma. O Caminho por Gião/Vairão é mais calmo, agradável e acima de tudo, mais SEGURO a nível rodoviário!
    Se precisarem de ajuda, podem sempre contactar o Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão, através de Facebook ou por mail: mosteirodevairao@gmail.com.
    Cá vos esperamos… Bom Caminho!

  53. By João Ré Filho, 4 September 2013 @ 2:40 am

    Olá Caminheiros,

    Estaremos partindo a pé da Sé Catedral do Porto dia 19/09, entre 07 e 08h da manhã, pretendemos fazer o trajeto em 8 dias, ficaríamos muito felizes em encontrarmos aí para juntos peregrinar……abraços. João/Jânio/Nei/Roger

  54. By marcia, 1 September 2013 @ 6:25 pm

    Olá, boa tarde ! Alguém pode me informar onde compro, no Brasil, RJ, a concha (Vieira)?

  55. By Luis Almeida, 27 August 2013 @ 3:00 pm

    Boa Tarde Peregrinos

    Gostava de saber se alguém vai iniciar o Caminho de Santiago na 5 feira dia 29.8.2013 de bicicleta.
    Quem quiser pode-se juntar ao grupo.

    Um abraço e boa viagem a todos

  56. By Anabela, 26 August 2013 @ 12:48 am

    Olá caminheiros,

    Alguém sabe o preço de autocarro de finisterra a santiago? Encontro paginas com horários mas não preço e preciso orçamentar a viagem :)

    Obrigada pela ajuda

  57. By Marlene Miranda, 15 August 2013 @ 2:04 am

    Prezados,
    Paz e bem!
    Devo chegar em Lisboa no dia 21/10/2013 e quero no dia seguinte ir até O Porto para no dia 23/10 iniciar meu caminho. Gostaria de saber se há pessoas com intenção de também começar neste dia. Tenho de 10 a 12 dias reservados para o percurso. Se desejarem contatar-me, segue meu email: marlenesilveiramiranda@yahoo.com.br.
    Marlene

  58. By Aurélio Simoes, 7 August 2013 @ 1:48 pm

    Boa tarde.

    Gostava de informar que o inicio do Caminho, em Lisboa, foi alterado da Sé Catedral para a Igreja de Santiago. No dia 27 de Julho foi descerrada a placa “Aqui começa o Caminho”, em diversas línguas e com a indicação dos kilometros.

    Bom caminho

  59. By Daniel Fernandes, 5 August 2013 @ 4:20 pm

    Boa tarde Luis Almeida.
    Eu vou a pé.
    Forte abraço, boa viagem e força nas pernas…

  60. By Francisco, 4 August 2013 @ 6:34 pm

    Queria fazer o caminho desde Porto a partir de 15 de agosto. Alguém começa neste dia? Cumprimentos.

  61. By Luís Almeida, 3 August 2013 @ 11:49 pm

    Boa Noite a todos!!

    Queria perguntar ao Daniel Fernandes e á Conceição Teixeira se estão a pensar fazer o caminho a pó ou de bicicleta??
    É que também estou a pensar em ir na mesma altura mas vou fazer de bicicleta.

    Bom CAMINHO a todos ou continuação se for caso disso.

  62. By Luís, 3 August 2013 @ 11:47 pm

    Boa Noite a todos!!

    Queria perguntar ao Daniel Fernandes e á Conceição Teixeira se estão a pensar fazer o caminho a pó ou de bicicleta??
    É que também estou a pensar em ir na mesma altura mas vou fazer de bicicleta.

    Bom CAMINHO a todos ou continuação se for caso dissoaz<

  63. By silvapaulo, 1 August 2013 @ 4:42 pm

    olá luis

    quanto aos dias que possas demorar até Santiago depende da tua disposição e caminhada .

    de Lisboa /sé catedral até Santiago Compostela 32 dias já a dar margem de 5 dias de descanso total pela etapa .
    agora de faro talvez outros tantos .
    quanto a ter mais alguma afluência de peregrinos ,conseguiras ver alguns a partir de Azambuja para a frente visto que o terreno e os caminhos são propícios e convidativos

    Buenos canino e saudações :)

  64. By luis, 1 August 2013 @ 4:21 pm

    ola, gostaria de saber informações sobre o caminho a partir dr faro, quantos dias pode demorar e se é muito procurado por peregrinos, obrigado

  65. By luis, 1 August 2013 @ 12:02 am

    bom dia, gostaria de saber informações sobre o trajeto desde o algarve ate santiago, quantos dias poderá demorar se tem muita afluência de peregrinos, obrigado

  66. By Iasmin, 30 July 2013 @ 10:23 am

    Olá, eu estou a pensar em fazer o caminho até Santiago nos princípios de Novembro, alguém sabe se será uma má altura por causa do frio?
    Alguém gostaria de ir nessa altura? Para alguém que esteja interessado o meu mail é dabbenias@gmail.com
    Obrigado e beijinhos

  67. By Daniel Fernandes, 30 July 2013 @ 10:08 am

    Boas Conceição Teixeira. Salvo se existir alguma contrariedade, eu mais a minha namorada vamos fazer este caminho partindo da Sé do Porto no mesmo dia 19/08/2013. Qual o caminho que vai tomar e em quantos dias esta a pensar fazer a caminhada.
    Cumprimentos

  68. By Conceição Teixeira, 20 July 2013 @ 1:54 pm

    Eu e o meu marido vamos iniciar os Caminhos de Santiago a partir do Porto no dia 19 de agosto próximo. Alguém vai nesse dia?
    é sempre agradável ter companhia.

  69. By ricardo, 18 July 2013 @ 10:20 pm

    boas estou a pensar fazer o caminho até finisterra em Btt,a minha duvida é ,como venho de lá até Santiago? que transporte devo apanhar?
    obrigado

  70. By João Ré Filho, 10 July 2013 @ 1:44 am

    Fernando, Boa Noite,

    Fico muito agradecido por ter nos ajudado e ligado da Catedral Sé, vamos até o presente momento em quatro pessoas, 3 irmãos e um amigo, mas deveremos arregimentar mais peregrinos…
    Quando marcarmos o hotel em Porto lhe contato para conversarmos, quem sabe uma café nesta linda cidade, e na volta da caminhada vamos ficar alguns dias baseado aí pra fazer turismo regional..
    Muitíssimo obrigado.

    Um grande abraço.

    João Ré Filho

  71. By Fernando Florentino, 3 July 2013 @ 12:51 pm

    Olá João Ré Filho,
    Não tinha percebido que era brasileiro, por isso sugeri telefonar para a Sé.
    Eu já telefonei para lá a confirmar e o horário para a venda das cadernetas do peregrino é entre as 9:00 e as 18:00h.
    Informaram-me de algo que eu não sabia; se for um grupo até 5 pessoas vendem lá directamente na hora. Se forem mais têm de contactar o Centro de estudos Jacobeus atravez do nº (00351)917588335 para pedir o fornecimento das cadernetas e combinar o local de entrega.
    Abraço

  72. By João Ré Filho, 2 July 2013 @ 5:00 pm

    Obrigado Fernando Florentino,

    Vamos estar em Porto no dia 18/09 e procuraremos a Sé para confecção da carteira do peregrino, estaremos saindo do Brasil no dia 17/09.

    Sua dica foi extremamente util.

    Abraços
    João Ré Filho

  73. By Flavia, 1 July 2013 @ 5:00 pm

    Ola peregrinos! Planejo fazer o caminho portugues em meados de Setembro. Alguem mais? Talvez sairei do Brasil sozinha, mas certamente, assim como na vida, no caminho nos encontramos!!! Quem for na mesma epoca e quiser combinar algo por la, meu email: flisboaporto@gmail.com

    Flavia

  74. By Fernando Florentino, 27 June 2013 @ 9:31 am

    Caro João
    Creio que a se do porto abre às 9h. Ligue a confirmar. Para comprar a credencial do peregrino só é preciso levar 75cent para cada uma. Mais nada. Bom caminho!

  75. By João Ré Filho, 26 June 2013 @ 11:51 pm

    Olá Companheiros.

    Vamos fazer o caminho de Santiago via Porto em setembro, acredito que seja mais certo dia 19, contudo preciso saber se conseguiremos adquirir a carteira de peregrino no Porto no mesmo dia, e quais os documentos necessários para confecção da mesma.
    Muito Obrigado…

  76. By Miguel, 19 June 2013 @ 9:52 am

    É sempre bom ver experiências distintas e locais únicos de quem viaja e desenvolve também parte do seu tempo em descritivos fantásticos que possam ser utilizados por outros como fonte de inspiração para as próximas viagens. Obrigado pela partilha e pelo enriquecimento. Boas viagens.

  77. By Fernando Florentino, 11 June 2013 @ 11:40 pm

    Obrigado Paulo Silva.
    Na Via Lusitana encaminharam-me para o GPS (Grupo Peregrinos de Santiago) e já estou em contacto com este grupo que fez a marcação do caminho entre o Estoril e Fátima passando por Sintra, Mafra, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Pedreiras…. Fátima… e depois é só seguir até Santiago!!
    Abraço.

  78. By Carlos Esteves, 11 June 2013 @ 8:48 pm

    Boa noite a todos,

    vou começar a partir do Porto na próxima sexta-feira dia 14 de Junho de 2013. Alguém vai começar nesse dia?

    Bom caminho para todos.

  79. By Paulo Silva, 4 June 2013 @ 5:51 pm

    https://www.facebook.com/ViaLusitana

  80. By Paulo Silva, 4 June 2013 @ 5:50 pm

    Amigo Fernando Florentino

    Creio que este grupo de amigos peregrinos do Estoril pode ajudar na sua caminhada!

    Buen Camino

  81. By Fernando Florentino, 4 June 2013 @ 4:11 pm

    Boa tarde,
    Já comecei a fazer o caminho de Santiago que sai da Igreja do Estoril e passa por Sintra mas quando chego à entrada de Mafra não encontro mais setas. Não existem ainda ou eu é que estou pitosga?
    Onde é que posso ter mais informações sobre esta via que foi marcada há pouco tempo?
    Na igreja do Estoril disseram-me que foram 2 moças novinhas que estiveram lá a fazer as marcações mas que não têm o contacto delas.
    Aqui podem ver a parte final do percurso que fiz sempre seguindo as setas amarelas e azuis:
    http://www.gpsies.com/map.do?fileId=efuumfjfbhjtwtxo

    Aguardo novidades vossas.Obrigado.

  82. By Pedro, 3 June 2013 @ 1:44 pm

    Ola,

    Estou a pensar fazer o caminho portugues de santiago a pé entre os dias 8 e 15/6/2013, com partida do Portõ.

    Alguém vai partir no mesmo dia?

    Obg

  83. By Luis, 19 May 2013 @ 12:25 pm

    Elsa

    Vê resposta em “Companhia para o Caminho”

  84. By Elsa filipe, 11 May 2013 @ 9:16 pm

    Gostaria de fazer o caminho portugu~es pela costa. Alguém me pode dizar se está bem sinalizado?
    obrigado
    Elsa

  85. By Antonio Martins, 24 April 2013 @ 10:13 am

    Antonio Menezes,com muito gosto eu me juntaria a vocês para fazer o caminho a partir da SÉ do PORTO,o meu
    contato de MAIL é o seguinte:poleto_maquinas@iol.pt

  86. By Antonio Martins, 24 April 2013 @ 10:03 am

    Antonio Menezes,pretendo fazer o caminho também no mês de julho e o dia 21 está ótimo,o meu contato e o
    seguinte:poleto_maquinas@iol.pt

  87. By ANTONIO J M MENEZES, 23 April 2013 @ 3:01 pm

    Estarei indo pra SANTIAGO DE COMPOSTELA no dia 21 de Julho 2013 ,quero sair do Porto,pois minha irma mora em Aveiro,se algum peregrino quiser se juntar conosco,eu e mais dois amigos,Murilo Campelo e,Michel Rabelo,este primeiro mora em Genebra,e vamos se encontar em Lisboa,eu e Michel estaremos saindo de Paris,me mandem contato para meu mail,toinhomattospb@hotmail.com

  88. By Elaine, 19 April 2013 @ 2:01 am

    Boa noite caminhantes! Estou prestes a embarcar para Portugal para iniciar meu caminho a partir de Porto. Gostaria de ter informação sobre a questão de segurança no trajeto. Estarei viajando sozinha e observei relatos de alguns assaltos na estrada que me deixaram um pouco apreensiva. alguém poderia dar-me noticias a respeito? Agradeço a atenção, Elaine

  89. By Mário pereira, 14 April 2013 @ 10:28 pm

    boa noite colegas peregrinos!
    devido ao mau tempo adiei a minha peregrinação e por isso venho informar nova data. se tudo mantiver assim deverei arrancar de coimbra, a pé, no dia 23 ou 24. irei sozinho fazer o caminho se houver interessados em acompanhar nesta aventura é só entrar em contacto:
    mariogspereira@hotmail.com
    bom caminho

  90. By antónio alberto, 3 April 2013 @ 6:47 pm

    Boa tarde
    Gostava de saber qual a melhor altura para fazer o caminho francês, também gostava de saber se alguém tem uma ideia das etapas e distancias a fazer,( ou a melhor forma de fazer as etapas) e dos albergues recomendados. Obrigado

  91. By Rui Luis Pratas, 2 April 2013 @ 9:08 pm

    Olá Paulo Silva, Sou de Aveiras de Cima.
    Vou efectuar os caminhos a partir de Lisboa com passagem por Azambuja.
    Se quiseres falar um pouco comigo, podes contactar-me em ruiluispratas@sapo.pt ou no facebook em “pedalar ajudar”.
    A minha localização, de Azambuja para Aveiras de Cima pela estrada das piscinas segues em direção a Aveiras e após a passagem da autoestrada viras na primeira rotunda á direita e logo na primeira rua á direita 1ª casa da esquerda.
    Abraço.
    Rui Luis Pratas

  92. By Paulo silva, 2 April 2013 @ 6:12 pm

    Boa tarde a todos amigos peregrinos,gostaria de fazer o caminho de S. Tiago de Azambuja a passar por Finis Terra e terminar junto ao túmulo do Apostolo , pretendia fazer por volta de Maio 2013 alguem me pode ajudar com o caminho e onde obter a carta de albergues e onde posso pernoitar no território Português e Espanhol .
    Obrigado

  93. By luis mendes, 31 March 2013 @ 2:41 pm

    olá suzana vou fazer o caminho pela costa,tenho programado para junho com o meu sobrinho em btt, mas a segunda alternativa por causa do plano de ferias seria em setembro, para ja nao posso dizer nada de concreto. vivo no padrao da legua que faz parte do caminho. o meu mail-lugome1960@gmail.com. cumpts

  94. By susana, 22 March 2013 @ 8:02 am

    Estou a pensar fazer o caminho de santiago pela costa a partir do porto na primeira semana de setembro. Vou de bicicleta, há alguém interessado em fazer companhia? Partida Sábado 31 de Agosto. O meu e-mail é palma.su@gmail.com

  95. By maria, 21 March 2013 @ 11:55 pm

    Já fiz uma pequena parte do Caminho Francês de S. Tiago. Foi para mim, Maria, uma experiência inesquecível que gostava de repetir. Não tenho datas porque sou reformada. Agora gostaria de fazer o português a partir de Barcelos ou P. de Lima.
    Quem estiver interessado envie mensagem para:

    santalucrecia2011@gmail.com

  96. By Manuel Pérez, 21 March 2013 @ 12:05 am

    BOAS!!! Hola, moro no Algarve, sou natural de Barcelona, e estou pensando fazer o Caminho Frances desde Saint Jean Pied de port até Santiago no proximo Novembro, vou sozinho, acham boa altura?? Alguem me sabe dizer os melhores meios de transporte pra lá chegar desde Faro?? em Relaçao a Albergues, sera facil nessa Altura ter uma caminha?? comprimetos!!! se quiserem se juntar nesta cruzada, ou ideias manu_gr166@hotmail.com

  97. By Agostinho Leal, 12 March 2013 @ 11:55 pm

    Olá António
    Na Sé do Porto, só existe um tipo de credencial. Eu comprei duas, com a ideia de carimbar as duas, pois realmente não tem páginas que chegue para carimbar duas vezes por dia desde SJPP até Santiago. Mas depois optei por utilizar apenas uma, carimbando apenas uma vez por dia nos albergues, e em alguns lugares mais importantes como as catedrais. Apenas carimbei duas vezes por dia, depois de Sarria, uma vez que essa regra só se impõe aos últimos 100 Km, fazendo a pé. De resto fui gerindo o espaço livre na credencial e os dias que faltavam. Por isso, podes optar por levar duas ou fazer como eu fiz.

  98. By Ricardo Carvalho, 12 March 2013 @ 7:32 pm

    Boa tarde Agostinho,
    Pelo que percebi, fizeste o Camino frances. Poderás me informar onde compraste a credencial para este caminho? A credencial para este caminho tem e é maior que a normal que comprei na Sé do Porto.
    Agradeço desde já

  99. By Ricardo Carvalho, 10 March 2013 @ 8:11 pm

    Boas António Alberto.
    Penso que podes usar a mesma credencial, porque eles em Muxía vão confirmar o percurso efectuado para assim te darem a “Muxiana”.
    Se me permites uma opinião, acho que devias comprar uma credencial nova e assim aproveitavas para fazer o Caminho de Santiago a Muxía e ires terminar a Finisterra… Aconselho, muito giro.
    Abraço e bom CAMINO a todos

  100. By Ricardo Carvalho, 10 March 2013 @ 8:06 pm

    Boa noite,

    Finais de julho 2013 (25/26), vou fazer o Caminho Frances com o meu colega e companheiro peregrino. Acho que com a V/ ajuda já reuni toda a informação essencial.
    Alguém que queira vir connosco, é só “apitar” para o meu email ricarvalho3811@gmail.com. Pensamos em fazer o percurso em 25/26 etapas, pelo que devemos chegar ao Porto o mais tardar dia 22Agosto2013.

    Abraço a todos e façam UM BOM CAMINO.

  101. By antónio alberto, 3 March 2013 @ 2:16 pm

    No ano passado fiz o caminho português de santiago, este ano quero e vou fazer de Santiago a Muxia, será que a cerdencial que usei no ano passado dá para ir até Muxia? se alguém souber agradeço que me diga, obrigado

  102. By antónio alberto, 19 February 2013 @ 2:34 pm

    Amigo Agostinho, muito obrigado pela informação, se poder agradecia também alguma informação sobre os albergues e dado que foi na mesma altura em que eu pertendo fazer, sobre que equipamento a levar e que tempo apanhou durante o caminho, pode faze-lo directamente para o meu email ” aaapaula@sapo.pt“, mais uma vez obrigado

  103. By Agostinho, 19 February 2013 @ 2:12 pm

    Olá António
    Fiz o caminho o ano passado em Maio e gastei 400 euros. Foi o mínimo dos mínimos, e parece-me impossível fazer por menos dinheiro, mas era o que tinha disponível e tive que o gerir. Refeições quentes, apenas fiz seis durante os 22 dias que demorei. Uma em Nágera com uns amigos brasileiros, outra em Poblacion de Campos no hotel gerido pela hospitaleira do albergue, e as outras 4 em albergues que faziam ceia comunitária, por donativo. (dava 10€ para alojamento e ceia) De resto, comia pão com fiambre, presunto e carne fumada, fruta e como luxo, bebia vinho de vez em quando para ganhar ânimo. Os albergues custavam à volta de 5€, mas era preciso andar por vezes muitos Kms para chegar a um albergue público, e partir bem cedo para ganhar lugar, pois a partir das 14h00 ou 15h00 já estava tudo lotado. Por isso faz as contas ao que quiseres ou puderes gastar. O menu do peregrino, custa à volta de 10€, o albergue, 5 a 10€ se for público e mais 10€ para umas sandes e pequeno almoço, o que dá cerca de 20€ por dia. Se fizeres em 30 dias (penso que será o mais normal) serão 600€ mais 120€ para as viagens (se fores de comboio são cerca de 90€ até S. J. P. de Port e 20€ de Santiago ao Porto na volta) Convém que comeces já a estudar as etapas, escolher os albergues mais baratos, e o número de dias em que consegues fazer, pois cada dia que demores tem um custo. Procura informação nestes links:
    http://caminodesantiago.consumer.es/
    http://www.gronze.com/
    http://www.mundicamino.com/loscaminos.cfm
    Bom Caminho

  104. By antonio alberto, 19 February 2013 @ 1:06 pm

    Bom dia

    Estou a pensar em fazer o caminho francês em Maio, por acaso alguém faz ideia dos custos de tal viagem?

    Obrigado

  105. By J M Restivo Braz, 17 February 2013 @ 12:29 pm

    Bom dia, Elaine!
    Acabei de ler a sua mensagem. Penso que a partida do Porto é uma boa opção. O percurso antigo entre Porto e S.Pedro de Rates é um pouco complicado – já fiz essa etapa e há, de facto, demasiado trânsito. Atravessar a cidade e depois “mergulhar” em antigas zonas campestres que foram cedendo espaço a zonas industriais não me parece muito agradável. Há alternativas. Em vez de atravessar a cidade pelas antigas ruas ( coisa que você poderá fazer quando entender percorrrer a cidade, como turista e não como peregrina), não me parece ser lá muito interessante. Tem alternativa a essepercurso inicial. Uma é descer da Sé doPorto directamente até ao rio Douro, caminhar em direcção ao mar e, uma vez chegada à Foz do Douro, caminhar semprepara norte,junto ao mar. Pode encurtar esse percurso, tomando um autocarro para Matosinhos e, a partir daí, passar o porto e caminhar sempre junto ao mar até Vila do Conde/Póvoa de Varzim e daí até S. Pedro de Rates. Já percorri esses dois itinerários e aconselho vivamente o percurso alternativo, isto é, Porto-Vila do Conde (ou Póvoa de Varzim)-S.Pedro de Rates até porque é feito na sua quase totalidade junto ao mar. Este itinerário já se encontra devidamente sinalizado. A partir de S.Pedro de Rates e até Ponte de Lima (itinerário que já percorri) embora tenha que passar por algumas estradas nacionais, o percurso é mais “pacífico”. De Ponte de Lima para norte, nada sei. Mas há sempre um “google earth” para nos ajudar.
    Como estou a preparar o “meu ” caminho, ir-lhe-ei dando notícias se assim o entender. Tenciono fazer o percurso em Maio com mais um amigo.
    Tudo de bom.

  106. By Elaine, 17 February 2013 @ 4:48 am

    Pesquisando sobre o caminho, encontrei esse site que está de parabens ! Muito interessante e bem produzido! Sou brasileira e estou planejando fazer o caminho em finais de abril. Meu plano inicial era de fazer o caminho frances, mas agora começo a pensar em sair de Porto. Penso que saindo do Brasil e indo até Porto e a partir dali caminhar 230 Kms até Compostela faz mais sentido do que ir a Madri, me deslocar até um certo ponto de onibus para então caminhar até Compostela. Alguem poderia opinar sobre esse plano ? Ainda me pareceu que o caminho portugues passa por mais zonas urbanas movimentadas do que o frances, confere? Isso seria um ponto negativo. Ele não é perigoso em regiões pouco movimentadas? Penso em caminhar no maximo 10 dias ( por isso a ideia de fazer em torno de 200 kms ) e como tenho mais duas semanas livres penso em conhecer um pouco mais de Portugal. Alguma sugestão especial alem de Porto ? Adoraria conhecer melhor esse pais lindo ! Agradeceria muito por dicas e sugestões dos amigos caminhantes !!

  107. By Rui Luis Pratas, 12 February 2013 @ 4:58 pm

    Olá.
    Mario, vejo que vai sair de Coimbra sozinho, eu vou sair de Lisboa sozinho a 20/04/2013.
    Caso queira esperar por mim podemos fazer a partir de Coimbra em conjunto.
    Se alguem quiser acompanhar desde Lisboa, deixo o meu contacto: ruiluispratas@sapo.pt
    Abraço,
    Rui Luis Pratas

  108. By Mário pereira, 28 January 2013 @ 4:48 pm

    olá amigos peregrinos. prevejo fazer o caminho português de Santiago entre Março e Abril. desta vez vou sair de Coimbra. a data ainda está incerta por isso se alguém estiver a pensar fazer o caminho por essa altura e procurar companhia entrem em contacto: mariogspereira@hotmail.com
    para já saio de Coimbra sozinho.
    abraço e bom caminho
    P.S: obrigado por toda a informação disponível no site, grande trabalho

  109. By David Samuel, 29 October 2012 @ 11:14 pm

    Olá Angelo,
    Obrigado pelo comentário! É um gosto poder ajudar.
    Canhota
    Samuel

  110. By Angelo Silva, 28 October 2012 @ 8:00 pm

    Boas, estive no Mercado Internacional de Guimarães e vi a sua palestra, quero desde já dar os parabéns e agradecer, porque em Agosto fui a Santiago com os Pioneiros e uma das minhas bases de informação foi o seu blog.
    mais uma vez obrigado e uma canhota

  111. By PeDRO Almeida, 13 October 2012 @ 2:10 pm

    boas…. fiz o caminho em setembro….
    so vos digo isto…. apesar de nao ser uma pessoa devota a qualquer religiao,embora respeite as convicçoes de cada um,avancem… façam…o caminho….. e totalmente diferente do que estava a espera….e apesar de as convicççoes continuarem iguais, assisti a uma missa de mochila as costas…pois ela começa a fazer parte do teu corpo… e para nao falar das pessoas que vais conhecendo pela caminhada….. a serio … nao tenham receio… avancem….
    2014…. caminho frances

  112. By susana palma, 9 October 2012 @ 3:41 pm

    Boa tarde, estou a pensar fazer o caminho da costa em bicicleta. Há alguém que já tenha feito e me possa disponibilizar o itinerário? A partida é do Porto? Obrigada

  113. By Alberto Fernandes, 28 September 2012 @ 3:09 pm

    Olá amigos

    Há alguns meses atrás, coloquei aqui neste espaço uma mensagem onde demonstrava enorme vontade em fazer o Caminho de Santiago desde o Porto. Uma particularidade o facto de me deslocar em cadeira de rodas.

    Pois bem meus amigos, estou neste momento a menos de 40km de cumprir esse sonho. Tem sido uma experiência extraordinária de partilha, superação, meditação e comunhão de sentimentos. à partida eramos um grupo de 4 ou 5 pessoas, vamos terminar em Santiago perto de 18 pessoas, 18 amigos que se foram juntando a mim.

    Podem seguir esta nossa aventura em https://www.facebook.com/albertoeocaminho

    Beijos e abraços,
    Alberto Fernandes

    PS: Não há barreiras com força suficiente para derrubar uma vontade sem limites!

  114. By Luis Vieira, 29 August 2012 @ 2:37 pm

    Caros Peregrinos,

    Na próxima Quinta-Feira, dia 6 de Setembro pelas 18.30, na Livraria Sá da Costa (Rua Garrett, Nº100-102) em Lisboa junto ao Chiado, vou apresentar um livro que escrevi: “Caminhando… Também Até Saniago…” é um diário e um guia do Caminho pelo Caminho Central Português de Lisboa a Santiago de Compostela que fiz em Junho de 2010. Pelo Caminho do Livro relato também a história do que me levou a fazer esse mágico Caminho. Deixo aqui a sinopse do mesmo:

    ““Crise!… Crise!… Crise!… E onde está a esperança?”… É esta eterna busca, que pode fazer recear pelo amanhã, mas que também coloca a Humanidade numa demanda por um novo devir, que se gerado com paciência e com fé… é de Esperança!…

    … Foi esta a demanda que também me levou a percorrer a pé o Caminho de Lisboa a Santiago de Compostela, numa viagem autobiográfica, que também passou por Londres, Kuala Lumpur, Singapura, terras dos Alpes e tantos outros lugares… pelo passado, presente e futuro… por tantas pessoas… por projetos que gostaria que ajudassem, à sua escala, a construir um planeta mais saudável e que possam fazer pessoas mais felizes… Para muitos já desistentes: uma utopia!… Mas para muitos outros que sonham e acreditam: uma causa!…”

    Assim, para quem queira aparecer estão todos convidados.

    Bom Caminho

    Luís Vieira

  115. By Gabriel, 29 August 2012 @ 1:11 pm

    Viva, :)
    Voltei do Caminho a Santiago, iniciei na manhã de domingo 19/08 desde Gondomar, mas como já conheço o Porto e o Caminho se faz pelo meio da cidade (Pouco relaxante), mudei, o que fez? foi até Gramido,onde fazem a canoagem e fez sempre a beira RIO, passando pelo Freixo,Ponte do Infante, Ponte Maria pia, Pote Don Luiz, Arrabida, Foz do Douro, Castelo do Quiejo, Porto leixões, Praias de Leça, Memoarias, Angeiras, até Mindelo, depois descanse em Vila do Conde, n PAz do Convento de Santa Clara, depois de passar a ponte do RIO AVE, continuei a Póvoa de Varzim, e virei a direita, para chegar a Macieira de Rates( Albergue)… o bocado de Póvoa a Rates é feito no alcatrão, com muito trânsito, o resto foi muito bom…com este percurso tirei toda a complicção de caminhar em estradas.
    Depois tomei o caminho Português, fez de Rates a Ponte de Lima, e foi muito bom, o alcatrão foipassar Barcelos, depois e muita floresta e também estradas de pouco trânsito, foi bom.
    3º dia, sai de Ponde de lima as 12h, porque tinha duas mudas de ropa total mente molhadas, e lá encontrei uma lavandaria Self-ervice, cometi um grande erro, sair no calor do dia, embora sem sol,mas emfrente é o caminho, prá mim este foi o mais complicado, pela subida a serra de PAREDES DE COURA, que inicia em Labruja, o caso é que o caminho é de pedras soltas, ecom bastante exigencia para as subidas, neste momentos o bordõe (Soportes para caminhar) são importantes para o apoio e o equilibrio. Quando cheiguei ao cume fiquei BOCA-ABERTA, com a PAZ, fiquei satisfeito de todo o esforço feito e muito transpirado.. Neste percurso á muitas fontes de agua. No meu caso, fiquei desorientado e só apercebi-me ao ver que tinha perdidos as setas amarelas que marcam o caminho, o facto é que andei as voltas e desci ao contrarioa( heheheheh) e voltei a para atrás, coisa que não sabia até ter aquela sensação…”Eu já passei por cá..” estava mais uma vez em LABRUJA (heheheheh), tive de voltar a subir e descer a cerra e chegar a Rubiães, este percuro, para mim foi muito accidentado e foi neste tramo que fiquei com bolhas nos mendinhos.
    4o dia Sai de Rubiães para Valença do minho, sempre por floresta, com um dia espectacular, tal que as 11h já tinha chegado, aproveite para almoçar e continuei o caminho, Tuy e depois ainda era cedo, resolvi continuar a PORRIÑO. A saida de Tuy é na berma de uma estrada nacional, com uma faixa com proteição para o peregrino, o caso é que o fez por volta das 13h, e o calor da estrada fez a planto dos pés fica-se fragilizados, depois entramos na floresta e chegamos a um lugar de sossego Cruzeiro de S. Telmo na Ponte das febres, o local para um descanso, para meditar, reflectir e mais…neste ponto estou a 108km de Santiago. Continuo o caminho pela floresta e tive o azar, perdi o equilibrio e bati o pé numa rocha e magoi-me o mendinho, com muita dor caminhei mas 10k, que foi o mais horrível, pois qaundo sais da floresta, entras na cidade de PORRIÑO na ZONA INDUSTRIAL, que são 4km numa recta só, com muito movimento de camiões é uma recta sem fim ( Nossa ) no meu caso com a dor do mendinho, mas cheguei ao albergue as 17h… depois de tomar banho e comer, tomei a descição de voltar a casa, pois não dava conta de me calçar, partihle com outros peregrinos e ficou me no ouvido..Olha o caminho sempre esta aqui…..até aqui fez 175k em 4 dias e 5 noites…. voltei a casa, e em 5 horas estava em casa.
    Tenho vindo a filosofar sobre o CAMINHO, e chego a conclusão que é tão individual como cada un de nos, cada un de nos tem o seu caminho, não é mas depressa ou mais de vagar ou mais forte ou mais fraco, vi muitas pessoas sair do albergue as 4h, .. no meu caso gosto da luz do dia, assim pude ver muitas coias e fiz 244 fotos…
    Estou cheio de vontade para a minha 2da parte, que iniciarei em Valença do Minho.
    Hoje dia o pé direito ( lesionado) esta recuperado e pronto para voltar ao trabalho.

  116. By VALTER SILVA, 29 August 2012 @ 12:32 am

    Boas noites! Estou a pensar fazer o Caminho Português de Santiago Em Outubro, com saída do Porto no dia 8, uma segunda-feira. Se alguém quiser me fazer companhia, que me comunique em valterfilipe@ Hotmail.com.
    Reparei que o senhor Eder Menezes sairá no final dessa semana, se quiser antecipar uns dias… Avise…
    Abraço

  117. By LUIS MENDES, 27 August 2012 @ 9:57 pm

    BOAS RESTIVO BRAS,DESDE JA O MEU AGRADECIMENTO PELOS SEUS CONCELHOS, A PARTE DO ARAUJO CONHEÇO BEM, SEI REALMENTE QUE E PERIGOSO POIS MORO RELATIVAMENTE PERTO PADRAO DA LEGUA, AINDA NAO E CERTO MAS PENSO FAZER O CAMINHO NOS FINAIS DE OUTURO COM UM SOBRINHO A PE,EN JUNHO DESTE ANO FIZ PARTE DO CAMINHO FRANÇES EM BTT SOZINHO, COMEÇEI EM SAINT JEAN PIED PORT E ACABEI EM PAMPLONA DEVIDO A UM JEITO QUE DEI NA ANCA ENTRE ZUBIRI E PAMPLONA MAS PARA O ANO QUERO FAZER A PE. QUANTO A CONHEÇER ALGUEM QUE VA FAZER O PORTUGUES EM SETEMBRO DE MOMENTO NAO SEI MAS SE SOUBER EU DIGO ALGUMA COISA. UM GRANDE ABRAÇO. OMEU MAIL. LUGOME1960@GMAIL.COM

  118. By J M Restivo Braz, 27 August 2012 @ 12:17 am

    Boa noite!

    Quem sou eu para aconselhar alternativas, caro Luis Mendes… mas, o que posso e faço com todo o gosto, é avisar para que tenha extremo cuidado no percurso Porto-Vilarinho, principalmente entre Gião e Vilarinho. Percorri sempre a estrada pelo lado esquerdo e, como no trecho a que fiz referência, o espaço entre a valeta e a estrada é, em algumas partes, praticamente inexistente, o melhor mesmo é caminhar o mais encostado possível à esquerda, prestar muita atenção ao ruído das viaturas que se aproximam e, caso seja possível, tornar-se bem visível ao condutor do veículo. Acontece que existem algumas curvas de tal forma “cegas” que esse procedimento também se torna perigoso pois o condutor só vai ver o caminhante no último momento. Solução? Encostar-se o mais possível à valeta e… deixá-los passar.
    De resto, não considero particularmente interessante esta etapa. Para quem, como eu, conhece bem a cidade do Porto e seus arredores, e tem uma vaga recordação de alguma vez já ter conduzido por uma boa parte do trecho que referi ( e é bom que se saiba que esta etapa é sempre, na sua totalidade, percorrida por estrada), o único foco de interesse é ir-se treinando em procurar as setas amarelas. Já agora, e este sim, é um conselho, quando chegar ao Araújo vai aparecer-lhe num poste do lado esquerdo uma seta que lhe indica para voltar à direita. Não o faça – vai obriga-lo a atravessar a N13 num local bastante perigoso. A minha sugestão é que siga em frente – irá encontrar novas setas que o levarão com mais segurança até à Zona Industrial da Maia ( que irá parcialmente atravessar ).
    No guia que possuo – Caminho Português, de John Brierly – é mostrado também um caminho que vai sempre junto ao mar – julgo ser um caminho alternativo ao original – virando em Vila do Conde em direcção a S. Pedro de Rates. Pessoalmente, prefiro o caminho tradicional, não obstante os perigos e a monotonia de estradas municipais.
    Claro que posso sugerir uma alternativa que é tomar o Metro e descer em Árvore. A partir daí seguir a estrada que vai até Macieira da Maia ( o outro nome de Vilarinho) e daí para S. Pedro de Rates. O percurso Árvore-Vilarinho é perfeitamente seguro, existindo sempre passeio por onde os caminhantes se podem deslocar em perfeita segurança (fiz esse percurso já, em sentido inverso).
    Quanto ao caminho de S. Pedro de Rates – Barcelos embora seja também feito maioritariamente por estrada (aparecendo embora alguns trechos que atravessam campos) posso garantir-lhe que é muito mais seguro.
    Não sei se já tem a Credencial del Peregrino – em caso afirmativo, esqueça o mapa que lá vem – não lhe vai servir de nada.
    Entretanto, se souber de alguém que tencione fazer o Caminho a partir de meados de Setembro, diga-me por favor.
    Aceite o meu abraço e bom caminho.
    (Este texto foi enviado também por e-mail em resposta ao que me enviou)

  119. By LUIS MENDES, 26 August 2012 @ 2:39 pm

    BOAS RESTIVI BRAZ, QUAL A ALTERNATIVA QUE ACONCELHA A ESSAS DUAS PARTES QUE REFERIU. ABRAÇO E BOM CAMINHO.

  120. By J M Restivo Braz, 24 August 2012 @ 11:10 am

    Bom dia! Gostaria de saber se há alguém que esteja a planear percorrer o Caminho de Santiago ( com partida de Portugal) no próximo mês de setembro. Em caso afirmativo agradeço que me contacte para josebraz@netcabo.pt ou no facebook em JM restivo Braz. Já fiz o percurso Porto-Vilarinho ( que desaconselho vivamente dado o perigo da estrada ) e S.Pedro de Rates-Barcelos.

  121. By Eder Menezes, 22 August 2012 @ 6:31 pm

    Boa tarde! Farei o Caminho Portugues em Outubro (12 a 21/Out) saindo do Porto. Se alguém for também fazer por estas datas, aceito companhia. Abraço.

  122. By Luis Filipe Esteves, 22 August 2012 @ 5:30 pm

    Rita neste site http://www.caminho.selfip.com encontrará todas as informações do que necessita e das etapas.
    Em 7 dias é um pouco apertado a partir do Porto como poderá constatar, pois nós vamos fazer em 8 e mais um para o retorno. O meu conselho é iniciar na 2 ou 3 etapa ou em locadidade perto. Pode verificar as etapas nesse site que indiquei.
    Pena ser em setembro nós vamos a 28 deste mês e retorno a 6. Se quiser vir pode vir.
    Bom Caminho

  123. By Rita, 22 August 2012 @ 4:58 pm

    Olá,
    Tenho 7 dias para fazer o caminho de Santiago, de 1 a 7 de Setembro. Qual deverá ser a minha cidade de partida? E como poderei saber o que levar? Obrigada, Rita

  124. By Ivo, 12 August 2012 @ 7:50 pm

    Olá peregrinos, acabei de terminar o caminho português, começado em Ponte de Lima e para quem ainda nao o fez só posso aconselhar…é qualquer coisa de fascinante, um turbilhão de sentimentos e emoçoes, mesmo para catolicos não praticantes como é o meu caso. Deixar apenas um conselho a todos aqueles que o pretendem fazer pela 1ª vez: como alguém me disse a meio do caminho, “o caminho não é para se comer, é para se fazer”. No meu caso, fui com um grupo de amigos bem preparados e a ideia era faze-lo no minimo tempo possivel (grande erro). No 1º dia fizemos 50km, 2º 40km, sempre a descer sendo que no ultimo dia fizemos 22km de padron a santiago – aconteceu pois ficamos bastante debilitados com o 1º dia, aparecimento de bolhas, dores nas articulações etc.. Por isso só posso aconselhar a que façam o caminho com calma e desfrutando do mesmo, sem prazos rigidos! boas caminhadas para todos!!

  125. By Catarina, 8 August 2012 @ 10:30 am

    Gabriel porque segundo aquilo que andei a ver o tal espanhol tinha alguem para abrir a porta por dentro do albergue. E o encarregado do albergue saiu antes das 22h, hora em que todos os albergues fecham obrigatoriamente.
    Não deixou nada a marcar o beliche, nimguem nos disse nada que estava ocupada. depois de 30 km a andar uma pessoa só quer e precisa dormir. Tenham cuidado com os albergues que escolhem. Em questão de roubos não tenho nada a dizer, não houve nada. Não digo que sejam todos os albergues.
    É só um alerta mais nada. E conheci muita gente querida e maravilhosa. E isso fez-me muito feliz :)

  126. By HCosta, 7 August 2012 @ 8:51 pm

    Boas , em Outubro iremos percorrer os caminhos de Santiago a cavalo , a partida será de Ponte de Lima …gostaria de informações sobre as estalagens assim como informações se existe onde os cavalos possam pernoitar,dificuldades do percurso, toda a informação é bem vinda , mapas ,ideias, conselhos…quem puder ajudar. adsumcosta@hotmail.com

  127. By Gabriel, 7 August 2012 @ 5:56 pm

    Catarina, como foi isso?.. Eu estou a pensar sair do PORTO no domingo 19-08, Podes me dar algumas dicas?

  128. By Catarina, 7 August 2012 @ 10:29 am

    Olá

    Vim agora da minha viagem de Santiago. Parti de Ponte da Barca. Correu tudo muito bem até ter chegado a Espanha. Ai num albergue que não direi a região, um espanhol entra com uma mala de viagem no quarto onde estava eu deitada e outra pessoa e expulsa-nos do beliche. fomos dormir para a entrada sem condiçoes nemhumas, sem colchão nada. os portugueses que lá estavam não se meteram e tinhamos andado cerca de 30 km nesse dia. è uma vergonha.
    Não permitam que isso vos aconteça.
    está nos regulamentos que nos como perigrinos temos direito a um albergue.

    esse individuo anda de carro e vai para os albergues juntamente com mais.

    Fiquei muito triste e revoltada porque não é esse o espirito.

    Tenham cuidado e não se deixem enganar, existe gente má e gente muito muito linda maravilhosa.

    Bons Caminhos e sigam o coração…

  129. By antonio alberto, 7 August 2012 @ 8:27 am

    Olá !

    Estou a preparar o Caminho Francês se houver alguém interessado em fazer, podemos conversar para acertar datas.

  130. By Anabela, 6 August 2012 @ 10:36 pm

    Olá Pedro,

    Vir de avião até ao Porto, se quer começar o caminho no norte de Portugal, é o mais prático. O que não me parece muito viável é fazer uma parte do caminho a pé e outra de bike. Onde vai buscar a bicicleta a meio da viagem? Agora fiquei curiosa :) Provavelmente compraria uma? Este meu comentário de pouca ajuda lhe serviu, mas pronto. Há tempos li qualquer coisa assim: ” Se não ajudas, atrapalha, o que interessa é participar” Foi mais ou menos o que vim fazer :))

    Bom Caminho

  131. By Pedro Luiz Ramos, 6 August 2012 @ 4:59 pm

    OLA, PARA FAZER O CAMINHO COMEÇANDO EM PORTUGAL, DEVO PEGAR UM AVIÃO ATÉ PORTO?
    POSSO COMEÇAR O CAMINHO A PÉ E DEPOIS CONTINUAR DE BIKE?

  132. By Luis Filipe Esteves, 30 July 2012 @ 6:24 pm

    Mário
    O caminho na sua totalidade encontra-se assinalado com as marcas habituais, setas amarelas e/ou vieiras. No entanto convem sempre ter um mapa como recurso.

  133. By Mário Magalhães, 30 July 2012 @ 6:11 pm

    Ola a todos,
    tenho uma pequena duvida, durante o caminhos, apos o albergue de S. Pedro de Rates existem indicaçoes para Santiago, ou convem nos fazer acompanhar de um mapa?

  134. By Luis Filipe Esteves, 29 July 2012 @ 12:14 am

    Gabriel
    Só para informar que o site já não está em manutenção. podem visitar-lo

  135. By Carlos Inácio, 27 July 2012 @ 10:03 am

    Bom dia..na ultima semana do mês de Agosto vou fazer o caminho, começar nos Cléridos (Porto) ate Compostela de bicicleta com alforges..calculo em media fazer 60 Km..O regresso será de comboio.Quem quiser acompanhar inaciocarlos@hotmail.com

  136. By Gabriel, 23 July 2012 @ 12:26 pm

    Obrigado LUIS, pela sua msg… Visitei o seu BLOG, más tá em manuentção. :).. O dia 27/08 e muito tarde para mim, inicio o trabalho no dia 03/09…. Já tenho feito muito trabalho de casa, 1º noite en RATES, 2º Noite em PONTE DE LIMA, 3º Noie em TUY… Inicio abeira do DOURO, depois a beira MAR até Vila do Conde( Convento de Santa CLARA), Vilarinho…..RATES a descansar :) .

  137. By Ricardo Ferraz, 13 July 2012 @ 1:39 pm

    Olá a todos,
    há já vários anos que planeio fazer o Caminho e finalmente decidi que será agora! Estou de férias entre 3 e 30 de Agosto e por isso tenho bastante flexibilidade em relação ás datas. Ou o farei sozinho, ou com um dos meus melhores amigos ou integrado num qualquer grupo desde que me pareça serem pessoas “com quem falo a mesma lingua” e estou no mesmo “cumprimento de onda” (como diz o meu querido Sérgio Godinho Alguém está a pensar fazê-lo nessa altura? Se sim, e se quiserem saber um pouco mais de mim antes de me convidarem para ser vossa companhia nesta viagem entre Portugal, Espanha e principalmente esse infinito e profundo “país que somos nós mesmos” adicionem-me no Facebook e poderemos também comunicar por lá (mail do face: ricardopferraz@yahoo.com.br ). Ah, já agora, vivo no Porto mas posso partir de outro sítio qualquer… Beijinhos e abraços e hope to hear from you soon…

  138. By Ricardo Ferraz, 13 July 2012 @ 1:38 pm

    Olá a todos,
    há já vários anos que planeio fazer o Caminho e finalmente decidi que será agora! Estou de férias entre 3 e 30 de Agosto e por isso tenho bastante flexibilidade em relação ás datas. Ou o farei sozinho, ou com um dos meus melhores amigos ou integrado num qualquer grupo desde que me pareça serem pessoas “com quem falo a mesma lingua” e estou no mesmo “cumprimento de onda” (como diz o meu querido Sérgio Godinho :) Alguém está a pensar fazê-lo nessa altura? Se sim, e se quiserem saber um pouco mais de mim antes de me convidarem para ser vossa companhia nesta viagem entre Portugal, Espanha e principalmente esse infinito e profundo “país que somos nós mesmos” adicionem-me no Facebook e poderemos também comunicar por lá (mail do face: ricardopferraz@yahoo.com.br ). Ah, já agora, vivo no Porto mas posso partir de outro sítio qualquer… Beijinhos e abraços e hope to hear from you soon… ;)

  139. By maria, 12 July 2012 @ 4:54 pm

    ola boa tarde eu e mais uma amiga vamos fazer o caminho de santigo a partir de Valença.

    começamos dia 22 de Julho alguem vai nessa altura?

  140. By Luis, 8 July 2012 @ 4:19 am

    Já agora o nosso planeamento da jornada está descrito no nosso site http://www.caminho.selfip.com

  141. By Luis, 8 July 2012 @ 4:07 am

    Gabriel eu e mais uns amigos vamos partir do Porto dia 27 de Agosto, para fazer o caminho a pé. Quem quiser pode-se juntar a nós.

  142. By Gabriel, 5 July 2012 @ 3:53 pm

    Viva, PEREGRINOS :-)
    Estou a planificar minha caminhada, desde o Porto para Santiago de Compostela, para depois do 15 de agosto 2012.
    Gostava de mais dicas sobre o caminho, e tb se alguem tem planificado fazer o percurso nessa data, assin o fazemos juntos.
    Cumprimentos de um bom dia.

  143. By Anabela Reis, 27 June 2012 @ 10:46 pm

    Olá

    O ano passado fui até Santiago, este ano, em Setembro, queria fazer o resto do caminho, de Santiago até ao mar, a Finisterre. Se alguém tiver links com ajudas para este percurso, agradeço :)

    A todos um bom caminho, é de facto uma experiência que marca.

  144. By Eder Menezes, 27 June 2012 @ 7:06 pm

    Boa tarde! Sou do Brasil e farei o Caminho Portugues em Outubro (12 a 21/Out). Gostaria da ajuda de voces com informaçoes sobre qual a melhor opçao de retorno de Santiago a Lisboa. Desde já agradeço. Abraço, Eder.

  145. By Diogo, 23 June 2012 @ 9:47 pm

    Boa noite. Estou a pensar partir desde Ponte de Lima a pé no inicio de Julho ( dia 2, em principio). Se souberem de alguém que esteja interessado em ir nessa data, agradecia que me contactassem (diogo.mdias@hotmail.com). Seria bom ter companhia. Obrigado, e bom caminho.

  146. By antonio cete, 23 June 2012 @ 6:35 pm

    ola amigos e amigas

    vou inciar o meu caminho apartir de ponte lima no dia 25 JUNHO 2012 e isto vai ser a minha primeira esperiencia, gostaria de encontrar algum para fazer companhia no caminho.

    Abraço
    antonio.cete@hotmail.com

  147. By Eurico, 5 June 2012 @ 11:43 pm

    Ricardo não precisas de te preocupar com a segurança nos albergues pois os mesmos são bastantes seguros, e tem bastantes condições!

  148. By Ricardo, 5 June 2012 @ 4:53 pm

    Boa tarde.
    Mais uma vez, parabéns pelo Site!
    Agora que falta apenas um mês (!) para o inicio do meu Caminho, gostaria de saber a v/ opinião sobre a segurança nos Albergues, ou seja, é necessário dormir agarrado aos “valores” (dinheiro, documentos, tel, camera, …) ou pode-se deixá-los tranquilamente na mochila juntamente com o resto das “tralhas”?
    Obrigado e bom Caminho para todos!

  149. By Rui Godinho, 21 May 2012 @ 6:16 pm

    Boa tarde, pessoal.

    Estou a pensar em ir em Outubro deste ano, na 1.ª semana, a Santiago e a pé. Como nunca o fiz, gostaria de obter todas as informações necessárias para que possa preparar a viagem.
    Obrigado.
    Se puderem, contactem-me por mail

  150. By antonio alberto, 21 May 2012 @ 10:56 am

    Vamos fazer o caminho português de Santiago a começar em Valencia no proximo dia 16 de junho, se alguem se quiser juntar será bem vindo.

  151. By Pedro vieira, 10 May 2012 @ 6:22 pm

    Obrigado Filipe

  152. By Filipe da Silva, 7 May 2012 @ 10:04 pm

    oi Pedro vieira, olha, nao te preocupes com a vieira, pois durante o caminho vais encontrar, pois algumas pessoas, deixam a porta de casa algumas que antes cozinharam!!
    Sempre podes porcurar nas casas onde vendem terços e imagens, eu tambem estive a procura de uma vieira, mas acabei por nao encontrar e iniciei o caminho sem tal…Acabei por encontrar antes de chegar a valença a porte de uma casa…
    Tinha uma 5 vieiras quando passei por la e eram do tamanho da palma da mao.
    Por isso nao te preocupes.
    Mas tambem sempre podes ir dar uma volta pela praia a ver se encontras uma!!
    A ultima hipotese, e ires ao supermercado e comprares meia duzia e apos cozinhares, limpas uma e ai tens!!!
    hehehehe…
    espero ter ajudado!!
    Bom Caminho!!

  153. By Pedro vieira, 7 May 2012 @ 6:12 pm

    Boa tarde alguém me pode dizer onde posso comprar a vieira?

  154. By Pedro vieira, 2 May 2012 @ 7:17 pm

    Estou aplanear fazer o caminho a santiago desde o porto,gostava de saber algumas informações se posivel.

  155. By Luís Vieira, 25 April 2012 @ 8:35 pm

    Caro João,

    Há dois anos fiz Lisboa – Santiago e no Porto dormi nos bombeiros nos aliados. Bom Caminho para o teu amigo

  156. By jorge maia, 25 April 2012 @ 8:14 pm

    Caros amigos,
    Tenho um amigo francês de Toulouse, peregrino que vai fazer o caminho português a partir do Porto (pela costa), onde vai chegar na segunda 28/04/12 à tarde, e deseja passar a noite para partir no dia seguinte.
    Pediu-me para ver se posso encontrar um albergue ou alojamento no Porto, mas tenho muito poucos contactos… Será que alguém me pode indicar uma pista ou ajudar, sabendo que ele já fez o caminho francês e do Norte e que poderá em seguida ajudar/orientar alguém que deseje partir de Jean Pied de Port (vive não muito longe e vai-se investindo no acolhimento dos peregrinos). Obrigado antecipadamente pelos conselhos e ajuda (contacto : jmaia@free.fr). Um abraço. Jorge

  157. By Maria Amelia, 21 April 2012 @ 9:46 pm

    Gostei das informações , pretendo fazer esse caminho. Estou estudando a possibilidade. Obrigada

  158. By António Alberto, 16 April 2012 @ 4:19 pm

    Ana

    Nós vamos fazer o Caminho de 16 a 2 de Junho mas a começar em Valença

  159. By ana guedes, 16 April 2012 @ 4:11 pm

    Gostava de fazer os caminhos de santiago desde o porto até santiago durante o próximo mes de junho. Será qu há algum grupo que tenha planeado a peregrinação para essa altura? obrigado

  160. By susana, 26 March 2012 @ 9:02 pm

    Olá Hugo Monteiro, gostava de contactar, o meu e-mail palma.su@gmail.com

  161. By António Alberto, 26 March 2012 @ 10:19 am

    De 16 a 22 de Junho vamos fazer o caminho português de Santiago de Valencia a Santiago, quem quiser vir pode vir.

  162. By Hugo Monteiro, 23 March 2012 @ 10:27 am

    Olá!

    Irei partir no próximo dia 24 de Abril do Porto, mais concretamente do Aeroporto Franscisco Sá Carneiro em direcção a Santiago de Compostela. Irei realizar a peregrinação de bicicleta. Irei chegar no dia 28/29 de Abril e regressarei de comboio até ao Porto no dia 30.

  163. By Filipe Silva, 13 March 2012 @ 1:03 am

    para os interessados, vou sair do porto no dia 3 de abril com destino a santiago, se quiserem fazer companhia enviem mail para podermos combinar!!!
    e mesmo necessaria a credencial do peregrino de santiago???

  164. By Filipe Silva, 12 March 2012 @ 10:54 am

    Boas peregrinos,
    o meu nome e filipe e estou a pensar em fazer o caminho de santiago começando no porto com inicio no final deste mes de março ou inicio de abril!!
    como vou sozinho gostaria de partilhar a peregrinaçao com alguem!!
    qualquer coisa deixo o meu mail para poder combinar algo!!!
    agradeço tambem algumas dicas ao pessoal que ja fez este percurso!!
    um grande abraço.
    obrigado.
    o meu mail e filipichin74@yahoo.com

  165. By João Duarte, 8 March 2012 @ 3:44 pm

    Boa tarde.

    Estou a pensar percorrer o caminho de santiago a partir do Porto / Maia em bicicleta (ida e volta). E seria interessante faze-lo na companhia de alguem. Se estiveres disponivel no mês de Abril, contacta-me para o meu mail “duarte.jlc@gmail.com

    Obg.
    JLCD

  166. By Nara C, 6 March 2012 @ 4:58 am

    Caros senhores, tenho 65 anos e gostaria de fazer este caminho, não tenho nenhuma noção, poderiam me dar uma orientação, oque levar m de todas as formas, se é feito em grupos, etc… Agradeço atenciosamente a resposta

  167. By Nara C, 6 March 2012 @ 4:58 am

    Caros senhores, tenho 65 anos e gostaria de fazer este caminho, não tenho nenhuma noção, poderiam me dar uma orientação, oque levar m de todas as formas, se é feito em grupos, etc… Agradeço atenciosamente a resposta

  168. By maria regina, 4 March 2012 @ 2:16 am

    Olha estou procurando companhia para o caminho frances se alguem for por aquele caminho estarei indo em setembro. meu email mfurtado2002@yahoo.com.br

  169. By valmir, 3 March 2012 @ 3:29 pm

    Caros companheiros(as) peregrinos(as), estou planejando iniciar minha caminhada dia 14/05 partindo da Maia, e seguindo as seguintes etapas :

    1- Maia – Sao Pedro de Rates

    2- São Pedro de Rates – Albergue de Tamel

    3- Albergue de Tamel – Ponte de Lima

    4- Ponte de Lima – Rubiães

    5- Rubiães – Valença/Tuí

    6- Valença/Tuí – Porriño

    7- Porriño – Redondela

    8- Redondela – Pontevedra

    9- Pontevedra – Caldas de Reis

    10- Caldas de Reis – Padron

    11- Padron – Santiago

    Solicito a colaboração de “criticarem” o caminho no sentido de não existencia ou fechamento de albergues nesta rota, rotas perigosas por qualquer aspecto, pontos de interesse no caminho, recursos no caminho para eventual reabastecimento com água ou algum alimento, e outros que voces acharem importante.

    Muito obrigado

  170. By Arménio Vitorino, 29 February 2012 @ 6:11 am

    Dia 14 de Maio estarei a sair de Ponte de Lima.

  171. By Eurico, 3 February 2012 @ 12:31 am

    Boas noites, gostaria de saber algumas informações em relação ao caminho para Santiago, vou partir da Maia, e vou faz-elo a pé. Mas gostaria de saber se alguém me poderia disponibilizar algum tipo de mapas para me orientar melhor. Tenho algumas perguntas a colocar sendo elas:

    – Quanto tempo em média demora-se a lá chegar?

    – Como fazer para regressar? Que tipo de transportes temos?

    Se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso!

  172. By Francisco Deepak, 1 February 2012 @ 3:57 pm

    Boa tarde a todos Peregrinos,

    Sou o Francisco Deepak, e desde 2007 que faço o caminho de Santiago. Foram 3 vezes desde Ponte de Lima, 1 vez de Sintra (pela costa), e uma outra de Santiago – Fisterra.
    Sem duvida pode-se fazer o caminho sózinho com muita segurança…..apenas lembro para não deixarem nada de valor à vista (como em todo o lado), de resto há muito apoio mesmo por parte da população (principalmente em Espanha).
    Se precisarem de algo………..digam!

    “Não passes pelo camiño…..deixa que o camiño passe por ti!”
    Bon Camiño

  173. By Andreia, 31 January 2012 @ 1:28 am

    Agostinho esclareceu me imenso mesmo!!! muito obrigada pela disponibilidade. tirou me praticamente as duvidas todas que tinha. apesar da viagem ser so em maio quero estar mais ou menos bem preparada pois como em principio irei sozinha para ser mais facil :)) mais uma vez muito obrigada agradeço imenso a vossa ajuda.
    David o teu site tambem me ajudou imenso obrigada por partilhares as tuas experiencias :)

  174. By mário, 30 January 2012 @ 11:09 pm

    não faço a minima ideia como estão os transportes para cá agora, o ano passado havia autocarro de manha e tinhas pelo menos um comboio ao fim do dia, mas falou-se em acabar com esse comboio por isso não sei bem como estará…
    em relação ao caminho ainda estou a estudar os dias e ainda não tenho data certa como disse antes vou fazer o caminho coimbra a santiago prevejo 15 dias mas lá está tudo depende do tempo da força fisica que estiver etc etc etc
    se houver interessados em fazer o caminho em maio é só entrar em contacto comigo peregrinos nunca somos demais ;-) mariogspereira@hotmail.com abraço a todos e bom caminho

  175. By Agostinho leal, 30 January 2012 @ 10:50 pm

    Olá Andeia
    Apesar de já te terem dado boas dicas, vou tentar ajudar-te mais um pouco, pois ainda tenho o caminho na memória que fiz o ano passado por duas vezes, desde o Porto.
    A partir de Tamel, onde existe o albergue da recoleta em Tamel – S. Pedro Fins, tens albergues nas localidades abaixo descriminadas, com as respectivas distâncias, que distam do albergur anterior.
    Ponte de lima 25
    Rubiães 18
    valença 18
    tuy 3
    porrino 15
    Mos 6
    Redondela 11
    pontevedra 20
    Briallos 18
    Caldas de Reis 5
    Valga 11
    Padron 7
    Teo 13
    Santiago 11
    Em Portugal em 2011 pagava-se 3€ no de ponte de lima, em Rubiães deixava-se um donativo e no de Valença não sei, mas deve ser 5€. Em Espanha eram todos a 5€.
    Mediante os kilometros que conseguires fazer por dia, podes planear o nº de dias que necessitas para lá chegares. Não te esqueças que a etapa entre Ponte de Lima e Rubiães é das mais dificeis por causa da serra da labruja, apesar de serem só 18 kms. Deixo-te aqui um planeamento para 6 dias e outro para 7, mas podes planear melhor em função do nº de kilómetros que conseguires fazer por dia.
    1º dia – Ponte de Lima 25
    2º dia – Rubiães 18
    3º dia – Porrino 36
    4º dia – Pontevedra 37
    5º dia – Valga 34
    6º dia – Santiago 31
    Segunda hipótese
    1º dia – ponte de lima 25
    2º dia – rubiães 18
    3º dia – tuy 21
    4º dia – redondela 32
    5º dia – pontevedra 20
    6º dia – valga 34
    7º dia – santiago 31
    Quanto à segurança, em qualquer sítio nos pode acontecer algo, mas eu andei quase sempre só no caminho, e nunca me senti inseguro. O caminho dá-nos a sensação de estarmos protegidos.
    Quanto ao regresso, eu regressei de comboio. Podes apanhar um por volta das 17h30 em Santiago que chega a Vigo por volta das 19h10 e depois tens o comboio Português em Vigo às 19h38. (horas espanholas) Chega ao Porto às 22h00 (hora portuguesa)
    Quanto ao dinheiro que precisas, se comprares umas coisitas para cozinhar o jantar nos albergues e fizeres apenas uma refeição diária nos restaurantes e pedires o menu de peregrino que custa entre 7 e 9€, mais os albergues e a viagem, passará pouco dos 120€ se fizeres em 6 dias.
    Não te esqueças de te preparares fisicamente, e leva umas botas que já estejam feitas aos pés. E cuidado com o peso da mochila. Leva apenas o que precisares de verdade. É preferível levares a menos e comprares algo que precises no caminho do que levar coisas que depois não vais utilizar. Não esqueças que não se deve carregar mais do que 10% do peso do nosso corpo. Procura mais informações nos seguintes sites
    http://www.mundicamino.com/
    http://caminodesantiago.consumer.es/los-caminos-de-santiago/portugues/
    http://www.mapacaminosantiago.es/
    http://www.facebook.com/communitystandards#!/profile.php?id=100002942516737
    espero ter ajudado e o meu muito obrigado ao autor da página por nos possibilitar a interajuda.

  176. By Andreia, 30 January 2012 @ 3:07 pm

    ja agora aproveito para perguntar mais uma coisinha… para vir embora quais os meios disponiveis que tem la? autocarros, comboio?

  177. By Andreia, 30 January 2012 @ 3:05 pm

    Muito obrigada pela ajuda David e Mario :)) ajudou me imenso a tirar algumas duvidas que tinha. quem se quiser juntar a mim esta a vontade :) parto em principio dia 14 de maio desde de Tamel S Fins (Barcelos) como ja tinha referido.
    Muito obrigada!!

  178. By Luís Vieira, 30 January 2012 @ 3:04 pm

    Boas Diogo,

    De momento não sei de ninguém…. quem sabe se eu conseguirei, pois gostaria muito de repetir!… Mas se fores sózinho, não tenhas receios… eu fiz sózinho e foi fantástico!…

    Do Porto a Santiago demorei nove dias, mas tive dias de caminhar mais de 40 Kms!

    Porto – Vilarinho; Vilarinho – Barcelos; Barcelos – Vitorino de Piães (Lugar do Corgo – Imperdível, na Casa da Fernanda, este lugar já é um mito); Vitorino de Piães – Rubiães; Rubiães – Porrino; Porrino – Barro; Barro – Padron e Padro – Santiago

    Em Espanha em 2010, paguei 5€, por noite de albergue

  179. By David Samuel, 30 January 2012 @ 3:02 pm

    Obrigado Mário,
    Foi porque os preços mudaram entretanto. Eu fiz o caminho em 2009 e só em Espanha é que era obrigatório pagar os 3€. Em Portugal não me pediram dinheiro em lado nenhum. Obrigado por dares essa informação atualizada.

  180. By mário, 30 January 2012 @ 2:55 pm

    david desculpa corrigir-te mas em espanha paga-se 5e em cada albergue novo regulamento e são todos ao mesmo preço, em portugal é que a maioria são 3e

  181. By mário, 30 January 2012 @ 2:52 pm

    olá andreia
    eu demorei 7 dias desde barcelos, comecei o caminho do porto e fiz todas as etapas conforme vinha nos mapas do alberge s. pedro de rates, mas tudo depende do que estejas preparada para fazer eu demorei 10 dias do porto mas há quem faça o mesmo caminho em 6 dias e outros em 15…
    dá uma vista de olhos nos mapas e estuda bem o percurso para teres tempo vais ter de fazer varias etapas no mesmo dia, consegues fazer mas não é muito fácil para quem não tem preparação fisica por isso aconselho-te a estudar bem as etapas…
    talvez nos encontremos pelo caminho, eu tou a preparar o meu em maio a sair de coimbra 15 dias por isso se precisares de alguma dica avisa..
    abraço e bom caminho

  182. By David Samuel, 30 January 2012 @ 2:51 pm

    Olá Andreia,
    Se tens uma semana, é suficiente para fazeres o caminho desde Barcelo, isto se tiveres “bom passo”. Eu demorei 8 dias desde o Porto, mas as 2 primeiras etapas foram muito duras. Sugiro-te a seguinte divisão: 1º dia – Tamel – Ponte de Lima, 2º dia – Ponte de Lima – Tui ou Valença, 3º dia – Valença – Redondela, 4º dia – Redondela – Briallos (ou Caldas de Reis, que acho que tb ja tem albergue), 5º dia – Briallos – Padron, 6º Dia – Padron, Santiago.
    Nunca fazes mais de 30km por dia ;)
    Vai descansada, não é perigoso ires sozinha. Acho que até é o melhor. De qualquer forma vais encontrar outros peregrinos nos albergues e podes ir com eles.
    Em Portugal os albergues eram gratuitos (deves deixar algum dinheiro numa caixa própria que existe lá). Em Espanha pagas 3€ por noite em cada um.
    Bom caminho
    Samuel

  183. By Diogo, 30 January 2012 @ 2:51 pm

    Luis, não sabes de ninguém que esteja interessado a fazer o caminho desde lisboa em junho ou julho a pé?

  184. By Luís Vieira, 30 January 2012 @ 2:43 pm

    Caros,

    Aqui deixo o endereço do meu blog com testemunho do meu Caminho entre Lisboa e Santiago. E desde já mostro a minha disponibilidade para dar alguma dica que entendam útil.

    http://luxcitania.wordpress.com

    Um Abraço e Bom Caminho,

    Luís Vieira

  185. By Andreia, 30 January 2012 @ 1:45 pm

    Ola Valmir, eu penso fazer o percurso nas minhas ferias que sao uma semana mas nao sei quantos dias demorarei a chegar desde Barcelos, e por isso que estou preocupada.
    no entanto obrigada pela dica
    Andreia

  186. By Valmir, 30 January 2012 @ 12:01 pm

    Olá Andreia

    Tambem iniciarei o caminho no dia 14/05, porém planejo começar em Maia mais precisamente na Capela do Calvario do Sr. dos Passos.

    Parece que o perigo maior esta nas estradas. Pretendo fazer o caminho em 10 ou 11 etapas, como voce sairá um pouco mais a frente acredito que fará em 1 ou 2 etapas a menos.

    Para as etapas consulte o site do Albergue de Rates.
    Podemos tambem trocar infrmações se desejar.

    Abraço
    Valmir

  187. By Andreia, 30 January 2012 @ 1:27 am

    Ola a todos. eu estou bastante interessada em ir a Santiago a partir de Barcelos (mais propriamente Tamel S.Fins) a começar no dia 14 de Maio deste ano.. só que tenho imensas duvidas. quantos dias demorarei a chegar a Santiago a ‘bom passo’? quanto se paga nos albergues? e ja agora alguem interessado/a em fazer o caminho comigo? noa e perigoso ir sozinha?

  188. By Diogo, 28 January 2012 @ 6:35 pm

    Em Maio não vai dar, só posso mesmo a partir de junho, mas boa sorte para a tua viagem.

  189. By Ju Grijó, 28 January 2012 @ 6:33 pm

    Olá Diogo!!! Serve viajar em maio, estarei saindo de Lisboa por volta do dia 4 ou 5 de maio. Entre em contato se lhe convier. Abraços fraternos, Juliana Mª

  190. By Diogo, 28 January 2012 @ 3:35 pm

    Alguém esta a pensar partir de lisboa em junho a pé?

  191. By Diogo, 28 January 2012 @ 3:33 pm

    Alguém está a pensar fazer o caminho de Santiago de Compostela a pé a partir de Lisboa la para o meio de junho ou assim deste ano? Seria bom ter companhia, obrigado.

  192. By José Costa, 18 January 2012 @ 9:32 pm

    Gostaria de ver mapas do Caminho Português da Costa, de Marinhas (Esposende) – Viana do Castelo – Caminha – Vigo – Redondela, com referência dos albergues já existentes. É possível?
    Obrigado

  193. By Ju Grijó, 6 January 2012 @ 10:24 pm

    Olá Valmir, boa noite! Já trocamos informaçções algum tempo atrás, lembras? Agora já estou com o roteiro +/- alinhavado, devo sair de Lisboa dia 02/maio e devo estar saindo de Porto dia 18/maio, quem sabe não trilhemos juntos até Santiago? Mande notícias. Abraços fraternos

  194. By Valmir, 5 January 2012 @ 7:31 pm

    Prezados peregrinos.

    Iniciarei minha caminhada rumo a Santiago em 14/05 saindo do Porto ou Maia. Alguem mais pretende iniciar a caminhada nesta data ou próximo a ela e gostaria de companhia ?????

    Abraços

  195. By Bruno, 21 December 2011 @ 9:47 pm

    Boa noite, estou a pensar fazer Lisboa – Santiago de Compostela, em BTT, ´já alguem fez ou têm sugestões para o percurso?
    Cumprimentos.

  196. By Ju Grijó, 18 December 2011 @ 5:30 pm

    Para Dirceu Ponsoni
    Estou preparando minha rota Lisboa / Fátima / Santiago de Compostela por isso tenho algumas informações que talvez possam ser úteis. Até Santarém o Caminho Portugues de Santiago de Compostela (também conhecido por Central) e o Caminho do Tejo (Lisboa a Fátima) são o mesmo, lá então os caminhos se separam, procure no google earth. Consulte também o “ROTEIRO – Caminho do Tejo” de autoria de Alexandre dos Santos Rato, é bastante explicativo. De Fátima há trajeto para Coimbra / Porto até Santiago de Compostela. A peregrinação é feita tanto a pé como de bicicleta, portanto não acho que haja restrições. Boa sorte e boa peregrinação.

  197. By Dirceu Ponsoni, 18 December 2011 @ 2:07 pm

    Ola, pretendo fazer o caminho portugues de Santiago de Compostela partindo de Lisboa, e passando por Fatima, mas nao tenho encontrado mapas dtalhados com este percurso. Alguem pode me indicar onde consegui-los? Tambem gostaria de saber como sao as leis em Portugal, a respeito de se transitar de bicicleta pelas estradas (se ha alguma proibicao dependendo do tipo de estrada). Muito obrigado. Dirceu

  198. By Ju Grijó, 16 November 2011 @ 12:33 pm

    Olá Maria José!
    Li seu depoimento e interessei saber sobre os 3 albergues nas localidades citadas. Preço, telefone, se são partilares ou públicos. Se puder fale de outroas localidades. Abraços fraternos, Ju Grijó

  199. By Ricardo, 15 November 2011 @ 3:35 pm

    Boa tarde.

    Como já disse antes, estou a pensar em fazer o Caminho desde a Maia no próximo ano.
    Nas minhas pesquisas na Net, não encontrei muitos relatos sobre o Caminho. Alguém me pode indicar sites/blogues onde existam diários de viagem e relatos dia-a-dia?
    Além disso, gostaria de saber em quantos dias se pode fazer confortavelmento o Caminho e quais as etapas mais aconselhadas tendo em conta que pretendo ficar em albergues.
    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo site!
    p.s.:Aconselho a todos que pretendam ou já fizeram o Caminho a ver o filme “The Way”. Gostei muito e aguçou ainda mais o meu apetite para enveredar por esta aventura.

  200. By Maria Jose V.C.Fernandes, 14 November 2011 @ 11:39 am

    fiz o caminho de santiago a partir do porto (SÉ) com um casal de amgos saimos dia 13 de agosto e chegamos dia 20
    gostei muito mas foi muito penoso porque chegamos a andar 8 a 9 horas por dia com 39 graus. Mas tudo correu bem e só posso dizer foi maravilhoso e indiscritivel. Na realidade so fazendo o caminho ve todas as belezas nem sentiamos o canssaço e olhem eu ja vou fazer 50 14 anos.Amizades maravilhosas ABRIGOS muito bons alguns menos bons.Destaco o de RATES, TAMEL, BRIOLLOS. Para quem tiver ideia de ir nao hesite é maravilhoso para quem gosta da natureza e muitas outras coisas maravilhosas BOM CAMINO COMPANERO. BOM CAMINHO AMIGO COMPANHEIRO

  201. By luis mendes, 10 November 2011 @ 8:50 pm

    ola´amigo agostinho e sandra. realmente e um pouco complicado,muito transbordo e se calhar mais dispendioso.nao faço ideia de quanto ficaria o total nas quatro viagens. de uma ja´ me disse. a viagen de comboio deve ser muito bela, ao passo que de camioneta se calhar e´ mais complicada . a minha preocupaçao e´mais a biçicleta por causa dos transbordos. vou fazer mais investigaçao depois digo alguma coisa. ja agora e´ de onde agostinho. abraços.

  202. By Agostinho Leal, 8 November 2011 @ 4:02 pm

    Olá Sandra e Luís
    Também pretendo fazer o Caminho Francês a pé, entre Maio e Junho.
    Este ano fiz duas vezes o português e uma vez o Inglês, e já me deu alguma experiência
    O deslocamento para st jean pied de port, parece-me um bocado difícil, mas podemos ir de comboio até Hendaye, que custa 63 euros sentado ou 88,5 euros em cama T4, desde Coimbra, mas não sei em relação a levar a bicicleta do Luís. Depois apanhamos o comboio francês até Baiona e depois outro comboio até st jean pied de port. A viagem é longa, apanha-se o comboio ao fim da tarde em Coimbra ou Pampilhosa (refiro-me a pessoal do Norte) e só chega a hendaye de manhã cedo. Penso que à tarde já estaremos no início do caminho à procura de um albergue para passar a noite.
    Já encontrei muita informação sobre o caminho e respectivos albergues e vou fazer uma espécie de guia com preços dos albergues e localizações para melhor planear as etapas que serão à volta de 30. O melhor site que encontrei foi este: http://www.mundicamino.com/ mas existem muitos mais.
    Podem ainda seguir as minhas páginas de face book onde vou publicando alguma informação que vou descobrindo e partilhando algumas experiências. http://www.facebook.com/profile.php?id=100002942516737&ref=tn_tinyman ……….. http://www.facebook.com/profile.php?id=1271107352
    Esta página “Dobrar Fronteiras” foi-me muito útil, foi o meu ponto de partida para outras informações, e por isso o meu muito obrigado ao seu autor
    Se alguém pretender alguma informação mais pessoal pode enviar um mail para santiago.caminho@gmail.com e prometo que responderei o melhor que souber.
    Espero poder ajudar… Bom Caminho

  203. By luis mendes, 6 November 2011 @ 1:56 pm

    by luis. boas gostava de saber quanto fica a viagem de comboio a partir do porto ate st jean pied port. passageiro e biçicleta mais ou menos para ter uma noçao. penso fazelo entre maio ou junho. ja agora se alguemestiver intereçado em companhia diga algo. quem me poder ajudar a minha pergunta agradeço. ha maio ou junho de 2012. abraço

  204. By Sandra Gonçalves, 27 October 2011 @ 3:45 pm

    Ola
    Eu já á muitos anos que quero fazer o “camino”, mas agora depois de ter visto o filme” The Way” fiquei com mais curiosidade. Espero faze-lo pro ano, mas quero começar desde San Jean Pied de Port até Santiago de Compostela, alguem me poderá dar algumas informaçoes desse itenerario, e nome de alguns albergues!! Obrigado

  205. By Antonio Simoes, 20 October 2011 @ 5:40 pm

    Boa tarde a todos

    Li recentemente que as camaras municipais de Viseu a Chaves estão a marcar o caminho português interior.

    Alguém já peregrinou por este caminho ou tem notícias?

    Era um dos caminhos que gostava de efectuar e estou a pensar realizar para 2012.

    Bom caminho a todos

    AS

  206. By Arley, 17 October 2011 @ 11:43 pm

    boas noites

    vi este filme (The Way 2011- ainda não saiu no cinema) e fiquei com muita vontade de ir fazer o meu caminho de Santiago!!!

    a primeira coisa que fiz qdo acabou foi vir a internet procurar informações e encontrei este site (que está fantástico)

    aqui fica o trailer
    http://www.youtube.com/watch?v=o5VZKWcgw6c
    abraços e talvez nos encontremos em breve num caminho

  207. By Maria José e Fernando Oliveira, 14 October 2011 @ 11:20 pm

    Vivemos numa quinta que dista cerca de 700 m do caminho de Santiago (Rubiães), onde fica a CASA DA OLIVEIRINHA, antiga casa dos caseiros, que reconstruímos e decorámos com mobiliário restaurado, transformando-a numa «casa de campo», inserida na rede de turismo rural.
    Esperamos por todos aqueles que queiram repousar do difícil trilho que começa em Ponte de Lima, com bebidas frescas, um lindo jardim e uma paisagem magnífica. Servimos jantares e temos serviço de lavandaria.
    Conheça-nos melhor em http://www.casadaoliveirinha.com e… bom caminho!

  208. By David Samuel, 22 September 2011 @ 12:40 pm

    Olá Anabela,
    Muito obrigado pela partilha da sua experiência.
    Samuel

  209. By Anabela, 22 September 2011 @ 12:09 pm

    Olá, bom dia

    Eu apenas fiz o caminho de Valença a Santiago. Além de gastar no pagamento do Albergue, que são 5 euros, à excepção de Santiago onde paguei 12 euros. gastei tb na alimentação. Em todos os albergues encontrei uma cozinha equipada onde se pode cozinhar e pelo caminho encontra-se sempre um local onde se pode comprar comida. E claro que podem também optar por ir a restaurantes. Têm que con tar sempre com os extras, no meu caso tive que gastar na fármácia a comprar Compeed e Vaselina porque fiz uma bolha nos pés. E por fim não esquecer de guardar para voltar para casa. De Santiago ao Porto existe comboio, apenas temos que mudar uma vez, em Redondela e depois é directo e creio que paguei entre 20 a 30 euros, não me recordo bem.
    Envio um link, para complenmentar a ajuda que o dobrar fronteiras dá. Neste dá para ter bem a noção das distancias e indica todos os albergues, as distancias entre eles, assim como preços e as comodidades de cada um.
    Eu fiz o caminho em 4 dias e dormi nos seguintes: Valença ( um sossego, eramos apenas meia dúzia de pessoas, tem um super mercado pertinho,), em Redondela ( fica no meio da cidade, não dormi nada com o barulho do pessoal nas esplanadas e super lotado), em Brialhos ( muito sossegado tb, afastado da povoação e o supermercado mais proximo fica a cerca de 1 km), em Padron, (com restaurantes perto e também sem grandes barulhos da cidade) e por fim em Santiago ( aqui têm vários albergues á escolha ).
    De resto, fui sozinha, senti-me sempre segura, o povo foi simpático e prestável sempre que precisei perguntar algo.
    Mais alguma coisa que possa ajudar, disponham.
    A quem vai, bom caminho :)

    http://www.alberguederates.com

  210. By Ana Santos, 22 September 2011 @ 11:01 am

    Bom dia a todos!
    Alguém me sabe dizer, qual será o valor em € para fazer o caminho, partindo do Porto?
    Estou a pensar partir no Domingo, dia 09 de Outubro, para chegar até ao dia 20 de Outubro, meu aniversário.
    Pensam que é viável?
    Muito obrigada pela ajuda.
    Vou sozinha, se alguém estiver a planear ir nessa altura também, me diga, por favor.
    Obrigada.
    Ana

  211. By Pedro, 19 September 2011 @ 2:46 pm

    Boa tarde,

    Alguem sabe quanto se paga para ficar nos albergues?

    1abraço a todos

    Pedro

  212. By Emílio Pereira Gomes, 15 September 2011 @ 1:27 pm

    Olá!
    Estou de volta …do Caminho. Marcante em todos os sentidos.
    Pretendo, em seguida, “completar” o Caminho com a ida de Santiago até Finisterra (de preferência até ao farol) – Muxia.
    Alguém tem informações? (Pricipalmente de Finisterra ao faro : Mapas, sinalizações, albergues, hostais,etc,etc,.
    Desde já agradecido por eventuais dicas. Até…..

  213. By Dylan, 7 September 2011 @ 6:31 pm

    Um caminho de introspecção mesmo para quem não é religioso como eu

  214. By Agostinho Leal, 5 September 2011 @ 8:12 pm

    Olá amigos
    Fiz o caminho a partir do Porto e nunca cheguei a perceber porque o fiz, só sei que apenas queria chegar o mais rápido possível e apenas demorei 7 dias
    Mal cheguei a casa, senti necessidade de lá voltar e tentei fazer o caminho com mais calma, mas foi a mesma coisa. No último dia fiz de Briallos a Santiago, 48 km. Nunca percebi o porquê de tanta pressa, são coisas que não consegui controlar.
    Só sei que tanto da 1ª como da 2ª vez, foram momentos muito intensos, amizades relâmpago que nunca mais esquecerei e sei que tenho de lá voltar.
    Vou deixar algumas dicas:
    Se não arranjarem credencial, e partirem do Porto, não se preocupem. Têm é que fazer 37 km e chegar ao Albergue de S. Pedro de Rates onde a podem adquirir.
    Levem apenas o que precisarem. Duas mudas de roupa leve e um agasalho pois a partir de agora as noites começam a ficar frias.
    Cuidado com o calçado. levem umas botas leves, nada de tenis, pois não protegem a parte debaixo do pé, e depois fartam-se de sofrer como me aconteceu a mim da 1ª vez. Treinem algumas caminhadas com o calçado antes de iniciarem o Caminho.
    Lembrem-se que só na mochila e no saco cama podem evitar mais de um kilo de peso. Levei uma mochila de 1,900 kg de 65 litros, mas chegava perfeitamente uma que vi na sport zone de 45 litros e 0,900 kg. Aprendi a lição a carregar peso desnecessário
    Não precisam de carregar comida. Há sempre onde comer ou comprar comida para comerem no Caminho. Quase sempre junto aos albergues há onde comprar para confeccionar no albergue. Apenas no Albergue de Tuy não tinha cozinha. Os albergues estão muito bem equipados e os hospitaleiros são de uma simpatia fora de série em todos os albergues. Se me for permitido, elejo o de Ponte de Lima como o melhor, mas repito, são todos bons.
    Não tenham problemas com a vossa segurança… acho que nunca me senti tão seguro. No Caminho sente-se um não sei quê de protecção, adquire-se uma espécie de estatuto, uma forma diferente de sentir. E os outros peregrinos vemo-los como verdadeiros amigos que nos protegem. E reparem que para fazer uma viagem ao nosso interior, é melhor fazer o Caminho sozinho, mas na realidade ninguém está só no caminho, sente-se sempre a presença dos milhões de peregrinos que já fizeram e estão a fazer o caminho.
    Que mais hei-de dizer? Façam perguntas que eu responderei se souber
    Entretanto podem ver as fotos que tirei nos links que coloquei a seguir
    Bom Caminho
    https://picasaweb.google.com/leal.aam/1CaminhoSantiago02AGO2011?authuser=0&feat=directlink
    https://picasaweb.google.com/leal.aam/2CaminhoDeSantiago19AGO2011?authuser=0&authkey=Gv1sRgCKuw87jRkOnYgwE&feat=directlink

  215. By Valmir, 5 September 2011 @ 7:55 pm

    Bom dia, peregrinos

    Alguem pode me dizer onde posso pernoitar em algum ponto mais proximo a Sé do Porto ?

    A saída aos domingos é uma boa opção para vencer a primeira etapa até Vilarinhos ( devido aos trechos em estradas e cidades )?

    Seguir direto até Barcelos é mais interessante ?

    Saudações peregrinas

    Valmir

  216. By Victor Lavoura, 2 September 2011 @ 4:14 am

    Queridos amigos, desde que fiz os caminhos de Santiago de Lisboa a Santiago e volta em Btt, efectuando cerca de 1750 kms em 17 dias, fazendo parte do caminho por estrada por dificuldade em concretizar varios troços do caminho, sobre tudo a serra da labruja, Isto em 2008….. Em 2009 tornei a percorrer os caminhos de Santiago desta vez a Pé, partindo do Porto “Sé” no primeiro dia do Ano, tendo concretizado cerca de 350 kms, em 12 dias, tendo sofrido chuva no percursso de Padron e um problema de saude com desmaio e disturbios nos intestinos em Toy ultimo retiro do caminho Português, e isto por causa de se beber agua das nascentes que trazem fertilizantes da agricultura. Em 2009 sufri um acidente de BTT em Lisboa que me transportou para o Hospital São José com fratura do Fémeru esquerdo junto à anca e luxação do hombro esquerdo, tendo ficado internado e após o internamento, recuperação em casa, utilizando cadeira de rodas e mais tarde canadianas, tendo preparado até Setembro de 2010 Ano jacobeu, para efectuar outra peregrinação de Lisboa para Santiago pelo caminho Português, sinalizado mas com pequenas dificuldades de percursso que a seu tempo se foi adaptando, partindo de Sacavém no dia 4 de Setembro e efectuando cerca de 700 kms em 22 dias. Presentemente este ano pretendo fazer o caminho Português de Santiago em 20 de Setembro, partindo de Olhão pelo caminho de Este, junto à raya de Espanha o que vou deparar com alguma dificuldade, pelo motivo de não existir marcações em determinados caminhos, mas utilizando GPS e se possivel fazer algumas marcações para futuros peregrinos, este percursso deve andar pelos 1200 kms e para efectuar em 40 dias. Qualquer contacto com esta peregrinação para o meu blog ao qual vou na medida dos possiveis introduzindo elementos do meu percursso peregrinatório.

  217. By luis correia, 1 September 2011 @ 12:44 pm

    Muito boa tarde eu vou fazer esta caminhada com mais 2 pessoas o nosso problema é que nao conhecemos quase nada as estradas que temos de percorrer e qual a possibilidade de me arranjarem mapas detalhados das estradas apartir da maia ou de Rates agradecia que me respondessem muito obrigado

  218. By David Samuel, 24 August 2011 @ 6:23 pm

    Olá Ricardo,
    Acho uma boa decisão fazeres o caminho. Nas páginas deste site podes encontrar resposta à maior parte das perguntas.
    Quanto À preparação fisica, se fores mt sedentário tenta fazer umas caminhadas a começar umas semanas antes e ja com o calçado que vais usar no caminho, para evitar q depois este te faça bolhas.
    De resto, vê a página do mapas e guias e vê quais os albergues e distancias entre eles e onde queres ficar conforme o teu ritmo. Não é preciso, nem possível, marcar nada com antecedência.
    Bom caminho
    Samuel

  219. By Ricardo, 19 August 2011 @ 1:30 pm

    Olá!
    Muito obrigado por este site! Comecei há pouco a pesquisar sobre o Caminho de Santiago e acho as tuas informações as mais úteis e práticas que encontrei até agora.
    Não sou “crente” (ou melhor, não acredito em nenhuma religião, mas tenho a minha forma de ver o mundo além do que é do que é observável pelos nossos sentidos!) nem praticante regular de desporto, mas desde que uma amiga minha fez o Caminho de BTT fiquei com o “bichinho” de meter nesta aventura de descoberta pessoal e não só. Além disso, quero mudar a minha vida em alguns sentidos e uma viagem destas é o início perfeito.
    Estou quase decidido em fazer o caminho a pé desde o Porto na próxima Primavera/Verão e gostava que me ajudasses, se puderes (e quiseres, claro!) no tipo de preparação, física e logística, que é necessário para fazer o Caminho sem problemas de maior.
    Obrigado

  220. By Valmir, 16 August 2011 @ 11:56 am

    Karen,

    Por favor escreva para valmir_armelini@yahoo.com.br, eu sinceramente não vi seus comentarios nem sua datas de saida.

    abraço peregrino

  221. By Valmir, 14 August 2011 @ 1:39 pm

    Bom dia peregrinos.

    Pelos relatos que tenho lido percebo sempre uma preocupação com a travessia de autopista no caminho portugues. Alguem tem alguma informação mais recente ?

    Tem alguem com planejamento de longo prazo para fazer a caminhada Porto/Santiago ( maio 2012 por exemplo ) ?

    saudações peregrinas

  222. By alessandro fumi, 28 July 2011 @ 11:06 pm

    ola David,
    antes de tudo desculpa meu pessimo portugues (alèm do teclado de computador italiano). Descobrì poracaso este site e achei otimo. Proximo setembro vou fazer o caminho Porto Santiago (via Barcelos); è a minha primeira experiencia nessa aventura espiritual-desportiva e, sobretudo, de meditaçao apesar dos meus 71 veroes. Cheguerei em Porto dia 7 desetembro para comeòar o caminho dia 9: fiz algumas modificaçoes na classica temporada de 10 dias trocando em 12. Quero me complimentar para suas sugestoes e dicas e desde agora peço desculpa para alguns pedidos que enviarei nos proximos dias (ex.: onde posso procurar em Porto mapas, guias ecc.?). Obrigado e parabens por tudo. Alex

  223. By Anabela, 24 June 2011 @ 4:55 pm

    Olá,

    Sou de Fátima e estou a programar fazer o caminho de Valença a Santiago, em Setembro. Brincando com a situação, posso dizer que a a Fátima a pé vou todos os dias :) Vai ser a minha primeira grande caminhada e espero que a primeira de muitas, e estou a pensar fazê-la sozinha, mas confesso que a ideia de vez em quando me assusta. De hora em hora tenho uma duvida, e assim sendo, provavelmente vou atolhar a página com questões :) tenho andado a ler a sua página e há aqui uma questão que não encontrei abordada que é o regresso a casa. Só para confirmar, Santiago deve nos servir uma série de horários e alternativas, certo?

    Obrigada

  224. By Emílio Pereira Gomes, 9 June 2011 @ 12:17 pm

    Olá Samuel

    De novo a “chateá-lo”. Resido na Fig Foz. Aqui na zona centro (ou em qq sítio) sabe onde posso encontrar mochilas da Deuter? (alguém que leia esta questão pode responder)
    Mais uma vez obrigado
    Emílio

  225. By João, 6 June 2011 @ 9:33 pm

    Obrigado David, também eu imagino que não vá haver problemas de maior, até porque não tenciono fazer fugueiras para evitar ao máximo dar nas vistas, farei o comer num campingás. A dica dos rios para os banhos é boa e é como vai ser feito, o local do vídeo é lindissimo, espero encontrar muitos mais pelo caminho, os calções de banho já fazem parte da mochila.
    Mais uma vez obrigado.

  226. By David Samuel, 6 June 2011 @ 10:05 am

    João,

    Tal como em Portugal, penso que também na Galiza o campismo selvagem seja proibido, no entanto, tal como cá, ainda que o apanhem não terá problemas de maior. Diga que é peregrino e que não consegui chegr ao Albergue.
    Grande parte do caminho desenrola-se ao longo de caminhos rurais e nao terá dificuldade em encontrar bons locais para acampar e até rios para tomar uns banhos. Veja este por exemplo: http://www.dobrarfronteiras.com/parque-moinhos-cascatas-rio-barosa-galiza-espanha-caminho-portugues-santiago/ .

    Bom caminho
    Samuel

  227. By David Samuel, 6 June 2011 @ 10:01 am

    Olá Emílio,

    Eu gosto muito da Salomon, mas o importante mesmo é fazer umas caminhadas antes com elas para as habituar aos seus pés.

    Samuel

  228. By João, 5 June 2011 @ 6:07 am

    Boas, em primeiro lugar queria parabeniza-lo pelo extraordinário trabalho que aqui tem feito, em breve também eu vou fazer o caminho, Valença – Santiago (não há tempo para mais), mas da forma que pretendo fazer ainda não ouvi ninguém falar, que será em total autonomia, logo, ao invés de pernoitar em albergues pretendo pernoitar em tenda, assim sendo os horários deixariam de ser motivo de preocupação, pois deitar-me-ia a uma hora qualquer e dormiria o tempo que eu entendesse necessário, pois bem a minha duvida está ai mesmo, será possível fazer campismo selvagem pelo caminho, caso não, onde e como poderei fazer?

    Obrigado e boa continuação.

  229. By Emílio Pereira Gomes, 4 June 2011 @ 7:48 pm

    Olá David Samuel.
    Cá estou de novo a pedir a sua opinião. As minhas Nik Pegasus, estão a ficar um pouco nas lonas e tenho receio que não aguente .Preciso rapidamente comprar outro calçado. Bota ou sapatilha? Falaram-me -para sapatilha- de marcas Salomon, Berg e Merrell. Conhece? Sei que isto é muito pessoal, mas estou um pouco confuso e o tempo para as “amaciar” urge.
    Grato pela atenção fico à espera
    Abraço Emílio

  230. By Emílio Pereira Gomes, 2 June 2011 @ 8:41 pm

    Olá (David) Samuel (já li sobre o autor!)
    Muito obrigado pela rapidez da sua resposta.Era o que pensava, mas precisava duma palavra experiente.Assim farei e sobre o sitio….já li tudo sobre o que tem escrito e tenho aprendido bastante.
    Bons êxitos e boas caminhadas mundo fora.
    Abraço
    Emílio Gomes

  231. By David Samuel, 2 June 2011 @ 7:23 pm

    Olá Emílio

    Para uma mochila de 25litros não fazem falta as barras de apoio. Provavelmente não levará mais de 5km numa mochila desses, pelo que não se justifica. Se levar mais do que esse peso, aí sim, já pode ser aconselhado. Até porque 62 verões já é mt verão :)
    Pode espreitar aqui o que eu levei na minha mochila: http://www.dobrarfronteiras.com/mochila-para-caminho-santiago-material-necessario-peregrino-portugues/ – 20 litros, 3kg. É o suficiente :)
    Bom caminho
    Samuel

  232. By Emílio Pereira Gomes, 2 June 2011 @ 5:00 pm

    Olá a todos!
    Já fiz Fátima muitas vezes. Vou estrear-me no Caminho em Setembro.Tenho uma dúvida e gostaria de ajuda. Sou um “jovem” de 62 Verões com algumas dores nas costas e uma pernas/joelhos razoáveis. A minha mochila Berg Ultralight 25L, tem apoio no peito e nos quadris, mas não tem uma espécie de barra metálica de alto a baixo, que se vê em outras de maior capacidadeda e que lhes confere alguma rigidez (e tb alguma dureza nas costas, penso eu). Questão: para aquela capacidade (25L) é importante a tal barra?
    Obrigado, desde já, a,quem me elucidar.

  233. By mário, 31 May 2011 @ 9:42 am

    ola américo
    deixo-te o meu mail para trocarmos ideias:
    mariogspereira@hotmail.com
    e já agora para todos os interessados em fazer o caminho por volta do dia 20 de junho podem dizer algo pro mail
    abraço

  234. By Americo, 31 May 2011 @ 6:53 am

    Ola Mario, eu vou fazer o caminho a partir do Porto no dia 21 de junho e tambem vou sozinho se quizer podemos fazer o caminho os dois.
    Abraço

  235. By mário, 30 May 2011 @ 8:27 pm

    ola a todos
    estou a pensar fazer este caminho a partir do porto por volta do dia 20… alguem vai nessas datas?
    vou sozinho por isso companhia era boa.
    abraço a todos e já agora o site tá mt bom obrigado e parabens

  236. By António Azevedo, 19 May 2011 @ 12:47 am

    Nuno Veríssimo, acho que é possível fazer em 8 dias Porto-Santiago. Eu fiz em Setembro/2010 a partir de Ponte do Lima em 6 dias (segunda a sábado). E fiz no primeiro dia Ponte do lima-Valença (40Km) e no segundo Valença-Redondela (30Km) que foram os maiores troços. Depois foram mais pequenos e nas calmas, por volta do meio dia uma hora já estava no albergue e tirava a tarde para descansar, confraternizar e passear um pouco.
    Recomendo, foram as melhores férias que tive em anos.
    Bom caminho.

  237. By Nuno Veríssimo, 18 May 2011 @ 5:18 pm

    Boa tarde a todos.

    Estou a pensar fazer a caminhada desde o Porto até Santiago já dia 28 de Maio a 4 de Junho deste ano, ou seja oito dias, pois apenas consegui uma semana de férias. Não sou atleta mas considero-me em boa forma física por enquanto. Pelo que a minha pergunta é a de que se acham razoável fazer este percusso neste espaço de tempo.

    Abraço a todos

    NV

  238. By fernando, 15 May 2011 @ 6:50 pm

    ola novamente
    gostaria de ter mais informaçoes a cerca da caminhada para santiago
    onde se vai buscar os passaportes para carimbar no caminho ? se tem que se ir buscar dias antes ou é no mesmo dia e onde ?
    obrigado desde ja

  239. By António, 14 May 2011 @ 8:07 pm

    Olá!
    Vou fazer o Caminho de Santiago de Chaves a Santiago de Compostela, por Verin; Laza; Ourense; até Santiago. Saio de Chaves a 25 de Junho de 2011. Alguém vai nessa data?

  240. By Américo, 11 May 2011 @ 12:32 am

    Olá boa noite, preciso companhia, para fazer o Caminho de Santiago a pé a partir do Porto, parto dia 21 de Junho 2011.
    Obrigado e bons caminhos.

  241. By Nuno, 10 May 2011 @ 11:12 pm

    Oi!
    obrigado pelos conselhos aqui do blog..
    Eu e a minha esposa vamos fazer o caminho de Santiago em menos de duas semanas, partindo dia 21 do Porto.

    Depois deixarei o relato.

    Ate breve

    Nuno

  242. By Pedro Alves, 9 May 2011 @ 11:14 pm

    Estou a pensar fazer o ‘Camino’ a partir de Braga de bicicleta, mas estou a precisar de mapas em papel ou GPS. Será possível facilitar isso?
    Obrigado.

  243. By Pedro, 8 May 2011 @ 5:46 pm

    Fica o contacto: pedromrodrigues@sapo.pt

    Para já somos 2

  244. By RRITA, 8 May 2011 @ 5:37 pm

    Obrigada Fernando mas vou tentar ir este ano!

    E obrigada Pedro! Segunda quinzena de Setembro parece-me bem! Quantos é que vocês são? Não há mesmo problema de eu ir? São um grupo de amigos é alguma coisa mais organizada? E em quantos dias estão a pensar fazer?

  245. By Pedro, 8 May 2011 @ 5:33 pm

    Olá Rita,

    nós vamos na 2ª quinzena de setembro. se quiseres podes vir connosco!

  246. By Fernando alves, 8 May 2011 @ 2:54 pm

    ola RRITA
    nos so vamos para o ano que vem
    se nao conseguires este ano seras bem vida ao grupo
    vamos em 2012
    boa sorte

  247. By RRITA, 7 May 2011 @ 11:04 am

    Olá!

    Queria muito fazer a peregrinação a pé do Porto a Santiago este ano!
    Mas não queria ir sozinha pelos motivos óbvios…
    Alguém me sabe indicar alguma organização que organize estas peregrinações ou algo deste género?

    Obrigada

  248. By fernando alves, 30 April 2011 @ 11:22 pm

    obrigado david
    ja agora , no porto em que sitio se vai buscar o passaporte ?
    obrigado

  249. By Victor Lavoura, 30 April 2011 @ 3:14 am

    Pretendo urgentemente indicações mais que precisas sobre as respectivas marcações de Olhão a tavira e alcoutim. tenho a certeza que de Tavira até Mertola possam existir marcações. Até Alcoutim existem e em continuação como será? tenho GPS com o qual pretendo orientar e saber a Kilometragem de caminhada. Obrigado

  250. By David Samuel, 28 April 2011 @ 11:56 pm

    Olá Fernado,
    Penso que a melhor altura é na Primavera. Eu fiz em Maio. Por causa de férias, uma boa opção é a semana santa…

  251. By fernando alves, 28 April 2011 @ 11:18 pm

    boas
    qual a melhor altura para fazer o caminho portugues para santiago ?
    somos 10 bombeiros dos açores ( maioria romeiros )
    alguem pode ajudar com mapas e outras dicas ?
    obrigado desde ja
    queremos ir em 2012

  252. By FRANCISCO, 15 April 2011 @ 9:24 pm

    POR FAVOR MUCHO CUIDADO EN EL CAMINO DE SANTIAGO PORTUGUES, ASALTAN LOS PEREGRINOS EN LA LOCALIDAD DE ARAO, VALENÇA EN EL LARGO DE VIANA PROXIMO A LA CAPELA, EVITAR LA ZONA DE LA CAPELA……

  253. By Giovanna, 14 April 2011 @ 3:33 pm

    Obrigada, David.
    Giovanna.

  254. By David Samuel, 13 April 2011 @ 9:42 pm

    Olá Giovanna,

    O caminho a partir do Porto demora 8 a 15 dias. O normal é 10, eu levei 8, mas é mt puxado. Em Junho estará bem quente, 25 a 35º. É possivel fazer o caminho em sentido contrário: na parte portuguesa ele está marcado nos dois sentidos: para Santiago com setas amarelas e no sentido contrário, para Fátima, com setas azuis.

    Bom caminho

  255. By Giovanna, 13 April 2011 @ 9:50 am

    Tenho três dúvidas iniciais, agradeço caso alguém possa me ajudar. Primeiro, gostaria de ter uma estimativa acerca do tempo que se leva para fazer o caminho de Porto até Santiago à pé? Acredito que farei o caminho no sentido contrário, alguém tem informações neste sentdo? E, por fim, acredito que poderei fazer o caminho apenas em Junho. Este período é muito quente?
    Grata.

  256. By David Samuel, 10 April 2011 @ 2:48 pm

    Bom Caminho Rafaela;

    Zé Pedro, penso que dá para virem de comboio. Procura no site da Renfe: http://www.renfe.com/

  257. By Zé Pedro, 10 April 2011 @ 12:06 pm

    Obrigado pelas informações, do melhor que já encontrei na net. Vou fazer o Caminho a partir do Porto com o meu filho de 13 anos de Bike a partir de 17 de Abril, Alguém tem algumas dicas para o regresso a Lisboa de nós e das Bikes?? É que isto não é só ir…. há que voltar

  258. By Rafaela, 10 April 2011 @ 12:03 pm

    Se algum receio restava, acabou por desaparecer durante a “caminhada” pelo blog!
    Estou decidida a percorrer o Caminho para Santiago a partir do Porto muito brevemente… ou pelo menos assim o espero!
    Muito obrigada por todas as dicas ;)

  259. By David Samuel, 28 March 2011 @ 10:58 am

    Força Ana! Não te preocupes com as bolhas! Bom caminho!

  260. By Ana, 27 March 2011 @ 11:46 pm

    mais uma vez fico fascinada a ler os relatos destas caminhadas… estou decidida a realizá-la este ano, para uma novata nestas andanças estou com um medo das bolhas, uiii ;) parabéns pela escrita, agradável e certeira. wish me luck

  261. By Valmir, 24 February 2011 @ 9:37 pm

    Olá, parabens pela iniciativa. Gostaria de fazer a caminhada mas tenho varias duvidas entre elas se há albergue em Vilarinhos e Barcelos.

  262. By Carlos Magno, 24 February 2011 @ 3:18 pm

    Olá Samuel, gostaria de saber se existe um albergue pelegrino na cidade do Porto ou onde você permaneceu, e onde posso obter a credencial do pelegrino. Obrigado.

  263. By Americo, 15 February 2011 @ 10:37 pm

    Ola boa noite e parabéns pelo site, não me canso de ler e reler de novo.
    Queria através deste espaço, perguntar se tem alguém que vá fazer o caminho a partir do Porto, durante o mês de Junho 2011, eu vou o fazer a partir do dia 20 e gostava de ter companhia de alguém.

  264. By jorge santos, 19 January 2011 @ 6:22 pm

    adorei fazer o caminho de Santiago francês que finalizei de bicicleta em seta dias (1.077 km) de Irun a Finisterra,recomendo…(não são necessários mapas,apenas guias de história, até de noite ou de olhos fechados se faz o caminho)
    podes (podem) ver detalhes em:
    http://namastibet.blogspot.com
    obrigado

  265. By David Samuel, 20 December 2010 @ 9:04 pm

    Olá David,

    A resposta a quase todas essas perguntas estão nas várias páginas deste guia. DE qualquer forma,
    1ª Apenas nos albergues espanhois o pagamento é obrigatório e de 3€
    2ª O caminho está muito bem sinalizado. VEja esta página para ver alguns dos pontos em que pode haver problemas: Zonas mal sinalizadas no caminho português de Santiago; como não se perder;
    3º Isso depende muito de cada pessoa. Eu gastei cerca de 10€ por dia. No fundo a única despesa que vai ter é a alimentação e os albergues em Espanha. Claro q se for comer a um restaurante 2 refeições por dia e mandar lavar a roupa numa lavandaria, etc, isso vai ficar mt mais caro…

  266. By David, 16 December 2010 @ 1:51 pm

    Olá Samuel, após ter visitado a sua página fiquei com alguma curiosidade
    em vários assuntos 1º pagamos nos albergues Portugueses e Espanhois a dormida?
    2º o caminho estábem sinalizado para quem o faz pela primeira vez? 3º Mais ou menos
    quanto se gasta diáriamente?

  267. By ROCHA,JOSÉ, 16 November 2010 @ 12:24 pm

    Olá a todos
    gostaria aqui de deixar uma mensagem a todos que tenham em mente de fazer o caminho de Santiago de não adiarem por muito tempo,pois eu fiz este caminho agora em 14 a 24 de Outubro de 2010 e fiquei encantado pelo trajecto, pelas pessoas, pelos caminhantes, pelos albergues, pelas refeições,pelos preços das mesmas, mais encantado pelo bem estar espiritual que encontrei no caminho feito sem pressa, recomendo o caminho e não precisam de ir com muita coisa as costas só o essencial,se tiverem duvidas não levem pois pelo caminho encontrão tudo o que necessitam aproveitem o momento como eu aproveitei e vão ver que vale a pena.
    Um muito obrigado pelas dicas aqui encontradas.
    E bom caminho,com um abraço Rocha , Porto Portugal

  268. By Victor, 2 November 2010 @ 11:37 pm

    Hola compañero! Hace poco comencé el camino a Santiago desde Oporto pero por un incidente no pude terminarlo. Seguro que lo volveré a intentar más adelante. He visto tus mapas donde puede haber confusiones y son exactamente donde las vi yo. Gracias por tan valiosa información.

    Un saludo!

  269. By Rui salgueiro, 25 September 2010 @ 1:47 am

    Gostei mt do seu site, e espicaçou-me ainda mais a vontade, de um dia destes ,me meter á estrada, com o meu filhote Santiago. Já agora ando á procura do nome Santiago em aramaico (lingua de jesus e do próprio Santiago) e não consigo encontrar. conhece algum site? OBRIGADO e boas caminhadas

  270. By Virgílio B. Anastácio, 19 September 2010 @ 11:36 pm

    Para quem quer conhecer melhor os caminhos de Santiago em Portugal, Visite SANTIAGO DA GUARDA – ANSIÃO.
    Ficará surpreendido e verá maravilhas, que não esperaria encontrar por estas paragens.
    Obrigado

  271. By António Azevedo, 17 September 2010 @ 9:31 pm

    Samuel,

    Antes de mais gostava de te agradecer este excelente site, nele encontrei tudo para planear o meu primeiro caminho.
    Vou partir na próxima segunda (20Set2010) de Ponte do Lima e vou só e a pé.
    Só tenho uma questão, será que faz mesmo falta o saco cama? É que ainda são um bocado carotes, pelo menos os pequenos que encontrei e ocupam mesmo assim bastante volume.

    Obrigado e boas viagens.

  272. By Dylan, 29 July 2010 @ 11:25 pm

    Um dia, quem sabe…

  273. By David Samuel, 27 July 2010 @ 9:54 pm

    Olá Ruben

    Obrigado pela partilha do linkk do teu blog.
    É sempre bom poder ajudar mais peregrinos.
    Bom caminho!

  274. By Rubens Munhoz Bürgel, 27 July 2010 @ 8:50 pm

    Este ano fiz o caminho de Santiago Português, desde Lisboa até Santiago de Compostela de bike. Utilizei o guia da El País Aguilar… Recomendo-o pois é o único bastante completo que encontrei. Há outro bom guia, mas inicia os mapas a partir do Porto.
    A subida da Labruja é um ponto crítico para se ter atenção. Muito pesado, principalmente para quem vai de bike.
    Coloco um link para meu Blog onde relato os meus Caminhos para Santiago de Compostela, tanto o francês quanto o português.
    Abraço

  275. By David Samuel, 9 July 2010 @ 1:45 pm

    Ola Marcio

    So usei os guias que podes fazer download a partir desta pagina. Nenhum deles é mt especifico acerca do interior das cidades. No entanto, mesmo aí esta td bem sinalizado, e em cidades como Porto e Barcelos, podes obter mapas nos postos de turismo.

    Bom caminho

  276. By Marcio, 1 July 2010 @ 6:58 pm

    Gostaria de saber que guia usas-te para santiago e quais os melhores mapas. Gostaria de levar um que mostrasse bem o caminho nas cidades.
    Obrigado

  • Camino de Santiago | Szlak Świętego Jakuba - Camino de la Vida Droga św. Jakuba w Portugalii: Camino Portugues » — 20 April 2012 às 6:00 pm

  • Fátima, Santuário e locais de peregrinação na Cova da Iria | Dobrar Fronteiras — 5 October 2012 às 8:34 pm

  • Basílica e Colina de Vézelay | Dobrar Fronteiras — 30 January 2013 às 11:23 am

  • Locais a não perder em Espanha | Dobrar Fronteiras — 25 July 2014 às 10:21 pm

  • Comente! ESCREVER UM COMENTÁRIO

    Dobrar Fronteiras
    Guia para o Caminho Português de Santiago . Dobrar Fronteiras
    © 2006-2014 Site da autoria de David Samuel Santos.




    Creative Commons License