Caminho de SantiagoPortugalLenda do Galo de Barcelos

Barcelos, Portugal; Maio 2009Todos os portugueses já ouviram falar no famoso galo de Barcelos, um verdadeiro símbolo nacional mas muitos serão os que desconhecem a lenda que está na sua origem e que está directamente relacionada com o caminho português de Santiago.

Logo à chegada à cidade, no pátio das ruínas dos Duques de Barcelos, encontramos um mais antigo vestígio desta lenda: o cruzeiro, que terá sido esculpido pelo galego cuja história deu origem à lenda.

Por toda a cidade se encontram hoje enormes galos, com as mais variadas decorações. Encontrei um especialmente interessante, decorado com uma banda desenhada que conta a lenda, e que apresento a seguir.

Cruzeiro

Este cruzeiro é a mais antiga representação da lenda do Galo de Barcelos e apresenta  os principais  intervenientes da história: O peregrino, o enforcado e o galo.

.

A Lenda

Barcelos, Portugal; Maio 2009Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.

Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.

O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.

Fonte: wikipédia

Se gostou deste artigo então siga-me no Google+ - Obrigado  

Faz um "LIKE" no Dobrar Fronteira e torna-te nosso amigo!

Comente! 8 COMENTÁRIOS A ESTA PÁGINA

  1. By lucia, 5 November 2013 @ 10:51 am

    eu quero namorar com alguei da minha idade 11 anos

  2. By Eduarda, 3 August 2011 @ 10:28 pm

    Olá descobri agora o pagina e reparei que fala sobre a lenda do galo de Barcelos.
    Estive lá hoje e falarei dele e da lenda das cruzes e outras coisas interessantes sobre Barcelos no meu blog http://dadinhahistorias.blogspot.com/
    Dê espreitadela.
    Eduarda (Dadinha)

  3. By Ana Bela, 22 May 2011 @ 8:09 pm

    A Lenda é mesmo Gira e está a ser um Grande Pojeto! Temos um Galo de 2 metros de altura que vai ser pintado por maos de criancas, dos 3 aos 6 anos. E a primeira coisa que as criancas aqui em Langenfeld (Alemanha) tiveram de aprender é: O galo nao canta “Kiririki”!
    O Galo portugues canta: có-có-ro-có!
    Está a ser um grade advertimento!!!!!

  4. By ines, 18 May 2011 @ 5:03 pm

    e gira a historia
    ainda nao conhecia mas acho que ja tenho um cheirinho

  5. By patricia, 1 March 2011 @ 8:20 pm

    gostei um pouco mas aquele filme nao gos tei porque estava muito rapido e nao se percebia nada
    mas gostei. aaaaaaa e podiam por mais informaçao…

  6. By David Samuel, 9 January 2011 @ 1:22 pm

    Jorge,
    esse galo contando a lenda encontrava-se no centro junto à igreja do Sr. da Cruz

  7. By jorge, 9 January 2011 @ 12:00 am

    em que zona encontro o galo exposto ?

  8. By joana, 3 November 2010 @ 4:17 pm

    muito bom

Comente! ESCREVER UM COMENTÁRIO

Dobrar Fronteiras
Lenda do Galo de Barcelos . Dobrar Fronteiras
© 2006-2014 Site da autoria de David Samuel Santos.

Close
Olá! Quer ajudar este site?
Seja nosso amigo no Facebook e siga-nos no Google+. Obrigado!
RSS feed do site

Adicione-me no Facebook!

Siga-me no Twitter!

As minhas fotos no Flickr!

Os meus videos no Youtube!



Creative Commons License