Lenda do Galo de Barcelos

partilhar facebook twitter google plus stumble

Cruzeiro lenda galo BarcelosTodos os portugueses já ouviram falar no famoso galo de Barcelos, um verdadeiro símbolo nacional, Mas, muitos serão os que desconhecem a lenda que está na sua origem e que está directamente relacionada com o caminho português de Santiago.

Logo à chegada à cidade, no pátio das ruínas dos Duques de Barcelos, encontramos um dos mais antigo vestígio desta lenda: o cruzeiro, que terá sido esculpido pelo galego cuja história deu origem à lenda.

Por toda a cidade se encontram hoje enormes galos, com as mais variadas decorações. Encontrei um especialmente interessante, decorado com uma banda desenhada que conta a lenda e, que apresento a seguir.

Cruzeiro

Este cruzeiro é a mais antiga representação da lenda do Galo de Barcelos e apresenta  os principais  intervenientes da história: O peregrino, o enforcado e o galo.

A Lenda do Galo de Barcelos

Galo de BarcelosSegundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo. Este jurava inocência, clamando que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.

Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos.

O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.

O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo mas, quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.

partilhar facebook twitter google plus stumble
  • tiagovski

    gosto de jogar tf 2 e cs go

  • Ana Barbosa Pereira

    ate me apetecia voltar para frança

  • lucia

    eu quero namorar com alguei da minha idade 11 anos

  • Olá descobri agora o pagina e reparei que fala sobre a lenda do galo de Barcelos.
    Estive lá hoje e falarei dele e da lenda das cruzes e outras coisas interessantes sobre Barcelos no meu blog http://dadinhahistorias.blogspot.com/
    Dê espreitadela.
    Eduarda (Dadinha)

  • Ana Bela

    A Lenda é mesmo Gira e está a ser um Grande Pojeto! Temos um Galo de 2 metros de altura que vai ser pintado por maos de criancas, dos 3 aos 6 anos. E a primeira coisa que as criancas aqui em Langenfeld (Alemanha) tiveram de aprender é: O galo nao canta “Kiririki”!
    O Galo portugues canta: có-có-ro-có!
    Está a ser um grade advertimento!!!!!

  • ines

    e gira a historia
    ainda nao conhecia mas acho que ja tenho um cheirinho

  • patricia

    gostei um pouco mas aquele filme nao gos tei porque estava muito rapido e nao se percebia nada
    mas gostei. aaaaaaa e podiam por mais informaçao…

  • Jorge,
    esse galo contando a lenda encontrava-se no centro junto à igreja do Sr. da Cruz

  • jorge

    em que zona encontro o galo exposto ?

  • joana

    muito bom