Todos os portugueses já ouviram falar no famoso galo de Barcelos, um verdadeiro símbolo nacional mas poucos são os que conhecem a lenda que está na sua origem e que está directamente relacionada com o caminho português de Santiago. Logo à chegada à cidade, no pátio das ruínas dos Duques de Barcelos, encontramos um mais antigo vestígio desta lenda: o cruzeiro, que terá sido esculpido pelo galego cuja história deu origem à lenda. Por toda a cidade se encontram hoje enormes galos, com as mais variadas decorações. Encontrei um especialmente interessante, decorado com uma banda desenhada que conta a lenda, e que apresento a seguir.
Cruzeiro >
Este cruzeiro é a mais antiga representação da lenda do Galo de Barcelos e apresenta os principais intervenientes da história: O peregrino, o enforcado e o galo.
.
A Lenda
Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.
Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.“
O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.
Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.
Fonte: wikipédia
Goste do Site Dobrar Fronteiras no Facebook e seja nosso "amigo"




Egipto
Gâmbia
Guiné-Bissau
Marrocos
Mauritânia
Senegal
Macau
> Guia de viagem na Europa
Alemanha
Andorra
Bulgária
Chipre
Espanha
França
Grécia
Itália
Luxemburgo
Mónaco
Polónia
Portugal
Reino Unido
Roménia
Ucrânia
Vaticano
Emirados Árabes Unidos
Israel
Jordânia
Líbano
Síria
Turquia
Blog
Diários de Viagem
Generalidades
Guia Caminho Santiago






By Eduarda, 3 August 2011 @ 10:28 pm
Olá descobri agora o pagina e reparei que fala sobre a lenda do galo de Barcelos.
Estive lá hoje e falarei dele e da lenda das cruzes e outras coisas interessantes sobre Barcelos no meu blog http://dadinhahistorias.blogspot.com/
Dê espreitadela.
Eduarda (Dadinha)
By Ana Bela, 22 May 2011 @ 8:09 pm
A Lenda é mesmo Gira e está a ser um Grande Pojeto! Temos um Galo de 2 metros de altura que vai ser pintado por maos de criancas, dos 3 aos 6 anos. E a primeira coisa que as criancas aqui em Langenfeld (Alemanha) tiveram de aprender é: O galo nao canta “Kiririki”!
O Galo portugues canta: có-có-ro-có!
Está a ser um grade advertimento!!!!!
By ines, 18 May 2011 @ 5:03 pm
e gira a historia
ainda nao conhecia mas acho que ja tenho um cheirinho
By patricia, 1 March 2011 @ 8:20 pm
gostei um pouco mas aquele filme nao gos tei porque estava muito rapido e nao se percebia nada
mas gostei. aaaaaaa e podiam por mais informaçao…
By David Samuel, 9 January 2011 @ 1:22 pm
Jorge,
esse galo contando a lenda encontrava-se no centro junto à igreja do Sr. da Cruz
By jorge, 9 January 2011 @ 12:00 am
em que zona encontro o galo exposto ?
By joana, 3 November 2010 @ 4:17 pm
muito bom