Credencial do Peregrino de Santiago; O que é; Onde se obtém; Para que serve;

76

O que é a credencial do peregrino de Santiago

A credencial do peregrino é um documento de identificação dos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela, a pé, de bicicleta ou a cavalo, com sentido cristão, ainda que só em atitude de busca.

Para que serve e como se usa:

Na prática, a credencial tem duas finalidades: permitir acesso aos albergues oficiais do caminho e, comprovar à chegada a Santiago que se percorreu o caminho a pé, de bicicleta ou cavalo de modo a obter a Compostela.

Para isso, durante o caminho devem ser recolhidos carimbos dos albergues onde se pernoita, ou de outros locais por onde se passe (há muitos restaurantes que carimbam a credencial), no mínimo de 1 por dia.

Em Portugal poderá ser autorizado a dormir em alguns albergues sem credencial, conforme me foi dito por alguns alberguistas. No entanto isto poderá ser-lhe recusado, e não terá qualquer prioridade no caso do albergue estar cheio. Em Espanha isso já será mais difícil pois normalmente há sempre alguém a controlar isso.

Em Portugal dá ainda acesso à rede nacional de Pousadas da Juventude.

A minha credencial do peregrino no fim do caminho Português de Santiago
A minha credencial do peregrino no fim do caminho Português de Santiago

Onde se obtém:

Em Portugal deverá pedir a sua credencial na Associação Espaço Jacobeus. Foi assim que eu fiz em 2009 quando percorri o caminho português de Santiago.

O pedido pode ser feito através do mail: [email protected], sendo os custos de 1,5€+1€(envio)

Pode ainda obter a sua credencial nos seguintes locais:

  • Sé Catedral do Porto
  • Centro de Estudos Jacobeus – Porto
  • Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates
  • Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima
  • Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo
  • Albergue de Peregrinos de Valença


Uma rota de peregrinação milenar, uma experiência de vida única aqui tão perto de nós. Saiba aqui tudo o que precisa para fazer o caminho português de Santiago partindo do Porto. Guia Caminho de Santiago

Guardar

76 COMENTÁRIOS

  1. António Ferreira
    Braga

    Olá estou a pensar fazer o caminho Santiago, Finisterra, Santa Maria de Muxia.
    Alguém me pode dizer se tenho que obter a credencial em Braga ou se tenho de a tirar em Santiago onde vou iniciar a caminhada, ou se posso utilizar a credêncial que utilizei o ano passado quando fiz o caminho Braga, Santiago.

  2. Olá Boa tarde alguém me pode disser se só se consegue adquirir a credencial só pelo site que mencionam ou na sé do Porto adquiro logo de imediato ou tem que se esperar algum tempo, é a primeira peregrinação que vou fazer

  3. – Olá, sou Carlos Alberto Tenroller, de Porto Alegre, RS, Brasil amanhã, segunda-feira, dia 11 iniciarei o caminho aqui em Lisboa… Vamos? Catei latinhas durante todo o ano de 2015 e escreverei o livro “O professor que catou latinhas e foia Santiago de Compostela” meuw whats 55-5191426868

  4. ola a todos estou com dificuldades em pedir a credencial nos links sugeridos alguem me pode informar como posso conseguir obter a mesma?

  5. Olá a todos. Estou a pensar fazer o caminho de Santiago, talvez de bicicleta, a partir de meados de dezembro 2015. Alguém interessado? Parto de V. N. Gaia.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!