O que levar na mochila para o caminho de Santiago; Material necessário para o peregrino do caminho Português;

33

Como já venho fazendo nas minha viagens, nesta peregrinação decidi reduzir ainda mais o tamanho e o peso da minha mochila, até porque ia ter de a carregar às costas por 250km. Afinal é mesmo esse o espírito do peregrino: deixar para trás os luxos e levar apenas o essencial. Uma mochila de 20L é suficiente e não necessita de ultrapassar os 3kg.

Mochila caminho de Santiago Mochila caminho de Santiago

O que levei na mochila:

  • 1 Saco-cama (daqueles bem pequeninos – 750g) – Berg Ultralight 600
  • 1 Casaco impermeável com interior polar separável
  • 1 T-shirt
  • 1 Colchão insuflável de praia
  • 1 Toalha
  • 1 Gorro
  • 1 Chinelos
  • 2 Cuecas
  • 2 Pares de meias
  • 1 Rolo de papel higiénico
  • 1 Escova de dentes
  • 1 Pasta de Dentes
  • 1 Sabão azul
  • 1 Desodorizante
  • 1 Bloco de Apontamentos
  • 1 Caneta
  • 1 Livro: Peregrinação de Fernão Mendes Pinto
  • 1 Isqueiro
  • 1 Guia do caminho Português (imprimido da net)
  • 1 Credencial do Peregrino
  • 1 Máquina Fotográfica
  • 1 Carregador de Pilhas
  • 1 Carregador Telemóvel
  • 2 Cartões de Memória

Mochila caminho de Santiago

O que faltou levar:

  • 1 Calções para ir ao banho nos rios. No entanto isto não foi problema pois acabei por ir mesmo de calças 🙂
  • 1 Embalagem de toalhetes higiénicos de bebé. Como havia sempre onde tomar banho também não foi grave.

O que levei a mais:

  • O livro, porque neste tipo de viagem não chegam a haver momentos mortos: durante o caminho não se vai a ler, e quando se chega ao albergue acaba por se passar o tempo a conversar com os outros hóspedes. Só li 3 ou 4 capítulos;
  • Isqueiro, porque acabei por não fazer a fogueira para assar um chouriço;
  • Gorro: não estava assim tanto frio, e para o calor usei a toalha como chapéu;
  • Colchão de praia: A ideia do colchão era dormir uma das noites ao relento pois na zona onde queria ficar não havia albergues. No entanto acabei por encontrar uma família que recebe os peregrinos em sua casa, e se não fosse aquela era outra pois as pessoas do Minho são muito hospitaleiras para com os peregrinos. Acabei por o abandonar ao segundo dia nessa casa;
  • Impermeável: não usei porque não choveu, mas se fosse agora levava-o na mesma pois o tempo naquela zona é bastante instável.
  • É mesmo possível sobreviver uma semana só com isto?

    Eu sou a prova viva que sim! Regressei para contar a história. 🙂 É claro que há muito gente que não consegue, que acha que é pouco higiénico usar as mesmas calças 8 dias seguidos, que não consegue passar sem o seu champô, que precisa de fazer a barba, etc.
    Há na net sites enganadores que carregam o coitado do peregrino menos habituado a estas lides com enormes mochilões de 15kg ou mais de completa luxuria: pagar-na caro depois com o cansaço extremo ao fim dum dia de poucos quilómetros.

    Como fazer para lavar a roupa?

    Nos albergues há lavandaria (nuns manuais, noutros mesmo à máquina, mediante respectivo pagamento), sendo assim possível lavar a roupa ao fim do dia. O problema é que depois não está seca de manhã. O que eu optei por fazer na maior parte dos dias foi lavar a t-shirt, meias e cuecas durante o caminho à hora de maior calor, numa fonte ou lavadouro público, daquele que estão agora quase ao abandono e que se encontram às dezenas pelo caminho. Depois pendurava a roupa na mochila, e passado uma hora estava seca e pronta para vestir à chegada depois de tomar um banho. T-shirt bastam duas (uma vestida e outro para mudar). Já meias e cuecas é melhor não arriscar e levar 2 pares extra pois é o essencial para manter uma higiene aceitável.


    Uma rota de peregrinação milenar, uma experiência de vida única aqui tão perto de nós. Saiba aqui tudo o que precisa para fazer o caminho português de Santiago partindo do Porto. Guia Caminho de Santiago

33 COMENTÁRIOS

  1. Boas, alguém me consegue dar alguma informação do caminho de Santiago desde Faro ou Tavira? Já procurei mas na encontro. obrigado

  2. David, adorei seu blog, muito util e com informacoes importantes sobre o caminho. Eu tenho um video mostrando cada coisinha que levei na mochila no meu ultimo caminho frances em setembro de 2014.
    http://www.meucaminhodesantiago.com/baixe-a-lista-do-que-colocar-na-mochila/
    espero que seja util, e tambem falo do que nao levarei na proxima vez. Isso é importante considerando que quanto menos pesa a mochila melhor….
    Continue seguindo seu blog. Abracos.

  3. Uma muda de roupa tb faz falta,se nao seca tem de vestir algo e nos mulheres nao podemos andar em tronco nu,com a mochila, alem de nao ser muito bonito nao é nada comodo.Ha k levar Um sabao e uns alfinentes para pendurar a roupa na mochila.

    • Claro Cristina. Cada um tem de adaptar a mochila às suas necessidade pessoais e à época do ano. O mais difícil é saber o que nos é essencial para não levar carga em excesso.

  4. Ola, Vivian!

    Gostaria de receber dicas sobre o caminho de santiago, sou brasileira e não sei nada sobre essa peregrinação, mas quero muito fazer, estou pensando em ir no mês de março ou abril de 2015. O que voce acha??
    Desde já , obrigada!

  5. Olá estou a pensar fazer o caminho, tenho apenas 17 anos! Acha que não devia ir sozinha é perigoso ou é bastante calmo? outra coisa eu iria de Santarém numa terra que é a Golegã sabe em média quanto tempo irei demorar?

  6. Oi Patrícia!

    Será um prazer te ajudar…bem fiz o caminho em outubro deste ano período que choveu muito antes da minha caminhada e depois. Durante os 246k que fiz de Porto a Santiago, não me molhei!

    Acredito que agora esteja muito frio, mas é sempre bom entrar em sites que possam te informar sobre o tempo local na Espanha.

    Caminhando vc deve gastar 5 ou 6 dias se tiver preparada para caminhar em média 20km por dia. tem um guia muito bom chamado Camino Portugués Liboa-Porto-Santiago do John Brierley. Comprei em Pedra Furada( Portugal) no meu segundo dia. Excelente! mas pode ser adquirido pela internet só não sei se terá tempo para recebê-lo.

    Saindo de Valença, que é a última cidade portuguesa do caminho, vc passará por Tui que já é Espanha. As marcações do caminho ora são setas amarelas,ora conchas amarelas com maior abertura apontando para frente. Irá pegar um trecho rumo Redondela que fica a 31km. Pode ficar em Porriño( 15k) que é uma cidade industrial ou seguir em frente até Redondela,mas não achei nada bom. Redondela é feia com uma população bem esquisita. è prefe´vel Dormir em Porriño e seguir mais descansada até Arcade(22k) ou ir mais adiante em Pontevedra(34k) que é simplismente linda! A igreja de São Tiago é maravilhosa e vale a pena gastar um dia só lá.

    Saindo de Pontevedra segue a Calda de Reis(22,6k). Caminho lindo, pela Via Romana com vários pontos de parada. Calda de Reis é cidade turística de termas e muito agradável. Caldas de Reis até Padrón são mais 18k com um pouco de subida, mas nada desgastante. Vale a pena parar em Padrón mesmo e descansar porque o último trecho até Santiago é uma subida muito difícil porém lindíssima entre bosques e cidades lindas( 30k).

    Não posso te informar sobre os albergues por não ter ficado neles. Fiz esta opção por estar sozinha e correndo a maior parte do trecho. Fiz em 6 dias os 246k e me arrependo de não ter ficado mais tamanha beleza e paz que encontrei nos locais que passei. Com exceção de Redondela que não vale a pena parar, todas as outras cidades pelo caminho são muito seguras e com um povo que tem o prazer de receber os Peregrinos.

    Estou a sua disposição…lembre-se de ter ânimo! é tudo que o peregrino precisa para fazer seu caminho…Bom caminho!!!

    • aiii k bom foi ouvir tamanha descrição..fiquei curiosa com algo..Não ficou em albergues desde redondela..porque..? ficou a dormir em tenda?
      Obrigada
      Cristina
      Vou fazer o caminho de Valença ainda esta semana

  7. Olá,
    Estou a planear fazer a pé o caminho de Santiago com saída a 28 ou 29 de Dezembro 2013 de Valença e queria saber quantos dias (em média) demoraria a chegar a Santiago.Alguém Já fez este caminho nesta altura do ano?? E que tal?
    Todas as sugestões são bem-vindas!
    Bem- hajam

  8. Olá! Recebi de um grande amigo português o endereço do site como referência para os meus estudos. Estou programando fazer o Caminho português em outubro deste ano só que correndo rs.Serão sete dias correndo em média 20km até chegar em Compostela. Acredito agora que pelo seu mapa devo chegar antes dos sete! As informações que precisava como detalhes dos albergues e os mapas foram de fundamental importância. Estarei registrando tudo e com certeza seu site será parte deste informativo que foi muito enriquecedor. Parabéns! e muito obrigada!

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!