Zonas mal sinalizadas no caminho português de Santiago; como não se perder;

28

Embora o caminho Português esteja de forma geral muito bem marcado (por vezes de forma mesmo exagerada na parte portuguesa), há alguns pontos especialmente nas grandes cidades em que não é fácil seguir as setas. Apresento a seguir os pontos negros que encontrei e algumas dicas para os passar.

As linhas vermelhas indicam a zona crítica.

Para ver no Google Earth faça download aqui: Mapa do caminho português de Santiago para Google Earth e GPS

1. PORTO – Largo do Clérigos no Porto

Mapa Google Earth Caminho Santiago
Mapa Google Earth Caminho Santiago kml

Logo para começar bem, pouco depois de sair da Sé do Porto e passar a rua das Flores onde o caminho bifurca para a variante por Braga (deve portanto cortar à esquerda), chega ao largo dos junto à torre dos Clérigos frente à reitoria da Universidade do Porto. Aqui não há setas, ou se as há eu não as vi, muito provavelmente por a zona ter aspecto de ter sofrido obras recentes. Ao chegar a este ponto, com a torre dos clérigos à sua direita, siga em frente passando na passadeira em direcção ao jardim e depois passando ao lado do edifício da universidade chegará à bela igreja do Carmo toda revestida a azulejos. Passando ao lado desta verá uns metros à frente setas nos postes de iluminação. Siga o caminho.

2. PORTO – Rua 9 de Julho

Mapa Google Earth Caminho Santiago
Mapa Google Earth Caminho Santiago kml

Quase à saída da cidade do Porto, depois de passar a Capela da Ramada Alta vai chegar entrar na rua 9 de Julho e passar por duas passagens sob prédios. Á saída do segundo deve cortar imediatamente à esquerda na bifurcação. Eu quando passei não vi nenhuma seta, provavelmente por esta estar tapada por algum carro. Vai passar junto à maravilhosa igreja do Carvalhido, toda ela também revestida com belos azulejos pintados onde já encontrará setas bem visíveis.

3. BARCELOS

Mapa Google Earth Caminho Santiago
Mapa Google Earth Caminho Santiago kml

A orientação em Barcelos é bastante fácil, ainda que esteja mal sinalizada. Eu tive o azar (na verdade sorte 🙂 ) de passar lá na semana da festa das cruzes, a principal festa da cidade, em que a agitação que se vive ajuda ainda mais a esconder as setas amarelas. Logo que passa a ponte suba até ao Paço Ducal e Igreja Matriz, e não deixe de apreciar o cruzeiro que aí se encontra e que conta a história  da lenda do Galo de Barcelos, verdadeiro símbolo nacional. Na igreja há uma seta que indica para passar em frente à câmara municipal. Depois disso não vi mais nenhuma. Deverá cortar à esquerda logo a seguir à câmara e ao cimo da rua à direita até à Igreja do Senhor da Cruz. Aí sobe pela avenida da Liberdade até ao coreto, onde já verá uma seta. O ponto de referência será portanto a Igreja do Senhor da Cruz, que todos os locais lhe saberão indicar.

4. PONTE DE LIMA

Mapa Google Earth Caminho Santiago
Mapa Google Earth Caminho Santiago kml

A chegada a Ponte de Lima também  não está muito bem marcada, mas é óbvio que tem de ir até à ponte. Depois de a transpor e passar à igreja de St. António chegará a um largo onde deve cortar logo à direita contornando o jardim e depois duas vezes à esquerda por entre os campos.

5. VALENÇA

Mapa Google Earth Caminho Santiago
Mapa Google Earth Caminho Santiago kml

A passagem por Valença foi mais um dos locais onde perdi as setas. Ao chegar à rotunda à entrada da cidade deverá descer em frente contornando a fortaleza pela direita. Este é o caminho certo. Outra opção bem mais agradável é subir um pouco e passar por entre as muralhas (sem entrar, ou terá de voltar a sair pelo mesmo sitio) e descer por aí até junto à ponte internacional.

6. Depois de TUI

Mapa Google Earth Caminho Santiago
Mapa Google Earth Caminho Santiago kml

Depois de passar o fatigante troço da estrada vermelha (não queira saber o que é 🙂 ) vai passar a uma povoação em que encontra um conjunto de várias cruzes. Aí entra numa zona de campos, muito mal assinalada e praticamente sem caminho. Pelo caminho poderá ter a sorte de encontrar alguns papeis pendurados na vegetação qne indicam “Ruta >”. Entrará assim numa zona de arvoredo que coincide novamente com a via romana XIX que está assinalada com marcos de pedra. Aí deverá ir à direita. Se por acaso se perder de modo a ir dar a uma ponte sobre o rio, suba à direita até às casas. Passará perto dum restaurante e depois corte à direita junto áàcabine eléctrica. No primeiro corte à esquerda reencontrará a concha que indica o caminho.

7. N550 à chegada a ARCADE

Mapa Google Earth Caminho Santiago
Mapa Google Earth Caminho Santiago kml

Depois de passar a Redondela entrará num dos mais belos troços do caminho, em que desce para Arcade e Pontesampaio com uma maravilhosa vista para a ria de Vigo. Chegará assim à demoníaca N550, e verá setas que indicam que a deve atravessar. Estas setas dão ideia que é para seguir por um carreiro que está em frente e que desce pelo meio do arvoredo, mas não. Deve apenas atravessar a estrada para caminhar pela esquerda e seguir por esta até ao inicio da descida para Arcade onde corta à esquerda junto à policia.


Uma rota de peregrinação milenar, uma experiência de vida única aqui tão perto de nós. Saiba aqui tudo o que precisa para fazer o caminho português de Santiago partindo do Porto. Guia Caminho de Santiago

28 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.

    Este ano vou fazer desde Vila das Aves (S. Tirso) Santiago.
    Não querendo ser maçador, ajudem-me por favor … qual o caminho que devo tomar para iniciar esta jornada?
    Há indicações suficientes para nõa me perder?

    Cumprimentos …

  2. Fiz o caminho de Porto a Santiago em julho 2012, gostaria de caminhar em julho 2013 partindo de Lisboa. Gostaria de saber informações de nquem ja fez esse percurso saindo de Lisboa. Tenho o guia e mapa do caminho Português a partir de Lisboa, mas lá consta que não há albergues e q a sinalização é ruim.
    Alguem teria mais notícia desse trecho de caminhada?
    Grata

  3. Olá!!
    Estava a pensar em fazer o caminho Viseu-Santiago, qual a melhor época para fazer? Outubro ainda é viavel de ser feito?
    Tem que se avisar os albergues antes de ir? Cumprimentos

  4. ola
    penso iniciar a peregrinação dia 31 de agosto dste ano a partir de Valença, gostaria de saber onde poderei adquirir a credencial verdadeira depois do que li fiquei apreensivo, vou com a minha esposa devo carimbar a credencial em valença ou so em espanha?

  5. Olá.
    Vou fazer o percurso na Páscoa de 2011, mas vou em bicicleta.
    No entanto, queria agradecer todas as informações que estão neste site, para sim são as mais esclarecedoras de todos os sites que já pesqisei.
    Se alguém tiver algumas opinióes e conselhos a dar-me agradeço.
    Já agora, aproveito para dizer que em Junho vou fazer o percurso francês de Saint-Jean-Pied-de-Port a Santiago, mas também em bicicleta.
    Um abraço.

  6. Prezado peregrino bom dia.

    Devo fazer com fe em Deus o caminho em julho de 2011, primeira vez, tenho alguma experiencia de caminhadas aqui em meu estado Bahia. achei muito importante suas orientações. Talvz faça sozinho. Mas farei. gostaria se possivel em saindo do Porto, como funciona os alberques em materia de custo. Se possivel claro. Estou tentando reproduzir seu mapa. Acho q perder-se nesses caminhar e encontrar-se. O q o companheiro peregrino puder me munir de informações serei grato. Um abraço da Bahia.

  7. Olá

    As melhoras para a constipação.

    Gostei foi uma experiencia unica, foi pena o mau tempo. mas foi lindo.

    Temos que combinar um café para falar sobre o caminho

  8. Olá!
    Correu bem. Comecei constipada e terminei constipada. O segundo dia foi bastante cansativo e creio que desta vez pouco deu para disfrutar a paisagem e os aromas destes caminhos de Santiago na Galiza. Mas valeu a pena! E vocês? Gostaram? Para o ano há mais?

  9. Obrigado! Se me aguentar hoje parto amanhã de manhã. Concerteza que nos cruzaremos.
    Bom Caminho!

    PS – Já agora: é a primeira vez que faz esse percurso? de onde é?

  10. Bom dia. as melhoras para a constipação, dois ILVOCO e isso passa.

    Eu vou hoje ficar ao Albergue de Tui e arranco amanha de lá por volta das 7.

    mais uma vez as melhoras e boa viagem

  11. Credencial também tenho. O problema é a constipação que apanhei esta segunda, de forma que só amanhã tenho a certeza. A ir, arranco de Valença – Bombeiros ou GNR por volta das 7h.

  12. vou aproveitar o feriado d 5 de outubro para fazer o caminho, de tui a santiago, gostava de saber se há mais alguém a fazer nesta data?

  13. Ola José

    Obrigado pelo comentário. Citando o Ernest Hemingway, “Nunca viaje com alguém que você não ama.” 🙂
    Estava a pensar ir fazer o caminho primitivo de Santiago agora em Dezembro, mas não vou ter tempo. Fica para uma próxima. 2010 é ano santo, por isso deve haver muita gente a fazer o caminho para o ano! No portugues isso não deve ser problema, pois não é dos mais frequentados…
    Muito boa sorte e qualquer coisa é só perguntar.
    Samuel

  14. Olá,

    Este ano, em Junho, fiz o caminho francês desde Saint-Jean-Pied-de-Port até Santiago. Foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora. Como gostei muito pensei fazer o caminho português em 2010. Este site disponibilizou-me muita informação importante e por isso estou a escrever para agradecer.

    Aproveito também para deixar a minha opinião relativamente a ir só ou em grupo. O que vi e discuti ao longo de um mês de caminho leva-me a concluir que o caminho, seja ele qual fôr, é para ser feito sozinho. Quem vai só está mais aberto para as outras pessoa que por lá andam. Não é peso nem tem de carregar o peso de outro. Tem liberdade completa para tomar decisões. Relativamente a questões de segurança posso dizer que apenas nas cidades houve alguns roubos de mochilas. Peregrinos incautos deixaram-nas abandonadas enquanto viam monumentos. Em caso de acidente ou problemas físicos tambem não há que ir preocupado pois vem sempre alguem atrás que se disponibiliza para ajudar.

    Mais uma vez obrigado por todas as informações disponibilizadas

  15. Vou iniciar o meu caminho dia 5 de Setembro de 2009 a partir do Porto e quero agradecer as informações preciosas que encontri aqui. Obrigado

  16. Uma vez que tinha subscrito os comentários deste blog, acabei por recer a questão da Leonor, e por isso vou dar a minha opinião.

    Quando fui foi sempre acompanhado e não me consigo ver a ir sozinho, em primeiro porque sou ateu e não tenho a ver com deus, mas sim pela aventura que toda a caminhada gera, depois porque pode sempre acontecer qualquer coisa e temos alguém do nosso lado por último uns puxam por outros, eu se não tivesse o meu amigo sempre a minha frente não acabava até porque tenho os joelhos e tornozelos completamente arrebentados de 8 anos de futebol.

    Claro que cada caso é um caso, a motivação varia de pessoa para pessoa, e a força de sacrifício é movida por diferentes ideias.

    Eu por acaso quero ir novamente, mas não tenho ninguém. se quiser companhia apite traga2whiskys [@] gmail . com , mas somente começo em valença, pois mais que isso os meus joelhos apesar de jovens não aguentam.

  17. Olá Leonor
    Pois, isso do ir sozinho ou em grupo, é daquelas coisas, que cada um vai como acha melhor. Eu sou fã de viajar sozinho, e especialmente uma peregrinação só me imagino a fazela sozinho. Mas somos todos diferentes, portanto…
    Quanto à preparação, não é preciso grande coisa. Eu aqui no site já tenho mais informação que aquela que tinha quando parti para o caminho.

    Caso tenha alguma dúvida está à vontade para perguntar 😉

    Bjnhos
    Samuel

  18. Sou maçarica nestas coisas mas gostaria de fazer o Caminho de Santiago, penso que ir em Grupo será a melhor opção, onde posso informar-me ? Como se faz a preparação ? Origada pela ajuda.

  19. Pois, só quem já andou na N550 sabe como aquilo é esgotante 🙂 Ainda para mais quando a alternativa nesse dia passava por alguns dos melhores trechos do caminho 🙂 Eu apresento aqui os locais onde me perdi ou ia perdendo, embora tenha acabado tudo bem. Não quer dizer que não haja outros. Por exemplo à saída de Pontevedra tem de se ir atento e convém ter um guia, nem que seja destes que se arranjam na net para saber que não é para ir pela N550 e voltar atrás se for caso disso.

    Quanto ao mapa, fiz uma compilação de vários que estão disponiveis na Wikiloc do Google Earth e depois fiz alguns ajustes ao percurso que eu fiz.

  20. Eu fiz o caminho em 2007 de Valença a Santiago, demorei 3 dias até Teo, e onde me perdi a seta, e o pior sitio para se perder foi na saída de Pontevedra, porque supostamente deveríamos seguir por um caminho ribeirinho à esquerda da estrada nacional depois da ponte, e não a vi, acabei por seguir pela estrada nacional, que mais parecia uma auto-estrada, a chover torrencialmente e sempre a subir, 5 horas fiz eu nesse percurso. Para mim foi o que me esgotou. Para quem não tem livro nem nunca fez o caminho, esse ponto é complicado.

    Gostei muito do mapa no Goolgle Earth, quem o fez??

  21. Oi!
    Parto dia 5 para Espanha. Vou fazer parte do caminho francês.
    Já fiz por 2 vezes valença Santiago e adorei! Vamos lá ver como corre este.
    Vai ser uma aventura!

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.