Viajar de comboio de Budapeste para Praga

4

O comboio é um dos meus meios de transporte favoritos. Já escrevi aqui várias vezes que tenho imensa pena de não ter feito um interrail, mas agora sinto que esse tempo já passou. A facilidade de nos deslocarmos de avião na Europa veio tirar ao comboio a importância de outrora.

O comboio aparece assim como um complemento e uma excelente forma de nos deslocarmos entre cidades na Europa. Foi o que fiz nesta viagem a Budapeste e Praga.

Interior da carruagem no comboio de Budapeste para Praga
Interior da carruagem no comboio de Budapeste para Praga

Há várias viagens diárias entre as duas cidades que duram aproximadamente 7 horas. Passam entre outras cidades, em Bratislava na Eslováquia e Brno na República Checa.

Depois de dois dias a visitar Budapeste apanhei o das 5h25 de manhã que chega pelas 12h30 a Praga, o que deixa ainda a tarde para começar a visitar a cidade. Custa um bocadinho acordar a essa hora, mas o metro já funciona para o levar até à estação.

Selfie matinal no comboio de Budapeste para Praga
Selfie matinal no comboio de Budapeste para Praga

Como comprar o bilhete

O bilhete pode (e deve) ser comprado online com antecedência no site http://www.mav-start.hu/. O processo é muito simples: escolhe a viagem, as datas, o horário, paga com cartão de crédito e no fim é-lhe dado um código de 10 algarismos.

O preço que paguei em segunda classe foi de 29€.
Bom, eu ia um pouco receoso com o processo de recolha do bilhete e por isso no dia antes da viagem (tinha partida às 5h25 da manhã), fui à estação.

A recolha do bilhete é o mais simples que pode haver: logo à entrada da estação há uma pequena máquina azul, onde está sempre a chegar gente a recolher bilhetes. Basta introduzir o seu código no ecrã táctil e o bilhete sai logo! Não precisa de imprimir nada em casa: basta levar o código de 10 algarismos. Simples não?

Hora do café na viagem de comboio de Budapeste para Praga
Hora do café na viagem de comboio de Budapeste para Praga

Não se engane na estação!

Vou escrever isto para que não façam a mesma aselhice que eu…

O meu bilhete indicava como estação de destino Praha-Holesovice. Eu, que normalmente planeio minimamente bem as coisas, estava convencido que era mesmo aí que devia sair. Erro. Holesovice é uma estação secundária de Praga.

O comboio parte de Budapest-Keleti e pára na estação principal de Praga: hlavní nádraží ou hl. n., seguindo depois para Holesovice. A estação de hlavní nádraží é enorme e é onde sai toda a gente, por isso, na verdade, não tem nada que enganar. Se acabar por ir até Holesovice, pode apanhar o metro para o centro da cidade.

Estação de comboio de Budapest-Keleti, de madrugada
Estação de comboio de Budapest-Keleti, de madrugada

Hoteis em Praga e Budapeste

Muitas vezes quando viajo sem grandes planos ou viagens maiores, não reservo hotéis e fico onde calha mas, em grandes cidades ou viagens mais planeadas opto sempre por reservar. A maioria das vezes faço-o no site Booking.com, já que é onde normalmente consigo os melhores preços. Siga estes links para fazer a sua reserva:

Mais fotografias da viagem

Quer mais? Veja este albúm do Flickr com mais fotografias que eu tirei nesta viagem de Budapeste a Praga.

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Gostaria de saber como posso comprar (ou se é possível comprar) bilhetes de comboio de Budapeste para Bratislava, dado que não estou a conseguir.

    Obrigada!

  2. Olá!
    Antes de mais, obrigada pelas suas dicas!
    No próximo dia 25 de Julho vou viajar com o meu marido até Budapeste. Por lá ficamos até dia 28 e depois partimos para Praga. Estou com alguns problemas em achar um comboio, uma hora certa e, acima de tudo, um preço justo…existem algumas empresas pelo que me apercebi. A viagem fica por volta dos 100 euros a cada um…não acha caro? Se me puder ajudar eu agradeço. Cumprimentos. Isabel

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.