Egipto

Egypt-Flag-128O Egipto é um dos mais populares destinos de viagem no mundo, devido à sua riqueza histórica e arqueológica, embora eu ache que o Egipto é muito mais do que pirâmides e templos. Entrei no país a primeira vez em 1998 durante uma viagem que fiz com os meus pais à terra santa, tendo apenas visitado o Monte Sinai e passado junto ao mosteiro de Santa Catarina.

Voltei depois em 2008 durante a viagem ao Médio Oriente e Europa Mediterrânica. Depois da Itália, Grécia, Turquia, Jordânia e Israel entrei no Egipto por Taba, na península do Sinai.

Logo na fronteira conheci dois jovens latino americanos e um coreano que viajava com uma tia. Como os nossos roteiros eram semelhantes, acabaria por me juntar a eles no resto da viagem pelo país.

Nos artigos seguintes pode ler os diários dos meus dias de viagem pelo Egipto, assim como encontrar informação que pode ser útil na preparação da sua viagem.

Luxor: templos, túmulos e o Nilo

Seiscentos e cinquenta quilómetros a sul do Cairo fica Luxor, a antiga Tebes, capital do império entre 1550 e 1069 a.C.. A presença dos faraós deixou aí nas margens do Nilo uma divinal colecção de templos, palácios e túmulos.

Com o Nilo a dividir, encontramos do lado direito a “cidade dos vivos”, com os majestosos templos de Luxor e de Karnak e, na margem esquerda, as “cidades dos mortos”, com os túmulos do Vale dos Reis e do Vale das Rainhas.

Pirâmides de Gize, Património UNESCO

Mosteiro de Santa Catarina, e o Monte Sinai

2 dias no Cairo, capital do Egipto

Alexandria, a cidade dos livros

Assuão: do obelisco inacabado à grande barragem