Viagem de barco da Turquia para o Chipre

8

Porto de Girne (Kyrenia), ChipreOutrora o meio de transporte mais usado para chegar ao Chipre era obviamente o barco. Hoje não é bem assim.

Os barcos regulares que outrora ligavam a ilha à Grécia, Líbano, Israel e Egipto, passaram a circular em menor número para dar lugar aos aviões que transportam turistas principalmente do Reino Unido e Rússia.

Com a divisão da ilha a única rota que continua a funcionar todos os dias do ano é entre o porto de Tasucu na Turquia e a cidade de Girne no norte da ilha.

Como chegar a Tasucu

Tasucu é apenas uma pequena aldeia portuária nas margens do Mediterrâneo, 10km a sul de Silifke. Para chegar a Silifke pode partir de Adana, Tarsus ou Mersin, ou qualquer outra cidade da costa e apanhar um dos mini-bus que regularmente percorrem a rota.

Se vier de leste é obrigatória uma paragem em Kizkalesi, um belo castelo no meio do mar.

Preços de referência para os mini-bus:

Tarsus – Mersin: 3,5 YTL
Mersi – Kizkalesi: 6 YTL
Kizkalesi – Silifke: 3 YTL

O bilhete e o embarque

Agencia de ferrys em Tasucu, TurquiaA companhia que faz esta ligação é a Akgünler. Os bilhetes podem ser comprados poucas horas antes no escritório da companhia no centro de Tasucu.

Este fica mesmo junto à marina e tem um painel com letras vermelhas grandes “AKFER”. Creio que não haverá problema em conseguir lugar, pois eu viajei em época alta e não havia falta de lugares.

Ferry rápido

Há viagens  Tasucu – Girne às 11:30 e Girne – Tasuco às 9:30, todos os dias
O preço é de 58$YTL para estudantes e 69$YTL para adultos.

Ferry “lento”

Há viagens  Tasucu – Girne de Domingo a Quinta às 00:00 e Girne – Tasuco de Segunda a Sexta ás 12:00, no ferry “lento”.
O preço é de 53$YTL para estudantes e 59$YTL para adultos.

Foi neste ferry que fiz a viagem e durou cerca de 8 horas. Depois de comprar o bilhete terá de estar junto ao escritório ás 22:30, ou à hora que lhe for indicada. A essa hora vêm carrinhas que fazem o transporte dos passageiros até ao porto, que fica a cerca de 2km. Esteja mesmo a horas.

Antes do embarque paga-se uma taxa de 10$YTL, que eu não percebi muito bem por quê, mas que todos os passageiros (ou quase todos, penso eu) pagaram. No entanto não me pediram mais o recibo deste pagamento… Depois de passar pelo raio-x e a revista, são carimbados os passaportes com a saída do Chipre, já que a República Turca do Norte do Chipre é considerada pela Turquia como território independente.

Mais informações: http://www.akgunler.com.tr/

Fotografias da viagem

8 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber como posso atravessar para a Republica do Chipre com a entrada pelo chipre do norte.? Voce chegou no Chipre pelo norte?

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.