Uma semana na Turquia; O melhor da Turquia numa viagem de 7 dias

28

Turquia - roteiro viagem 7 dias

A Turquia é um país duma beleza fantástica e embora se estenda por uma área geográfica muito grande, é possível visitar os principais pontos de interesse em 7 dias, como viajante independente, recorrendo aos transportes locais. Foi o que fiz na primeira vez que visitei o país, em 2008. Cheguei a Istambul de comboio vindo da Grécia e desloquei-me depois de autocarro. Descobri ao longo daqueles dias um país encantador onde haveria de voltar dois anos depois. Os meus dias na Turquia foram assim:

1º e 2º dias – Istambul

Hagia Sophia, Istambul, Turquia
Dois dias é tempo suficiente para ver o melhor de Istambul. Comece bem cedo pelo Sultanahmet visitando a Mesquita Azul, Hagia Sofia e a Basílica Cisterna. Almoce um típico kebab num vendedor de rua.

À tarde perca-se pelas coloridas galerias do Grand Bazar, o mercado coberto onde vai encontrar de tudo (mas nem sempre aos melhores preços).  Depois de um dia cansativo, pare para tomar um chá e fumar shisha numa das típicas casa de chá que há por baixo da mesquita Azul. E já agora, porque não uma ida a um Hamman (banho turco)? À noite, uma volta pela Istiklal Caddesi até à praça Taskim.

Para dormir sugiro-lhe que fique mesmo no bairro de Sultanahmed, a zona histórica da cidade. Há oferta par todos os gostos e carteiras e pode aproveitar o fresco da noite para tomar um chá ou uma cerveja num dos muitos bares que aí encontra. Veja aqui  Hoteis em Istambul

No segundo dia,  comece pelo palácio de Topkapi onde irá gastar facilmente toda a manhã a visitar as inumeráveis riquezas que lá encontra.

Istambul, Turquia

À tarde, desça até à Yeni Cami (a mesquita nova) e entre no Bazar das especiarias que ficam próximos da ponte Galata. O Bazar das Especiarias é sem dúvida imprescindível dada a riqueza de cheiros, cores e sabores que lá se experimentam. Para terminar atravesse o Corno de Ouro, sobre a ponte Gatala e suba até à torre Galata, onde poderá apreciar fantásticas vistas sobre a cidade e o Bósforo.

Ao fim do dia dirija-se à Otogar para apanhar o nocturno para Goreme, na Capadócia, onde chegará pela manhã. Atenção que o bilhete deve ser comprado assim que chegue a Istambul, para garantir que tem lugar. Pode fazê-lo numa das muitas agências de viagem que encontra pela cidade.

3º e 4º Dia – Capadócia

Open Air Museum, Capadócia, Turquia
Os dois dias seguintes serão dedicados à Capadócia. No primeiro dia, ficando alojado num dos muitos hotéis escavados na rocha na aldeia de Göreme, comece por visitar o Open Air Museum, o local que era o centro da antiga comunidade cristã da região, com impressionantes frescos pintados nas igrejas escavadas na rocha (imagem em cima).

Se não quiser caminhar, pode entrar num tour de autocarro e visitar vários locais de interesse nos arredores. Se preferir, aproveite o resto do dia para ir até ao Rose Valey e à aldeia abandonada de Çavusin.
Love Valley, Capadócia, Turquia
Muito popular são os passeios de balão de ar quente, que levantam logo de manhã bem cedo e oferecem vistas divinais sobre a zona. Podem ser um pouco caros, mas vale a pena. Informe-se no seu hotel.

Depois, aproveite este segundo dia e suba o chamado o Love Valey que termina convenientemente junto a Ushiçar onde irá subir ao castelo. À tarde regresse a Göreme pelo Piggeon Valey.

5º dia

Pamukkale, Turquia
À noite apanhe o autocarro para Pamukkale, “o castelo de algodão”. Recomendo um dia inteiro neste verdadeiro paraíso terrestre. O fato de banho é indispensável para se banhar nas águas quentes das piscinas brancas ou na “piscina antiga”. Não deixe de visitar também as ruínas da cidade romana que rodeava esta beleza natural.

Aproveite esta noite para descansar e recuperar energias. Procure aqui um hotel para si em Pamukkale: Hoteis em Pamukkale

No dia seguinte bem cedo apanhe um autocarro para  Sulçuk.

6º dia

Comece por visitar as ruínas da grandiosa cidade de Eféso (a 2km de Selçuk), conhecida por possuir um dos maiores anfiteatros romanos, e principalmente pela fachada da biblioteca de Celsus. Duas horas são suficientes para isto.
Biblioteca de Celsus, Efesu, Turquia
Em Selçuk visite as ruínas da basílica de S. João, onde se encontra o túmulo do Apóstolo e o pilar que resta duma das 7 maravilhas do mundo antigo: o templo de Artemisa. Depois apanhe um táxi para as montanhas, até à casa onde morou a Virgem Maria: Meryemana.

Esta noite, mais uma vez, pode dormir num hotel. Encontre aqui os melhores hoteis em Selcuk. Se tiver tempo, aproveita enquanto está em Selçuk para mandar um mergulho em Kuçadasi.

Se preferir, apanhe um autocarro nocturno para Istambul. A viagem durará perto de 10h.

7º Dia

O último dia será para o regresso a Istambul.

 

Quer mais?

Gostou da viagem mas soube-lhe a pouco? A Turquia tem muito mais para oferecer. O que apresento aqui é o roteiro que normalmente todos fazem numa viagem à Turquia.

Quando voltei ao país em 2010, estive mais 15 dias a viajar por outros locais, todos eles maravilhosos. E ainda ficou muito para ver. Veja a minha página sobre a Turquia e descubra um país mágico que espera por si.
IMG_1605

Mapa da Turquia


Ver Sem título num mapa maior

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

28 COMENTÁRIOS

  1. Eu e minha irmã seguimos o teu roteiro e foi ótimo. Só que em Istambul contatamos uma agência de viagem por 350 euros cada, para fazermos a Capadócia, pammukale e Efesos. Foi maravilhoso. Cansativo pois fomos de ônibus. Obrigada pelas dicas

  2. Caro samuel.
    Vou em setembro para Turquia , mais uma amiga.
    Achei seu roteiro interessante. Pode-se locomover de onibus e trem, também?
    Konya não aparece emseu roteiro, vc acha interessante conhecer?
    Desde já grata.
    Ah! E a temperatura em setembro, que tipo de roupas levar?

  3. Ola David, gostei muito de suas dicas.Saio do Brazil na madrugada do dia 24 para 10 dias de Turquia com meus 3 filhos…Estamos muito ansiosos.. Você pode nos dar uma dica de como devemos arrumar nossas malas em relação a vestimentas ? Obrigada, Renata

  4. Olá!
    Adorei as dicas e o roteiro proposta pra a Turquia!
    Eu e meu marido estamos procurando uma agência de viagens na Turquia que faça esse pacote terrestre e percorra a Capadócia, Pamukkalle e Éfeso. Alguém sabe me indicar?
    Abraços

  5. Olá Geovana,
    Se vai so para visitar Istambul, se calhar o melhor é irem de autocarro ou trem. O transito em Istambul é um bocado caótico, para além do tempo que vai passar na fronteira, etc.
    Boa viagem
    Samuel

  6. Ola David, parabéns pela disponibilidade!
    Estarei em Thessaloniki na Grécia e pretendo locar um carro vi
    2 amigos para Istambul Pra ficarmos no máximo 2 dias. Acha que vale a pena? É seguro dirigir? Preciso ter carteira internacional? Tem mais alguma recomendação ou sugestão. Vamos dia 14, acha q ja tem frio? Grata, Geovana.

  7. Olá Carla! O transito em Istambul é um bocado caótico, mas no resto do país nao me parece que seja perigoso. O jovens, estudantes, falam quase todos um pouco de ingles. As estradas em geral são bastante boas! Peso que naõ terá problemas de maior…
    Boa viagem
    Samuel

  8. OI David,
    estou montando minha lua de mel na grécia e turquia e farei exatamente essa viagem sua da turquia sendo que irei para konya e kusadasi tb!!!
    queremos percorrer tudo de carro, vc acha facil de se localizar nas estradas na turquia e de se comunicar com eles? não é perigoso dirigir por la?!
    obrigada
    carla

  9. Ola Gabriela,
    Penso não haver problema em viajar sozinha por estes locais. O pior será nos autocarros, mas mesmo aí eles normalmente colocam homens com homens e mulheres com mulheres. Desde que saiba impor o respeito e respeitar, como em qualquer lado, será respeitada 😉
    Boa viagem
    Samuel

  10. Oi, amei esse roteiro, quero realizar um sonho de vida, abrir portar novas internas e fazer este roteiro que vocë escreveu. Vc recomendaria ir sozinha (como mulher seria perigoso)? Ou conhece alguma agencia que pode fechar esse pacote com aereo e traslados? Algum hotel em especial para recomendar? Muito obrigada!

  11. Ah! e se vai de carro, em Dezembro, passe por Konya. A 17 de Dezembro celebra-se o dia da morte de Mevlana, fundador da ordem dos Dervishes rodopiantes nesta cidade. Imperdível! É uma das razões por que eu quero ainda um dia voltar à Turquia!

  12. Olá Claudia,

    Em Dezembro vai mesmo apanhar frio. Eu nunca viajei no inverno na Turquia, mas adorava. Especialmente a zona da Capadócia pelas imagens que tenho visto é linda mesmo com neve. Aproveite aí para andar em balão de ar quente. Os seus filhos vão adorar!
    Boa viagem
    Samuel

  13. Viajerei com marido e 2 filhos (8 e 10 anos) e terei 10 dias na Turquia, onde pensei em seguir seu roteiro, porém de carro e terminando em Mármaris, para pegar um barco para a ilha de Rodhes, que fica alí perto e dalí ir de barco pelas ilhas gregas até chegar em Atenas. O detalhe é que viajarei em dezembro e estará frio. Tens alguma dica ?

  14. Olá Marcus! Eu amei Istambul mas acredito que 10 dias é suficiente para voce ir a outras cidades na Turquia. Nós fomos para Capadocia e Pamukkale, seguimos o roteiro do David e foi muito legal!
    Ficamos 2 dias na Capadocia e 1 dia em Pamukkale.

    Boa viagem pra vocês
    Aline

  15. Olá, pessoal
    Estarei fazendo uma viagem à Turquia com minha esposa, eestou em dúvida se fico os 10 dias em Instambul, ou incluo algumas cidades.
    Voces podem me ajudar, ha nós vamos agora em Setembro.
    Valeu

  16. Parabens pelo site !!!
    Estou com duvida se decido ir para Marrocos ou Turquia.
    Terias algumas opiniao ! ….
    Tenho 18 dias de ferias …. estou pensando em uma semana na Italia e a outra em um desses dois paises que falei.
    Obrigada.

  17. Gostei muito de sua narrativa e tambem das dicas.Trabalho a 5 anos com a turquia levando grupos mas ainda não conheço O mosteiro, estou pensando em conhecelo agora em maio.Vou ter um intervalo entre um grupo e outro e ai vou dar uma espiada para vee se posso levar um grupo .Gosto de conhecer primeiro.Minhas viagens são muito especiais.Conheço muita coisa da Turquia e já levei mais de 200 pessoas para conhecer este país fascinante.
    Parabens

  18. Olá a todas!

    Para chegar a Pamukkale, terão de passar por Denizli e provavelmente apanhar aí um transfer. Não se preocupem muito. Quando comprarem o bilhete, por exemplo em Goreme, podem pedir logo para Pamukkale. Provavelmente nem vão pagar mais por isso, e quando chegarem a Denizli, eles metem-nas logo num autocarro mais pequeno que vos leva a Pamukkale 🙂 Fácil
    Os autocarros na Turquia são muito fáceis e funcionam bem.
    Boa viagem
    Samuel

  19. Oi Samuel, primeiro quero te dar os parabéns pelo blog! Foi o melhor que encontramos e estamos seguindo todas as suas dicas para a nossa viagem para a Turquia. Vamos em 5 amigas e estamos lendo todos os detalhes que você publicou!
    Temos uma dúvida, para chegar em Pamukkale, você foi de Capadocia (Goreme) e pegou um onibus até Denizle? Para chegar em Pamukalle tem que parar em Denizle e pegar um transfer, é isso? Essa é a nossa dúvida, o resto está bem facil e suas dicas irão nos ajudar bastante. Quando voltarmos contamos tudo aqui no seu blog! Muito obrigada, um abraço!!

  20. Olá Vitor

    Sim, de carro terá muito mais mobilidade, e as estradas que vai percorrer na Turquia são boas. Assim, recomendo que pare em Konya se tiver tempo. Nunca lá fui, mas é dos lugares que mais gostaria de visitar na Turquia. Fica entre Izmir e a Capadócia. Embora este roteiro que eu tracei compreenda algumas viagens nocturnas, ganhando assim tempo, penso que indo de carro e viajando so de dia também o consegue fazer, pois a viagem será mais rápida e pode disfrutar melhor. Se gostar de praia recomendo também a costa do mar Mediterranico que é muito muito bonita.
    Abraço
    Samuel

  21. Bom dia Samuel, Tdo bem?

    Pesquisei muito sobre a Turquia e confesso que nao tem nada melhor e mais explicativo na internet do que o seu blog. Parabens!
    Eu queria pedir sua ajuda. Estou indo para a Turquia em setembro. Serao 8 dias. Farei o caminho inverso. Irei de Izmir a Istambul. Alugarei um carro em Izmir, e devolverei em Istambul de onde pego o voo de volta . Vi que voce fez tudo de transporte publico, mas voce acha o carro um facilitador? Acha que terei melhor mobilidade? Outra coisa, o carro seria utli na regiao da capadocia? Acha que devo acrescentar algo ao roteiro de 7 dias?
    Muito obrigado!

    Abracos,

    Vitor

  22. Ólá
    gostei muito de suas dicas…
    vou p turquia porem terei menos de 01 semana…gostaria saber se vc pode me passar seu email…
    gostaria saber lugares imprescindiveis para conhecer em 5 dias…
    obrigada
    parabens pelo blog, adorei!!!

  23. Caro amigo> sou brasileiro do Rio, tenho 64 anos, espirito aventureiro e quero ir solo para a Turquia e Grecia em setembro, vc. teria um grupo na Turquia ou na Grecia tipo pacotes de viagem saindo de Lisboa

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.