Transporte do aeroporto de Marraquexe para Djema El Fna

0

O aeroporto de Marraquexe Menara fica a cerca de 6km da praça Djema El Fna, mesmo no centro da medina. Actualmente este aeroporto é servido por várias companhias Low Cost com voos para quase toda a Europa, tornando assim esta cidade num óptimo ponto de entrada no país. Este aeroporto é o único da cidade e embora seja muito pequeno e simples (não existem por exemplo mangas de embarque) é dos mais bonitos que já vi, pela sua fachada que resultou duma ampliação recente.

Uma pequena mas importante nota, se vai viajar para lá: Antes de passar a segurança para a zona de embarque, é obrigatório ter o seu bilhete carimbado no balcão do checkin, mesmo que tenha feito checkin online e não tenha malas de porão. Por isso reserve tempo suficiente para o fazer.

Apresento de seguida algumas das opções para viajar entre o aeroporto e o centro de cidade. Se está a organizar a sua viagem, veja também a minha sugestão de roteiro para 2 dias de viagem em Marraquexe.

De Autocarro

Autocarro para o aeroporto de Marraquexe MenaraO autocarro é actualmente o melhor meio de transporte para fazer esta viagem. A cada 30 minutos tem um autocarro que parte mesmo em frente ao terminal das chegadas e faz a viagem até ao centro da cidade.

O preço é de apenas 20dh só ida e 30dh ida e volta.
As viagens realizam-se entre as 6:15 e as 21:15 (primeira e última partidas da Praça Djema El Fna) e as 6:30 e as 21:00 (primeira e última partidas do aéroporto). Este autocarro faz ainda passagem pela Gare Routier e pela Estação de Caminhos de Ferro.

As partidas junto à praça Djema El Fna são na zona onde se encontram as paragens verdes de autocarros, embora nenhuma delas indique o número 19.
Outra opção, mais económica é o autocarro 18 que pára na avenida que dá acesso ao aeroporto e custa uns 5dh. No entanto acerca deste não tenho informações sobre o percurso ou horários.

Mapa do percurso do autocarro 19

Clique no mapa para aumentar.

 

De Taxi

Aeroporto Menara MarraquexeNão acredite se um taxista lhe disser que já não há mais autocarros hoje ou que o autocarro não passa ao seu hotel ou qualquer outra desculpa para o fazer ir de taxi. Sempre que não está um autocarro parado os taxistas aproveitam para atacar os turistas.

Na maioria dos casos o serviço prestado por eles não pode ser muito melhor que o do autocarro já que a maioria dos hoteis e riads apenas são acessíveis a pé.

Taxi Suburbano (Grand Taxi)

À semelhança dos autocarros, existe um painel afixado junto à paragem dos táxis com as tarifas a aplicar para cada local.

Preços em vigor em Abril de 2011 (preço por viatura – até 4 passageiros):

  • Para o centro: 50dh
  • Para a Palmerie: 100dh

Estes preços são aumentados em 50% entre as 20h00 e as 06h00

Taxi urbano (Petit taxi)

Estes táxis funcionam com taximetro. Note-se que no caso de taxis com taximetro, o valor a cobrar é o dobro do indicado no mostrador.

 

Hotel em Marraquexe

Procura um hotel em Marraquexe? Veja este site que pode ser uma boa ajuda para encontrar o hotel ou riad ideal para si. Pode comprar preços, ver fotografias, comentários e fazer reservas de modo a que tudo corra bem na sua viagem:

Transfer

Utilizar o serviço de transfer do seu hotel ou riad pode ser uma boa opção em Marraquexe, especialmente se esta se encontrar no centro da cidade velha (Medina), uma vez que as ruas são labirinticas e as sinalizações praticamente inexistentes.

Se não optar por este serviço tenha sempre à mão o número de telefone do local, assim como o nome e morada para contratar um guia para o conseguir encontrar.

O preço deste serviço ronda os 15€.

A Pé

Sim, porque não a pé? Da praça Djema El Fna até ao aeroporto são 6km, que pode ser uma distancia um pouco grande se tiver uma mochila pesada mas, se por exemplo for de táxi ou autocarro ou até charrete até aos Jardins da Menara fica a menos de 3km do aeroporto. Pode assim deixar este local para último e depois ir apanhar o seu avião.

Eu da primeira vez que voei deste aeroporto caminhei desde Djema El Fna já de noite e a meio caminho um segurança do aeroporto que passava por mim de motobicame ofereceu-me boleia para o resto do caminho. É só uma sugestão…

 

Fotografias várias dos transportes

Guardar

Guardar

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.