Sanliurfa, Turquia

2

Sanliurfa, ou simplesmente Urfa, a “cidade dos profetas” é um importante destino de peregrinação no sul da Turquia.

Piscina dos peixes sagrados, Urfa, TurquiaNo centro histórico encontram-se as belas piscinas dos peixes sagrados, onde segundo a lenda vivem os peixes e a água transformados por Deus a partir do fogo e das brasas e perto destas a gruta tida tradicionalmente como o local de nascimento de Abraão.

Um pouco afastada do centro da cidade, está a gruta onde terá vivido o profeta Job. Próximo de Urfa pode-se facilmente visitar a cidade bíblica de Harran.

Para relaxar um pouco, vale a pena a subida à colina do castelo para se sentar num dos bares que existem em pequenas grutas, beber um café turco e fumar cachimbo de água.

Não deixe de experimentar também os chupa-chupas artesanais que são vendidos por vendedores ambulantes.

Video: alimentar os peixes sagrados

Fotografias de Urfa

Transportes

Urfa, como a generalidade das cidades turcas é acessível de autocarro a partir de qualquer oura cidade, ainda que a viagem possa durar várias horas já que as distâncias são muito grandes.

A nova “otogar” onde param os autocarro é um pouco afastada do centro da cidade e para lá chegar terá de apanhar um táxi ou autocarro local.

Os mini autocarros para destinos mais próximos (Harran por exemplo) partem do piso inferior.

Onde dormir

Quando estive em Urfa fiquei em casa de um rapaz, estudante, que contactei pelo “couchsurfing”. Foi uma experiência interessante já que ele me levou a conhecer muitos dos locais e até a universidade onde estudava.

No entanto, se precisa de um hotel, recomendo-lhe este site para o encontrar: Hoteis em Urfa. É aqui que eu costumo fazer as reservas, já que consigo os melhores preços.

Mapa de Urfa


Ver Urfa num mapa maior

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

2 COMENTÁRIOS

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.