Nowa Huta, cidade modelo comunista

2

Já tinha lido algo sobre este local num guia de viagem e até já me tinha interrogado sobre a estranha concentração de linhas de caminho de ferro ali próximo de Cracóvia, antes de visitar esta cidade pela primeira vez em 2010.

Por sorte logo no primeiro dia encontrei um tour guiado gratuito pela cidade de Cracóvia e decidi acompanhar pois é sempre bom ir com alguém que sabe um pouco da história dos locais e que nos leva direto aos pontos de interesse. No final propuseram um tour extra (este pago) à cidade de Nowa Huta (hoje um bairro de Cracóvia). Inesperadamente este acabou por ser um dos mais marcantes lugares que visitei nesta viagem.

Arka Pana – primeira igreja de Nowa Huta

Nowa Huta, Cracóvia, PolóniaConstruída pedra sobre pedra pelos trabalhadores que residiam em Nowa Huta, foi começada em 1967 e terminada 10 anos depois, em 1977. Quem lançou a primeira pedra foi nem mais nem menos que Karol Wojtyla, que pouco depois se tornaria Papa João Paulo II.

Esta é certamente a mais importante igreja de história recente da Polónia e um símbolo da luta do povo contra o ateísmo comunista. Toda a obra está repleta de detalhes extremamente simbólicos, como os pequenos seixos que forram as paredes exteriores, em símbolo da contribuição de todos para a sua construção, a impressionante imagem de Cristo no seu interior, ou a via sacra pintada nas paredes onde é o povo Polaco que crucifica Jesus com os seus pecados enquanto os judeus o defendem.

Por fora, a enorme cruz teve de ser estudada para que do lado de Nowa Huta se parecesse com uma chaminé duma fábrica, pois para dentro da cidade não podia entrar religião. Lá dentro no sacrário, crentes e não crentes podem ter a certeza que se encontra algo do outro mundo: um pedaço de rocha lunar oferecida ao papa pelos astronautas da missão Apolo XI que depois a doou para aqui.  No piso inferior, há uma capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

Cruz de Nowa Huta

http://www.inyourpocket.com/poland/krakow/sightseeing/Nowa-Huta

Praça Central

Tanque

Visitas guiadas a Nowa Huta

http://freewalkingtour.com/

A visita custa 50Zl para 3 pessoas ou mais e dura cerca de 4 horas. Inclui bilhetes de tram, um copo de vodka e cartazes de propaganda comunista para recordação no final.

Dormir em Cracóvia

Comece já a prepara a sua viagem à Polónia. Este é um dos meus sites preferidos para encontrar hoteis. Compare preços e condições de todos os hotéis em Cracóvia aqui: Hoteis em Cracóvia

Mapa de Nowa Huta


Ver Nowa Huta num mapa maior

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

2 COMENTÁRIOS

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!