Museu Oceanográfico do Mónaco

0

Museu dos Oceanos, MónacoO museu oceanográfico do Mónaco é um dos mais bonitos museus que visitei até hoje, isto porque mantém aquele traço dos museus do início do século XX. Foi fundado em 1910 pelo príncipe Alberto I, pioneiro da oceanografia e um dos grandes impulsionadores desta ciência.

Alberto era apaixonado pelos mares e dedicou grande parte da sua vida à exploração destes, tendo feito por exemplo, estudos dos fundos marinhos nos mares dos Açores.

Outros nomes bem conhecidos estão ligados à história deste museu. É o caso de Jacques-Yves Cousteau, talvez o mais famoso oceanógrafo dos nossos tempos (quem não viu os seus documentários na tv?), que foi director do museu durante 3 décadas (de 1957 a 1988).

O edifício onde se encontra o museu é um dos mais significativos do Mónaco, construído sobre um promontório acima do Mar, digno de ser o castelo do capitão Nemo. Os dois pisos inferiores são ocupados pelo aquário onde se podem ver peixes de várias espécies e origens, que vivem num enorme aquário alimentado por água que é bombeada directamente do fundo do mar ali ao lado.

O piso da entrada é ocupado por uma exposição temporária e sala de conferências. No nível 1 encontram-se duas salas: a sala Alberto I, onde se expõem os equipamentos usados por ele nas suas pesquisas, maquetas dos barcos, etc, e a sala das baleias que expõem esqueletos destes gigantes dos mares e de outras espécies marinhas.

É possível encontrar ainda, para orgulho de qualquer português, quadros dos Açores e faianças de Bordalo Pinheiros com temas relativos ao mar, oferecidas à família  real do Mónaco. No final dá para subir ao terraço e desfrutar de maravilhosas vistas sobre a cidade e o mar.

Museu dos Oceanos, MónacoPreços

Adultos – 13€    Estudantes e crianças – 6,5€

.

Horários

Janeiro a Março e Outubro a Dezembro : 10:00 AM – 6:00 PM

Abril a Junho e Setembro : 9:30 AM – 7:00 PM

Julho e Agosto : 9:30 AM – 7:30 PM

.

Fotografias do Museu

Mapa


Ver Mónaco num mapa maior

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.