Museu Natural da Electricidade, Seia

0

É na encosta da serra da Estrela, mais concretamente na Senhora do Desterro, junto a Seia, que encontramos o Museu Natural da Electricidade. Este museu foi instalado no edifício da antiga central hidroeléctrica da Senhora do Desterro, a qual fazia parte do primeiro aproveitamento hídrico iniciado em 1907. Foi esta central que forneceu pela primeira vez electricidade à cidade de Seia, no inverno de 1909.

Museu Natural da Electricidade, Seia, Portugal
Edifício do Museu Natural da Electricidade em Seia

A central que hoje é visitada esteve em funcionamento até meados dos anos noventa. Depois disso manteve-se em funcionamento apenas a Central Hidroeléctrica da Senhora do Desterro II, dos anos 50, construída ao lado desta.

A sala das máquinas com os seus quatro geradores equipados com turbinas Pelton e o respectivo painel de comando são um verdadeiro tesouro de património industrial que se encontra num estado de conservação perfeito.

Museu Natural da Electricidade, Seia, Portugal
Sala dos geradores no Museu Natural da Electricidade em Seia

A visita é acompanhada por um guia muito prestável que dá uma explicação de todo o processo de produção de energia neste tipo de centrais.

Na altura que visitei havia ainda uma exposição temporária de equipamento cinematográfico.

Para os mais novos o museu dispõem ainda de algumas salas equipadas com materiais didácticos para os mais novos (e não só) poderem “brincar” com a electricidade.

Museu Natural da Electricidade, Seia, Portugal
Placa de “Perigo de Vida” (ou morte?) no Museu Natural da Electricidade em Seia

Horários e Bilhetes

O preço do bilhete é de 3€ para adultos, podendo optar por comprar um bilhete conjunto que lhe permite visitar outros museus do concelho por 7,5€.

O museu está aberto das 10h às 18h no Verão e das 10h às 16h no Inverno.

Onde fica

O museu fica na encosta da Serra da Estrela, junto a Seia. É fácil dar com ele já que está bem sinalizado a partir do centro da cidade. A estrada segue para a Torre, pelo que é uma boa opção para conjugar com uma visita à serra.

Fotografias do Museu

Alojamento em Seia

Vai viajar para a Serra da Estrela? Procure aqui o seu hotel em Seia.

Guardar

Guardar

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.