Museu do Louvre, Paris

0

Localizado ao fundo da famosa avenida dos Champs-Élysées, nas margens do Sena, o Louvre é um dos maiores e mais ricos museus do mundo e um ex-libris imperdível da cidade de Paris. Que o digam os quase 10 milhões de visitantes que por lá passaram em 2012.

O edifício foi sede do governo francês até à sua mudança para Versalhes em 1692, tendo nos anos seguintes sido ocupado por várias academias de artes e usado para exposições. Foi inaugurado como Museu Central das Artes em 1793.

Em 1981 François Mitterrand lançou um projecto de adaptação do espaço para um museu como o conhecemos hoje, tendo retirado de lá algumas repartições pública que ainda aí funcionavam e construído os novos acessos de que fazem parte a grande pirâmide inaugurada em 1989.

priamide louvre
Pirâmide de vidro no museu do Louvre à noite em Pairs

Se vai a Paris perca-se no Louvre! Reserve um dia inteiro para fazer jus a todas as riquezas que aqui pode encontrar. Veja ao vivo quase todas aquelas peças e obras de arte que apareciam nos livros de História.

Dada a imensidão do museu do Louvre, se não tiver mais tempo, pondere fazer uma visita rápida, observando apenas as principais obras. Os próprios folhetos fornecidos na entrada têm nas plantas a localização destas obras. Ainda assim, só para as ver todas vai precisar no mínimo de uma manhã ou tarde. O museu é mesmo enorme! Se quer ver tudo com algum detalhe, prepare 2 dias.

Top 5 de obras a ver no museu do Louvre

Apresento a seguir uma lista das 5 peças que mais me impressionaram. Se as suas pernas aguentarem e o tempo chegar, não deixe de fazer uma visita exaustiva ao museu. Há para além destas, outras peças que o vão surpreender.

Vitória de Samotrácia

Também conhecida como Nice de Samotrácia é para mim a obra mais impressionante que se encontra no museu do Louvre. Deve-o sobretudo ao local em que está exposta: no topo da escadaria de Darú.

A estátua foi encontra em 1863 na ilha grega com mesmo nome e faria parte de uma fonte com a forma de proa de navio.

Vitória de Samotrácia - Louvre
Escadaria com a Vitória de Samotrácia no museu do Louvre

Gioconda (Mona Lisa)

Provavelmente a mais conhecida das obras expostas no museu e a mais famosa obra de Leonardo Da Vinci, a Mona Lisa ou Gioconda, é um quadro que o vai surpreender, quanto mais não seja pelas suas reduzidas dimensões e pela sala em que está exposto, sempre repleta de visitantes que a querem observar.

Mona Lisa - louvre
Sala com Mona Lisa no museu do Louvre

Vénus de Milo

Esta é provavelmente a mais famosa e enigmática escultura do mundo. Quem não se lembra dela nos livros de história?

A sala em que se encontra é mais uma daquelas que está apinhada de visitantes.

A sua descoberta deu-se em 1820 na ilha grega de Milo por um camponês, tendo sido pouco depois adquirida pelos franceses e levada para o Louvre. Os relatos da sua descoberta estão envoltos em mistério, pois alguns afirmam que quando foi desenterrada, a estátua tinha os dois braços!

vénus de milo louvre
Estátua da Vénus de Milo no museu do Louvre

Psique reanimada pelo beijo do Amor

A sensação de “pele de galinha” ataca-nos ao virar de cada esquina das galerias do museu, mas em poucos locais é tão intensa como junto à estátua da Psique.

Paris é a cidade do amor, por isso aproveite para trazer o seu até aqui e roubar-lhe um beijo!

Psique reanimada pelo beijo do Amor
Psique reanimada pelo beijo do Amor

Jesus e o Padre Ména

Há alguns anos numa formação dos escuteiros vi a imagem deste ícone que representa Jesus Cristo com o seu amigo padre Ména, e o seu sorriso cativou-me.

Procurei desde então, infrutiferamente, qual seria a origem da imagem, até que, para minha alegria, descobri que ela estava no museu pouco antes de lá ir.

Trata-se de um dos mais antigos ícones conhecido e veio de um mosteiro egípcio.

Jesus e o padre Mena
Jesus e o padre Mena, no museu do Louvre

Dormir em Paris

O alojamento em París é um dos factores que mais influência no preço duma viagem à cidade das luzes, já que os hoteis são bastante caros. Aproveite a minha sugestão e encontre neste site o hotel ideal para si, ao melhor preço, pesquisando ao mesmo tempo em vários sites de reserva: Hotéis em Paris.

Chegar ao museu

A melhor forma de chegar ao museu é de Metro. Apanhe a linha 1 ou a linha 7 e saia na estação “Palais Royal – Musée du Louvre”

Ver Museu do Louvre num mapa maior

Este artigo pode conter links afiliados.
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.