Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe, Espanha

1

Mosteiro de Guadalupe

O mosteiro de Guadalupe é um dos mais importantes edifícios religiosos espanhóis, localizado na província de Cáceres, a poucos quilómetros de Portugal.
Está implantado numa zona de montanha, longe das grandes cidades, o que lhe dá um encanto especial.

A razão da sua localização deve-se a uma imagem de nossa senhora que foi recuperada aqui por um camponês em finais do século XIII, depois de perdida desde as invasões muçulmanas.

Vista do mosteiro de Guadalupe, Espanha
Vista do mosteiro de Guadalupe, Espanha

Foi então construído um mosteiro para albergar a imagem e os monges da ordem de São Jerónimo. Este, construído e modificado ao longo dos séculos apresenta vários estilos arquitectónicos, incluindo o gótico, mudéjar, renascentista, barroco e neoclássico.

Desde a sua primeira visita ao mosteiro em 1464, Isabel a Católica tornou-se devota da virgem de Guadalupe e voltou várias vezes ao mosteiro. A visita mais importante terá sido a de 1492 em que a rainha se dirigiu ao mosteiro para dar graças pela conquista de Córdoba e daí terá dado ordem de financiamento à expedição de Cristóvão Colombo.

Cristóvão Colombo, também devoto da virgem, visitou várias vezes o mosteiro e em agradecimento pelo sucesso da sua primeira viagem baptizou uma ilha das caraíbas com o nome de Guadalupe.

Fachada do mosteiro de Guadalupe, Espanha
Fachada do mosteiro de Guadalupe, Espanha

Visitar o mosteiro

Actualmente as visitas ao mosteiro fazem-se exclusivamente com guia. Só é permitido fotografar nos espaços exteriores. A visita termina na igreja, sendo opcional subir ao altar da virgem de Guadalupe.

Altar Mor do mosteiro de Guadalupe, Espanha
Altar Mor do mosteiro de Guadalupe, Espanha

No seu interior o mosteiro alberga uma importante colecção de miniados (livros manuscritos de cânticos), alguns de dimensões gigantescas, um museu de bordados (em paramentos e outras vestes religiosas) realizados pelos monges e algumas obras de arte de autores como Goya, El Greco ou Juan de Flandes.

Destaca-se ainda o claustro dos milagres, construído em estilo Mujedar.

Está aberto todos os dias das 09:30 às 13:00 e das 15:30 às 18:30. O bilhete custe 4€ (2€ para estudantes).

Claustro do mesteiro de Guadalupe em estilo Mujedar
Claustro do mesteiro de Guadalupe em estilo Mujedar

Mais fotografias do Mosteiro

Nesta galeria do Flickr tenho todas as fotos que tirei no mosteiro. De referir que nas salas que se visitam na visita guiada é proibido fotografar.

Onde dormir

Se está a pensar visitar Guadalupe ficar na vila pode ser uma óptima escolha se procura uma noite de descanso, já que se trata de um local muito sossegado. Encontre aqui o seu Hotel em Guadalupe.

Se preferir uma cidade maior vá até Cáceres, cidade património da humanidade, que fica a cerca de uma hora de distância. Hotéis em Cáceres

Mapa de Guadalupe


Ver Mosteiro de Guadalupe num mapa maior

1 COMENTÁRIO

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!