Monte Palace: o hotel abandonado das Sete Cidades

2

Monte Palace: hotel abandonado - Ilha de São Miguel, Açores

Quem chega ao miradouro da Vista do Rei, um dos melhores locais para contemplar as lagoas das Sete Cidades na ilha de São Miguel, não fica indiferente a um mamarracho de betão abandonado que ali se encontra. Trata-se de um dos mais emblemáticos edifícios abandonados de Portugal: o antigo hotel Monte Palace.

Se por acaso chegou a esta página à procura de um hotel, sugiro-lhe que enquanto este não reabre, procure aqui: Hotéis na Ilha de São Miguel

Hotel abandonado no miradouro da Vista do Rei, Sete Cidades
Hotel abandonado no miradouro da Vista do Rei, Sete Cidades

Pelo menos quando visitei, em Abril de 2015, não havia nada nem ninguém a impedir a entrada e, eram muitos os turistas que aproveitavam para testemunhar o abandono deste hotel. Não se pode no entanto considerar um local seguro. Se decidir entrar tenham em atenção peças que se possam desprender do tecto e buracos em que possa cair, nomeadamente nos poços dos elevadores. Todo o cuidado é pouco. Não entre com crianças.

Uma das entradas no hotel, digna de um filme de terror
Uma das entradas no hotel, digna de um filme de terror

O cenário criado com a degradação do espaço é por vezes digno de um filme de terror, nomeadamente nas zonas em que o gesso cartonado se está a decompor com a humidade. Pouco mais resta que as paredes. Tudo o resto desapareceu.

Pátio interior com a zona dos elevadores panorâmicos
Pátio interior com a zona dos elevadores panorâmicos

Quando se visita num dia soalheiro alguns dos quartos do hotel oferecem das melhores vistas que se podem ter sobre a lagoa das Sete Cidades mas, ao que consta, uma das causas do insucesso do hotel foi o persistente nevoeiro que cobre esta zona da ilha de São Miguel, arruinando toda a visibilidade.

"A room with a view" no hotel abandonado das Sete Cidades
“A room with a view” no hotel abandonado das Sete Cidades
Zona do restaurante do hotel abandonado
Zona do restaurante do hotel abandonado

Com muitos dos terraços exteriores já quase dominados pela vegetação que vai crescendo por entres as fendas do betão e com os espaços interiores quase irreconhecíveis, noticias recentes dizem que já se começa a desenhar a recuperação do edifício. Esperemos.

Reportagem sobre o hotel abandonado

Esta reportagem passou no programa “Abandonados” da SIC e explora os recantos e a história por trás do abandono deste local.

Mais fotografias

Galeria com todas as fotografias do hotel abandonado no Flickr

Kit de viagem para São Miguel

ALUGAR CARRO

A minha sugestão é que faça a sua reserva neste site Rentalcars Açores, já que vai conseguir um preço mais barato do que alugando directamente nas agências. Eu escolhi sempre carros da Ilha Verde e correu sempre bem. Boa viagem!

RESERVAR HOTEL

Aproveite a minha recomendação e use este site para encontrar o seu hotel ao melhor preço: Hotéis na Ilha de São Miguel

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

2 COMENTÁRIOS

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!