Medina de Tétouan; Património UNESCO em Marrocos

2

A medina de Tétouan encontra-se no Norte de Marrocos e foi uma importante cidade na época em que os Árabes dominaram a Andaluzia. Após a reconquista cristã e cidade acolheu muitos dos refugiados que trouxeram consigo fortes influências para a cidade. A medina é hoje uma das mais belas e intocadas de Marrocos.

Ao contrário do que acontece por exemplo em Marraquexe e noutras cidades muito turísticas, aqui, o centro histórico continua vivo. As ruas estão repletas de vendedores de frutas, legumes, mobílias, roupas, e não de produtos para turistas como acontece noutros lados. É a verdadeira vida marroquina.

Porta da cidade velha de Tétouan, Marrocos
Porta da cidade velha de Tétouan, Marrocos

Visitar Tétouan

Visitei esta cidade pela primeira vez em 2006 quando ia para a Guiné, e nunca mais esqueci o primeiro contacto com o cheiro intenso a especiarias que se sente em certas ruas das medinas marroquinas. Voltei a encontra-lo agora em 2010 quando voltei.

Tétouan é acessível a qualquer Português já que é seguro e o “portulhol” é largamente falado. Deixe o carro no parque indicado no mapa (nós pagámos 5Dirhams por 3horas) e se quiser contrate aqui um guia que o levará a conhecer os melhores pontos. Se preferir, entre na cidade por sua conta e “perca-se” pelas ruas estreitas e animadas. Ponha os 5 sentidos a trabalhar e experimente tudo: os cheiros agradáveis das especiarias, e os não tão agradáveis dos curtumes nas tanneries, prove os doces e as frutas, regateie com os vendedores! Aqui é bem vindo em todo o lado.

Ruas de Tétouan fervilham de actividade
Ruas de Tétouan fervilham de actividade

Mesquita em Tétoua, Marrocos

Mesquita em Tétoua, Marrocos

Carpinteiros nas ruas da cidade de Tétouan
Carpinteiros nas ruas da cidade de Tétouan
Tanneries, curtumes de peles na cidade velha de Tétouan
Tanneries, curtumes de peles na cidade velha de Tétouan

Onde comer

Uma prova de que a cidade é pouco turística é a dificuldade em encontrar restaurantes. Há alguns nas imediações do palácio real. Nós almoçámos, e muito bem, num pequeno restaurante Al Bahr, na Av. Indépendence, nº 21, que é especialista em pratos de peixe, mas também tem comidas rápidas, tagines, etc, tudo muito limpo e bem servido.

Tagine e friture para o almoço em Tetouan, Marrocos
Tagine e friture para o almoço em Tetouan, Marrocos

Como chegar

O grande atractivo de Tétouan para nós que vivemos em Portugal, é a proximidade. Tétouan fica a uns 100km de Tanger e 40km de Ceuta. Com as promoções dos ferrys (nós pagamos 49€ por um carro e dois passageiros na passagem Tarifa-Tanger), Tétouan é uma óptima opção para um fim de semana diferente.

Saindo de Lisboa à noite, apanha-se o primeiro ferry para Marrocos pela manhã e já se vai almoçar a Tétouan. 🙂 Há autoestrada em quase todo o percurso o que agiliza muito a deslocação. Atenção que as autoestradas em Marrocos não são como na Europa. Há 2 faixas para cada lado, mas também há pessoas a circular a pé e de bicicleta!

Ferry a deixar o porto de Tarifa a caminho de Marrocos
Ferry a deixar o porto de Tarifa a caminho de Marrocos

Ver mais fotografias

Siga para este álbum no Flickr e veja mais fotografias da cidade de Tétouan.

Mapa da cidade


Ver tétouan num mapa maior

Guardar

Guardar

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito de visitar a medina de Tétouan em 2009 ! Muito interessante !
    Sentir o cheiro intenso das especiarias e os sons que ouvimos na medina é muito bom !
    Ver artesãos trabalhando (como na época da bíblia) e manualmente fazendo sapatos rústicos e diferentes.
    Vendedores de tapetes, sandálias e bolsas, de frutas, legumes, roupas, e de artigos de decoração, etc..
    Comprar lenços de seda a preços módicos, tirar fotos escondido… já que as mulheres não gostam de serem fotografadas (acreditam estar expondo a alma) e muitas outras coisas ! Foi um maravilhoso passeio !

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!