Mapas e guias do Caminho Português de Santiago

38

Apresento aqui alguns dos mapas e guias que encontrei quando andei a pesquisar informação para o caminho de Santiago, tendo encontrado alguns úteis e interessantes sites que disponibilizam mapas e guias para este caminho de forma gratuita.

Mapa do caminho português de Santiago para Google Earth e GPS

Este ficheiro contem o percurso que eu efectuei na minha peregrinação a Santiago de Compostela, assim como alguns dos pontos de interesse para peregrinos. Pode ser aberto em Google Earth e posteriormente convertido para formatos de GPS utilizando o software GPS TrackMaker.


Ver Caminho Portugês de Santiago num mapa maior

Download do ficheiro .kmz para Google Earth

Se não tem o Google Earth, faça download gratuito aqui: earth.google.com

Para mais informações relativas à conversão para GPS veja esta página: Trilhas de GPS a partir do Google Earth

Mapas da Credencial do Peregrino

O primeiro e mais simples, mas autentico, dos mapas é o que aparece na Credencial de peregrino. Embora de forma muito simples, são apresentados todos os caminhos: o português, o francês, o do norte, o da prata e os outros europeus.

c-europa c-portugues c-frances

Guia da Associación Galega Amigos do Camiño de Santiago

http://www.amigosdelcamino.com/

O site desta associação apresenta para além do guia, muita informação relativa ao Camiño. O mais interessante e útil é o exaustivo guia que abrange o caminho desde Lisboa até Santiago. Uma preciosidade. Mais uma vez, pode fazer download no site da associação, ou aqui: Guía en Portugués [PDF]

Mapa e guias do caminho português de Santiago impressos

Por sugestão do Luís, que deixou um comentário nesta página, deixo este link para a “Via Lusitana”, uma associação de peregrinos que apresenta uma completa lista de mapas e guias do caminho.
http://www.vialusitana.org/caminho-portugues/guias/


Uma rota de peregrinação milenar, uma experiência de vida única aqui tão perto de nós. Saiba aqui tudo o que precisa para fazer o caminho português de Santiago partindo do Porto. Guia Caminho de Santiago

Guardar

38 COMENTÁRIOS

  1. Boas eu vou a 5-9-2017 parto ou de aveiro ou do porto já é a segunda vez a primeira o unico setres fui a chuva dos tres dias dois foi com muita chuva

  2. Estou a planear fazer o caminho desde Braga (ou P. Lima) com inicio no dia 14/12/2013 de forma a chegar a Santiago dia 21/12/2013. alguém me quer acompanhar? tenho 53 anos e será a 3º vez que o faço.
    Abrço

  3. Caro Nuno,

    Conforme seu pedido deixo assim de partilhar os mapas no meu site, em respeito pelo seu autor.
    A minha intenção foi sempre apenas de ajudar os peregrinos, daí que, depois de ter visto a página ficar offline os tenha partilhado aqui. Não eram do meu conhecimento as razões por que tal tinha acontecido.
    Assim, pelo interesse dos peregrinos, agradeço que se vier a realizar outros mapas, me queira indicar um link para o poder partilhar aqui.

    Cumprimentos
    Samuel Santos

  4. Boa tarde,

    O meu nome é Nuno Ribeiro e sou o autor dos mapas do antigo Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates.

    Agradecia, por favor, que retirasse os mesmos da sua página e os parasse de distribuir. Fui o fundador daquele Albergue e, desde Fevereiro de 2012 que, por questões “políticas” externas à minha escolha, o abandonei e retirei todo o meu trabalho (website, carimbo, mapas, etc). Não é o meu espanto quando, este ano, vejo vários peregrinos com os meus mapas e, o mais grave, com uma identificação e contactos de um Albergue que já não existe mais, na mesma forma, espírito e conceito.

    O actual Albergue de Rates tem outra identidade corporativa e, de forma alguma, estão autorizados a distribuir estes mapas.

    Sempre ajudei peregrinos e assim o continuarei a fazer mas, estes mapas serão por mim ajustados a uma nova identidade a autoria, assim que me for possível. Um dia, no futuro, assim que sejam lançados e devidamente assinados, poderão novamente ser distribuídos.

    Renovo o meu pedido para que, desta forma, os retire e suspenda a sua distribuição.

    Muito grato, um bom caminho!

    Os meus melhores cumprimentos,

    Nuno Ribeiro

  5. Olá Luís,

    Obrigado pelo seu comentário. Aproveitei para rever esta página, que já fiz há mais de 4 anos 🙂
    Realmente o site do albergue de Rates não está a funcionar, o que é pena. Depois de vasculhar encontrei aqui no meu computador os pdf com os ditos mapas do caminho, que passo a disponibilizar aqui directamente, assim como um link para o site que sugeriu.

    Quanto aos mapas de credencial, são mais que arte: têm distancias e principais localidades por onde passa o caminho. O que é que um peregrino precisa mais? Simplicidade … 🙂

    Abraço
    Samuel

  6. Olá Telmo! Irei partir do Porto no dia 2 de Junho. O ano passado iniciei o caminho na última semana de Agosto com minha amiga Manuela e cruzamo-nos com um Telmo em Mós. Foi uma das noites mais agradáveis do caminho! Não eras tu, por acaso?? Quando é que estás a pensar partir??

  7. vou fazer o caminho a partir de Fátima no próximo dia 19 de Maio de 2013 queria saber onde encontrar as cordenadas para o gps. se alguém me souber dizer agradeço. um abraço

  8. Gostaria de saber como encontrar o Caminho de Santiago partindo da cidade de Chaves.
    Também me interessa saber a distância e o tempo da viagem a pé e de carro.
    Obrigado a quem me puder informar…
    D.C.Macedo.

  9. Caros peregrinos!
    Desde 2006 de percorro os Caminhos de Santiago, começando no Português, em 2007 o Francês, 2008 O Aragonês, 2010, Via de La Plata.
    Percorri todos os caminhos, ficando sempre um ou outro como o da Costa mas sempre a tempo de os fazer porque a experiência é única de uma beleza singular.
    O que quero deixar aqui expresso é a importância do caminho Português, cada vez mais percorrido, mais divulgado , principalmente o da Costa que começa no porto vindo por Matosinhos, Leça da Palmeira…..
    O que importa registar para os novos peregrinos será sem dúvida algo que me desagradou no caminho português é sem duvida, os grandes grupos principalmente de bicicleta que fazendo um caminho de curta duração lhes permite não encarar a verdadeira pureza de uma caminho feito.
    Os albergues são locais quase de culto para os peregrinos, importa dizer que os caminhantes percorrem longas caminhadas, levantando-se muito cedo para que possam fazer o caminho pela manha utilizando as horas de fresco para a sua caminhada, por isso deitam-se cedo.
    Os grupos grandes por norma e sem nada a reparar fazem precisamente o contrário.
    Nem todos como é óbvio mas uma parte não se dá conta que as horas de fecho e descanso dos albergues e alberguistas.
    E aqui queria tentar um alerta, Respeitar as horas de descanso é algo que deveremos fazer todos, respeitar cada peregrino é algo que obrigatoriamente deveremos fazer, por fé, por devoção, pela aventura, pela cultura que se bebe, pela motivação de cada um, preservar o respeito é ordem.
    Deixar um pequeno alerta a todos quanto amam estas aventuras é o dever de cada um.
    Já agora sempre que passares por um peregrino, não esqueças da mensagem muito própria “Bom caminho”
    Para todos os que necessitarem de informações de cada caminho podem enviar um mail, P.f.costa67@GMAIL.COM porque dia 11 de Setembro lá vou, agora para batizar os caminhos a dois meus sobrinhos numa aventura da vida deles.

  10. Boa tarde,

    Há já alguns anos que sonho em percorrer o Caminho. Além do mais atravesso nesta altura uma fase sombria da minha vida, em que mais depressa fujo dos desafios do que os encaro de peito aberto. Sinto que chegou a Hora de me pôr a Caminho!

    O Caminho chama-me! Metáfora do que a nossa vida é, no meu caso, encaro-o como um teste à Fé que tenho em mim e nas minhas capacidades e à forma como aceito e lido com as minhas incapacidades… Quem me conhece sabe que é um desafio e pêras : tenho um péssimo sentido de orientação, perdendo-me mto facilmente; sou desorganizada e atabalhoada; sou muito reservada (há quem diga inclusivamente que sou anti-social); sou uma péssima planeadora,etc… enfim todos atributos essenciais para que o meu Caminho seja um desastre total…
    Apesar de tudo o que me falta em competências é ganho com a vontade que tenho em concretizar omeu plano! Houve quem me perguntasse o que mudará quando alcançar Santiago…Não sei a resposta, mas sinto intensamente que o devo fazer!

    Bem hajam!

    Obrigada

  11. Boa tarde cada vez que penso em percorrer os caminhos de Santiago ate me treme as pernas… eu estou a planar em ir em Agosto de 2013 assim tenho tempo para me preparar algum me podia dar umas dicas com fazer uma preparação para esta caminhada santa

  12. Estou a planear este desafio ate Santiago desde o Porto, mas nao tem sido facil encontrar mapas e informação necessaria, alguem sabe onde encontrar os trilhos desde o porto?

    Saudações !

  13. Por favor me enviem mapa com distancias e roteiro,cidades/vilas.etc.,albergues,hoteis do caminho a partir de FARO até Santiago .Não consigo informaÇões e não consigo planejar …vou de bicicleta….Obrigado

  14. Boa noite:

    Vou fazer o caminho no final de Maio e ando doida por toda a cidade à procura de um símbolo de santiago de compostela ou de uma vieira com o símbolo e não encontro. Será que alguém sabe onde consigo arranjar um símbolo em pano, pin grd ou concha para me identificar pelo caminho, sem ter de mandar vir de Espanha que os portes são uma fortuna….
    Agradeço qualquer informação
    Sou do Porto

    carmosou@gmail.com

    Mta Luz

  15. Olá. Em julho/2012, pretendo chegar à Lisboa e subir em trem até chegar a Santiago, e depois seguir para França, retornar no mesmo trem, ou seja na mesma linha, para Lisboa. Alguém poderia me enviar sugestões? Irei com 06 senhoras. Obrigada.

  16. OLA TUDO BEM! VOU PERCORRER O CAMINHO PORTUGUES EM OUTUBRO, SE POSSIVEL MANDAR ALGUMA ORIENTAÇÃO PARA ESTE CAMINHO, VOU PARTIR DE PORTO A SANTIAGO, SANTIAGO FINISTER.
    EXELENTE O TEU SITE JÁ ESTA AJUDANDO BASTANTE.
    GRANDE ABRAÇO

  17. Pretendo saber o caminho a partir da Expo Oriente para o Porto. À indicações em placas no Oriente em setas amarelas e dizem que se vai junto ao tejo até Vila Franca de Xira gostaria uma certa precisão visto pretender partir em Julho a Caminho de Santiago a Pé. São cerca de 700 kms. Alguem que esteja interessado é favor contactar neste sitio.

  18. Ola Victor,

    Realmente ha um caminho que liga Lisboa a Santiago e está tembém marcado. Se procurares no google earth, na camada “Wikiloc” da “galeria” vais encontrar vários tracks com esse caminho, passando por Vola Franca de Xira, Azambuja, Santarem, Tomar (ou desvio por Fátima), Ansião, Coimbra, Mealhada, Águeda, etc, até ao Porto, e depois daí para Santiago.

    Abraço Samuel

  19. Gostaria procurar caminho de Lisboa para o Porto afim de ligar aos caminhos português. Tenho algumas indicações no Parque das Nações agora pretendia saber em continuação. Obrigado

  20. Estou a planear fazer o caminho mas de bicicleta e não muita informação com este detalhe na internet.
    A informação sobre as zonas mal sinalizadas é uma preciosidade que evita muitos transtornos.
    Grato pela partilha.

  21. you saved me! i am to leave from porto tomorrow on the caminho portugues and could hardly get any info, the alberguederates maps are so helpful. i havent been able to buy any maps or guidebooks here. muito obrigada.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.