Locais a não perder na Turquia

2

Com a lista de locais a visitar na Turquia que aqui apresento pretendo ir um pouco mais além de Istambul ou das bonitas praias do Mediterrâneo que recebem anualmente milhares de turistas. Quero mostrar outros locais que tornam este país tão especial e que certamente interessaram a quem quiser despender algumas semanas para viajar por estas terras.

Istambul

Grande Bazar de Istambul

Começo esta lista de locais de topo na Turquia por umas compras no Grande Bazar de Istambul, isto para depois seguir pelas ruas de Sultanhamed e visitar monumentos tão imponentes como Hagia Sofia, a mesquita azul ou o palácio de Topkapi. Istambul é uma cidade que não deixa ninguém indiferente.

Conheça melhor Istambul nesta página:

Roteiro de viagem para Istambul

Capadócia

Capadócia

A Capadócia é uma das maravilhas naturais da Turquia, com formações geológicas do outro mundo, que os milénios foram escavando na rocha branca e macia do centro da Anatólia. Desde cedo o Homem soube aproveitar este local para se instalar, sondo por isso rico não só em natureza como em história.

Venha conhecer a Capadócia:

Parque Nacional de Göreme e Sítios Rupestres da Capadócia

Éfeso

Efesu

Nas margens do mar Egeu ficam as ruínas da cidade romana de Éfesu, onde se destacam o enorme anfiteatro e a fachada da biblioteca de Celso, num estado de conservação fabuloso. A poucos quilómetros, em Selsuk, pode-se ainda visitar o que resta do templo de Artémis, uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Venha daí até Éfeso:

Ruínas da cidade romana de Efesu na Turquia

Dogubayazit

Palácio de Ishak Pasha

No extremo oriente da Turquia, junto à fronteira com o Irão, encontra-se uma paisagem e arquitectura bem diferente da longínqua Istambul. Exemplo disso é a cidade de Dogubayazit e o Palácio de Ishak, à sombra do monte Ararat, o mesmo onde a arca de Noé terá atracado.

Vamos dar um salto ao Curdistão?

Palácio de Ishak Pasha, Doğubeyazıt

Sanliurfa

Peixes sagrados de Urfa

A lenda conta que Deus transformou as brasas em peixes, e são esses peixes que hoje vivem na enorme piscina em torno da qual gira a vida na cidade dos profetas. Aqui terá nascido Abraão e vivido Job, dois importantes profetas paras as três grandes religiões monoteístas.

Urfa é uma cidade incontornável numa visita ao Curdistão turco:

Sanliurfa, a cidade dos profetas

Pamukkale

Pamukkale

É difícil acreditar que tal maravilha da natureza existe mesmo até a ver ao vivo. Os romanos construíram em redor do “castelo de algodão” a grande cidade de Hierapolis, da qual se podem hoje visitar as ruínas e depois, claro, tomar um banho quente nas águas termais de Pamukkale.

Mais sobre este local património da humanidade aqui:

Hierápolis – Pamukkale, Património UNESCO na Turquia

Mosteiro de Sumela

Mosteiro de Sumela

Nas encostas da montanhas que descem para o mar negro, rodeado de uma paisagem que faz lembrar os Alpes, encontra-mos um mosteiro fundado no topo de uma vertiginosa escarpa no século IV.

Venha subir comigo até lá nesta página:

Mosteiro de Sumela, Trabzon

Ilha de Akdamar

Ilha de Van

Nas águas azul turquesa do lago Van, rodeado de picos montanhosos sempre com um toque de neve, encontramos a ilha de Akdamar, coroada com a igreja de arquitectura arménia da Santa Cruz, recentemente restaurada, onde os seus baixos relevos nos contam as historias da bíblia.

Venha navegar até ao lago Van

Ilha de Akdamar, Lago Van


Ver Locais a não perder na Turquia num mapa maior

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

2 COMENTÁRIOS

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.