Lefkosia (Nicosia), capital do Chipre

6

A cidade de Nicósia, apelidada agora de Lefkosia, é a capital do Chipre. Para mim, e penso que para qualquer viajante, o mais fascinante nesta cidade é que actualmente é a única capital europeia que se encontra dividida, à semelhança de Berlim nos tempos da guerra fria.

A linha verde

Ao longo da denominada “linha verde” depara-mo-nos constantemente com ruas fechadas por muros ou por portões altos, sendo a passagem livre entre os dois lados mediante a apresentação do passaporte.

Sendo cidadão europeu, o passaporte nunca é carimbado do lado sul, mas apenas à entrada e saída do lado norte numa folha de papel que não deve perder.

Zona norte de Nicósia

Parte Sul de Nicósia

Onde dormir em Nicósia

Se vai viajar para o Chipre comece já a preparar a sua viagem. Sugiro este site para encontrar o hotel que mais se adequa a si: Hoteis em Nicósia.

Note que a oferta para viajantes de mochila às costas é reduzida ou inexistente. Eu quando lá estive em 2010 acabei por ir ao posto de turismo do lado sul perguntar qual era o local mais barato para ficar. Indicara-me uma rua onde havia alguns hotéis a bom preço. Acabei por ficar no Tony B&B na Solonos St.

Mapa de Nicósia

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rodrigo,
    Sinceramente não sei ao certo como é para cidadãos brasileiros, mas uma vez tendo o visto que lhe permite entrar no Chipre, penso são haver problemas a passar para o lado norte e voltar. Aquilo é perfeitamente tranquilo. No entanto, é sempre conveniente perguntar quando for a sair de um dos lados, se pode votar a entrar sem problemas.
    Boa viagem
    Samuel

  2. É um prazer conhecer este blog, Samuel. Será que você poderia me ajudar? É tranquila a passagem entre a parte norte e sul da ilha de Chipre ou há dificuldades? Sabe se para brasileiros há alguma exigência? Muito grato. Rodrigo

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!