Início Europa Chipre Igrejas pintadas da região de Troodos; Património da Humanidade no Chipre

Igrejas pintadas da região de Troodos; Património da Humanidade no Chipre

0
Igrejas pintadas da região de Troodos; Património da Humanidade no Chipre

As 10 igrejas de Troodos classificadas pela UNESCO encontram-se nas montanhas com o mesmo nome no interior da ilha de Chipre. Aí, protegido naturalmente dos ataques muçulmanos encontra-se um dos maiores e mais bem conservados grupos de igrejas do império Bizantino.

Construídas numa arquitectura rural tradicional, estas igrejas são decoradas com belos frescos que datam dos séculos XI ao XVII. Para além dos frescos há ainda ícones e outros exemplos de arte bizantina que se encontram albergados em museus junto a estas igrejas.

O que visitei em Troodos

Visitar a região de Troodos sem carro próprio (ou alugado) pode ser um verdadeiro desafio. A rede de transportes públicos no Chipre é muito deficiente e nas montanhas é praticamente inexistente.  Como fazer então?

O melhor será mesmo alugar um carro e assim consegue visitar umas quantas igrejas num só dia. Se não, pode aventurar-se a apanhar um autocarro até Troodos Plateia, bem no topo das montanhas, e a partir daí ir a pé e à boleia até às aldeias. Foi o que eu fiz.

Para chegar ao topo das montanhas pode apanhar autocarro em Lefkosia às 10:00 da manhã que o levará até Troodos Square, onde está também o centro de visitantes do parque. Há também possibilidade de parar em Kakopetria onde há também uma igreja e daí irá até Pedoulas.

Igreja do  Arcanjo Miguel em Pedoulas

Igreja do Arcanjo Miguel em Pedoulas, Troodos

Eu fiquei em Troodos Square e depois desci até Pedoulas. Há muito pouco trânsito na estrada, a maioria carros alugados de turistas (com matricula vermelha), que nunca param. Já a população local é muito simpática e como sabem que não há transportes param sempre a oferecer boleia, mesmo que não se peça.

Interior da igreja do Arcanjo Miguel em Pedoulas, Troodos

Datada de 1474, esta igreja fica na aldeia de Pedoulas e foi a primeira que visitei. Destaca-se logo pela sua arquitectura tradicional e tem uns frescos fantásticos no seu interior. A entrada é gratuita.

Em frente pode ainda visitar um museu de arte bizantina, também grátis, que expõem exemplares recolhidos noutras igrejas da região, de peças como ícones, cálices e bíblias.

Igreja de Panagia tou Moutoulla

Lá em cima a igreja de Panagia tou Moutoulla

Depois de caminhar sobre um forte calor de Pedoulas para Moutoulla, acabei por chegar aqui e encontrar esta igreja fechada e com obras a decorrer no exterior.

Estava um padre a regar o jardim do cemitério ao lado, mas ele também não me pode ajudar. É de arquitectura muito semelhante à de Pedoulas, com paredes de pedra e telhado forrado a madeira. Data do século XIII.

Mosteiro de Agios Ioannis Lambadistis em Kalopanagiotis

Mosteiro de Agios Ioannis Lambadistis em Kalopanagiotis, Troodos, Chipre

Originalmente um mosteiro, a igreja principal é composta por 3 capelas que datam de entre os séculos XI e XVI, apresentando frescos muito elaborados. Penso que seja a maior de todas.

Em redor há ainda alguns edifícios do mosteiro que albergam outro museu Bizantino. Quando cheguei eram já 17:00 e o horário deste era até às 16:00.

Como não havia ninguém empurrei a porta, entrei e visitei calmamente. Fiquei sem saber se os bilhetes que estavam à entrada eram também para a igreja se só para o museu.

Fresco no tecto do mosteiro de Agios Ioannis Lambadistis em Kalopanagiotis, Chipre

Mosteiro de Kikkos

Coloridos frescos e mosaicos no mosteiro de Kikos, Chipre

O mosteiro de Kikkos, embora não faça parte da lista classificada pela UNESCO, é hoje o principal centro de culto do Chipre por aqui se encontrar também o túmulo do primeiro presidente do país.

Fundado em 1100 e dedicado à virgem Maria encontra-se todo renovado, com grandes claustros decorados com impressionantes frescos e mosaicos, tudo novo.

Há ainda um museu de arte bizantina, que está aberto das 10 da manhã às 6 da tarde.

Troodos de autocarro, boleia e a pé

O problema de viajar à boleia nas montanhas do Chipre é que por vezes está-se mais de meia hora sem passar nenhum carro, especialmente na estrada para Kikkos. Há ainda autocarros (pelo menos vi isso numa placa) de Lemesos para Troodos com partida às 9:30 e regresso às 15:30.

Neste dia e meio eu fiz Lefkosia >Troodos > Pedoulas > Moutoulas > Kikkos (onde dormi) > Polis (já na costa). Caminhar nestas estradas pode ser algo desgastante, porque são estradas cheias de curvas que serpenteiam pelas montanha e muitas vezes, vemos a aldeia logo ali, mas demoramos horas a lá chegar. Entre Gerakies (a seguir a Kakopetria) e o mosteiro de Kikkos, quase não há trânsito, nem qualquer outro tipo de civilização. Convém levar água e comida para estes 17km.

Pelas montanhas de Troodos, Chipre

Nas restantes aldeias, assim como junto ao mosteiro de Kikkos,  há sempre restaurantes e pensões onde pode pernoitar e comer. Tem sempre a hipótese de acampar nas montanhas. Eu dormi junto ao mosteiro de Kikkos e durante a noite fui acordado por uma manada de moufllons, uma espécie de cabras selvagens que habitam estas montanhas.

Mapa das Igrejas de Troodos


Ver troodos num mapa maior

Guardar