Fábrica e campos de chá da Gorreana

3

Fábrica e Campos de Chá da Gorreana, Açores

O chá, que começou a ser bebido na China muitos séculos antes de Cristo, só chegaria ao Ocidente no século XVI pela mão dos descobridores portugueses.

Na ilha de São Miguel, nos Açores viria a ser introduzido por Jacinto Leite por volta de 1820, que criou aqui a primeira plantação. Isto foi possível por a ilha apresentar um clima propício ao desenvolvimento da planta.

Já tinha visitado campos de chá em Moçambique, no Gurué, que, embora a uma escala completamente diferente, recordei aqui por imposição do verde e do clima.

O fabrico do chá

Sendo todo o chá proveniente da mesma planta, as muitas variedades existentes conseguem-se por selecção das folhas, métodos de processamento e área geográfica onde a planta cresce.

Por exemplo, para obter o chá preto as folhas são esmagadas e expostas ao ar durante um longo período de tempo para secarem  e oxidarem. Já para o chá verde, estas são esterilizadas com vapor de água e depois secas e enroladas.

Visita à fábrica da Gorreana

Na fábrica da Gorreana vai poder entrar na fábrica e ver de perto todas as máquinas usadas no fabrico do chá. A maioria destas máquinas datam do final do século XIX, ínicio do século XX, o que faz desta fábrica um verdadeiro museu.

Os visitantes podem circular livremente pela fábrica, pelo menos em alturas em que esta não está a laborar e no final provar os vários chás. Há ainda um filme que explica todo o processo de fabrico.

A visita e a prova do chá é gratuita. Existe uma loja onde pode comprar o chá ali produzido.

Fabrica de chá da Gorreana
Maquinaria da fábrica de chá da Gorreana, São Miguel, Açores

Visita aos campos de chá

Campos de Chá da Gorreana
Campos de Chá da Gorreana, São Miguel, Açores

Em redor da fábrica ficam os campos onde é cultivado o chá. A entrada neles é livre e existe mesmo um percurso pedestre marcado, que será especialmente interessante de percorrer na altura da apanha das folhas. São aproximadamente 6km que demoram cerca de 2 horas a percorrer.

Onde fica

A fábrica e as plantações de chá da Gorreana ficam a cerca de 13km da Ribeira Grande, na estrada que liga esta cidade à vila do Nordeste.

Site oficial dos chás da Gorreana: http://www.gorreana.org/

Ver mais fotografias dos chás da Gorreana no Flickr

Kit de viagem para São Miguel

ALUGAR CARRO

A minha sugestão é que faça a sua reserva neste site Rentalcars Açores, já que vai conseguir um preço mais barato do que alugando directamente nas agências. Eu escolhi sempre carros da Ilha Verde e correu sempre bem. Boa viagem!

RESERVAR HOTEL

Aproveite a minha recomendação e use este site para encontrar o seu hotel ao melhor preço: Hotéis na Ilha de São Miguel

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

3 COMENTÁRIOS

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!