Entrudo Chocalheiro, o Carnaval típico transmontano

1

Este ano decidi que era altura de não adiar mais o desejo antigo de conhecer de perto um dos mais tradicionais e genuínos carnavais de Portugal: o “Entrudo Chocalheiro”, em que os caretos animam a pequena aldeia transmontana de Podence.

Podence fica no concelho de Macedo de Cavaleiros, aproximadamente 30km a sul de Bragança e, embora hoje bem servida de autoestradas, continua a significar uma longa viagem para a maioria dos portugueses: uma viagem não só no espaço, mas também no tempo, ao genuíno Carnaval transmontano.

A origem desta tradição perde-se no tempo, mas remontará à época pré-romana, sendo partilhada por outros locais em Trás-os-Montes e na vizinha Espanha.

Interessado nas tradições de Carnaval em Portugal? Veja também aqui o Entrudo de Lazarim

Caretos de Podence: a figura enigmática do Carnaval transmontano
Caretos de Podence: a figura enigmática do Carnaval transmontano

Nestes dias do inicio da primavera os homens vestem trajes coloridos, com franjas de lã de cores vivas (quase sempre amarelo, verde e vermelho) que lhe cobrem todo o corpo. As máscaras dos Caretos de Podence são tradicionalmente feitas de metal, podendo também ser de couro ou madeira. Destaca-se o nariz pontiagudo e as cores vivas que as pintam.

Nos dias de Carnaval os Caretos circulam pelas ruas da aldeia, normalmente em grupos, em busca de raparigas para chocalhar. O chocalhar consiste numa dança em que o careto agarra a rapariga e abana a anca, batendo nesta com os chocalhos que trás à cintura. Os homens que não se mascaram, abrem as adegas para matar a sede aos caretos.

A imunidade dada pela máscara era propícia a excessos que não deixavam ninguém dormir descansado. Claro que a também aqui a tradição já não é o que era e o careto perdeu um pouco do carácter diabólico que tinha antigamente.

A participação dos mais novos é a garantia do perpetuar da tradição dos Caretos de Podence
A participação dos mais novos é a garantia do perpetuar da tradição dos Caretos de Podence
Jovens Caretos pelas ruas da aldeia transmontana de Podence
Jovens Caretos pelas ruas da aldeia transmontana de Podence

A festa do entrudo nos dias de hoje

Vídeo do Carnaval de Podence em 2015

A relativa facilidade com que hoje se chega a Podence e a divulgação da festa pela comunicação social faz com que todos os anos se desloquem largas centenas de pessoas a esta festa.

Não se pode, no entanto, falar em tradição perdida ou estragada, pelo contrário. A interacção dos caretos com os visitantes, seja a chocalhar as raparigas, seja a bater com os seus carapuços ou peles de coelho secas na cabeça dos estranhos, faz com que todos acabem integrados na festa.

Há alguns visitantes que vêm enganados, pensando encontrar um desfile abrasileirado, como uma senhora que me perguntou “É só isto? Não vai haver um desfile?”. Respondi com um irónico “Não sei. É a primeira vez que aqui venho.”.

Animação de rua é uma constante nos dias de Carnaval em Podence
Animação de rua é uma constante nos dias de Carnaval em Podence
Retrato de Careto no Entrudo da aldeia transmontana de Podence
Retrato de Careto no Entrudo da aldeia transmontana de Podence
Podence enche-se de forasteiros para verem os caretos
As ruas de Podence enchem-se de forasteiros para ver os caretos

Ao longo destes dias há ainda várias actividades como passeios pedestres e de BTT, exposições, concertos, feira de produtos tradicionais, workshops e muita animação de rua.

Há algumas possibilidades de alojamento em Podence e arredores, mas esgotam rapidamente nestes dias. Recomendo este site para encontrar o seu hotel: Hotel em Podence

Museu de Podence dedicado às tradições da terra
Museu de Podence dedicado às tradições da terra

Veja nesta galeria do Flickr mais fotografias do carnaval típico de Podence

Onde fica Podence

Podence fica no concelho de Macedo de Cavaleiros, aproximadamente 30km a sul de Bragança. Próximo da aldeia fica a albufeira da barragem do Azibo junto à qual há algumas ofertas de alojamento. Aproveite para ficar uns dias ou, pelo menos, o fim de semana! Veja aqui onde dormir em Podence.

Careto que será queimado no final das festas em Podence
Careto que será queimado no final das festas em Podence
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

1 COMENTÁRIO

  1. Há fantasias do carnaval nos subúrbios da cidade do Rio de janeiro, que penso que teriam aí a sua origem, chamam-se bate-bolas ou clóvis. Atualmente são bastante diferentes, mas pode-se ver elementos comuns

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!