Elevadores do canal do centro

0

Próximo da cidade de La Louvière na Bélgica, junto já da fronteira com França, foram construídos entre 1888 e 1917 quatro elevadores hidráulicos de modo a permitirem a navegabilidade do canal do centro, vencendo um desnível total de 62,2m.

Elevador do canal do centro em Houdeng-Aimeries, BélgicaEm plena revolução industrial os canais navegáveis tornaram-se o principal meio de transporte para a industria em zona planas, pelo que por toda a Europa foram construídos milhares de quilómetros de canais. É o caso do Canal do Centro na Bélgica ou do Canal du Midi em França.

Vulgarmente para vencer os desníveis naturais do terreno são usadas comportas nos canais, que, embora seja o método mais simples e eficaz necessita de um grande volume de agua a correr no canal. Assim, em casos em que seja necessário transpor uma colina, este torna-se desadequado se não houver uma fonte de água no topo, pois é necessário fazer subir os barcos dum lado e descê-los do outro.

Para fazer face a este problema foram sendo adoptadas várias soluções, muitas delas verdadeira obras primas da engenharia. É o caso dos 4 elevadores hidráulicos do Canal do Centro, projectados por Edwin Clark, da companhia britânica Clark, Stansfield & Clark.

Funcionamento dos elevadores

Resumindo, os dois contentores paralelos de cada elevador estão ligados hidraulicamente, de modo que quando um está em cima, o outro está em baixo, e o peso dum faz subir o outro. Nada melhor que este vídeo para perceber melhor o funcionamento destes.

Actualmente este elevadores apenas funcionam para fins recreativos, tendo o tráfego comercial sido desviado para o colossal elevador de Strépy-Thieu, a poucos quilómetros de distância.

A descida dos barcos do outro lado é feita usando um sistema diferente, o plano inclinado de Ronquiéres, que também visitei.

Fotografias do elevador número 3 em Houdeng-Aimeries

Onde dormir

Os elevadores ficam relativamente próximos de Bruxelas e visitam-se facilmente num dia, juntamente com o plano inclinado de Ronquiéres. Pode optar por dormir em Bruxelas ou procurar um hotel em Mons, a cidade mais próxima.

Mapa do Local

Ver Elevadores do Canal do Centro num mapa maior

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.