Documentação necessária para viajar na Europa

0

Schengenzone

Para cidadão da União Europeia (UE)

.

██ Estados-membros pertencentes à União Europeia

██ Estados-membros não pertencentes à União Europeia

██ Estados-membros que aguardam a implementação

██ Estados-membros que apenas cooperam policial e judicialmente

Ao abrigo do acordo de Schengen não há controlo nas fronteiras internas na Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia. No entanto, para o Chipre, Bulgária, Roménia, Irlanda e Reino Unido, é necessário apresentar passaporte ou bilhete de identidade válidos, assim como em fronteiras externas à UE.

Deve no entanto fazer-se sempre acompanhar do seu documento de identificação que pode ser pedido para comprovar a sua identidade, ou em controlos temporários das fronteiras em algum estado membro.

Cidadãos da Islandia, Listenstein, Noruega e Suíça estão abrangidos por um acordo que lhes concedo os mesmos direitos dentro da UE.

Fronteira Hungria - RoméniaFronteira entre a Hungria e a Roménia, onde ainda é feito o controlo dos passaportes.

Para cidadãos de países não membros da UE

É necessário um passaporte válido. Há 28 países que não necessitam de visto para visitar a UE por um período inferior a 3 meses. Entre eles estão a Austrália, Croácia, Canadá, Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia. A lista de países que podem viajar para o Reino Unido e Irlanda difere da da UE e deve consultar a embaixada ou consulado mais próximo.

Obtendo um visto para um país do espaço Schegen pode viajar para qualquer outro país do espaço Schengen. Atenção, não confundir espaço Schegen com Europa! Pode necessitar de visto especifico para outros países da Europa.

Guardar

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.