Credencial do Peregrino de Santiago; O que é; Onde se obtém; Para que serve;

76

O que é a credencial do peregrino de Santiago

A credencial do peregrino é um documento de identificação dos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela, a pé, de bicicleta ou a cavalo, com sentido cristão, ainda que só em atitude de busca.

Para que serve e como se usa:

Na prática, a credencial tem duas finalidades: permitir acesso aos albergues oficiais do caminho e, comprovar à chegada a Santiago que se percorreu o caminho a pé, de bicicleta ou cavalo de modo a obter a Compostela.

Para isso, durante o caminho devem ser recolhidos carimbos dos albergues onde se pernoita, ou de outros locais por onde se passe (há muitos restaurantes que carimbam a credencial), no mínimo de 1 por dia.

Em Portugal poderá ser autorizado a dormir em alguns albergues sem credencial, conforme me foi dito por alguns alberguistas. No entanto isto poderá ser-lhe recusado, e não terá qualquer prioridade no caso do albergue estar cheio. Em Espanha isso já será mais difícil pois normalmente há sempre alguém a controlar isso.

Em Portugal dá ainda acesso à rede nacional de Pousadas da Juventude.

A minha credencial do peregrino no fim do caminho Português de Santiago
A minha credencial do peregrino no fim do caminho Português de Santiago

Onde se obtém:

Em Portugal deverá pedir a sua credencial na Associação Espaço Jacobeus. Foi assim que eu fiz em 2009 quando percorri o caminho português de Santiago.

O pedido pode ser feito através do mail: aej_credencial@hotmail.com, sendo os custos de 1,5€+1€(envio)

Pode ainda obter a sua credencial nos seguintes locais:

  • Sé Catedral do Porto
  • Centro de Estudos Jacobeus – Porto
  • Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates
  • Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima
  • Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo
  • Albergue de Peregrinos de Valença


Uma rota de peregrinação milenar, uma experiência de vida única aqui tão perto de nós. Saiba aqui tudo o que precisa para fazer o caminho português de Santiago partindo do Porto. Guia Caminho de Santiago

Guardar

76 COMENTÁRIOS

  1. António Ferreira
    Braga

    Olá estou a pensar fazer o caminho Santiago, Finisterra, Santa Maria de Muxia.
    Alguém me pode dizer se tenho que obter a credencial em Braga ou se tenho de a tirar em Santiago onde vou iniciar a caminhada, ou se posso utilizar a credêncial que utilizei o ano passado quando fiz o caminho Braga, Santiago.

  2. Olá Boa tarde alguém me pode disser se só se consegue adquirir a credencial só pelo site que mencionam ou na sé do Porto adquiro logo de imediato ou tem que se esperar algum tempo, é a primeira peregrinação que vou fazer

  3. – Olá, sou Carlos Alberto Tenroller, de Porto Alegre, RS, Brasil amanhã, segunda-feira, dia 11 iniciarei o caminho aqui em Lisboa… Vamos? Catei latinhas durante todo o ano de 2015 e escreverei o livro “O professor que catou latinhas e foia Santiago de Compostela” meuw whats 55-5191426868

  4. ola a todos estou com dificuldades em pedir a credencial nos links sugeridos alguem me pode informar como posso conseguir obter a mesma?

  5. Olá a todos. Estou a pensar fazer o caminho de Santiago, talvez de bicicleta, a partir de meados de dezembro 2015. Alguém interessado? Parto de V. N. Gaia.

  6. Pretendo iniciar a minha primeira caminhada rumo a santiago partindo do Porto dia 05 ou 06 de outubro de 2015.Sou brasileiro e pretendo fazer o caminho sozinho.Algum problema ou dificuldade?
    Alguém iniciará nesta data.?

  7. Boas pessoal, vou fazer a caminhada pela 1ª vez, estou a pensar sair na primeira semana de Agosto, da cidade do Porto, alguma peregrinação marcada?

  8. Onde se carimba a credencial? Só em albergues? E se eu falhar algumas noites (dormir ao relento)? Não há mais onde obter carimbos?
    Não percebi muito bem como funcionava isso… Se não os conseguir paciência.
    Espero arrancar de casa no dia 6 de Agosto, e do Porto a 7.

    Obrigado.

    • Olá Norberto,
      Há alguns cafés e restaurantes ao longo do caminho onde também carimbam a credencial. Se não, ao passar nos albergues, ainda que não pernoite, pode pedir para a carimbarem. Bom caminho 😉

  9. Boas. Estou a pensar em fazer a minha primeira peregrinação no inicio de junho de bicicleta. Estará alguém
    pelo percurso?

  10. Olá Marco.Eu estou a pensar em fazer o caminho em Setembro,mas só posso na primeira semana ou no final de Agosto.O meu objectivo é ir sósinho,mas gostava de ter companhia, pelo menos para falar um pouco quando se descansa, e gostaria de partir a partir de valença do minho ou ponte de lima.Abraço

  11. Olá a todos!
    Sei que ainda é um pouco cedo para tal… mas tenciono fazer o caminho interior português até Santiago em Setembro. (na primeira ou segunda semana) alguém interessado?
    Já agora… alguém sabe onde posso arranjar um guia com o caminho interior? abraços e bom caminho para todos

  12. Boa tarde eu gostava de fazer o caminho de Santiago a partir das Caldas da Rainha mas estou com dificuldades em conseguir a credencial e os mapas onde estão marcados os Albergues. Já foi aqui à igreja e disseram-me que não tem nada disso nem me souberam dar informação nenhuma, alguém me pode ajudar neste sentido?

  13. Penhoradamente agradeço, que me informe onde poderei obter a Credencial de Peregrino, pagando, naturalmente o seu custo e e os custos de envio) pois tenciono fazer o Caminho de Santiago (ARAGÃO) desde Somport(França) até Santiago do Compostela, como o fiz desde San Jean de Pied de Port (França), até Santiago de Compostela onde cheguei 30 dias depois, tendo em mente a Fé e a esperança. O meu muito obrigado.

  14. Olá todos,

    Vou percorrer o caminho de Santiago entre 30 de Abril a 04 de Maio de 2014, partindo de Valença do Minho.

    Alguém vai partir nestas datas !

    paulo costa

  15. Ando a procura de informação sobre o Caminho Moçarabe. Alguém que já o tenha feito e que esteja disponível para informação?
    Desde já agradeço a disponibilidade!

  16. Boa Tarde,

    Pretendo fazer o caminho em agosto, mês que tenho férias aqui no Brasil. Alguém sabe me dizer se consigo alugar uma bicicleta para o percurso saindo do Porto.

    Para o retorno existe comboio ou autocarro? Pode transportar a bicicleta?

    Muito obrigado.

    Atenciosamente,

    Ricardo
    Santos – SP

  17. Para Gabriel:
    Olá, a credencial do peregrino compra-se no interior da igreja. Quando entras do teu lado direito tem um balcão, lá podes comprar a credencial. A Sé está aberta da parte da manhã, 09:00 ao 12:30 e da parte da tarde das 14:30 às 18:00.
    Um abraço e bom caminho.

  18. boas, bom caminho, será que alguém sabe qual o horário da Sé do Porto para comprar credenciais, pois já procurei na net e não encontrei nada, obrigado e continuação de bom caminho.

  19. PARA CATARINA:
    Bom dia. Sou do Porto, sei que na Sé do Porto vendem a credencial. Talvez na Sé de Lisboa também a vendam. Tente passar por lá. Se não tiverem e for começar o caminho aqui pelo Porto, posso comprá-la e entrego-lhe quando vier.
    Cumprimentos,
    Ricardo Vieira.

  20. Bom dia!
    queria obter uma credencial do peregrino para partir a 11 de outubro, da Associação Jacobeus, não me atendem o telemovel, e vi que tinha de pedir com 1 mes de antecedencia, moro na zona de lisboa, será que me podar indicar uma forma de obter a credencial. Alguem ja pediu á associação Jacobeus e teve a credencial em tempo util? bem haja 🙂

  21. Olá Catarina, eu vou sair no dia 27/09 (Sexta Feira) mas a partir de Valença. Apanho o comboio em Campanhã até Valença e inicio a caminhada. Vou fazer apenas em cinco dias devido a férias curtas 🙁 Se estiveres interessada, é só comunicar.
    Cumprimentos

  22. Gostaria de ir até santiago em setembro partindo de Torres novas, alguem quer acompanhar-me? Qto tempo acham que leva a chegar a Santiago?

  23. Olá,
    Iniciei o caminho no Porto o ano passado um pouco à aventura, pois as 2 credenciais que solicitei por email ao Espaço Jacobeus, embora devidamente pagas nunca chegaram ao seu destino.
    Como parto de novo para Santiago daqui a 8 dias e não quero correr riscos desnecessários, investiguei um pouco mais e encontrei alternativas ao Espaços Jacobeus para obter a credencial em Lisboa em http://www.vialusitana.org A informação é fidedigna, pois levantei hoje sem qualquer dificuldade a minha credencial na Sé de Lisboa. Deixo-vos a dica, espero que seja útil… e bom caminho!

  24. Viva! Gostaria de saber se o Caminho passa por Vila Nova de Gaia e em caso afirmativo, por onde. Existe algum monumento (igreja/capela/mosteiro/etc) que seja ponto de passagem/referência no Caminho?

    Obrigada.

  25. Para delfy: Há quem faça o caminho nessa altura do ano… penso que a piores alturas sejam Dezembro e Janeiro. Em Novembro embora seja frio, a temperatura não é tão ríspida como em Dezembro ou Janeiro. A maioria das pessoas vai pela altura da Primavera. Eu vou fazer este ano no meio de Março. Se só tens hipótese nessa altura do ano, pesquisa ou informa-te numa loja de desporto qual a roupa mais aconselhada para o frio extremo.
    Se quiseres uma lista do que vou levar ou de coisas que pesquisei, diz-me o teu mail que envio.
    Cumprimentos, Ricardo Vieira.

  26. Gostaria de fazer os caminhos este ano, porém só tenho disponibilidade nos meses de novembro ou Dezembro. pelo que me apercebi ainda ninguem referiu essa altura para os fazer. Será desaconselhável essa altura do ano? Aguardo as voossas opiniões que desde já agradeço.

    • Olá Delfy. Estou a pensar fazer o caminho de Santiago, talvez de bicicleta, a partir de meados de dezembro. Como já tens a experiência de ires nessa altura do ano, agradecia que me ajudasses quanto às dificuldades que eu irei encontrar. Será interessante ir nessa altura? Cumprimentos, Carlos Marino, Gaia.

  27. Gostaria de fazer os caminhos este ano, porém só tenho disponibilidade nos meses de novembro ou Dezembro. pelo que me apercebi ainda ninguem referiu essa altura para os fazer. Será desaconselhável essa altura do ano? Aguardo as voossas opiniões que desde já agradeço. Delfina

  28. Dicas,especialmente para o Domingos Neto,
    Sugiro que ao iniciar o Caminho na Sé do Porto,vá sempre junto ao rio Douro e depois junto à costa até Vila do Conde/ Azaruja.Depois segui então até Vilarinho e seguir desde aí o tradicional Caminho português.Porquê? O Caminho inicial é interessante e confortável até ao Monte dos Burgos.Daí em diante muito trânsito e especialmente depois da Maia e quando se entra na EN 306,para além de muito perigosa,a EN(Sem bermas e com muito trânsito) torna-se monótona pois atravessa uma zona industrial.O nºde km’s é sensívelmente o mesmo.
    Deve carimbar na Sé caso queira sair só depois das 09H00.Mas se sair mais cedo e optar por ir junto ao rio,no mercado Ferreira Borges actual Hardclube,há uma Esquadra de polícia e pode pedir o carimbo.Não se preocupe muito com o nº de carimbos pois ao longo do caminho,há bares algumas igrejas.
    Quanto ao ir em grupo ou só,sugiro que encontre alguém com o seu andamento.Muita gente é sempre complicado.
    Já fiz 3 x este mesmo Caminho incluindo Finistera e Muxia,e percebi que mais que 2,é uma multidão…
    Eu fui sózinho, mas estive sempre acompanhado porque se vai fazendo amizade e derepente forma-se um grupo o que é bom sobretudo nos albergues.Bom mesmo é fazer sózinho e ir encontrando aqui e ali este e aquele com quem já fizemos ou criamos empatia.è inevitável sobretudo se tiverem andamentos idênticos e ao fim de 2/3 dias os contactos repetem-se nos mesmos locais.
    O Caminho na parte portuguesa está excelentemente marcado com as setas amarelas indicadoras pintadas recentemente e praticamente é impossivel percer-se.Às vezes até são exageradas,tipo de poste em poste,eh,eh.
    No entanto há aquela regra básica.Se ao fim de 5’/10′ não vir nenhuma(O que é difícil),a solução é voltar logo atrás,até ao ponto onde viu a última.
    O albergue público de Vilarinho é nuns balneários de um campo de futebol e só tem 3 camas.É modesto mas acolhedor.No entanto no bar central onde carimbam,podem dar-lhe indicações de albergues privados,rondam 20/25 euros com alimentação.
    Daí para a frente tudo normal.S.Pedro de Rates é um bom Albergue,aqui não há preço establecido,é donativo e é muito acolhedor.A seguir na Pedra Furada no café com a indicação tem um albergue privado.Os restantes são 5 euros.A seguir Barcelos tem já 2 albergues privados,mas a 9km em Tamel vai encontrar um espetacular albergue.
    Como referi depende do seu andamento,a uma média de 25km por dia demora 10 dias a chegar a Santiago.
    Não se preocupe com o carimbar qualquer bar o faz, pois ao longo do percurso as pessoas estão sensibilizadas e prestam todas as informações e apoios.
    Por uma questão de espaço convêm não carimbar mais que 2x no mesmo lugar.
    Em Barcelos o carimbo colocado nas ruínas do paço onde está o marco com a história do galo,logo após a ponte no alto, o carimbo é muito interessante.Caso não esteja lá ninguém,funciona voluntáriamente,no posto de turismo /em qualquer bar,polícia,o fazem.
    Se quiser mais informações,estarei ao seu dispôr.
    Bom Caminho
    ULTREYA SUSEYA

  29. Olá,

    Estou a pensar fazer o Caminho do Porto até Santiago de Compostela em Maio de 2013.
    Espero encontrar algumas pessoas/grupos no mesmo periodo, senão irei com outra pessoa sózinhos.
    Dúvidas, tenho se existe alguma indicação nos várias igriejas, albuergues, cafés e outros de carimbarem à
    nossa passagem. A que horas abrem as igreijas? Basta um carimbo por dia ou mais como já foi dito
    atrás??
    Obrigado.
    Cumps,
    DNeto

  30. Boa noite.
    Tenho 56 anos e a alguns anos visitei Santiago de Compostela mas numa viagem de automóvel gostaria de voltar, mas desta vez a pé em Maio de 2013. Gostava se possível que me informassem dos guias disponíveis e onde comprar?

  31. quando se finda uma missao, a gente fica a espera de outra,eu gostaria de oficializar agora depois de ter cumprido algo que levou 25 anos,e agora desconfio que sou uma pretensa peregrina seguindo os passos de Cristo na fé.Será quantos dinheiro preciso para seguir nessa jornada,ou aqui no Brasil tem esse albergue?

  32. ola
    Descobri hoje por acaso este site e vou iniciar dia 31 de Agosto de 2012 o caminho de santiago em valença, estou preocupado com o problema da credencial que fazer para a possuir para mim e para minha companheira agradeço sua resposta

  33. Podem dizer-me a partir de que horas posso obter o carimbo da Sé do Porto na minha Credencial do Peregrino? Gostaria de começar o caminho bastante cedo. Obrigado.

  34. Luis costeira…
    porque é que a sua credencial não foi aceite nos albergues?
    eu vou iniciar a peregrinação para a semana e pedi a credencial no mesmomo local…

  35. Boa tarde!!! Fiz a peregrinação a Santiago na semana passada e a credencial que me deram, desta associação (Associação Espaço Jacobeus), não foi aceite em nenhum dos albergues, assim como na Sé do Porto.

  36. Boa Tarde,
    Gostaria de saber onde posso obter um livro com todos os detalhes sobre o caminho, e qual o mais aconcelhado, e se a credencial tem validade.

    obrigada

  37. Olá!

    Ainda bem que descobri este blog que ajudou-me a tirar algumas dúvidas que tinha.
    Tenciono fazer o Caminho Português na Páscoa a partir do Porto e de bicicleta.

    Estou bastante apreensiva…mas Santiago vai-me ajudar concerteza 😉

    Bjokas

  38. David, podes acrescentar o albergue de Valença à lista de locais onde se pode adquirir a credencial. Não sei se se trata da credencial oficial, mas no ano passado o grupo com o qual fiz o caminho esgotou a credencial original pouco depois de Valença 🙂 (tinha poucos locais para os carimbos) e acabámos por adquirir uma credencial adicional em Valença.

  39. David, gostaria de parabeniza-lo, o seu site eh muuuuuito bom! Tenho seguido aa risca o factor equipamento , devo levar o minimo como mencionou. Parto de Londres, onde moro, vou ateh Lisboa e de lah apanho o train para o Porto. E vou retirar a credencial mesmo no Porto, espero que tenha sorte com horarios, e nao encontrar a Se Catedral fechada…
    Devo iniciar o caminho em 10/04/11, serah que hah mais pessoas nessa mesma epoca?…
    Um abraco
    Claudia G.

  40. Nao sei se consegue aí no Brasil. No Porto, pode obter a sua na Sé. É vendida no horário em que esta está aberta, no mesmo local dos bilhetes para o claustro.
    Uma vez em Santiago deve apresenta-la com os carimbos recolhidos na viagem para obter a compostela. É na hora, dependendo de se está muita gente ou não.
    Bom caminho

  41. Amigo, tenho 29 anos e se Deus quiser, farei o caminho português em maio. Queria saber sobre a credencial… Teria como eu conseguir ela aqui no Brasil pra eu ir mais tranquilo ou só se consegue lá? Pretendo sair do Porto, onde posso conseguir? Demora? E lá em Santiago, como consigo o certificado? Preciso de visto para ir à Espanha?

    Desculpe o monte de dúvidas. Agradeço se puder me ajudar.

  42. Obrigada! preparo-me para fazer o caminho de Santiago, sobretudo um caminho interior. aliviaste-me, pois estava com dificuldade o que levar no saco e não levar. Pois agora estou mais descansada. Agradecida.

  43. Ola Nelson
    Eu penso que nao, porque cada credencial e carimbada a chegada a Santiago quando termina a peregrinaçao, assim com tem indicada a data de saida, portanto tera de adquirir uma nova.

    Bom caminho

  44. Boa tarde,

    Antes de mais parabéns pelo site, estou a preparar-me pare fazer o caminho e tem-me sido bastante util.

    Estou-me a preparar para iniciar o caminho, e tenho uma questão que talvez me possa ser respondida.

    Fiz o caminho em 2008, tenho a credencial desse ano, posso voltar a usa-la este ano ou devo fazer uma nova?

    Obrigado e os melhores cumprimentos

  45. Boa tarde

    todos os interessados poderão adquirir, em Portugal, a Credencial Oficial de Peregrino nos seguintes locais:

    Sé Catedral do Porto

    Centro de Estudos Jacobeus – Porto

    Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates

    Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima

    Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo

    Bom Caminho a todos!

  46. Obrigado, David pela informacao dispensada. Vou iniciar a peregrinacao dentro de 2 semanas e nao tenho tido muito tempo para me preparar. Senti uma vontade incontrolavel de fazer este percurso (externo e interno) e, agora que a data se aproxima tento documentar-me.

    O seu site tem indicacoes, informacoes e dicas valiosas. Obrigado.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.