Couchsurfing

0

“Participate in Creating a Better World, One Couch At A Time”

“Participação na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez”

O que é

Couchsurfing é uma comunidade virtual que tem por objectivo a ligação entre pessoas de vários pontos do mundo, trocas culturais, fomento da tolerância, entendimento cultural e consciência colectiva.

Para isso, o projecto incentiva o encontro de viajantes com a população do pais visitado, através do alojamento no sofá (couch) que os seus membros disponibilizam gratuitamente.

A minha página de perfil no Couchsurfing

Como funciona

A inscrição na organização é gratuita e pode ser obtida simplesmente registando-se no site. A actividade principal da organização é a troca de alojamento. Enquanto anfitrião, um membro oferece o alojamento a seu belo prazer; não é necessário alojar, mas obviamente que é encorajado. Enquanto surfer (convidado), o viajante pode procurar e pedir alojamento para o seu destino. O alojamento é inteiramente consensual entre o anfitrião e o convidado, a duração, a natureza e os termos para a estadia do convidado são acordados à priori para satisfazer ambas as partes. Espera-se que a estadia seja também gratuita; não existem compensações monetárias excepto em determinadas situações (o convidado pode compensar o seu anfitrião pela comida).

Existem três métodos para garantir a segurança e a confiança, os quais estão todos visíveis nos perfis dos membros para potenciais anfitriões ou “surfers” terem em conta antes de qualquer tipo de encontro:

  1. Referências pessoais, que anfitriões ou “surfers” (convidados) podem deixar um ao outro após terem usado o serviço.
  2. Um sistema opcional de verificação por cartão de crédito, que permite aos membros “trancar” o nome e morada fazendo um pagamento com cartão de crédito e introduzindo um código que o CouchSurfing envia à morada de pagamento (isto permite também que o CS recupere alguns custos por requerer um pequeno donativo para a verificação).
  3. Um sistema pessoal de certificações, onde um membro que foi certificado — inicialmente apenas os fundadores do site estavam certificados — possa certificar um sem número de outros membros que ele ou ela tenha conhecido e em quem confie.

Os voluntários no projecto organizam frequentemente encontros ou acampamentos os quais são eventos que duram vários dias e aproximam pessoas.

em: http://pt.wikipedia.org/wiki/CouchSurfing

Como aderir

Para aderir ao Couchsurfing só tem de se dirigir à pagina Register e preencher o formulário com os seus dados. Depois, pode personalizar o seu perfil com fotos e descrições de si e dos seus interesses, juntar-se a grupos de pessoas com interesses comuns, etc.

No canto superior esquerdo pode alterar o idioma para Português. Nem todo o site está traduzido, mas já dá uma grande ajuda a quem não dominar o inglês.

Guardar

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

1 COMENTÁRIO

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!