Companhia para o Caminho Português de Santiago

1060

Diariamente há leitores deste site interessados em fazer o caminho Português de Santiago que deixam comentários espalhados um pouco por todo o site em busca de companhia para fazer o caminho. Por isso decidi criar esta página para onde moverei todos esses comentários e onde devem a partir de agora deixar os vossos.

Caminho de Santiago. Sozinho ou com companhia?

Caminho Português de Santiago; 6ª Etapa: Pontevedra a Briallos; Maio 2009Esta é uma questão que muitos candidatos a peregrinos se interrogaram. Posso ir sozinho? É seguro? Não me vou sentir só?

Na minha opinião o ideal é partir sozinho para o caminho. Tal como nas viagens, a companhia vai aparecendo o longo dos dias. Pelo menos todos os dias à noite vai conhecer alguns peregrinos nos albergues onde vai pernoitar e no dia seguinte podem partir juntos.

Se a sua ideia é fazer também um caminho de descoberta pessoal, sem dúvida que deve ir sozinho. O percurso oferece momentos únicos para o conhecimento interior e a reflexão, coisas que sem dúvida se vão perder um pouco se for com alguém conhecido.

Há algumas zonas em que fará alguns quilómetros longe da civilização, mas hoje em dia com os telemóveis terá sempre forma de pedir ajuda em caso de dificuldade.

Como fazer para encontrar companhia

Deixe um comentário ao fundo desta página. Se encontrar alguém nessa lista que vá fazer o caminho na mesma altura que você, contacte-a pela forma que ela indicou. Por forma a facilitar a leitura pelos outros peregrinos, escreva o seu comentário da seguinte forma:

Nome:
Local e data de partida:
Contacto:
Outras indicações:

 

Guardar

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

1060 COMENTÁRIOS

  1. Também conto fazer a viagem do Porto a Santiago. Poderei ir ainda durante o mês de Setembro, mas ainda não decidi o dia de início.

  2. BOAS TARDE A TODOS.
    vou fazer o caminho português
    começo em Valença no dia 04/10/2017
    vou de Guimarães no dia 03/10/2017 de autocarro, pernoite em Valença e começo do dia 4/10/2017 a caminhada.

  3. Olá Mariana
    pretendo sair não a 25 mas sábado 23 e só se o tempo nessa semana pregar alguma partida, se pensares em alterar.
    Amândio Correia
    919956177

  4. Estou organizando minha ida para Santiago de Compostela no final da 1ª quinzena de outubro de 2017, fazendo o Caminho Frances, com o seguinte roteiro: Porto Alegre>São Paulo>Barcelona>Pamplona>Sainte Jean de Pied Porto, onde desejo iniciar minha caminhada.

  5. Boa tarde,
    Sou a Ângela e é a primeira vez que vou fazer o Caminho. Estou a pensar iniciar pela Costa a 29 ou 30 de setembro, partindo de de Vila do Conde (onde moro). De Caminha penso seguir para Valença (Central). Alguém a fazer na mesma altura? (email:angelacarla.pm@hotmail.com)

      • Boa tarde!

        Sra. Maria da Conceição Mendes e Sra. Ângela Mendes, também eu nunca fiz e gostaria de fazer o caminho de Santiago. Para já estou disponível para iniciar o caminho em qualquer uma das datas.
        Abraço,
        Renata Souto

        • Olá,Renata Souto
          Se estiver interessada,dia 11 Setembro,vou fazer o caminho da costa a Santiago,às nove horas da manhã, estarei na Sé do Porto para carimbar a credencial e começar a caminhar.

          Bom caminho
          José Pereira

        • Olá Renata.
          Já fez o caminho?? Também quero ir na mesma data que a Maria da Conceição Mendes, será que me poderia juntar a vocês??

  6. Alguém a iniciar o caminho no dia 31(quinta feira).
    Ponte de lima ou Valença?
    Acabei por não começar hoje conforme pretendia…

  7. Boa tarde a todos!
    Dia 28 alguém a sair de Valença?
    Ou durante a semana?
    Sónia vai mesmo dia 27?
    Eu já fiz de Valença a Santiago há uns anos com uns amigos mas desta vez não organizei com ninguém.

  8. Bom dia
    O meu nome é Amândio Correia moro em Ermesinde e faço intenções de ir a Santiago na segunda quinzena de Setembro.
    Como estou só, se existir alguém ou algum grupo a que me possa juntar, julgo ser mais fácil lá chegar.
    O meu contacto é o 919956177

  9. Olá
    tenho tudo planeado para sair no dia 11 Setembro do Porto a Santiago,pela costa,alguém interessado em fazer companhia.
    Resido na zona Sintra

  10. Olá caminheiros felizes!!!
    Vou estar de férias na última semana de Agosto e primeira de Setembro. Vou fazer a partir de Tomar mas como o tempo é escasso, estou a pensar fazer algumas etapas (ainda a ponderar) de transportes públicos. Caso contrário farei a partir do Porto.

      • Olá. Também é a primeira vez que vou fazer o Caminho. Estou a pensar iniciar pela Costa a 29 ou 30 de setembro, partindo de de Vila do Conde (onde moro). De Caminha penso seguir para Valença (Central).
        Se encontrar alguém a fazer na mesma altura melhor 😉. (email:angelacarla.pm@hotmail.com)

  11. Boas a todos,
    Vou fazer o caminho de Santiago pela costa com a minha namorada , saída de caminha a 26 de Agosto.

    Bons percursos a todos

    • Luís Serra ,inicio o caminho da costa dia 10 Setembro no Porto,se tiver interessado,pudemos combinar o encontro.
      Bom caminho.
      Resido na zona Sintra

  12. Eu pretendia realizar o caminho português a partir do porto, na segunda quinzena de agosto. 14 a 31. Alguém interessado em realizar o caminho nessa altura?

  13. Boa tarde a todos,
    Equaciono ir para a semana, 25 ou 26 de julho a partir de Valença. Em Pontevedra vou optar pela variante espiritual, pois este troço não conheço.

  14. Olá boa noite … estou a pensar sair dia 18/07/2017 da Sé do Porto para fazer o caminho central, alguém interessado em sair nesta data? Obrigada

  15. olá a todos. Pretendo fazer o caminho a partir do Porto e entre final de Agosto e primeira quinzena de Setembro. É a primeira vez e tanto pode ser caminhar como de bicicleta dependendo da companhia.

    • Bem, isso também depende do tempo que tem para fazer o caminho é…da forma física. Sendo a primeira vez talvez fosse melhor começar pelo Porto

  16. Abençoados. Sou Kaline e vou sair de POrto dia 27/08/2017 com destino a Santiago de Compostela e de lá vou para Roma para a Convenção Do Shalom

  17. Olá, chamo-me Álvaro sou do Porto e estou a programar fazer o “Caminho de Santiago” a partir da Sé do Porto entre os dias 25/27 de Junho. Haverá alguém que queira ir na mesma altura?

    • Bom dia Álvaro: eu me chamo Juliano Salmar, e começarei a peregrinação no dia 14 de outubro, tendo chegado a porto no 13/10/2017. Depois volto ao Porto, pois vou conhecer a universidade. Minha filha pretende estudar a graduação nesta cidade.
      Bom caminho.

  18. Alguém interessado em fazer o caminho do interior, de Chaves a Santiago, e provavelmente a Finisterra,no mês de Setembro.
    Resido na zona Sintra

  19. Maria João
    mariacarvalho60@outlook.pt
    Boa tarde, é a primeira vez que vou fazer os caminhos e gostava de ir com alguém. Sou do Algarve e só posso mesmo em Agosto. É a primeira vez, não tenho experiência em longas caminhadas e não tenho limite . Era muito bom encontrar um grupo ou alguém que me quisesse acompanhar.
    Obrigada.

  20. Olá eu vou fazer o caminho de Santiago na última semana de Agosto alguém se quer juntar a mim, vou sair de Santo Tirso.

    • Olá, Marta. Sou a Maria João vivo no Algarve e gostaria muito de fazer o caminho de Santiago. Só posso mesmo ir em Agosto. O meu único medo é de ser a primeira experiência em caminhadas longas.

    • Olá, sou o Eduardo, vivo em Lisboa e também gostava de fazer o Caminho de Santiago a sair do Norte do país na última semana de Agosto… também vai ser a minha primeira experiência numa caminhada longa…

  21. Sou mulher, tenho 50 anos e gostava de fazer o caminho português da costa a partir do Porto em Agosto, de bicicleta. Haverá alguma mulher, ou homem que não corra demasiado, que queira companhia?

    • Olá Maria,
      Um conselho: não faças em pleno verão. Esse é um dos piores meses que podes escolher para o fazer. Vai ser mto penoso garanto-te

  22. Olá. Sou a Elisabete e gostava de fazer o caminho em agosto e a partir do Porto. Gostava de fazer o percurso em grupo. Muito obrigada (isatispg@gmail.com)

  23. Olá, sou o Luis e vou fazer o Caminho desde Ponte de Lima ou Valença e sairei no dia 9 de Abril. Vou acompanhado com um amigo do Brasil, se alguém se quiser juntar a nós será bem vindo. Wtsap 914811709.

  24. Olá, estou a pensar fazer o caminho na semana seguinte à Páscoa, ou seja de 17 a 23. Vou começar em Valença, alguém vai fazer nestas datas?

  25. Olá!
    Me chamo Lucas Candini, tenho 22 anos, estou a cursar Direito em Lisboa e farei este caminho no período da páscoa, início dia 7-8 de abril, pretendo começar em Porto.
    Primeira vez que faço o caminho, WhatsApp: +5531994552716

  26. Ola bom dia, Eu e minha esposa estamos nos organizando para sair de Bh no 27/08 chegando em coimbra dia 28/08 Pretendo sair de coimbra dia 29/08.Contatos via email/;chicobento3@hotmail.com

  27. Boa tarde, estarei à altura de Arcade na Espanha no dia 3/4. Sairei de Vigo, indo pelo caminho Português.
    É bom ter referências de quem está no trecho. Chegada em Santiago no dia 08/04.
    Bom camiño a todos!

    Celso Oliveira

  28. Olá!
    Estou me organizando para sair de Guarulhos/Brasil em 24/04 chegando em Lisboa em 25/05. Pretendo iniciar em Porto entre 01 ou 02 de maio. Meu whastsapp é 5511 97662-6700. Feliz por ter encontrado Isabel por aqui. Gratidão e excelente caminho à todos e todas!

    • Olá Isabel! Sou Tatiana de São Paulo. Pretendo iniciar em Porto dia 01 ou 02 de maio. Te add no whatsapp. O meu whats é 11 97662-6700.

  29. Boa tarde.
    Sou de Lisboa e estou a pensar sair, de carro, até Valença, no dia 21 de abril e iniciar o caminho de santiago desde valença ou Tui (a decidir ainda). É possível fazê-lo até dia 25 de abril?
    Se alguém precisar de boleia ou se quiser juntar…

  30. Olá. Parto
    de Valença no final de Abril ( para aproveitar o feriado de 25).
    Alguém está a pensar partir por essa altura?
    (fortal60@gmail.com)

  31. Olá! Sou a Ana, tenho 52 anos. Tenciono sair de carro de Lisboa para ir até Santiago e Finisterra. Vou sem limite de tempo, nas calmas, e ao meu ritmo. Penso partir em breve de Lisboa. Talvez já neste próximo fim de semana ou durante a semana que vem. Aqui está o meu email violettespensees@hotmail.com Ainda não sei como vou organizar a viagem. Não fiz ainda qualquer pesquisa sobre o assunto. Está mesmo na fase inicial.

  32. Bom dia, alguém aí que vai fazer o caminho no mês de março? O meu local de partida será no porto ou em barcelos. Será a primeira vez que irei fazer o caminho, era bastante bom arranjar um grupo ou pessoa que me quisesse acompanhar nesta aventura. Aguardo as vossas respostas amigos. O meu email é daniel.gentil01@gmail.com ou poderão encontrar me no instagram (o_daniel_e_gentil). Cumprimentos

  33. João Loureiro

    Norte de Portugal, Ponte de Lima, Chaves, Porto, Braga…….ou outro local.

    loureiroaj@hotmail.com – telefone, 964237135.

    Saudação para todos;

    Pretendia fazer o caminho, mas de preferência de bicicleta, haverá por aí alguém disponível para a viagem? Adianto que é a minha primeira vez, logo muita falta de experiência, Fico à espera, Um abraço.

    • Boas João,
      Falamos de btt certo? eu já fiz a pé desde Valença e procuro companhia para btt.
      Penso partir de Pte Lima e não defeni ainda a data

  34. Alexandre
    Já parti de Fátima rumo a Santiago e neste momento encontro-me como voluntário no Mosteiro de Sarrance (GR 653 La Voie d’Arles) a acolher peregrinos por tempo indeterminado e procuro alguém que me queira acompanhar a Roma. Não sei se poderei postar aqui, visto meu destino ser diferente neste momento. Peço aos interessados que se queiram juntar a mim nesta minha peregrinação pela Europa que me contactem. Bom Caminho.

  35. Boa tarde, esta Segunda-Feira (dia 10) eu e o meu irmão vamos fazer o caminho de santiago com inicio no Porto. Alguém interessado a juntar-se a nós?

    Obrigado e boas caminhadas!

  36. Boa tarde peregrinos.
    Gostava de começar a minha caminhada no dia 31 de Outubro, falo bem galego e também castelhano. Tenho já a viagem bastante planeada, alguém interessado em compartir o Caminho?

  37. Bom dia a todos. Começo o caminho em Valença dia 1 de setembro de 2016. Alguém vai iniciar neste dia e neste local? Obrigado

  38. Olá Caminhantes!
    Alguém que planeie fazer o Caminho entre os dias 22 a 26 de Setembro a partir de Valença, ou que a passar por lá?

  39. Olá boa tarde, sou de Braga e gostaria de saber se alguém vai em Outubro fazer o Caminho a Santiago a partir de Braga.
    Tila de Oliveira

  40. boas noites. vou iniciar a minha peregrinação(reflexão)a Santiago no próximo dia 16/09/2016. vou partir de Vila Nova de Famalicão, mas farei o caminho central. é certo que vou com espirito de introspeção e reflexão mas não posso jamais abdicar do bem maior que podemos ter que é o convivio e partilha de experiências com os nossos semelhantes. por isso”é sempre bem vindo quem vier por bem” se houver interessados, disponham.
    cordiais saudações.

  41. Bom dia
    Pretendia fazer este percurso, muito recomendado e pela situação que passo actualmente também … Apesar de não estarmos sozinhos é um fato, tenho receio de o fazer assim sem orientação … será que alguém vai sair Porto-Santiago entre as datas 20 de Agosto a 2 de Setembro?? Período em que estou de férias … Como é a primeira vez que vou … Cumprimentos

    • Olá Liliana
      Em qualquer altura pode fazer o caminho,mas não aconselho este periodo ,devido ao calor,outro inconveniente são os albergues que esgotam a sua capacidade,devido ao movimento de peregrinos, em relação à orientação está tudo muito bem sinalizado é estar com atenção.
      Caso pretenda mais alguns esclarecimentos pode entrar em contacto através do mail:jgspereira@hotmail.com
      Bom caminho

    • Bom dia Liliana
      Eu sou o Joaquim Brito e vou fazer o caminho de Santiago num pequeno grupo de 4 pessoas com inicio em Barcelos no dia 4 pelas 5.30 da manhã. (não podemos começar antes por motivos profissionais)
      Se quiseres e estiveres cá por essa altura podemos acolher-te até no dia anterior e segues o caminho connosco. Melhores cumprimentos.

    • Oi Liliana, estou em Porto. Você ja partiu? Tem interesse em partir amanha de algum ponto mais ao norte, ja que teremos menos tempo ate dia 02?. Pode falar comigo pelo 924042925.

    • Olá Liliana. Iniciarei o caminho dia 1 de setembro em Valença. Se estiveres interessada contacta-me: 965763778. Bom caminho.

  42. Olá peregrinos
    Vou fazer um pequeno Caminho de Santiago, no final de Agosto, talvez com inicio a 28-Ago, com inicio em Valença.
    Não procuro companhia, pois no caminho nunca estamos sós.
    No entanto se alguém estiver com “receio” em iniciar o Caminho ou que seja a primeira peregrinação, ofereço a minha humilde companhia a pessoas de boa vontade e espirito positivo.
    Saudações peregrinas

  43. Boa noite! Sou um estudante universitário de Lisboa e tenciono fazer Porto-Santiago, a começar dia 20 ou 21 de Julho. Quem se quiser juntar pode-me contactar pelo 910753402 ou gil_pdg@hotmail.com . É a minha 1a vez e gostava de conhecer malta!

    • e ai, pedro. de boa?
      cara, estarei partindo amanhã de porto, sou estudante universitário daqui.
      vou contactá-lo pelo seu número.
      valeu!

  44. Olá, saudações!
    Vou iniciar minha caminhada saindo do Porto nesta segunda-feira, dia 18/07/2016.
    Alguém também começará nesta data?
    Quem quiser se encontrar, por favor me contatar.
    Obrigado.

  45. Olá, sou profissional de Saúde.
    Gostaria imenso de trocar impressões acerca da tão desejada e, inedita caminhada a Santiago de Compostela.
    Estarei de férias no período compreendido entre, 17 a 30 de Agosto /2016.
    Tenciono ir ter com uma amiga a Marco de Canaveses para irmos as duas. Contudo, seria bom conhecer pessoas que estivessem livres nesta data,
    Até lá tocamos impressões sobre local de partida, certificado de caminheiro, locais para descansar, etc-
    Fico á espera de noticías.
    Um beijinho,
    Ana

    • Olá Ana
      Também tenciono partir por essa altura, com amigos do Porto, provavelmente saindo de lá. Já tem planos? A minha viagem é mais de convivio, não de fé, e por isso agradava-me ir-me encontrando com outros caminhantes. E ainda não programei nada de forma a poder ajustar-me. Além de que adoro a Galiza e talvez não acompanhe o ritmo de quem vai directo ( vou tirar algum tempo para dar umas voltas à volta do caminho). Quer dar-me noticias?
      Acácio

      • Olá Acácio
        Gostaria bastante de ir a Santiago. Ainda por cima intergrada num grupo! Alguns assuntos pendentes podem impdir a viagem!
        Vamos falando?🤔

        Em 23 de julho de 2016 16:24, Disqus escreveu:

        • Ana

          Tem alguma ideia do ritmo que quer ter ( quantos Kms/dia ), ou das pousadas onde quer pernoitar?
          É que podemos ir preparando
          Abraço

          No dia 25 de julho de 2016 às 00:52, Disqus escreveu:

        • OLá Aácio,
          Deixo aqui contato movel: 969697605
          Quer ligar?

          Em 27 de julho de 2016 21:28, Disqus escreveu:

  46. Olá! Sou estudante universitária e tenciono fazer o caminho pela primeira vez, desde Ponte de Lima/ Porto até Santiago no final de agosto. Alguém que vá nessa altura e se queira juntar?

  47. Boa tarde! Sou um estudante universitário e parto dia 19/20 de Julho, desde o Porto e com destino a Santiago! É a minha primeira vez e gostava de conhecer pessoas e encontrar companheiros de peregrinação. Quem se quiser encontrar contacte-me sff!

  48. Como já fiz o Camiho de Valença a Santiago e não me deslumbrou a paisagem, vou fazer os últimos 120 kms do Caminho Francês, ou seja de Sarriá a Santiago de Compostela, que, segundo pessoas minhas amigas é menos violento e a paisagem muito mais bonita. Tenciono, partir lá para os fins de Setembro, princípios de Outubro, para já não apanhar muito calor. Alguém preetende alinhar? Como moro em Lisboa, terei de ir de comboio até ao Porto e de lá Vigo e de Vigo apanhar um autocarro até Sarriá.
    Isabel Monteiro
    redtafetta@gmail.com

    • Tudo depende de quantos kms pretende percorrer. O mínomo para obter a Compostela ou seja o certificado , são 100 kms, pelo que normalmente as pessoas que não desejm percorrer mais do esta distância partem de Valença ou de Tui.

  49. Boa tarde! estou a pensar percorrer o caminho de Santiago entre finais de julho ou durante o mês de agosto, a partir da zona do Porto. Há alguém com a mesma ideia?

    • Se puder, aconseho-o a partir noutra data, Fui ano passado em Junho e já tive que suportar elevadas temperaturas e sem grandes áreas arborizadas…

      • Olá Isabel! Pensei exatamente nisso, mas como sou estudante esta é a única altura do ano em que estou disponível para uma viagem destas..

        • Entendo perfeitamente as suas circunstâncias, Assim sendo, tomo a liberdade de lhe sugerir para diariamente iniciar a caminhada bem cêdo – se a iniciar ainda sem luz do dia é prudente levar algo luminoso (pode adquirir na Tiger ou na Decthlon, pois não é caro) para ver e ser visto. Aplicado num boné é o ideal, Bon caminho,,,,

      • Olá Pedro! A minha ideia era mesmo partir nos últimos dias do mês de julho ou inícios de agosto, até para ter tempo de preparar a viagem. Mas posso ficar com o teu contacto, se mudar de ideias entretanto..

  50. Olá, boa tarde!
    Estou a pensar em fazer o Caminho Português para Santiago em Setembro. Idealmente a partir de Coimbra, embora também não ponha de parte ser a partir do Porto. Alguém interessado em combinar algo para uma caminhada conjunta?

  51. Boa tarde ! Pretendo initiar o Caminho de Santiago em setembro. Partindo de casa “Fonte Boa ” e com primeira étapa Barcelos .Se alguém a pensar em ir …
    Bom caminho a todos.

  52. Boas!
    Também irei iniciar a organização da peregrinação (andante) com partida de Guimarães, a acontecer na primeira semana de Agosto, com partida previsível a dia 1. Por isso pesquiso todas as dicas, e agradeço todas as indicações.
    Antecipadamente grato!
    Nome: João Vasco Valadares
    Local e data de partida: Guimarães 01/08/2016 (previsível)
    Contacto: vascovvaladares@gmail.com
    Outras indicações: Pedonal

  53. Boa noite, estou a organizar a realização do caminho entre Valença do Minho a Santiago durante os dias 25/06 a 01/07, a partida seria na manhã de 25/06 em Lisboa de autocarro alugado com capacidade de 55 lugares, sendo até agora 30 pessoas confirmadas e o regresso pela tarde de 01/07 em Santiago pelo mesmo autocarro,queria assim predispor a convidar para realizarem o caminho com o nosso grupo! Mais info: ricmb98@gmail.com

  54. alguem disponivel para fazer o camino santiago em julho ou agosto , de bicicleta a partir de guimarães , já o fiz no ano passado e vou novamente este ano

  55. Olá! Gostava de encontrar um grupo para fazer o caminho a Satiago durante o mês de setembro ou outubro partindo do Porto.

    • Boas. Eu gostava de fazer o caminho de Santiago, mas gostaria de encontrar companhia. Estou disponível a partir da segunda quinzena de Outubro.

  56. olá! pretendo fazer o caminho no mês de julho, do Porto a santiago. gostaria de saber se tem alguém interessado? obrigada

  57. vou iniciar o caminho no dia 04 de Junho, saindo do porto. já fiz uma vez sozinho e este ano gostava de partilhar a experiência, pelo que estou disponível para encontrar companhia.
    Condição necessária, Boa disposição.

  58. Boa tarde,
    Sou de Santarém e gostava de fazer o caminho de Santiago, mas penso que se faria uma caminhada melhor com um pequeno grupo. Tenho disponibilidade durante o mês de junho. O local de partida seria a combinar entre todos. Se alguém estiver interessado e favor contactar

  59. Ola futuros companheiros de jornada. Pretendo ir em Junho, a partir de 01, ou em Setembro, a partir do Porto, Ponte de Lima, Viana do Castelo, etc, pois sou da Ilha da Madeira e preciso chegar de avião primeiro. Tenho 8 a 10 dias. Procuro companhia. helenagsousa@gmail.com

  60. Olá bom dia, estou a pensar fazer o meu baptismo do Caminho em Outubro 19 a 23, se tiver alguém com a mesma disponibilidade…
    JFonseca.

  61. Ola a todos!

    Vou fazer o caminho a 20 de Junho e vou começar em Valença.
    Vou sozinho, mas a ideia é ir conhecendo pessoas ao longo do caminho.

    Alguém também vai nesta altura?

  62. Olá

    Já fiz algumas vezes o Caminho Português (Central), o Caminho Francês (desde Saint-Jean-Pied-de-Port) e o Caminho Primitivo (desde Oviedo).

    Com amigos, familiares, conhecidos e sozinho (embora poucas horas)

    Gostava de fazer outros caminhos, como o Caminho Português pela costa, ou a via de la Plata ou o Caminho Inglês.

    Tenho disponibilidade no máximo de 10 dias.

    Não quero fazer planos de caminho nem etapas, deixo isso uma boa companhia

    O ideal para um grupo são três a cinco participantes com perfis variados, mas com a regra de ouro – Respeito Total.

  63. olá,
    estou organizando um grupo em Moura ( Alentejo ) para fazer o Caminho de Santiago em Outubro deste ano.Iremos partir do Porto.
    Se alguém quiser ou estiver interessado em se juntar ao nosso grupo pode entrar em contacto para irmos organizando o caminho com tempo.
    Contactos:
    helderrola@gmail.com
    Whatsapp – 351 935998936
    Helder

  64. Olá, já estou com tudo pronto para fazer o Caminho partindo de Vilar do Pinheiro dia 14 de setembro próximo. Minha maior preocupação é o clima. O que levar e como serão os dias no transcorrer do caminho. Alguma dica?

  65. O meu namorado procura companhia para fazer esta caminhada, parte no inicio de Maio de Ponte de Lima, mas poderá adaptar a sua saída mediante combinação.
    Alguém interessado em acompanhá-lo, com partida para o início de Maio ? Obrigada

  66. Boa noite, quero muito fazer os Caminhos de Santiago ainda este ano, mas só posso em JUN ou JUL e não tenho ainda nada preparado! Gostaria, se me pudessem, que me indicassem se esta data é boa e se existem outras pessoas interessadas para não ir sózinha. Eu quero partir de Ponte de Lima.

  67. Olá. Alguém me pode informar como nos “safamos” com a comida? Eu não entendi muito bem, os albergues têm sitios onde podemos cozinhar, mas onde arranjamos a comida? E água ao longo do caminho encontra-se? :p
    Vou fazer o caminho sozinho, não tenho dia para ir, apenas vou…. 🙂
    Relativamente ao e-mail que disponibilizam para pedir a credencial, o pedido dever ser feito em português ou em espanhol? Também tive problemas com os links que disponibilizaram para este efeito.
    Uma vez chegado a Braga (estação da CP ) como devo começar? Alguém me pode dar alguma dica? Obrigado e boas viagens 😉

    • Olá Vasco,
      Gosto desse espírito de não ter dia para ir! Espero que também não tenha para chegar 🙂

      O pedido da credencial que eu indico é a uma associação portuguesa.

      Pelo caminho vai encontrar muitas fontes de água potável. Recomendo no entanto que leve pelo menos meio litro de água consigo, ou 1 litro, se for verão.

      Quanto ao começar em Braga não sei, que eu fiz o caminho por Barcelos.

      Os albergues têm cozinha com o mínimo de equipamento essencial. Por norma os albergues são dentro de povoações e há sempre nem que seja um minimercado. Com excepção do albergue de Caldas de Reis, que é mais longe, mas na pagina respectiva tenho mais informação. Se vir que pode não haver nada, compre alguma coisa numa povoação antes. Uns noodles por exemplo é leve, facil de preparar e uma boa base para uma refeição.

      Bom caminho

      • Olá David
        Obrigado pelas dicas 😉
        Eu queria começar do Porto, mas como o quero fazer sozinho, tenho receio de não conseguir ou sei lá. 😀 Também não tenho dia para chegar não! lol
        E depois como regressou de Santiago David, se posso perguntar?

        • A diferença não é assim tanta. Para mim o Minho foi o melhor do caminho. Eu fiz sozinho mas conheci imensas pessoas. Uma delas foi um rapaz que depois os pais iam buscar e vim a boleia com eles até ao Porto. Penso q tb há autocarros.

        • Eu estou a pensar, alterar a data para Outubro porque me disseram que JUN é o caos. De qualquer forma, muito obrigada pelo convite e desejo que lhe corra pelo melhor! bjs

    • Olá bom dia
      O meu namorado procura companhia…vai no inicio de Maio também sozinho e vai partir de ponte de lima acho, pois ele é natural de lá…mas era uma questão de falarem caso tivesse interesse de fazerem o a caminhada juntos

  68. Oi, pretendo sair do Porto entre os dias 15 e 16 de maio de 2016. Sou de Niterói-RJ. Alguém sairá nessa data? Dicas de como é feita a reserva dos albergues ao longo do caminho?

    • há dois tipos de albergues no caminho, albergues públicos e albergues privados. Nos albergues públicos, não há reservas, os peregrinos vão ocupando as camas a medida ate ao limite da capacidade, por ordem de chegada. Nos albergues privados, podes ligar com antecedência para reservar o nº de camas que precisas.
      a rede de albergues, públicos e privados, com a indicação do nº de camas, esta disponível na net, em vários sites.

  69. Olá, pretendo fazer o caminho de santiago a partir do Porto no dia 08 de maio próximo, alguém está se programando para esta data? Sabem me dizer como estará a temperatura nesta época?

  70. No inicio de Junho pretendo fazer o caminho de santiago a partir de chaves e não o queria fazer sozinho. No ano passado fiz o caminho português sozinho e este ano queria uma experiencia diferente.

    • Tenho tudo programado para fazer esse caminho no principio Maio, com uma companhia,caso não me falte,se quiser pode aproveitar,em Junho pode haver mais dificuldade em encontrar os albergues disponivéis.Também é dificil para este caminho encontrar em Portugal companhia.

      • quando vai fazer essa caminhada? o meu namorado quer fazer essa caminhada no inicio de Maio e procura companhia…vai partir de ponte de lima, acho…se tiver interesse contacte-nos obrigada

        • desculpe ,mas estou a responder ao Sr Augusto para fazermos o caminho de Chaves.Fiz em Maio/2015 de Ponte de Lima.
          Bom caminho

    • Luisa sou brasileira gostaria de sair em setembro. chego lisboa dia 2 de setembro bem cedo, tenho que estar de volta a lisboa dia 07 ois meu aviao para o brasil é 8 de manha. nao sei onde fica Lixa nem como chegar. se tiver interesse entre em contacto

      • Olá Solange,

        Quem vem da Lisboa, Lixa não fica nada à mão ☺. Muito Obrigada e boa viagem. Em Abril fui a conduzir um carro de apoio a uns ciclistas amigos que fizeram Valença – Santiago – Finisterra – Muxia. Estou a ponderar adiar a minha caminhada para outro ano. BOA VIAGEM para todos!!!
        Em 22/05/2016 19:17, “Disqus” escreveu:

  71. olá,vou iniciar o caminho dia 2 de Julho,tenho como objectivo partir desde Mafra,são no total 503 Kmts para fazer em 20 dias. companhia precisa-se hehe

  72. Boa Tarde amigos caminhantess irei iniciar o meu caminho entre 3 ou 4 de Setembro se alguem quizer acompanhar sou do Porto mas vou começar em Valença quem estiver interessado é so contactar atraves do mail

  73. Olá, sou de São Paulo, Brasil, tenho 30 dias de férias a partir de 26 de maio, a maior parte em junho, portanto, e gostaria de fazer o caminho central português saindo do Porto, e gostaria de passear um pouco antes e depois também. Posso marcar as férias mais pra frente um pouco, mas ainda em junho. Se alguém se interessar em conversar, entre em contato… Abraços!

    • ola, eu ja fiz o caminho, no ano passado e pretendo voltar a fazer este ano, saindo do porto no final de Maio, se quiseres combinar datas, diz-me e podemos conversar.

    • Olá Fabiola, sou brasileira e vivo em portugal, vou fazer o caminho a partir do porto dia 1 de junho, vou sozinha pois o marido não pode! confesso que estou um bocadinho receosa se puderes nessa data seria muito bom, fico aguardando uma resposta, beijinhos.

  74. Alguém está a pensar ir em Setembro? Gostava muito fazer este Caminho. Mas antes de Setembro não me é possível. Obrigada

  75. Olá, Gostava de sair do Porto, mas como tenho menos de uma semana vou partir de Ponte de Lima ou Valença (ainda não decidi) no dia 27 de março bem cedinho. Se alguém se quiser juntar: helga@sapo.pt

  76. Olá, Chamo-me Alessandra, sou de Recife, tenho 38 anos e sou psicológa. Estou querendo fazer o caminho de Santiago em abril/maio 2017. Alguém planejando algo parecido?

  77. José Pereira
    Alguém interessado em fazer o caminho de Chaves a Santiago Compostela em Maio 2016 ,pelo caminho Sanabrês.
    Resido em Sintra

  78. Boa noite, estava a pensar iniciar o caminho no dia 28 de março a partir de Valença. No entanto tenho algum receio devido às condições climatéricas… Alguém tem sugestões quanto à quantidade de camadas de roupa a usar durante a caminhada? Será a minha primeira viagem, por isso não queria levar peso a mais nem poder passar frio/chuva… Agradeço as vossas opiniões e bom caminho para todos! 🙂

    • Boa noite! Também devo iniciar o caminho por essa altura! Vou com uma amiga! Partimos de Ponte de Lima! Ainda nos encontramos!

  79. Ola, meu nome é Anna, sou carioca e comecei um projeto para o Caminho Português saindo de Coimbra, com previsão em Julho ou agosto 2017. Já fiz o Francês e estou curiosa para conhecer Portugal, onde tive uma passagem rápida, o suficiente para ficar encantada. Já passei dos 50, então gostaria de orientação e sugestão de alguém que já tenha feito. Ainda não tenho companhia, caso alguém se interesse em ir, passar email.
    Annazerep@gmail.com

  80. Bom dia. eu sou de Guimarães e vou percorrer o caminho pelo lado de Braga ( Portugal).
    Ainda não tenho datas fixa mas vai ser entre maio/ Junho se houver alguém interessada/o em percorrer este caminho de paz comigo que me conta.te tilia_16@hotmail.com.

  81. Olá, sou de Belo Horizonte e vou fazer o caminho francês pela primeira vez, partindo de San Jean Pied. Vou dia 21 de abril e devo fazer o caminho em no máximo 30 dias. Estou indo sozinha, e gostaria de saber se alguém ou algum grupo pretende ir nessa data. O meu contato é alpaolin@gmail.com
    Andréa

  82. Tenho um amigo que está a fazer o Caminho de Santiago, também gostava de fazer. Preciso de encontrar um pouco de Paz interior e reflexão. Gostaria de ouvir opiniões de quem já fez.

  83. Boa noite!
    Sou do Brasil e gostaria de fazer o caminho… porém não sei partindo de onde. Gostaria de ir em Janeiro de 2016 e estou procurando companhia. Tenho 28 anos, estudo psicologia, já morei na Espanha e hoje moro em São Paulo. e-mail:carolina.marucco@hotmail.com. Quem estiver interessado ou souber de um grupo, por favor entre em contato!!
    Abraços!!

  84. Boa Tarde,

    Pretendo fazer a caminhada de Santiago, em dezembro a comecar no di 14 / 15 a sair na Se do Porto, se mais alguem tiver intressado por favor me mande um email.

    Email:richard.slv1@gmail.com

    Obrigado,

    Richard S.

  85. Olá,
    Sou de Aveiro e pretendo de fazer a caminhada de Porto até Santiago. Tenho planeado partir no dia 17-10-2015. Se alguem estiver interessado em partilhar a caminhada e ajudar com as direções, estaría muito agradecida.

    Podem comunicar me por : valentina.maksimova@ua.pt

  86. Bom dia,

    Já deu para reparar que há muita gente a fazer a caminhada até Santiago de Compostela, sou de Braga e actualmente ando a me preparar para o ano fazer a rota a sair de Braga até Santiago, se alguém estiver a pensar também em o fazer nesta altura , depois que digam alguma coisa.
    Se alguém se quiser juntar, deixo aqui o meu contacto:

    alvescarlos1978@gmail.com

    Cumprimentos e Bom Caminho,

  87. Boa noite
    O meu nome é Eddy Martins, tenho 27 anos, sou de Aveiro, e planeio fazer o caminho de Valença a Santiago de Compostela. Chego a Valença de comboio às 08h30.
    É a minha primeira vez e vou sozinho porque alguns colegas desistiram.
    Fiz formação com alguns colegas que já foram mas… Estou pronto para a aventura e deve conhecer gente pelo caminho ou albergues, mas se alguem estiver para ir que diga.
    Se alguém se quiser juntar, deixo aqui o meu contacto:
    eddyfranciscomartins.em@gmail.com

  88. Boa tarde
    O meu nome é Raquel e planeio fazer o caminho de Valença a Santiago entre os dias 15 e 18 de Outubro.
    Já fiz o Francês e o Sanabrês mas de bicicleta, sera a minha estreia no caminho português e a pé.
    Se alguém se quiser juntar, deixo aqui o meu contacto:
    Raquel.moura@live.com

  89. Olá, me chamo Sibely Tavares e pretendo fazer o caminho em dezembro/janeiro. Nunca fiz o caminho e gostaria de saber se alguém vai fazer no final do ano. Para qm sabe, umas dicas, uma companhia, ou uma esbarrada por lá. 😊

    E-mail: sibelyemmert@gmail.com
    Facebook: Sibely Tavares

  90. Olá peregrinos !
    Pretendo arrancar a partir do porto , no inicio de setembro alguém interessado!? Onde posso obter a caderneta de peregrino? E mapas detalhados do percurso,é que ja procurei e nao encontro! Aguardo respostas obrigado
    António Marques
    tony.marq@gmail.com

  91. Olá Peregrinos!

    Chamo-me José António Dias, sou de Braga, e já fiz o Caminho Português de Braga a Ponte de Lima (13/06/15) e de Ponte de Lima a Valença (14/06/15), com pernoita no Albergue de Ponte de Lima (“Credencial” carimbada), com mais dois amigos que, entretanto, fizeram em Julho o restante caminho até Santiago. Eu em Julho não tive a possibilidade de os acompanhar e em Agosto quis evitar o calor.

    Por isso, queria agora fazer o caminho de Valença a Santiago a partir da 2ª quinzena de Setembro ou em Outubro (Novembro já depende muito do tempo…), pelo que gostaria de saber se há alguém a pensar fazer o caminho nestas datas…

    O m/ contacto é o seguinte: jabriosodias@sapo.pt

    Cumprimentos e Bom Caminho,

    José António Dias, Braga, 27/08/15

  92. Olá, Peregrinos!
    Estou a planear sair de Ponte de Lima ou Porto (TBD) no dia 7 de Setembro com chegada a Santiago no dia 11 (12). Vou fazer o Caminho sozinho. Quem quiser acompanhar é bem-vindo.
    Deixo o meu contacto: miguelfeliciano@gmail.com
    Bom Camiño!

  93. Ola a todos, quero fazer o caminho, é a primeira vez e não tenho companhia, estou a pensar fazer do dia 20/09 a 27/09. qual é o sitio mais indicado para sair visto que só posso demorar estes dias, alguém sabe? deixo aqui o meu endereço faeds_pepe@hotmail.com. obrigado e bom caminho.

  94. Boa noite, estou a pensar fazer o caminho na 1a semana de Setembro em 5 ou 7 dias. A minha companhia não vai conseguir ir, mas não queria deixar de voltar ao caminho em breve, mesmo que sozinha. Alguém vai fazer o caminho por essa altura? Bom caminho 🙂

    • Depende muito de pessoa para pessoa, já fiz o caminho e na altura não fiz qualquer tipo de preparação, cada pessoa tem é que saber o seu ritmo e limite. Mas força de vontade e um calçado confortável e já bem usado é logo metade da preparação. Bom caminho

    • Pedro, quando fiz o caminho, e de todas as vezes que o fiz, reparei que é necessário termos vários cuidados (independentemente da preparação física). Assim, partilho a minha experiência:
      1) caminhar +/- 45 minutos e descansar 10 (em termos gerais, começava a andar de hora em hora);
      2) ao descansar, tentava não me sentar e fazia alongamento aos tendões dos pés e pernas; se se sentar, o arranque é muito mais difícil;
      3) tentava arrancar para o percurso cedo e caminhava pela fresca; na torreira do sol descansava ou parava mesmo;
      4) no fim do dia e sem mais caminhar, descansava uns minutos com as pernas para cima, os sapatos de caminhar ficam a arejar (senão estarão molhados no dia seguinte) e andava de havaianas do banho para os pés estarem à vontade;
      5) em caso de bolha, atacava logo com agulha e linha (a linha fica na bolha);
      6) chapéu e roupa leve porque se começar com 10 quilos, no fim do dia terá 100 de carga.
      Bom caminho

  95. Bom dia, sou a Sara! No ano passado ja fiz o caminho, comecei sozinha e conheci mm mt gente pelo caminho. Irei realizar a partir de amanhã ou domingo novo caminho deste valença a Santiago, alguém quer vir? Contacto saraisabelix@gmail.com.

  96. ola!vou fazer o caminho a partir de Ponte de Lima, n tenho ainda data definida mas na 2ª ou inicio da 3ª semana de Agosto. e gostaria de saber se mais alguém vai nessa altura ou se me posso juntar a algum grupo. chamo-me vanda e o meu mail é vandalps@hotmail.com.

    • boas Bruno
      vou partir dia 29 mas de caminha para fazer 134 kms. Devo chegar ao albergue de Valenca dia 29. Pode ser que nos encontremos.
      Bom caminho

  97. Olá! Vou iniciar o Caminho a partir de Amarante/Felgueiras entre 13 e 25 de Setembro, data ainda não precisa mas dentro desses dias. Ainda não tenho preparação e estou a iniciar agora toda a organização. É um impulso e talvez só assim me faça sentido.
    Companhia durante o Caminho ou troca de informações durante a preparação, natacha_sp@msn.com

  98. Olá pessoal vou fazer o caminho de Santiago saindo de Santarém, ainda não tenho a data bem defenida mas entre 30 de Julho e 3 de Agosto de 2015 será garantido.
    Vou iniciar sozinho e sem pressas e tentar gastar o menos possível, se alguém for fazer o caminho é pretenda companhia podemos combinar, respondam para o meu email; jojoteba@gmail.com.

  99. Penso fazer os caminhos de Santiago na segunda quinzena de Agosto … a partir de 15 Agosto, companhia?

    A partir de Ponte de Lima

  100. Eu pretendo fazer o Caminho de Santiago de Compostela em Novembro de 2015, no início, se alguém aqui estiver pensando na mesma data, eu ficaria muito feliz em compartilhar. Pretendo ir para a França no final de outubro e então iniciar a pé até Compostela na Espanha, quem está animado? meu e-mail é contato@lucianoaugusto.com.br 😀

  101. Há muito que desejo fazer este caminho,já percorri partes mas de carro,cheguei a Compostela e a sensação é brutal! Não imagino como seráa sensação de trilhar e chegar a pé.Também estava a pensar fazer talvez na 1ª semana de Agosto, mas talvez seja um pouco em cima…para preparar. Chamo-me Sofia, moro perto de Lisboa, local de onde partirei e o meu e-mail é asmrasteiro@gmail.com. Alguém experiente que me consiga ajudar no sentido logístico, ou seja, é muito exigente do ponto de vista de preparação? Adorava ir e sinceramente, surgiu-me esse impulso. Acho que vou em frente!

  102. Olá, boa tarde.
    O meu nome é Mónica e há muito q eu desejo fazer este caminho, embora não tenha preparação alguma…a minha ideia é ir, sem pressas e desfrutar e viver o caminho…também não tenho ninguém para ir e a data q tinha pensado seria na segunda quinzena de Agosto…
    Alguém interessado em sair nesta altura?

    O meu e-mail é tuxinhas@hotmail.com, moro em viseu ( poderei sair a partir do Norte)

  103. vou fazer o CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA A PÉ
    DESDE BARCELOS
    Saída Segunda-feira 3 DE AGOSTO 2015
    Se alguém se quiser juntar à aventura entrem em contacto comigo pelo email:
    r_ogeri_o@hotmail.com

    dia1: Barcelos > Ponte de Lima . 30a36 kms +-12h10m
    dia2: Ponte de Lima > Valença/Tui . 38 kms +-10h25m
    dia3: Valença/Tui > Redondela . 29a37 kms +-10h30m
    dia4: Redondela > Pontevedra . 18a21 kms +-5h40m
    dia5: Pontevedra > Caldas de Reis . 24 kms +-6h20m
    dia6: Caldas de Reis > Padrón . 19 kms +-5h45m
    dia7: Padrón > Santiago de Compostela . 25 kms +-7h30m
    +-201kms / 7Dias

  104. Olá chamo-me Pedro, vamos partir do Porto a 27/7, somos um grupo de 5 pessoas, 4 homens (1 padre) e 1 mulher. Contacto 96485787.

  105. Viva, pessoal !
    Alguém interessado em fazer o Caminho Português a partir do Porto em BTT já nos próximos dias 16, 17 e 18 de Julho ?
    Vou, com um amigo, repetir este caminho que fizemos em 2011 e gostaríamos de ter mais companhia nesta aventura de 3 dias. Estarei sempre disponível para esclarecimentos e ajudar na preparação.
    Não hesitem em contactar-me por telemóvel (965 867 041) ou, se preferirem, para o meu email: arturjvpereira@gmail.com.

  106. Boa tarde, estou interessado em fazer o caminho de Santiago este ano a partir do Porto. Existe alguém a organizar um grupo? Obrigado.

  107. Olá nunca fiz o caminho, mas estou a pensar seriamente em fazer este ano. Pensei ir na segunda quinzena de agosto a partir do Porto. Alguém vai nessa altura? Obrigada

  108. Boa tarde a tudos!! Temos um Albergue no Caminho Portugues, á saida de Redondela (na Galiza), é um pequeno Refuxio para que vos relaxedes de um dia muito longo!! Queremos fazer o vosso Caminho o mais confortabel que nos seja possivel!! Vos esperamos a pe ou de bicicleta!! BOM CAMINHO E FORçA!!! T. (0034)601165977

  109. Tenho uma pequena hospedagem em Fátima e costumo receber peregrinos a pé ou de bicicleta que vêm do sul de Portugal ou Espanha a caminho de Santiago. tel 919552515

  110. ola meu nome e janaina sou de lisboa ,pretendo sair do porto mas gostaria de estar com outras pessoas pretendo no final de julho ..se alguem for nesta altura entre em contato comigo obrigado

      • lidio ja decidiu o dia que vais , olha meus planos foi alterado agora vou ter de sair ja para caminhar dia 3 de agosto … estava para ir com um casal mas ainda não sabem por motivo de uma cirugia .. se souber de alguem diz me algo ok

    • ola rogerio bem até então não tinha companhia mas agora tamb tem o senhor jose e mais uma mulher que não sei o nome ,mas que giro adorei a ideia podemos nos juntar todos … vamos saur de barcelos tamb no dia 3 ,e podemos ir juntos quanto maior o grupo mas força teremos ok beijinhos e vamos falando obrigd

      No dia 17 de julho de 2015 às 20:20, Disqus escreveu:

      • rogerio espero que sua caminhada tenha cido maravilhosa,saimos de barcelos bem de manhã foi uma pena não consiguir juntar o grupo …. fica para proxima mas amei a caminhada abraços—–

        No dia 1 de agosto de 2015 às 13:26, Disqus escreveu:

  111. Tiago Nunes
    Saída do Porto dia 29 de Agosto de 2015
    ntiago129@sapo.pt
    Vou sair do próximo dia 29 de Agosto e pretendo efetuar o percurso a pé, a minha ideia será chegar no dia 5 de Setembro. Se alguém quiser vir comigo é muito bem vindo e se formar-mos um grupo podemos reservar (pagando claro) o botafumeiro para a missa do peregrino, no dia da nossa chegada.
    BOM CAMINHO!!!

  112. Estou a planear partir de Valença, este Junho próximo, data a combinar, preferencialmente 2ª quinzena e caminhar até Santiago. Estou muito habituada a caminhar, apesar de já não ser jovem. Se alguem estiver interessado, favor contactar-me através do email redtafetta@gmail.com

      • Partirei de comboio, do Porto, para Valença no sábado dia 13 de Junho, pernoitando em Tuy nessa noite e iniciando a caminhada no dia seguinte. Não ficarei em albergues municipais nem carregarei mochilas pois recorri aos serviços de uma agência espanhola chamada Camino de Santiago Reservas
        rsv@caminodesantiagoreservas.com que tem sido de uma eficiência e profissionalismo invulgares. Disponha como entender… Isabel

    • Tenha em consideração as festas em Santiago de Compostela, que, salvo erro têm o seu auge a 25 de Julho com todas as consequências inerentes e decorrentes…Para todos os efeitos desejo-lhe um bom Caminho.

  113. Ola,
    Estou a pensar fazer o caminho de santiago de bicicleta a partir do Porto no mês de junho. Penso que em 3 dias consigo la chegar. Alguem com planos para o mesmo periodo?

  114. Boa tarde. Gostaria de fazer o Caminho de Santiago com a minha irmã, a partir de Valença, no início de Agosto.

    • Olá!
      Agosto não é muito bom para se fazer Caminho por causa do calor.
      Nesta altura os albergues estão sempre cheios.
      Ultreia

      • Sim, o calor preocupa-me, mas não temos possibilidade de fazer o caminho noutra data. Quanto ao alojamento, posso analisar outras opções aos albergues.

  115. Boas, eu mais um colega vamos arrancar dia 7 Abril de São Pedro Rates em direção a Santiago. Vamos de bicicleta e a ideia é fazer em 3 dias. Será a primeira vez que iremos fazer o caminho, por isso se alguém se quiser juntar será muito bem-vindo! APAREÇAM.

  116. Boa noite. Sou fotografo e estou interessado em documentar o Caminho de Santiago partindo de Lisboa a pé. Estou a pensar no mês de Maio e reservo mais de 30dias. Alguém interessado para a partida? Alguém com vários caminhos nas pernas que esteja disponível a partilhar a sua história? Todas as informações são importantes, por isso sintam-se livres para contactar por email para o tiagocostatmrc@gmail.com. Obrigado.

  117. boa noite, bou fazer o Caminho desde Balugães de Bicicleta em 3 dias no 1º fim de semana de Maio. Se alguem quiser fazer companhia é bem vindo.
    é a 1º vez

  118. Vou sair do Porto para Santiago no dia 10 de Junho. Pelo que me dizem o caminho faz-se em 10 dias. Há mais alguém a partir do Porto nessa data?
    Carlos

  119. Boas, eu mais um colega vamos arrancar dia 7 Abril de São Pedro Rates em direção a Santiago. Vamos de bicicleta e a ideia é fazer em 3 dias. Será a primeira vez que iremos fazer o caminho, por isso se alguém se quiser juntar será muito bem-vindo!

  120. Boa Tarde! Vou fazer o caminho na primeira quinzena de agosto, a partir de Valença. Alguém com planos para esta data?

  121. Ainda não tenho uma data programada, mas gostava de fazer o caminho agora na Primavera ou ínicio do Verão, e partir do Porto, alguém ?

  122. Olá, eu e minha esposa decidimos fazer o caminho à partir de Porto iniciando no dia 18 de maio. Alguém está programando fazer o caminho nesta data?

  123. Olá. Pretendo fazer o caminho desde Valença até Santigo na semana de 23 de março. Alguém tem conhecimento de algum grupo que pretenda fazer o caminho nesta data? Ou datas próximas?

  124. sou do Porto, e pretendo fazer o caminho pela segunda vez na semana santa e ir passar a Páscoa a sobrado dos monges, gostei muito quando fui lá da primeira vez

  125. sou do Porto e pretendo fazer o caminho pela segunda vez com saída dia 1 de Abril. Gostaria de saber se há alguem a pensar fazê-lo na mesma altura. Obrigada

  126. Sou de Lisboa e pretendo fazer o caminho a partir de Ponte de Lima com saída dia 1 de Maio. Gostaría de saber se há alguém a pensar fazê-lo na mesma altura.
    Obrigada!

    • Joaquim a parte de Ponte de Lima a Valenca é a mais dura pois tem de subir a serra da Labruja,Muitos optam por ficar em rubiães a dormir,outros mais bem preparados fisicamente e mais corajosos seguem ate Valenca.Tens mais ou menos 34 km de Ponte de Lima a Valença.Bom caminho.

  127. sou brasileira e gostaria de saber qual a melhor época do ano pra este caminho?obrigada e adorei seu blog , muito bom mesmo fiquei confiante depois que li todas as informaçoes.obrigada.

    • Olá Erli,
      Para mim a melhor altura é nos meses de Abril ou Maio, de preferência fora das semanas de férias (Páscoa) já que o clima é normalmente mais ameno. Penso que a semana antes da Páscoa e o mês de Agosto serão as alturas com mais peregrinos no caminho, o que por vezes poderá lotar os albergues. Bom caminho!

    • Olá boa tarde, sou o Pedro e por acaso estava com ideias de ir mas de bike e fazer antes do natal. Ainda interessada?
      Pedro
      Viana do castelo
      962882581
      Ob

  128. Bom caminho ANDREA ROCHA
    Se no dia 8-Nov às 08:30 passares por Valença (Igreja de S. Teotónio, junto à estátua – R. Apolinário da Fonseca), espera por mim.
    Fica o convite para quem tem espírito de peregrino e disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo., para no próximo dia 08-Nov (Sáb) percorrer o Caminho Português de Santiago, com partida de Valença do Minho.
    Encontro marcado para dia 8-Nov às 08:30 emr Valença (Igreja de S. Teotónio, junto à estátua – R. Apolinário da Fonseca.
    Mais informações http://caminharemportugal.com/events/caminho-portugu-s-de-valen-a-a-santiago?xg_source=activity

    • Olá boa tarde, sou o Pedro e por acaso estava com ideias de ir mas de bike e fazer antes do natal. Ainda interessada?
      Pedro
      Viana do castelo
      962882581

  129. No próximo dia 08-Nov (Sáb) vou percorrer novamente o Caminho Português de Santiago, com partida de Valença do Minho. Fica o convite para quem tem espírito de peregrino e disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo.
    O ponto de encontro: 08:30 Valença (Igreja de S. Teotónio, junto à estátua – R. Apolinário da Fonseca)

  130. Penso fazer o Caminho no primeiro trimestre do próximo ano, mas preferencialmente em Fev/Março. Já fiz desde Valença e fiquei deslumbrado. Desta vez quero sair do Porto. Alguém pensa também ir por essa altura?
    Carlos (fortal60@yahoo.com)

  131. Bom dia a todos.
    Eu e um amigo meu vamos iniciar o caminho dia 12 de outubro, domingo, em Rubiaes ou Valença. Ainda por decidir o inicio
    E pretendemos chegar na sexta feira a Santiago, regressando a Leiria no sabado.
    Vamos sem carro de apoio, se alguem se quiser juntar 🙂
    email: aponta.ai@gmail.com

  132. Dia 11 de outubro, eu e mais alguns amigos vamos sair do porto em direção a Ponte de Lima (pelo caminho portugues), se alguem quiser companhia é bem vindo

  133. Boa noite!
    Vou estar de ferias apartir de 20 de outubro e gostava muito de fazer o caminho de santiago….sou de lisboa mas posso ir ter ao porto ou braga? Alguem vai nessa data?

  134. Boa noite futuro/a peregrino/a. Estou receptivo a descobrir “O Caminho”, sendo para mim a primeira incursão. Tenho planeado efectuá-lo nos primeiros 15 dias de Outubro, sendo aleatório o dia. Alguém pensa também fazê-lo?Bem-hajam.

  135. Olá! Estou a planear fazer o caminho de Santiago português em 2015. Alguém que esteja a planear fazer o mesmo?
    Sou de Oliveira de Azeméis e posso começar o caminho num local qualquer a partir daqui

  136. Aquisição do empréstimo:

    Você está procurando um empréstimo para satisfazer os seus desejos? Nada mais e continuou montante do empréstimo era us.we frontal (de 5.000 a 1.000.000 $ ou euros). Por favor, volte para nós se você está interessado nos correios loan.Contact E:jaycloanc@gmail.com

    Empréstimo Formulário de Candidatura

    Nome completo:
    endereço:
    cidade:
    Sexo:
    Fax:
    país:
    Empréstimo Duração:
    Profissão:
    Número de telefone:
    Finalidade do empréstimo:
    Valor do Empréstimo Necessário:
    Renda Mensal:

    Sr.Jay C

  137. Olá Vera:) Por essa altura o tempo poderá estar muito desagradável, chuva, frio e mais chuva… Em 2008 percorri cerca de 15 km completamente ensopado a somar ás dores musculares = não vais querer saber, acredita! Boa caminhada!!!

  138. Festejo o meu aniversário a 18/Outubro e quero iniciar nesse dia o Caminho de Santiago. Alguém o vai fazer nessa data – (18 a 25 de Outubro/2014).

  139. Boa noite realizadores de sonhos!!!
    Este ano o tempo não ajudou, fica para 2015… 1ª ou 2ª quinzena de Julho 2015. Dia 25 de Julho é dia de São Tiago, os diferentes caminhos estarão repletos de peregrinos… A vida é isso mesmo caminhar… 🙂
    Objetivo: Tomar – Santiago de Compostela 🙂 A pé, de comboio,…, o caminho não é para morrer mas, sim para viver!!! 🙂

  140. Estou querendo fazer o Caminho de bike. Tem alguém aqui também com essa vontade? Ainda não tenho uma data, pois não quero fazer o caminho sozinha, acredito que essa experiência tenha que ser compartilhada. Meus amigos não animam kkk. Sempre tive esse proposito de poder fazer o Caminho.

    • Bom dia Mirtes.
      Estou a pensar fazer o Caminho de Santiago por etapas e preferencialmente de bicicleta.
      Desde Lisboa até Santiago, com etapas e datas flexiveis.
      Alguma companhia interessada? Desde ja agradeço.
      Votos de boas caminhadas e um abraço.
      Armando Pereira. telm 919702469.
      hostelpereira@hotmail.com

  141. Boa tarde pessoal. Estou a pensar concretizar um sonho o de fazer o caminho de santiago a pé desde o porto até santiago no próximo ano(2015), entre abril e maio. Se alguém quiser companhia pode me contactar 🙂 cumprimentos caminhantes. taniafatal29@gmail.com

  142. Boa tarde pessoal. Estou a pensar concretizar um sonho o de fazer o caminho de santiago a pé desde o porto até santiago no próximo ano(2015), entre abril e maio. Se alguém quiser companhia pode me contactar 🙂 cumprimentos caminhantes

  143. Pretendo fazer o caminho de Santiago em Setembro.Não tenho data definida porque me posso adaptar.O início será pelo norte do país,a combinar. Gostaria de ter companhia.Vivo em Leiria.
    Aguardo contactos(marino. tralhao@gmail.com).
    Saudações

  144. ola João.
    Estás a pensar sair de onde? e em que altura?
    Eu estou a programar sair próximo de lisboa mas só para o próximo ano (Abril, Maio). Se houver alguém com interesse eu aceito companhia

  145. Olá a todos!!! Já fiz uma parte do caminho e adorei a experiência (Tui – Santiago de Compostela).
    Caso alguém esteja a planear fazer o caminho eu gostaria de participar.
    Boas caminhadas!!!

  146. OLÁ PESSOAL, BOA NOITE.

    SEMPRE ACALENTEI O SONHO DE FAZER A CAMINHADA DE SANTIAGO DE COMPOSTELA E AGORA É O MOMENTO!
    ESTOU DANDO UM GIRO DE 180 GRAUS NA MINHA VIDA E AGORA FALTA SOMENTE EU FAZER ESSA CAMINHADA.
    MORO NO BRASIL, NO MOMENTO ESTOU RESIDINDO EM SANTA CATARINA, A 70 METROS DO MAR. APOSENTEI ESSE ANO, TENHO 49 ANOS E TENHO FACEBOOK … LINDA BRASIL (perfil é uma florzinha amarela), ME ADICIONA LÁ… PRECISO DE COMPANHIA, ESTOU COM MEDO DE FAZER ESSA CAMINHADA SOZINHA. ABRAÇOS. E-mail: nara.q@hotmail.com
    Boa tarde,

  147. Olá a todos, eu sou o Sr. Barry, que vive atualmente no Canadá, eu sou um homem casado no momento com dois filhos e eu estava preso em uma situação financeira em agosto de 2012 e eu precisava para refinanciar e pagar minhas contas para o meu filho medicação. Eu tentei procurar empréstimos de várias empresas de empréstimo privados e corporativos, mas nunca com sucesso, ea maioria dos bancos diminuíram o meu crédito. Mas como Deus teria, fui apresentado a um homem de Deus um emprestador empréstimo privado por um amigo chamado Mr. James e eu tenho uma soma de empréstimo de US $ 700.000 dólares e hoje sou proprietário de uma empresa e os meus filhos estão indo bem no momento . Então, querida, se você deve entrar em contato com qualquer empresa de referência para garantia de um empréstimo com baixa taxa de juros de 2% e melhores planos de reembolso e horário, entre em contato com o Sr. Sosby Dave ele não sabe que estou fazendo isso, mas estou tão feliz agora e eu decidi que as pessoas saibam mais sobre ela, ele oferece todos os tipos de empréstimos para pessoas físicas e empresas e também eu quero que Deus o abençoe mais. Você pode contatar sua empresa através deste e-mail accessloan7@hotmail.com

  148. Pretendo fazer o caminho de Fátima a Santiago de Compostela a pé,alguém que esteja interessado em fazer companhia nesta caminhada,não tenho data defenida é uma questão a combinar.A experiência é relativa apesar de ter feito em maio deste ano de Lisboa a Fátima.Fazendo uma media entre 25/30 kms por dia.

    O e-mail jgspereira@hotmail.com

    Atentamente

  149. Pretendo fazer o caminho de Fátima a Santiago de Compostela a pé,alguém que esteja interessado em fazer companhia nesta caminhada,não tenho data defenida é uma questão a combinar.A experiência é relativa apesar de ter feito em maio deste ano de Lisboa a Fátima.Fazendo uma media entre 25/30 kms por dia.

    Atentamente

  150. olá a todos.
    Eu estou a pensar fazer o caminho de Santiago em principio lá para Abril de 2015.
    Saio da zona de Mafra. São cerca de 600km em 25 dias, dá uma média de 25km por dia. O percurso é o da costa com saída da zona de Mafra, passagem pelo santuário de Fátima e chegada a Santiago.
    Procuro alguém de perto que queira fazer o caminho comigo. Se ouver interessados contactem-me pelo e-mail luis_santos06@hotmail.com

  151. Boa tarde. Estou já em preparação para fazer o Caminho Francês, no começo do ano que vem, Fevereiro ou Março. Quem estiver interessado, agradeço companhia.
    José

  152. Olá,

    Eu e o meu marido pretendemos fazer o caminho.
    É a nossa primeira vez, por isso não temos qualquer experiência, embora façamos tracking com muita frequência. Estamos a pensar ir em Agosto (só temos férias aí), e partiremos do Porto.
    Se alguém quiser ir connosco 8com ou em experiência) enviei email para:

    amelia_anastacio@hotmail.com

    Obrigada e boas caminhadas!

  153. Olá!

    Ainda não tenho datas definidas mas pretendo fazer o caminho este mês (Maio/2014) e aceito companhia para o caminho e/ou para diferentes etapas ou ainda para a viagem inicial (de transportes) de Lisboa até Valença/Tui, onde iniciarei a caminhada.
    contacto: rita.namaste@hotmail.com

    Bom caminho a todos! 🙂

  154. Boa noite
    Vou fazer o caminho Português, com saída do Porto a 25 de Abril, e regresso a 4 de maio ( 10 dias). Neste momento estou só, mas aceito companhia, caso haja alguém que queira fazer o mesmo caminho nesse período pode mandar mensagem para o mail: joaquimaugustoteixeira@gmail.com

  155. Boa tarde. Planeio refazer o caminho Português, mas por etapas. Maia a Barcelos, ou Tamel, e regresso de comboio. Depois, Tamel a Ponte de Lima, e regresso. Ponte de Lima a Tui, e regresso de comboio. Finalmente, em 3 dias, de Tui a Santigo. Tenho 55 anos, trabalho, casado, procuro companhia para esta demanda, homem, mulher, dos 9 aos 90, quem quer que seja. Procuro apenas caminhar, se assim não for, será sozinho. De qualquer forma, obrigado pelo tempo que perdeu a ler a mensagem. Mail: “zeze13071958@gmail.com”.
    Farei a 1ª etapa nos dias, 9, ou 10, ou 11 ou 12. Deste mês.
    Bom caminho a todos os outros.

  156. Sou brasileiro, fiz o Caminho Francês em 2010 e vou fazer o Caminho Portugues saindo 8 de junho do Porto e depois de 10 etapas chegar a Santiago em 17 de junho.

  157. ola.estou a pensar fazer o caminho portugues e tirei ferias de 16 a 27 de abril.Nunca fiz percursos tao longos e gostaria de ter companhia..e de saber de saber como preparar esta viagem..alguem me pode dar uma ajuda?
    Alguem me pode ajudar?
    Obrigado.
    o meu email é: lucardoso78@gmail.com

  158. Tenciono fazer o Caminho de Santiago a partir do Porto no dia 12 de Abril. Resido no Algarve pelo que desejo ser uma boa companhia para outros caminhantes. Para potenciais amigos deixo contacto pca11@sapo.pt.

  159. Olá, pretendo fazer o caminho, em junho, partindo do Porto ou de Braga.
    Todos os dias tem peregrinos saindo ou passando pelos percursos? Há pontos de encontro?
    É possível, pelo menos no começo, encontrar alguém para incentivo?
    Vou sozinha, há sinalização?
    Como sei se consigo fazer x quilômetros para chegar a um albergue para descansar, caso necessite.
    São tantas dúvidas….como marco a passagem de volta ao Brasil se não sei quantos dias levarei para chegar à Compostela?
    E a bagagem principal? Já que vou ficar uns dias no Porto antes da caminhada?
    Obrigada

  160. Olá, vou fazer o caminho Português em inicio de Março de 2014, partida a 1 de Valença/Tui e pretendo chegar a Santiago dia 5. Vou fazer este percurso sozinha, se bem que dizem que nunca estamos sós :). É a primeira vez que faço um caminho de Santiago, alguém interessado em se juntar a mim fazer este caminho? e nestas datas?

  161. Olá, vou fazer o Caminho com saída do Albergue de Ponte de Lima no dia 9 de Março 2014 (6/7 dias de caminhada sem stress). Este trejecto já o fiz em Outubro de 2012 (bem como mais de uma dezena de outras peregrinações). Desta vez vou sózinho, embora no Caminho ninguém está só, contudo se houver alguém que vá na mesma data e precise de alguma informação ou queira companhia na caminhada queira contactar, edmatica@vodafone.pt.
    Vou sair dia 8 via CP de Lisboa até Braga e de autocarro até Ponte de Lima.

  162. Boa noite, eu já fiz duas vezes o caminho português e foram sem duvidas experiencias inesqueciveis e desta vez quero fazer o mais bonito deles, pelo que dizem, o frances. Muito obrigado Jorge.

  163. Olá Diogo!
    Se queres o percurso menos dispendioso vai por comboio até Hendaye (fronteira, França), depois outro até Bayonne e o comboio até final da linha Sain Jean Pied de Port. Consulta a CP e SNCF (comboios Aquitania).
    Aproveita que é uma experiência inesquecível. Eu já percorri quatro caminhos; este ano hei-de fazer outro.
    Buen Camino!

  164. Boa tarde, eu gostaria de perguntar aqueles que já fizeram o Caminho Francês desde Saint Jean Pied, qual é a maneira menos dispendiosa de chegar lá tendo em conta que vivo em Lisboa, estou a pensar fazer no verão, durante o mês de Julho.
    Obrigado e boa sorte para todos aqueles que estão no caminho e que estão a pensar em fazê-lo, é sem duvida uma experiência para a vida.

  165. quero fazer o caminho de santiago depois do mes de julho mais ainda nao sei por onde começar minha caminhada eu moro na france mais nao pretendo fazer uma caminahda tao grande por notivos de trabalho entao penso començar por santader ou outra cidade por ali e estou procurando compania

  166. Olá Fátima,

    Sou Valmir e moro em São Paulo. Fiz este caminho em maio/2012 e foi muito bom, quanto a paisagem, tempo etc.

    Quanto ao melhor lugar de saída antes de partir para Portugal li vários relatos e muitos chamavam a atenção para o perigo da travessia de uma autoestrada que existe logo no primeiro trecho. Resolvi então pegar um metro até a estação da Maia ou parque da Maia se não me engano. Esta estação fica a +/- 10 km do Porto. Encontrei alguns portugueses que iniciaram na Catedral e se arrependeram pois este primeiro trecho é de muito asfalto. Claro que é importante avaliar se para voce é muito importante iniciar na Catedral da Sé com seu primeiro carimbo.
    Penso seriamente em fazer novamente o caminho em 2014. Se quiser posso enviar algumas fotos ( não tenho face).

    Forte abraço

  167. Olá! Sou brasileira (de Recife) e vou fazer o caminho em Maio ou Setembro do próximo ano (ainda preciso organizar umas informações para fechar esse mês), partindo de Porto, em Portugal. Já venho me preparando há algum tempo e gostaria de fazer contato com alguém que tenha feito esse roteiro para ter mais detalhes sobre o local da partida; de onde, mais especificamente, será melhor? Penso que levarei uns 10 a 12 dias, fazendo uma média diária de 20 Km. Aguardo contato. Abraço, Fátima.

  168. Estou a pensar fazer o caminho de santiago partindo do Porto..talvez já para a semana 17-out. Já fiz o caminho 5 vezes, mas partindo sempre de Valença ou Lugo (primitivo). Não procuro companhia, porque no caminho nunca estamos sós, mas devido à epoca do ano, os peregrinos diminuem…assim se alguém estiver a fazer o mesmo caminho sempre podemos trocar 2 dedos de conversa. Bom Caminho

  169. Olá Carla
    Deves tratar de arranjar a Credencial do Peregrino http://www.vialusitana.org/caminho-santiago/credencial/ deves de ter alguma preparação para fazer um mínimo de 25 km/dia sem problemas e com o essencial na mochila.A volta é fácil apanhas o comboio até Vigo depois outro até ao Porto e outro para Lisboa,convém veres os horários para fazeres a viagem seguida nos 3 comboios.Para não me repetir dá uma olhada no meu blogue onde falo da minha experiência que foi fazer o Caminho de BTT, http://umateuacaminhodesantiago.blogspot.pt/ repara nos links que coloquei no blogue. Nota que a etapa mais bonita mas também a mais difícil é de Ponte de Lima a Valença mas para isso são precisos mais 1 ou 2 dias.Se tiveres alguma dúvida pergunta e Bom Caminho.

  170. Olá… Estou a pensar fazer a caminho muito em breve… Quero-o fazer… Para ser sincera ainda pouco sei, acerca do próprio caminho, albergues, etc… A minha primeira ideia era faze-lo na companhia de pessoas desconhecidas, mas cada vez mais penso em faze-lo sozinha, sei que se precisar de companhia, vou encontrar… 
    Já falei no assunto ao meu namorado, mas acho que não me levou muito a serio… Não sei se vai compreender o porquê de partir sozinha…. Mas eu própria preciso de o fazer para compreender….
    A questão é: Tenho ainda 5 dias de ferias, em Setembro… Consigo planear tudo em “ cima do joelho”?? A minha intenção é fazer Valença- Santiago,( Sou da zona de Lisboa) quanto tempo demorará? Quero ir sem pressa…. E a volta?? O q realmente preciso? Sei que encontro inúmero locais com estas informações, mas gostava de ouvir a opinião directa, de quem já o fez ou pensa fazer…
    O que devo tratar já, se penso em partir em breve?
    Obrigado
    carlaalx_oliveira@hotmail.com

  171. Olá… Estou a pensar fazer a caminho muito em breve… Quero-o fazer… Para ser sincera ainda pouco sei, acerca do próprio caminho, albergues, etc… A minha primeira ideia era faze-lo na companhia de pessoas desconhecidas, mas cada vez mais penso em faze-lo sozinha, sei que se precisar de companhia, vou encontrar… 
    Já falei no assunto ao meu namorado, mas acho que não me levou muito a serio… Não sei se vai compreender o porquê de partir sozinha…. Mas eu própria preciso de o fazer para compreender….
    A questão é: Tenho ainda 5 dias de ferias, em Setembro… Consigo planear tudo em “ cima do joelho”?? A minha intenção é fazer Valença- Santiago,( Sou da zona de Lisboa) quanto tempo demorará? Quero ir sem pressa…. E a volta?? O q realmente preciso? Sei que encontro inúmero locais com estas informações, mas gostava de ouvir a opinião directa, de quem já o fez ou pensa fazer…
    O que devo tratar já, se penso em partir em breve?
    Obrigado

  172. Bem penso fazer o caminho muito em breve… Quero-o fazer…Ainda pouco sei acerca de albergues, o proprio caminho etc…Mas já estou ansiosa por o fazer… já pensei em fazer acompanhada ou sozinha, se acompanhada pensei em faze-lo com pessoas que desconheço, mas tambem já cheguei á conclusão que o melhor é partir sozinha, porque se precisar de companhia, sei que vou encontrar….
    Penso em fazer Valença a Santiago.. Alguem me pode ajudar dizendo, qt tempo demorarei a fazer este caminho? é q as ferias já foram e agora so me sobram cerca de 5 diazinhos? E os gastos? Qual a melhor forma de o planear em “cima do joelho”?
    🙂 Obrigado
    carlaalx_oliveira@hotmail.com

  173. Olá Ricardo,

    Também penso em fazer esse caminho, mas só na semana de 14 de Setembro.
    Já agora, para fazer o orçamento, alguém sabe o preço do autocarro de Finisterra a Santiago? Encontro horários, mas preços não vi nada.

    Obrigada pela ajuda

  174. Já fiz uma pequena parte do caminho francês – de burgos até leão– foi uma experiência que jamais esquecerei. Gostava de repetir… Sou reformada, tenho tempo disponível. Em Setembro, a partir da segunda quinzena, está alguém interessado em fazer o caminho português, ou outro ? Comunique para: santalucrecia2011@gmail.com

  175. olá, gostaria de fazer o caminho de santiago, vivo em lisboa, almada. ainda não tenho data defenida. é a minha 1ª vez. procuro grupo ou pessoas que pretendam ralizar este percurso.

  176. Amélia,

    muito obrigada pela disponibilidade. Ainda estou a hesitar, porque não sei se estou em forma física para aguentar a caminhada… É a primeira vez que faço algo do género. Entretanto entro em contacto. Muito obrigada.

  177. Bom dia de novo. Há bocado esqueci alguns pormenores, como serão necessários sublinhar. Projecto esta caminhada desde Fonsagrada até Santiago, para final de Setembro do ano corrente. Irei do Porto até Vigo, de comboio, de Vigo a Coruña, de comboio, da Coruña a Lugo ainda de comboio, e depois de camioneta de Lugo até Fonsagrada. Pernoitarei no albergue aí existente, e começarei a jornada no dia seguinte. Com uma previsão para seis ou sete dias, dependendo do evoluir da caminhada. O meu mail é “caminheiro1958@gmail.com”.
    José

  178. Bom dia. Este ano decidi concretizar um projecto antigo. Ir a pé a Santiago desde o Porto. Numa primeira fase consegui chegar a Ponte de Lima, e voltei para trás. Decididamente, não estava preparado, nem fisicamente nem psicologicamente. Numa segunda fase, consegui de Ponte de Lima a Tui. Por último, fiz seguido de Tui a Santiago, sózinho. Desta feita sim, consegui gozar o caminho, estava preparado, foi uma experiência incrível. E fiquei, como não podia deixar de não ser, viciado. Agora em casa, todas as semanas faço marchas/caminhadas, é como se um frenesim se apoderásse das pernas e só acalmo quando me meto à estrada. Tenho planos para fazer o Caminho Primitivo, desde Fonsagrada a Santiago. Já sei como chegar a Fonsagrada, desde o Porto. Necessito de mais um caminho para encontrar algo que sinto ainda não encontrei, como se se tratásse da demanda pelo Santo Graal. E sei que após este caminho, outro virá. Para todos os peregrinos/caminheiros, desejo um bom caminho.
    José

  179. Quero fazer o caminho de Santiago por motivos que nada têm que ver com fé, pois não sou uma pessoa religiosa, mas porque sinto que necessito de uns dias de introspecção. Gostava de saber se existem mais pessoas que vão realizar este percurso motivados pela mesma razão que eu. Penso ir no final do mês de Agosto.
    Rita

  180. Olá Íris,a saída será dia 24 da Sé do Porto por volta das 6,30 e a data prevista para chegar a Santiago dia 2 de Setembro,penso ficar ainda em Santiago mais 1 dia, para poder percorrer a cidade. Se estiver interessada em nos acompanhar ,vou mais um amigo,deixo o meu email caso precise de mais alguma informação.
    ameliasantos@live.com.pt

  181. Boa tarde.

    Amélia,

    gostaria de saber se a partida for no dia 24 de agosto, quando será a chegada a Santiago? E qual exatamnte o local da partida?

    Muito obrigada.

  182. Olá! Estamos saindo dia 09 ou 10 do Porto, com a intenção de chegar a Santiago dia 17 ou 18.
    Alguém gostaria de companhia?
    Grande abraço e ótima jornada a todos!
    912 685 110 vodafone

  183. Olá Marlene
    Saio do Porto dia 24 de Agosto pelas 6,30 da manhã que quiser companhia,pode-se juntar a nós vou com mais um amigo
    Abraço e Bom caminho
    Amélia

  184. Olá, gostava de tentar fazer o Caminho de Santiago a partir de Lisboa. Entro de férias a 19 de Agosto. Sou principiante, nunca fiz a viagem. Sinto que tenho de fazer esta viagem. cumprimentos

  185. 15 de agosto parto, a Pe., da se do Porto, pelas 9. Conto chegar a rates nesse dia e aí pernoitar. Alguém interessado em companhia?

  186. Prezados
    Paz e bem!

    Tenho a intenção de realizar o Caminho a partir da cidade do Porto com incio previsto para depois do dia 20 de agosto.
    Gostaria de obter sugestão de locais para pernoites considerando uma jornada diária de 25 kilometros em media.
    Também estou aberta a companhia.
    Um fraterno abraço,
    Marlene

  187. Boa tarde. Gostaria de saber se há alguém que vá fazer o caminho a pé a partir do Porto. Estou a pensar em partir dia 12 de Agosto

  188. Olá a todos, também já tive estas dúvidas todas ano passado, como não tinha companhia fui sózinha na mesma e acreditem que os Peregrinos de todos os países que encontramos ao longo do Caminho são fantásticos, as experiências únicas, por isso a quem não tiver com quem ir não tenha medo, uns tomam conta dos outros 🙂 comecei por ir dormir ao Albergue de Rates para assim conhecer e na manhã seguinte sair junto com quem lá estivesse, foi o melhor que fiz, pois apesar de estar sózinha nunca estava sózinha 🙂
    Aproveiro para dizer que foi inaugurado mais um Albergue que tanta falta fazia para os Peregrinos que vêm do lado do Porto, é o Albergue em Vairão, bem ao lado do local de trabalho 🙂 o preço são 6€ e fica situado no Mosteiro de São Bento de Vairão.
    Desejo a todos um Buen Camiño 🙂

  189. OLÁ, estou a me organizar para fazer o caminho de Santiago com saída do Porto dia 3 a 5 de agosto e gostaria de companhia, também estou a aceitar toda informação que possa ser enviada, afinal é minha primeira vez. Telefone 910937570

  190. Olá a todos!

    Pretendo fazer o sagrado caminho, entretanto ñ tenho data definitiva. Tenho disponibilidade de Agosto à Setembro/2013. Vivo próximo de Fátima e posso sair para qualquer ponto de partida. De momento, estou a procura de informações importantes para o percurso, pretendo companhia pois gosto imenso de compartilhar experiências. Se alguém interessado, meu email – lloliveira@live.com

    Força e fé,
    Obrigada
    Leda

  191. Eu e o meu marido e filho mais velho queríamos fazer parte do caminho a partir talvez de Pontevedra, na semana de 5 a 9 de agosto.

    Alguém vai também nessas datas??
    É a primeira vez…..pelo que xeperiência estamos a zero….
    Fico a aguardar…

    Qualquer dica é bem vinda…..

  192. Vou fazer o Caminho de Santigado com saída prevista em 01/07/2013 com saída de Fafe. Vou em BTT e em autonomia.
    Alguem interessado?

  193. Eu e o meu filho vamos iniciar o Caminho em Valença, de onde partiremos no próximo dia 24Junho cerca das 9h30, previsão chegar a Santiago Sábado, se alguém se quiser fazer o Caminho connosco.

  194. Caros peregrinos

    Informo que no ano passado, aquando da minha peregrinação, fiquei instalado no Hotel Peninsular – http://www.hotel-peninsular.net/ .
    Gostei e já repeti. O hotel fica mesmo junto à estação de S. Bento, considerei os preços acessíveis pois fica perto de tudo, mesmo no centro da cidade. Tem quartos de várias qualidades e para várias bolsas.
    A credencial comprei-a na Sé (0.75€). Quando se entra está um funcionário do lado direito que as vende.

    António Barreto

  195. Boa tarde. Queria só fazer uma pergunta. Eu estava a pensar fazer o caminho português e comecar no porto e gostaria de saber albergues, sitios onde se possa dormir nessa mesma cidade e os preços. Muito obrigado e um resto de uma boa tarde.

  196. Obrigada, em especial ao Ricardo Vieira.
    Iniciei o caminho sozinha e na saida do 2º dia albergue S. Teotonio, fui “adotada” por um grupo de caminheiros, que fez com que o caminho fosse mais agradavel, e que em nada alterou aquilo que eu buscava.
    A dica do peso da mochila tambem foi importante.
    Estou preparada para pensar no caminho francês

  197. Boa tarde Peregrinoa!
    Faço parte do Grupo de Peregrinos da Paroquia de Vialonga, que realizar anualmente a sua Peregrinaçao a Fatima.
    Em 2012 realizamos pela 1ª vez a Peregrinação a Santiago com inicio em Ponte de Lima, foi uma experiência maravilhosa que nos leva a repetir este ano, uma novidade mais um dia de caminhada.
    Saida de Lisboa no dia 1 de Agosto. Inicio da caminhada dia 2 de Agosto BARCELOS, PONTE DE LIMA – dia 3 PONTE DE LIMA VALENÇA – dia 4 VALENÇA, REDONDELLA, dia 5 REDONDELLA, PONTEVEDRA, dia 6 PONTEVEDRA, CALDAS DE REIS, dia 7 CALDAS DE REIS, TEO, dia 8 TEO SANTIAGO, regresso a Lisboa no dia 9 de Agosto.
    Mais informaçoes atraves do 968699572

  198. Tem toda a razão sr. jose antonio tavares da silva, estava com bloqueio. Já pode pedir de novo. A foto que aparece sou eu no caminho feito o ano passado. Apareço de lenço ao pescoço.

  199. Muito obrigado ao sr. Pedro Almeida e ao sr. Antonio Emanuel por terem respondido. Sr. Pedro, eu penso que o meu nome só aparece um de Gaia, de qualquer maneira e foto do meu facebook, tem no canto inferior esquerdo o símbolo do YIN YANG chinês. Quanto ao sr. António Emanuel, encontrei um, mas deve estar bloqueado, pois não aparece a faixa de adicionar amigo. Ou então não será esse. Mas obrigado na mesma aos dois

  200. Ola Sr. Jose..
    Procurei por si no face, so que ha tantos contactos com nome igual a si que acabei por nao enviar mensagem a ninguem.
    DeDe qualquer forma espero que consiga as respostas que procura, mas deixo-lhe um concelho, desista da tenda, pois ha albergues com excelentes condiçoes por todo o trajaecto, e é um peso extra a evitar.
    Abraço.

    PS- qualquer coisa disponha

  201. Boa tarde – jose antonio tavares da silva

    Pode-me procurar também no Face pois tenho informações boas para você ou outro peregrino que precise.

    Ao pedir amizade refira – PEREGRINO DE SANTIAGO

    Procure por – António Emanuel Barreto

  202. Bom dia. Estou a pensar fazer o caminho de Santiago a partir de Gaia, mas ainda não tenho data prevista. No entanto e como é a primeira vez que o farei, não sei onde pernoitar nem o que levar para uma viagem dessas. A minha ideia era levar uma tenda e acampar, mas não sei se existe locais próprios para acampar. Gosta de saber estas informações de alguém que já fez ou alguém que queira fazer e assim me ajudar. Eu tenho facebook e assim seria melhor falar ou até combinar, quem sabe. Basta escreverem o meu nome ( jose antonio tavares da silva ) e podem me enviar convite. Muito obrigado

  203. Olá

    vivo em São Paulo e vou fazer o caminho de São Thiago iniciando em 14 de agosto a partir de Vilarinho. Alguém poderia me dar uma dica em como dividir o trecho de Ponte de Lima a Valença (38km) em dois dias?

    obrigada

  204. Pretendo fazer o caminho a partir de 25 de agosto/2013 e gostaria de poderr encontrar pessoas para conversar e fazer companhia..

  205. Olá, pretendo fazer o caminho de Santiago de Compostela a partir de valença, no fim do mês de junho. Partir dia 29/06/2013 e pretendo fazer em 5 ou 6 dias. Se alguém estiver interessado quero e posso fazer companhia.
    Como vi nos comentários, se a menina Alexandra Lemos Costa estiver interessada é só entrar em contacto comigo.
    o meu email é alicesousa1976@gmail.com

  206. Eu pretendo fazer o caminho de Santiago, estou a pensar faze-lo numa semana 29/06 a 07/07, pretendo sair de Valença, há alguem a pensar fazê-lo nesssa data?

  207. boa tarde!

    Irei partir em junho (talvez 16), a pé, como só tenho uma semana não devo ir do porto:(.
    De certo encontrarei companhia mas tirar umas impressões/duvidas antes de partir parece-me bem.
    Sou de leiria

    e-mail:telmocarreira@gmail.com

  208. Olá Elsa!

    Na realidade há dois caminhos da Costa: o da Orla litoral que acompanha a linha de costa junto ao mar e o Caminho da Costa propriamente dito. ligeiramente mais para o interior. O Caminho da Costa encontra-se bem marcado a partir de Crestins (final de Custóias) e o da Orla Litoral tem alguma sinalização a partir de Leça da Palmeira embora de forma irregular. Parece-me contudo mais interessante acompanhar a linha de mar enquanto for possível, seguindo depois a restante sinalização uma vez que os dois caminhos se sobrepõem em alguns locais. Sugiro a consulta de mapas em http://www.caminador.es, do colega Luis do Freixo e que para mim se revelaram de grande utilidade.

  209. Gostava de fazer o caminho português pela costa a partir do Porto. Alguém me sabe dizer se está bem marcado?

    obrigado
    Elsa

  210. Viva! Pretendo fazer o caminho de santiago a partir do porto. só posso a partir da última semana de julho. alguem interessado?
    cumps

  211. Obrigado Ricardo pelo seu email e qualquer ajuda ou esclarecimento será bem acolhido nesta fase de planeamento. Caso possa disponibilizar o endereço de email será mais fácil a comunicação.
    Obrigado pela atenção e uma òtima semana.
    Mário

  212. Boa tarde Mário,
    Abaixo meu e-mail para trocarmos informações sobre o seu caminho…
    Fiz exatamente o que vc pretende fazer em julho/12, com meus filhos (12 e 15)…
    Minha esposa estava como apoio…
    Abraços e aguardo seu e-mail ou de quem quiser auxílio…
    Ótima semana…
    Ricardo

  213. Pretendo fazer o caminho de Santiago a partir de Lisboa de bicicleta em autonomia total em junho ou em alternativa em setembro de 2013. Existem tracks conhecidas para percursos de bicicleta? Será possivel encontrar alguém com esta mesma motivação?
    Aguardo indicações.

  214. Pretendo fazer o caminho português de santiago,a partir da sé do Porto,durante o mês de Junho,alguem interessado
    em fazer companhia?

  215. Ola Sandra (Santos)
    Podes-me enviar o teu email?
    Acho que se puder ser tambem vou convosco!
    Apanho um transporte ate Barcelos e acompanho-vos!
    Obrigada
    Maria

  216. Olá, eu e a minha amiga Ana Rita iremos dia 27 de Maio 2013 a Santiago.
    Vai ser uma aventura, partiremos de Tui e gostavamos de conhecer outros irmãos peregrinos.
    Um abraço em cristo:
    Joana Maria Horta

  217. Olá a Todos

    Estou a Planear ir de Bicicleta pelos Caminhos de Santiago, com inicio em 25 de Abril de 2013, seremos dois amigos a fazer o percurso e temos como objectivo fazer o caminho em 3 dias, caso exista alguém interessado em acompanhar podem contactar.

    Cumprimentos

  218. Nunca fiz o Caminho de Santiago e não faço
    a menor ideia de como começar …
    Sendo que vou sair do Porto como vou? Que estrada percorro?…

  219. Você precisa de um empréstimo rápido? Você tem dívida que você deseja limpar? Você está financeiramente para baixo e você precisa estabelecer um negócio? Será que o banco virou para baixo, como resultado de seu mau crédito? Não se preocupe mais, como os serviços de avanço financeiro está disposto a dar-lhe um empréstimo a juros baixos rate.If você está interessado em nossa oferta de empréstimo e gostaria de pedir um empréstimo, fazer
    contacte-nos hoje via e-mail mecedonialoan@gmail.com com a informação é fornecida a seguir.

    MUTUÁRIOS FORMULÁRIO DE DADOS
    Nomes completos:
    PAÍS:
    ESTADO:
    GÊNERO:
    ESTADO CIVIL:
    PARENTES:
    Renda mensal:
    NÚMERO DE TELEFONE:
    Número de telemóvel:
    Quantidade necessária como o empréstimo:
    Duração do empréstimo:
    IDADE:
    PROFISSÃO:

    VOCÊ pediu um empréstimo antes?

    aguardamos sua resposta rápida.
    Atenciosamente
    MECEDONIA EMPRÉSTIMO DE ESCRITÓRIO

  220. Olá,
    Sou brasileira e moro em Santos pretendo fazer o caminho em julho,quero começar por Cebreiro… sei que é um mês lotado,gostaria de receber dicas ,será que conseguirei vagas nos albergues? Gostaria de receber contatos de pessoas que irão em julho tb… Aguardo!!!

  221. Boa tarde Ana Moreira
    Solicita a credencial à Associação dos Caminhos de Santiago de Ponte de Lima.
    Enviam por correio (acps@caminhoportuguesdesantiago.com).
    Consulta (www.gronze.com ou caminodesantiago.consumer.es).
    Ultreya

  222. Para Ana Moreira:
    Boa noite, nessa altura do ano não terá qualquer tipo de problema em fazer o caminho sozinha, no primeiro albergue que pernoitar é certo que conhecerá pessoas. Eu fiz acompanhado, mas deu para ver que logo se conhecem mais pessoas no primeiro albergue.
    Em relação à credencial de peregrino, eu pedi na Sé do Porto, mas pode fazê-lo pela internet: http://www.jacobeus.web.pt/
    Não é possível fazer marcações nos albergues.
    Em relação a dicas, tome atenção ao peso da mochila, e leve um bom calçado.
    Se precisar de alguma coisa deixo o meu mail: ricardo_vieira@hotmail.co.uk
    Bom caminho.

  223. Tenho 56 anos e gostava de fazer o caminho de santiago, com saida de Vila Nova de Cerveira, mas não estou com vontade de fazer sozinha.
    Possivelmente no mês de Junho
    Alguem pode fornecer informação, se é necessário fazer marcação nos albergues?
    Onde se arranja o passaporte do peregrino?
    e mais dicas de quem já tenha embarcado neste aventura

  224. Olá!
    Vou fazer o caminho de santiago, partindo do Porto, dia 22 de março 2013, por ponte de lima, em bicicleta, alguém interessado! Deixe resposta aqui. Obrigado

  225. Para Sandra Santos: Quero reforçar que tenho a intenção de fazer o caminho em direção a Barcelos e não gostaria de ir em grupo grande, no máximo 4 pessoas.

  226. Boa tarde. Pretendo iniciar o caminho por volta de 20 de Abril, ja encontrei um companheiro, alguem mais interessado? Ainda nao combinamos que caminho fazer, talvez o de Barcelos. Será a nossa primeira experiencia e estamos entusiasmados 🙂
    Ja iniciei a minha recolha de informação…

  227. Para Sandra Santos: Também tenho a intenção de fazer o caminho a partir do Porto, em direção a Barcelos e ainda não tenho data definida para a viagem. Não gostaria de ir em grupo grande, no máximo 4 pessoas; seria também minha primeira experiencia no caminho. andrecguedes@hotmail.com é meu e-mail, entre em contato.

  228. Pretendo fazer o caminho de Santiago a partir do Porto. Ja tenho alguns contatos de albergues e dos caminhos. Sera a minha primeira experiencia e por isso nao tenho preferencia pelo caminho a seguir. Nao tenho data definida para a viagem. Se alguem estiver interessado em companhia por favor entre em contato 🙂

  229. Para Carlos Vale
    Olca eu tamben gostava fazer o caminho de Ponte de Lima / Santiago nunca fiz. estou a procura de companhia ou um grupo para ir na mesma altura que voce. Deixa recado se sober de alguma coisa.

  230. obrigado sr Ricardo pelo conselho…
    estou a contar fazer o percurso em 4 , ou no maximo 5 dias , dependendo das condiçoes climatericas na altura…
    mas terei tempo pois estou de ferias..
    mais uma vez obrigado

  231. Para Pedro Almeida:
    Ir de Santiago a Muxia e depois Fisterra… daí apanhava o autocarro para Santiago. De certeza que há autocarros de Muxia para Santiago, mas não encontrei nada sobre isso. Claro que de Muxia a Fisterra são mais 2 dias… isso pode ser impeditivo, depende sempre a disponibilidade da cada um.
    Um abraço.

  232. Olá a todos,

    Gostava fazer “O Caminho” este ano em Março/ Abril em grupo do Porto, Barcelos ou Ponte de Lima, até Santiago. Alguém conhece ou faz parte de algum grupo, ou ainda pretenda fazer um?

    Abraço

  233. Boas sr Ricardo…
    O sr esta a aconselhar ir em direcçao Santiago/ Muxia/Finisterra , ou ir de Santiago/Finisterra/Muxia/ e voltara a Finisterra ?
    obrigado pela ajuda

  234. boas…
    como previsto , vou fazer o percurso SANTIAGO ate MUXIA o proximo mes…
    Alguem me pode dar dicas , como regressar a Santiago no fim do percurso ?
    abraço