Biblioteca de Viajante – Os meus livros favoritos sobre a temática das viagens

2

Chamo-lhe a viagem dos pobre. Ler é sem duvida a forma mais facil, rápida e económica de viajar, mesmo quando não há tempo para isso. Nada melhor que as palavras de inspirados autores para nos transportarem pelo mundo fora, e também para nos preparar para as viagens. Estou a aumentar a passos largos o tamanho da minha biblioteca, nomeadamente com livros sobre viagens, viajantes, povos e desertos: o meu destino favorito.

img

Mensagem de Fernando Pessoa“Triste de quem vive em casa, contente com o seu lar, Sem que o sonho, no erguer da asa, faça até a mais rubra brasa da lareira abandonar!”

6oprincipezinho

O Principezinho, de Saint-Exupéry”Depois de ter caminhado durante muito tempo e de só ter encontrado areia, rochas e neve, o principezinho acabou por descobrir uma estrada. E as estradas vão sempre dar aos homens.”
9726994918 Terra dos Homens, de Saint-Exupéry
marcopolo212 Viagens, de Marco Polo”(…) lede este livro onde encontrareis todas as enormes maravilhas e grandes variedades das gentes da Arménia, da Pérsia e da Tartária, da Índia e de muitas outras províncias. (…) Mas quero que saibam que desde que Deus fez Adão nosso primeiro pai até ao dia de hoje, nem cristão nem pagão, sarraceno ou tártaro, nem nenhum homem de nenhuma geração viu, nem explorou tantas maravilhosas coisas do mundo, como fez o senhor Marco Polo.”
51ghubx7yjl_sl500_ Marco Polo (biografia), de Laurence Bergreen”Desta vez levariam consigo o jovem , de 17 anos. E assim que o novo papa fosse eleito, arranjariam maneira de levar a Kublai Cã alguns documentos do pontífice.”
13821222 Seven Pillars of Wisdom, de T.E. Lawrence”All men dream: but not equally. Those who dream by night in the dusty recesses of their minds wake in the day to find that it was vanity: but dreamers of the day are dangerous men, for they act on their dream with open eyes, to make it possible. This I did.”
images Em que acreditam os Muçulmanos?,de Ziauddin Sardar”Aquilo que acreditamos define, aos nossos olhos e aos olhos dos outros, aquilo que somos (…) O mundo é verde e belo; e Deus elegeu-te como o seu legítimo guardador”
planisferiopessoal Planisfério Pessoal, de Gonçalo Cadilhe
gonalo-thumb A Lua pode esperar, de Gonçalo Cadilhe“Só te falta ir à Lua!, dizem-lhe. À Lua para quê?, responde. Tudo o que me interessa está aqui, na terra.”
img680 África Acima, de Gonçalo Cadilhe“É este o meu projecto: atravessar África. Prosseguir do Sul para o Norte utilizando as estradas do continente, recorrendo aos transportes públicos, aos autocarros maltratados pelos anos, aos comboios que ainda andam, pedindo boleia, viajando com as pessoas da terra – em terra onde estiver, farei como vir. Excluo o transporte aéreo, voar sobre África não é viajar por África. Aliás, voar não é viajar”
cadilhe No principio estava o Mar, de Gonçalo Cadilhe”Tenho um amigo, o Bruce, que de manhã chega à praia em jejum, faz uns exercícios de respiração virado para o mar, toca a linha da maré com os pés descalços, segue uma meditaçãozinha em silencio e depois bebe meio litro de água do mar. Com uma caneca.

imagem

Nos passos de Magalhães, de Gonçalo Cadilhe
9722026704 A arte de viajar, de Alain Botton
9721045144 Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama, de J. Neves Águas
safari Dark Star Safari, de Paul Theroux
librocaminoviajero El Camino del Viajero, de Jorge Sanchez

“… A esas almas vagabundas sólo les aguarda desasosiego
e infinita ansiedad por aprender sin cesar sobre todos los rincones de la Tierra,
sobre la naturaleza de los seres que la pueblan,
y sobre el significado de su propia existencia.”

librosantiago El Camino del Peregrino a Santiago, de Jorge Sanchez

” … La magia del Camino se me manifestaba a diario en todas las cosas a mi alrededor, en la naturaleza exuberante, en los cantos de los pájaros, en el murmullo del viento…
A pesar de su corta duración el Camino de Santiago me llegó al corazón, y significó el viajé más entrañable de mi vida.”

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou uma Viajante do Mundo!…a leitura sobre viajens transportam-me muitas vezes para experiências de Lugares Mágicos que já conheci e, assim delicio-me vivendo momentos!!!!!!…tenho uma vontade imensa de escrever Culturas e Lugares vividos!!!!!:-)

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.