Belém, Palestina; Local do nascimento de Jesus

7

Depois de uma noite que seria perfeita não fossem os mosquitos que me massacraram até eu encontrar o repelente, acordei no terraço do Bustan Qaraqaa com o objectivo de ir até Belém visitar a basílica da Natividade.

Apanhei o mini autocarro em Beithsahour com um condutor muito simpático que viria a encontrar mais vezes e que me fazia lembrar o meu avô.  Parei assim junto à basílica e entrei. Lá dentro estava uma enorme fila para entrar na gruta onde Jesus terá nascido e que se encontra sob o altar desta. Nessa fila encontrava-se um grande grupo de portugueses que andavam num cruzeiro pelo mediterrâneo que fazia uma paragem de 2 dias em Israel e Palestina. Tinham escolhido ir até ali para visitar a gruta, mas após 1 hora de espera acabaram por ir embora pois o tempo era limitado. Por fim lá consegui descer à gruta já quase à hora de almoço.

Exterior da basílica da Natividade em Belém
Exterior da basílica da Natividade em Belém

Quando saí visitei o “Centro de Paz de Belém”, um centro cultural novo que fica no largo da basílica no qual se podem visitar algumas exposições gratuitas e fazer compras na livraria, entre outras coisas. Na altura estavam duas exposições, uma de pintura, outra de presépios do mundo, feitos em vários países, entre os quais, e para grande orgulho meu, dois portugueses.

Almocei duas sandes de felafel e muita água, e algumas uvas que comprei no mercado, e fui visitar a gruta do leite, mais um local de culto onde a rocha de cor branca é tida como milagrosa para a cura de problemas de infertilidade e falta de leite nas mulheres.

Entrada da Gruta do Leite em Belém
Entrada da Gruta do Leite em Belém
Interior da Gruta do Leite em Belém
Interior da Gruta do Leite em Belém

Ali ainda em Belém, dei uma volta pelo mercado e fui à loja da União das mulheres árabes de Belém (BAWU), que por fora é anunciado como museu, mas que depois lá dentro só tem aberto a parte da loja, que vende belíssimas peças artesanais bordadas por mulheres da Palestina. Acabei por comprar uma bolsinha.

A caminho de Beit Sahour tentei ir aos campos dos pastores, onde estes teram recebido a visita do anjo na noite em que jesus nasceu. Acabei por encontrar uma confusão de lugares, pois as várias igrejas (católica, protestante, ortodoxa, etc) cada uma tem o seu local comemorativo. Acabei por só encontrar o dos protestantes, depois de uma busca infrutífera pelo local católico. Regressei assim ao Bustam Quaraqaa a comer um enorme gelado que comprei lá perto. Ao fim do dia ainda tive tempo de ajudar um pouco na escavação duma cisterna que estes jovens anda a fazer para regar a sua pequena quinta, numa zona em que a falta de água é um sério problema.

Paisagem palestiniana próximo de Beith Sahour
Paisagem palestiniana próximo de Beith Sahour

Viajar para Belém a partir de Jerusalém

muro

Terminaram assim os meus dias na Palestina. De manhã bem cedo peguei na mochila, fui de autocarro até Belém e depois de táxi partilhado  até perto do checkpoint. Nas imediações do muro aumenta a quantidade de grafittis que decoram não só o muro como os edifícios em redor. Não tirei muitas fotos, um pouco com receio de ser importunado por militares israelitas.

pomba

Acedi assim pela ultima vez ao edifício do checkpoint, onde basta apenas mostrar o meu passaporte europeu para ter passagem imediata e sem qualquer pergunta. Já os palestinianos são  revistados e registados por um scanner de mãos à saída e entrada do seu território. Apanho um mini autocarro para Jerusalém e aí um táxi para a garagem principal dos autocarros, pois não sabia onde esta ficava e a mochila pesava bastante. Consegui bilhete para Massada uma hora depois.

Mais fotografias de Belém

Fotografias de Beit Sahour

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

7 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de receber opo do leite da gruta porque o meu sonho e ser mae ha 18 anos sou casada mas o meu marido ele e histeiro gostaria muito realiza o meu sonho de ser mae obrigada

  2. eu gostaria de saber oem dereco da gruta do leite p recebe oleite porque meu marido e fertil eu mumca tive um filho eu mgostaria de receber o po espero resposta com oe dereco eu moro maceio al obrigada

  3. Gostaria do endereço da Gruta do Leite, em Belem, Palestina! Sera possivel me enviarem o endereço, pois necessito do pó desta gruta milagrosa e queria mais informações sobre o assunto. Sou de Lavras, Minas Gerais – Brasil

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!