Basílica da Santa Casa de Loreto, Itália

10

Loreto é uma pequena povoação Italiana pertencente à comuna de Ancona, província de Marche, junto às margens do mar Adriático, e é conhecida por se encontrar aqui um acorrido local de peregrinação: a Basílica da Santa Casa.

Nesta basílica encontra-se a casa onde terá vivido a Virgem Maria nos primeiro tempos da sua vida, recebido a anunciação, e vivido durante os primeiros anos de Jesus.

 

Da Bíblia

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.

E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.

Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacob, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

Lucas 1, 26-35

Igreja da Santa Casa de Loreto, Itália

Então se a Virgem Maria viveu em Nazaré na Palestina, como veio a casa parar a Itália?

De acordo com a narrativa, a casa foi convertida em igreja e mais tarde construída uma basílica sobre ela, até à queda do reino de Jerusalém.  Aquando da invasão pelos turcos, a casa terá sido transportada pelos anjos até Terssato, na actual Croácia, onde terão sido realizados vários milagres.

Três anos depois, em 1294, terá sido novamente transportada pelos anjos até à sua localização actual: Loreto.

Na verdade, vários estudos provam que os tijolos com que está construída foram mesmo fabricados na Palestina há mais de 2000 anos. Quem não quiser acreditar em anjos, tem a versão mais credível para os nossos dias, e que não retira valor ao local: os “anjos” que trataram da mudança foram os cruzados.

Embora tenha sido visitada por alguns papas, e autenticidade da casa nunca foi decretada como dogma de fé.

Pela Europa existem várias réplicas da casa, como é o caso da cidade de Praga.

Como chegar:

Estação de comboio de Loreto, Itália

Loreto é uma localidade bem servida por comboios. A estação (na imagem) situa-se na base da colina, a cerca de 1,5km da Basílica, e a subida até esta faz-se rodeado por uma bela paisagem.

A partir de Roma, ou outra cidade do Norte ou Oeste de Itália, apanhe um comboio até Ancona. Aqui deverá apanhar outro até Loreto, que são bastante frequentes.

O preço é de 2€. Para maior comodidade, pode deixar a mochila na estação de Ancona.bilhete_comboio_loretoOnde Dormir

Descubra o hotel que melhor se adapta a si. Algumas sugestões de bons hotéis em Loreto aos melhores preços, todos eles bem no centro da cidade para estar perto de tudo e poder explorar à vontade. Veja nestas páginas alguns exemplos, preços e fotografias de hotéis em Loreto.

Mapa de Loreto


View Loreto in a larger map

A minha viagem para Loreto em 2008

Atravessar transversalmente Itália é algo de confuso para os sentidos de um português. Desde novos que fomos habituados a ver o sol nascer na serra e pôr-se sobre o mar. Aqui, podemos ter uma outra versão da história.

O autor a bordo do comboio em Itália

Saio de manha de Roma. De comboio irei transpor três regiões de um dos países mais artificiais da Europa: Lazio, Umbra e Marche. A paisagem que passa pelas janelas do comboio deixa-me o desejo de voltar a este país, com mais calma, em especial a Umbria e as belas paisagens de Assis, Trevi e Terni.

Paisagem italiana na viagem de Roma para Loreto

Cheguei a Ancona pela 1 da tarde. Apanhei logo outro comboio para Loreto, uma vila que fica a uns 10km da cidade. Motivo de interesse: uma igreja, local de peregrinação onde está abrigada a suposta casa da Virgem Maria na Palestina.

Cemitério Polaco em Loreto, Itália

Estudos mostram que os tijolos têm mesmo origem na Palestina. Terá sido segundo a lenda transportada pelos anjos, mas a verdade é que foram os cruzados que a trouxeram.

Artista de rua no largo da Igreja de Loreto, Itália

Como já se sabe, Itália é um país de artistas. E não é só em Roma, Veneza ou Florença. Mesmo aqui, neste pacato local de peregrinação, ao lado dos doentes que recebem a bênção está está um artista a pintar o chão cinzento. Certamente trará mais saúde e alegria a quem por ali passa.

Pela primeira vez, neste dia vou ficar em casa dum rapaz que conheci pelo Couchsurfing. Para primeira experiência foi perfeito. Depois de alguns desencontros, fomos a um concerto de musica indiana numa pequena capela de aldeia no cimo da serra. Local mágico, em que pela primeira vez o Sol se pôs sobre os montes. Com a esperança que no dia seguinte ele ia nascer sobre o Mar, estava agora liberto do dogma que me impunham desde a infância.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Este artigo pode conter links afiliados.
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

10 COMENTÁRIOS

  1. Estive em Loreto recentemente e visitei o santuário.
    Sou muito crítico no que diz respeito à religiões. O que mais impressionou foi que eu não estava programado para visitar o santuário, dado que estava de passagem para Ancona com destino à Grécia e muitos templos já havia visitado. Paramos para um lanche e depois resolví entrar no santuário. Entretanto, independentemente do que contam na “história”, a PAZ que eu sentí no interior da casinha de tijolos aparentes foi algo indescritível e inesquecível.

  2. Estive em 1998 em Loreto, e realmente é um lugar muito lindo e com muita paz e graças ao bom Deus, alguém teve ao carinho de ” salvar” (no caso a Casa ou parte dela) fatos da vida da Sagrada Família, quando a mesma esteve presente na vida terrena. Tradição ou lenda, como alguns dizem a mim não importa, o que me importa é a fé que tenho na Sagrada Família.

  3. Caro Felicio!
    Infelismente vc não entendeu a historia, Jesus e Maria jamais viveram na Italia, apenas as pedras da casa deles em Nazaré é que estão hoje em Loreto, Italia. Se foram trazidos por “anjos” espirituais ou de carne e osso não é o mais importante. o que realmente importa é que alguem se preocupou em salvar coisas que fizeram parte da vida de Jesus, aqui na terra, para a posteridade.
    Para que nós Cristãos pudessemos ter além da Fé inabalavel em Jesus, a alegria de ver milagres que ele permitiu que acontecessem.
    Deus o abençoe.

  4. Acreditar que anjos trouxeram a casa voando e que Maria e Jesus viveram na Itália….
    francamente, não dá prá imaginar pra onde essa gentïnha quer levar a humanidade.
    Crer unicamente em Jesus que é correto, nada, não é mesmo? Continuem inventando suas lendas, infelizmente tem gente que gosta.

  5. Olà! Sou brasileiro estive visitando o local tambem,olha vale a pena fazer esta visita,o presépio é de uma criatividade que sò quem ve pode entender o que estou querendo dizer.O santuàrio de nossa senhora tem uma paz que eu nunca tinha sentido antes.
    Abraços a todos
    jose mauricio vanzela.45.3038.47.92 Cascavel est.P.r. Brasil.

  6. boas tardes e, desde de então, AGRADEÇO PELO CONHECIMENTO ADQUIRIDO após as duas leituras.
    ESTIVE EM LORENTO, VINDO DE ROMA, COM DESTINO A ANCONCA/IGUMENITSA-Grécia).
    UMA BELA PAISSAGEM e, BANCA A CRUZ EXISTENTE NA CASA.
    NO MAIS,
    VALE A PENA CONHECER VÁRIAS CIDADES DA ITÁLIA.
    ABRAÇOS.

  7. Hey David,
    É deveras uma lenda interessante. Pela Europa fora encontrei catedrais também com histórias desse género e que continham relíquias religiosas ligadas tanto a santos como à Bíblia. Era uma espécie de Marketing da Idade Medieval, os Cruzadas traziam artefactos antigos da Terra Santa para a Europa e assim as catedrais usavam esses artigos para atrair peregrinos às cidades e consequentemente animando o comércio nesses locais.
    Força aí, bom trabalho, adoro aprender lendas como essa, para mim visitar locais históricos é muito mais que tirar fotos, preciso conhecer as suas lendas e histórias! :))
    Abraços

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.