Basílica e Colina de Vézelay

0

Local de repouso das relíquias de Santa Maria Madalena, a basílica de Vézelay (na imagem) está na rota das principais peregrinações na Europa desde o século XII.

Vézelay, FrançaFundada no século IX como abadia beneditina, a basílica ganhou destaque com a chegada das relíquias da primeira mulher a ver Jesus Cristo após a sua ressurreição, tornando-se um ponto de passagem para os peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. Esta afluência de forasteiros levou ao rápido crescimento da localidade, que no século XII tinha entre 8 a 10 mil habitantes.

No domingo de Páscoa do ano de 1146, São Bernardo celebra aí a bênção da partida da segunda grande cruzada na presença do rei Luís VII e vários nobres, militares e povo.

Em 1190 os réis de França e Inglaterra, Filipe II e Ricardo I (Coração de Leão), reuniram os seu exércitos em Vézelay e daí partiram para a terceira cruzada.

Em 1217, São Francisco de Assis escolheu a colina de Vézelay para fundar a primeira comunidade de franciscanos em terras francesas e o rei Luís IX de França (Rei São Luís), profundo devoto de Santa Maria Madalena visitou-o várias vezes.

Fotografias de Vézelay

Como chegar

Na visita que fiz a Vézelay, estava a viajar de carro, o que para estes locais é mais prático. No entanto, é possivel chegar aqui de transportes públicos, a partir de Paris ou Lyon.

Vindo de Paris, deve apanhar o comboio (trem) na gare de Bercy, com destino a Sermizelles, tendo de fazer transbordo em Laroche-Migennes. Se vier de Lyon o procedimento é o mesmo. Em Sermizelles deve apanhar o autocarro até Vezelay.

Ao todo, vindo de paris, serão 3 horas de viagem. Há apenas 3 ou 4 horários por dia, pelo que deve informar-se na estação com antecedência.

Como alternativa, porque não viajar à boleia? Fi-lo no sul de França em 2009 e foi uma experiência excelente: Viajar à boleia em França

Onde dormir

Vézelay é hoje uma pequena aldeia turística rodeada de uma paisagem de colinas verdejantes, um óptimo local para passar uma noite tranquila. Encontre o hotel que melhor se adapta a si aqui: Hoteis em Vézelay

Mapa de Vézelay


Ver Vézelay num mapa maior

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!