Aldeia típica José Franco, Sobreiro, Mafra

0

Idealizado e construído pelo escultor oleiro José Franco junto à sua casa e atelier onde este fazia maravilhosas figuras de barro, a aldeia do Sobreiro é um local para voltar atrás no tempo e ver de forma animada como era a vida nesta região há alguns anos atrás.

Não faltam nesta aldeia nenhum dos edifícios representantes das várias profissões mais tradicionais, como é o moinho, a mercearia, a taberna, o talho, o barbeiro, a igreja e até a curandeira, tudo à escala real, embora numa área reduzida.

Taberna na aldeia típica José Franco, Sobreiro, Mafra
Taberna na aldeia típica José Franco, Sobreiro, Mafra
Mercearia na aldeia típica José Franco, Sobreiro, Mafra
Mercearia na aldeia típica José Franco, Sobreiro, Mafra
Capela na aldeia típica José Franco, Sobreiro, Mafra
Capela na aldeia típica José Franco, Sobreiro, Mafra

Ao longo de um curso de água em miniaturara, pequenas figuras animadas executam incessantemente as suas tarefas, uma imagem que ficará na memória das crianças e dos graúdos.

Vídeo da aldeia típica portuguesa

Eu mesmo, lembro-me de visitar o local há muitos anos, antes da morte do escultor e vê-lo a trabalhar ali na sua roda de oleiro. Hoje o espaço está convertido em museu.

A não perder é o pão de torresmos, uma versão mais calórica do pão com chouriço, que pode degustar na padaria ou, se a fome apertar há também um restaurante.

Mais fotos

Siga este link para ver mais fotos da aldeia típica José Franco.

Como chegar

A aldeia típica fica no Sobreiro, uma aldeia a poucos quilómetros de Mafra, na estrada N116, que liga Mafra à Ericeira.


Ver Aldeia José Franco num mapa maior

Onde dormir

Não muito longe do Sobreiro, na Ericeira, fiquei alojado na Casa das Aguarelas. Trata-se de um acolhedor alojamento local bem próximo do mar. Um excelente local para relaxar e descobrir esta região. Siga este link para saber mais: Casa das Aguarelas, Ericeira

Hoje aceitei o convite da Casa das Aguarelas e vim conhecer a Ericeira 🐟 🌅🌞

Uma publicação partilhada por David Samuel Santos (@dobrar.fronteiras) a

Guardar

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.