Albergue de Peregrinos de Rates, no caminho Português de Santiago;

2

Localização e funcionamento do Albergue

Albergue de Peregrinos de Rates, no caminho Português de Santiago, PortugalO albergue de Rates fica na simpática povoação de S. Pedro de Rates. É o primeiro albergue no caminho português a norte do Porto. São Pedro de Rates fica a 38km do Porto, o que faz com que muitos peregrinos optem por fazer este percurso em duas etapas, dormindo em quartéis de bombeiros ou hotéis.

Eu fiz estes 38km num dia. Saí do Porto às 8 da manhã, e cheguei pelas 19 a Rates. Custou um bocado, especialmente porque a primeira parte, até sair da zona urbana, cansa um pouco. Depois entra-se em zona rural e tudo é mais fácil.

Este albergue tem capacidade para 32 pessoas, divididas em 3 dormitórios, e dispões de balneários, cozinha, sala de convívio, um pátio interior, e até um museu sobre o processo de produção artesanal do linho.

Se chegar e o albergue estiver fechado, deve dirigir-se ao mini-mercado que se encontra na casa acima que é da alberguista responsável por carimbar as credenciais. Ela vai lá pelas 8h carimba-las. Se por acaso se desencontrar dela, pode ir bater à porta pela manhã no mini-mercado, e aproveitar para fazer as compras para o pequeno almoço e para o caminho.

Onde comer / fazer compras

Para fazer compras, tem como já disse, ali ao lado um mini-mercado com todos os bens essenciais.  Para comer tem um restaurante e uma pizzaria perto da igreja românica de Rates.

Fotos do Albergue

Mapa


Ver CAMINHO DE SANTIAGO num mapa maior


Uma rota de peregrinação milenar, uma experiência de vida única aqui tão perto de nós. Saiba aqui tudo o que precisa para fazer o caminho português de Santiago partindo do Porto. Guia Caminho de Santiago

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se nos Albergues há duches suficientes para o número de peregrinos que por lá passam, e se os dormitórios são separados (masculino e feminino).
    Obrigado

  2. Boa tarde
    Estive no albergue em Junho a fazer perguntas sobre o caminho de santiago, o que levar, calçado. etc. Fui muito bem aconcelhado não só pessoalmente como por este site.
    Em Setembro eu e a minha familia (6 pessoas) metemo-nos ao caminho.
    Sem grandes experiencias de caminhadas ( algumas horas apenas ) espirito de aventura, algum sacrificio, alegria, boa disposição, colaboraçao e interação com outros caminhantes, conseguimos ao fim de 10 dias realizar a nossa pequena aventura!
    Foi bom , valeu a pena.
    Obrigado pela suas informações

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!