Aeroporto de Budapeste: transportes para a cidade

6

O aeroporto de Budapeste dista cerca de 18km do centro da cidade e é muito fácil deslocar-se para lá usando transportes públicos, autocarro (onibus) e metro, sem ter de recorrer a táxi.

Eu ia um pouco receoso quando cheguei aqui pela primeira vez, pois tinha lido em vários sites de viagem que seria um pouco confuso chegar lá desta forma e que os revisores do metro andavam famintos por apanhar algum turista sem o bilhete 🙂

Na verdade foi super fácil e, se fizer como vou explicar não terá nenhum problema.

O metro não chega ao aeroporto, pelo que vai ter de apanhar primeiro um autocarro que o leva à estação de metro, e aí o metro até ao centro da cidade.

Rio Danúbio em Budapeste, visto do avião
Rio Danúbio em Budapeste, visto do avião

Vai viajar para a Hungria? Descoberta a maravilhosa cidade de Budapeste. Encontre os voos mais baratos com a Rumbo.pt.

1º Passo: Comprar os bilhetes

Vai precisar de 2 bilhetes. O local mais fácil para os adquirir é na loja “Relay”, que é uma espécie de quiosque que vende jornais, revistas, petiscos, etc mesmo no terminal das chegadas. Vai logo ver as grande letras brancas em fundo vermelho.
relay
Compre 2 bilhetes: 1 para o autocarro outro para o metro. Se quiser pode aproveitar e comprar logo mais, para usar nos restantes dias que passar em Budapeste. Os bilhetes servem tanto para o metro como para o autocarro em todas as linhas da cidade. É muito prático.

  • Preço bilhete simples: 350Ft
  • Bloco de 10 bilhetes: 3000Ft

Como a cidade é muito grande, vai certamente andar bastante de metro, pelo que recomendo que compre logo 10 bilhetes.

Quando lá estive, havia uma banca a vender bilhetes, mas achei aquilo “suspeito”, pelo que recomendo que faça assim como descrevi.

Se tiver moedas de Florim Hungaro, pode comprar os bilhetes numa máquina automática que está na paragem do autocarro.

Outra possibilidade é a aquisição do “Budapest Card”, que pode comprar no posto de turismo do aeroporto, também no átrio das chegadas, mas que eu achei que no meu caso não iria compensar. Este cartão dá-lhe direito a circular em todos os transportes públicos da cidade, entrar em alguns museus e ter descontos nuns quantos locais. Faça as contas e veja se no seu caso compensa.

2º Passo: Autocarro

O autocarro parte mesmo em frente ao terminal das chegadas. Não tem nada que enganar: autocarro azul, linha 200E com destino a KőbányaKispest.

Autocarro no aeroporto de Budapeste com destino a Kőbánya-Kispest
Autocarro no aeroporto de Budapeste com destino a Kőbánya-Kispest

O segredo aqui poderá estar no picar do bilhete: eu piquei o meu numa das muitas máquinas para o efeito que estão dentro do autocarro, mas ele não ficou picado. Como eu não sabia como era um bilhete picado e me pareceu que tinha ficado lá uma sombra imaginei que a máquina estivesse sem tinta. Errado. Na verdade não ficou correctamente picado e tive sorte foi não aparecer nenhum revisor.Verifique que a máquina come um canto do seu bilhete e imprime nele alguns números!

bilhete metro budapeste

Deve sair na estação terminal de KőbányaKispest cerca de 10km à frente.

3º Passo: Metro

Estação de Kőbánya-Kispest em Budapeste
Estação de Kőbánya-Kispest em Budapeste

Em KőbányaKispest suba as escadas e pique outro bilhete nas máquinas que estão no topo desta. Quando lá passei estavam revisores que não deixavam passar ninguém sem picar o bilhete.

O metro é algo velho e corre aqui à  superfície entrando um pouco mais à frente em túnel. Trata-se da linha azul, que o levará até ao centro da cidade.

Carruagem do metro de Budapeste
Carruagem do metro de Budapeste

Mapa do metro de Budapeste
Budapest-metro

Kit de viagem para Budapeste

ALUGAR CARRO

A minha sugestão é que faça a sua reserva neste site Rentalcars Hungria, já que vai conseguir um preço mais barato do que alugando directamente nas agências. Boa viagem!

RESERVAR HOTEL

Aproveite a minha recomendação e use este site para encontrar o seu hotel ao melhor preço: Hotéis em Budapeste

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

6 COMENTÁRIOS

    • Jorge, quando lá estive, em 2014, não senti qualquer insegurança nos locais por onde andei, incluindo à noite. Já li bastantes histórias de esquemas para enganar turistas, do tipo uma rapariga convidar para beber um copo e depois aparecer uma conta de centenas de euros. Penso que será mais por aí os cuidados a ter e portanto, também com os taxistas, que como já se sabe é muito comum enganarem-se no percurso… Boa viagem!

  1. Lucilia, Nao tenho a certeza se da para pagar com cartão mas penso que sim. De qualquer forma há casas de câmbio e máquinas multibanco ATM para trocar o levantar dinheiro.
    Locais para visitar, estou a preparar uma página sobre isso: https://www.dobrarfronteiras.com/budapeste-margens-danubio-castelo-buda-avenida-andrassy/
    Eu tb estive 2 dias em Budapeste.
    Não pode perder os Banhos termais de Széchenyi: https://www.dobrarfronteiras.com/banhos-termais-szechenyi-budapeste-hungria/

  2. Mais uma pergunta:a compra dos tais 10 bilhetes para os transportes publicos pode ser feita com cartão de credito na loja Relay no aeroporto e aonde se trocam euros por florins.Obrigada

  3. gostei muito do artigo e gostaria de obter mais informação sobre comprar bilhetes para museus on line ou não e quais os lugares que na sua opinião devem ser visitados em dois dias.Obrigada

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.