05-08-2008 Denizli, Pamukkale

4
Cheguei ontem a Denizli. Esta cidade nem sequer apareceria no mapa não fosse a sua proximidade com Pamukkale, uma das maravilhas da Turquia. Fiquei em casa dum couchsurfer com a sua família super acolhedora. De manhã, tomamos o pequeno almoço e partimos para a rotina diária. Começamos por uma organização onde ele é voluntário e segue-se uma ida à universidade para uma aula de estatística.  A recepção é calorosa, desde os alunos ao professor que ficou todo contente com uma garrafinha amostra de vinho do Porto e até conhecia a expressão Fátima, Fado e Futebol.

Da parte da tarde iniciamos a visita ao paraíso.

Começamos a visita pela nascente vermelha de Pamukalle, uma nascente termal em que a água nasce a temperaturas altíssimas e depois as pessoas se banham num tanque com lama a altas temperaturas. Queima mesmo, e fica a cerca de 5 km da pamukkale branca e das ruinas de Hierapolis.

Nascente vermelha de Pamukkale
Nascente vermelha de Pamukkale

Fomos depois finalmente para Pamukalle!

Apesar da primeira impressão de quando se olha para fotografias do local seja de arrepios, pois a brancura das formações calcárias parece neve,  a verdade é que a água nasce quente, a cerca de 30º! É portanto a combinação perfeita: paisagem paradisíaca, clima ameno, raparigas de bikini e água quente. Até portugueses lá haviam, embora pouco simpáticos ou envergonhados de partilhar a nacionalidade comigo :S

Eu em Pamukkale
Eu em Pamukkale

Os próprios romanos já conheciam o local e ali construiriam uma formidável estação termal, a cidade de Herapilos da Frigia. As ruínas estendem-se por mais de 2km ao longo da estrada com uma quantidade imensa de túmulos cristãos. Interessante também o Anfiteatro, e especialmente a recente piscina antiqua contruida sobre as ruinas, o que permite nadar pelo meio das colunas romanas como se se tratasse da Atlantida perdida.

pc-img_1853 pc-img_1884 pc-img_1885 pc-img_1869

Entretanto era hora de despedia e regresso a mais uma viagem nocturna até Istambul, isto depois de ter vivido um dos melhores dias desta viagem (vida?)!

Clique aqui para ver os outros dias desta viagem

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Paula,

    Ser possível, penso que é, mas convém reservar o autocarro no dia anterior para garantir lugar logo pela manhã e assim aproveitar o maximo de tempo em Pamukkale.

    Boa viagem
    Samuel

  2. Davi, sem dúvida um dos melhores relatos que vi até agora sobre a Turquia. A meses tenho pesquisado tudo sobre o assunto, visto que tenho viagem marcada para Julho. Vou para Istambul, Capadócia e Izmir (de Izmir para Pamukkale e Ephesus). Gostaria de te pedir uma coisa, se possível. Eu comecei a ver a viagem com uma agência, a qual não atendia os passeios que eu queria (nada dava, tudo era difícil). Resolvi fazer por conta, e pela minha inexperiência e anterior indicação deles, vou voar da Capadócia para Izmir, para aí ir para Pamukkale. Tu sabes se é possível e se vale a pena, ir e voltar para Paumkkale no mesmo dia para dormir em Izmir? Obrigada !!!

  3. Olá Verinha

    A Turquia é um país que merece ser visitado, e tanto Pamukkale como a Capadócia, são verdadeiras maravilhas da natureza.
    Quanto à segurança, claro que há um risco associado a alguns desses países, mas também o há qnd andamos de carro, saimos à noite, voamos de avião, ou simplesmente vivemos…

    Por isso força! Espero que vás até lá );

    Samuel

  4. Samuel!

    Que maravilha que site!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Devias mesmo publicar um livro de viagens! Tudo ao pormenor, distancias, preços, as tuas preferências, os relatos detalhados das aventuras… os meus parabens! Mesmo!!

    Sempre fui muito “formata” a Europa, mas cada vez mais me engano adorei conhecer o Medio Oriente no teu report do Volta ao Mundo! Deve ter sido uma viagem fantastica e enriquecedora 🙂

    Ja ando com vontade de conhecer a Turquia e as fotos que aqui tens so me levam a acreditar que vale mesmo a pena! A capadocia e pammukale devem ser mesmo uma daquelas maravilhas da natureza!

    Curiosamente pensamos que Israel ou mesmo Jordania que podem nao ser seguros, mas pelo vejo a insegurança esta toda na televisao…

    Fiquei fã do teu blog 🙂
    Parabens mais uma vez!

    Verinha – Volta ao Mundo :-)))

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.