02-08-2008 Göreme

0

Lago TuzA melhor forma de viajar na Turquia é de autocarro. As viagens são relativamente baratas. Por exemplo, paguei aprox. 37€ por uma viagem de Istambul a Göreme, quase 700km, 12 horas, com serviço de luxo nos autocarros. 🙂 Os autocarros são todos novos e bastante confortáveis para passar umas noites. Fazem paragens de 3 em 3 horas, e têm hospedeiros sempre a servir agua ou sumos e no mínimo um doce em cada viagem. Muita gente viaja de autocarro na Turquia, especialmente a população local e os autocarros estão sempre cheios.

Pelas 6 da manhã fizemos uma ultima paragem nas margens do lago Tuz, um lago salgado no centro do país. Estava um bocado ensonado, mas ainda saí para tirar umas fotos.

pc-img_1427Pelas 8 da manhã estava a chegar a Nevsehir onde depois os passageiros são distribuídos por mini autocarros pelas várias localidades.  Poucos minutos depois cheguei finalmente a Göreme.  Depois de deixar a mala no hostel foi-me sugerido um tour pela Capadócia para o dia seguinte, e informaram-me de que só haviam autocarros nocturnos para Selçuk, o meu proximo destino. Assim ia passar dois dias completos em Göreme.

Iniciei a minha visita pelo Open Air Museum, uma antiga povoação cristã onde se concentram inúmeras igrejas escavadas na rocha, com espectaculares frescos.

_

Depois disto decidi deambular um bocado pela região. As fotos que se seguem podem provocar uma súbita corrida para o aeroporto 🙂 A paisagem é de cortar a respiração, desde as típicas chaminés de fada até aos montes brancos como o algodão que reflectem a luz do sol como neve.

-

Depois de caminhar pelos vales rosa e vermelhor, cheguei à aldeia abandonada de Çavusin. Terminei assim o primeiro dia na Capadócia. Mesmo ao lado desta aldeia vi também algumas das mais belas chaminés destes dias. O regresso foi feito depois a toda a velocidade, um bocadinho andando, outro caminhando, para comer mais um kebab 🙂

.

Clique aqui para ver os outros dias desta viagem

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!