Visitar Ponta Delgada, Açores

1

Ponta Delgada - Ilha de São Miguel, Açores

Foi em Ponta Delgada que terminou a minha primeira viagem a uma ilha açoriana com a minha mulher. Depois de 3 dias a percorrer a ilha de São Miguel nos Açores, decidimos deixar a capital para o fim e assim entregar o carro alugado mais cedo, já que a cidade é relativamente pequena e visita-se bem a pé.

Chegámos já ao final do dia e depois de jantar fomos dar uma volta pelo centro. Como era semana santa acabámos por nos integrar num procissão que estava a decorrer, terminando na igreja de São Sebastião, mesmo junto às Portas da Cidade, um dos postais de Ponta Delgada.

Portas da Cidade em Ponta Delgada, Açores
Portas da Cidade em Ponta Delgada, Açores

A igreja de São Sebastião, igreja Matriz de Ponta Delgada tem uma fachada muito interessante, que conjuga a arquitectura típica dos Açores com um portal em pedra branca talhada em estilo Manuelino.

Fachada da igreja matriz de São Sebastião, em estilo Manuelino
Fachada da igreja matriz de São Sebastião, em estilo Manuelino

Neste dia aproveitámos também para ir conhecer as famosas plantações de ananases dos Açores. Estas ficam na Fajã de Baixo, a poucos quilómetros do centro de Ponta Delgada. Nesta página tenho informação mais detalhada acerca desse local: Cultivo de ananás nos Açores. Vale a pena uma visita!

Plantação de ananases na Ilha de São Miguel, Açores
Plantação de ananases na Ilha de São Miguel, Açores

O Domingo de Páscoa, com a maioria dos locais fechados, foi o dia da despedida da ilha de São Miguel. A nossa primeira paragem foi no campo de São Francisco, que fica no caminho do hotel para o centro da cidade.

Nesta praça, junto ao forte de São Brás (que estava fechado), fica o antigo hospital de Ponta Delgada, a igreja de São José, onde podemos assistir a parte da missa de Páscoa e, o convento da Esperança onde se encontra a veneradíssima imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Veneradíssima imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada
Veneradíssima imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada

As festas do Senhor Santo Cristo realizam-se anualmente no 5º domingo depois da Páscoa e são as maiores da ilha, trazendo à terra muitos dos emigrantes açorianos espalhados pelo mundo. Nesses dias esta praça ganha outra vida, com espectaculares iluminações a decorar o convento.

Igreja do Santo Cristo (convento da Esperança), Ponta Delgada, Açores
Igreja do Santo Cristo (convento da Esperança), Ponta Delgada, Açores
Forte de São Brás em Ponta Delgada, Açores
Forte de São Brás em Ponta Delgada, Açores

A marina foi o local escolhido para almoçar. É nesta zona que ficam os principais hotéis da cidade logo, o que não falta são restaurantes, lojas de recordações e oferta de tours, quer pela cidade e a ilha, quer ao mar, para observar baleias.

Marginal de Ponta Delgada num dia soalheiro de Dezembro
Marginal de Ponta Delgada num dia soalheiro de Dezembro

Logo na primeira noite que andámos pelas ruas de Ponta Delgada observei que haviam alguns graffitis de muito boa qualidade e não, o típico vandalismo que se encontra nas grandes cidades.

Depois de almoço subimos um pouco pelas ruas da cidade até ao Jardim Botânico José do Canto.

arte
Arte de rua em Ponta Delgada, Açores

Acabámos por não entrar já que se fazia tarde e ao ao final do dia iria-mos regressar ao continente. Ficará para uma próxima já que pela experiência que tivemos no Parque Terra Nostra, os jardins botânicos dos Açores parecem valer bem a pena!

Jardim botânico José do Canto em Ponta Delgada, Açores
Jardim botânico José do Canto em Ponta Delgada, Açores

Onde dormir em Ponta Delgada

Ao contrário de muitos dos visitantes optámos nesta viagem por não ficar as noites todas em Ponta Delgada. Embora tivéssemos alugado carro, decidimos ficar só duas noites nesta cidade.

Nas escolha do hotel ponderámos vários factores como o preço, as condições e a localização. Como iríamos ter carro alugado, a localização e o estacionamento foram factores cruciais, já que as ruas de Ponta Delgada são na sua maioria muita apertadas e de sentido único.

A escolha acabou por recair no Hotel Royal Garden. Fica próximo do aeroporto e a 15 minutos a pé do centro da cidade. Tem garagem subterrânea, piscina interior e uma decoração oriental de onde se destaca o enorme jardim zen no pátio interior.

Siga este link para fazer a sua reserva. Para a qualidade oferecida, este hotel tem preços muito bons. Reservar Hotel Royal Garden.

Hotel Royal Garden em Ponta Delgada, Açores
Hotel Royal Garden em Ponta Delgada, Açores

Alugar carro na ilha de São Miguel

A minha sugestão é que faça a sua reserva neste site Rentalcars Açores, já que vai conseguir um preço mais barato do que alugando directamente nas agências. Eu escolhi sempre carros da Ilha Verde e correu sempre bem. Boa viagem!

Mapa de Ponta Delgada

Guardar

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.