Transportes na Ilha da Madeira; Viajar de Autocarro e pedir boleia

7

Arco de São Jorge, MadeiraA maioria das pessoas que visita a ilha da Madeira opta por alugar carro.

A razão é óbvia: a rede de transportes públicos na ilha é muito reduzida e alguns dos locais mais bonitos são mesmo inacessíveis de autocarro.

Em alternativa ao carro alugado há, o carro alugado com condutor, vulgo táxi, mas que obviamente não é a solução mais económica.

Ainda assim, se pretender alugar carro veja aqui como alugar carro aos melhores preços na ilha da Madeira.

Mas é impossível conhecer a ilha sem carro alugado?

Não, não é impossível! No Funchal e vilas em redor dá para chegar de autocarro, especialmente na faixa entre a Ribeira Brava e Machico, já que as estradas que vão para as outras partes da ilha passam por essas vilas, conforme vão para Este ou Oeste.

Por exemplo é muito fácil ir ao Cabo Girão e voltar de autocarro, já que mesmo havendo alguns autocarros que vão pelo túnel que lhe passa por baixo, há ainda uns quanto que passam lá.

O grande problema dos autocarros na Madeira é haverem muitas companhias, e estas apenas trabalharem cada uma numa zona da ilha.

Por exemplo, para ir de Porto Moniz para Santana, atravessando a ilha de Este para Oeste, é necessário apanhar 3 autocarros, já que uma companhia trabalha só na parte este, outra no centro e outra a Oeste, mas não há nenhuma que faça a ilha toda. Parece ridículo, mas é assim.

Para agravar isto, os autocarro são pouco frequentes. Continuando com o exemplo Porto Moniz – Santana, tem de sair às 6:45 de Porto Moniz, para apanhar o autocarro para o Arco de São Jorge às 9:50, de onde sai o autocarro para Santana às 12:30, chegando por fim às 13:25. Ou seja, quase 7 horas para percorrer uns 40km.

Qual a solução

Vereda da Encumeada, PR 1.3, MadeiraAndar a pé.

Sim, a pé! Na ilha da Madeira encontra-se, para mim, uma das maiores obras da engenharia portuguesa: as levadas.

São mais de 1400km de caminhos paralelos a valas de água (levadas) que se encontram por toda a ilha.

Alguns deles não são acessíveis, mas há alguns que nos podem levar a descobrir locais maravilhosos e estão devidamente sinalizados e seguros.

Pedir Boleia.

A Madeira foi o local mais agradável que já encontrei para andar à boleia. Não só na estrada como em tudo o resto, a população é super atenciosa. Muitas vezes esta é mesmo a única maneira de conseguir chegar a determinados sítios, sem táxi ou carro alugado, claro.
Por exemplo, cheguei a Porto Moniz às 11:30, e queria ir a Santana, mas também dar um mergulho nas piscinas naturais de Porto Moniz. Impossível. O último autocarro que me permitia chegar a Santana naquele dia saía às 12:00.

Decidi por isso ficar e tentar a minha sorte à boleia. Assim, depois de tomar o banho, apanhei ás 14:00 um autocarro até São Vicente e depois fui à boleia. Com muita sorte (como de costume 🙂 ) Apanhei boleia duma senhora que me levou e fez algumas paragens para eu conhecer vários locais no caminho e me deixou no Arco de São Jorge, de onde saía o autocarro para Santana daí a 15 minutos! E mais: a senhora ainda me deu o numero para eu lhe ligar e levou-me depois ao fim do dia para o Funchal!

Apanhei também boleia da Encumeda para o Rabaçal, local onde não vão autocarros, com um casal de russo que andavam com carro alugado.

Horários dos autocarros

Os horários dos autocarros podem ser encontrados nos sites de algumas das companhias. Os restantes podem obter-se facilmente nos postos de turismo da ilha onde se é sempre bem recebido.

Companhias de autocarros

SAM

Machico, MadeiraServe a zona Este da Ilha (Funchal, Machico, Caniço, Santa cruz, P. Cruz, Sto. da Serra). É ainda a operadora do Aerobus, que faz a ligação regular entre o Funchal e o Aeroporto.

No Funchal as bilheteiras e estação de partida dos autocarros fica na Av. Calouste Gulbenkian – Edifício 2000 (em frente ao Dolce Vita), mas é possível apanhar os autocarros nas várias paragens ao longo dos trajectos e comprar o bilhete ao condutor sem agravamento no preço.

Website: Sociedade de automóveis da Madeira

RODOESTE

Funchal, MadeiraServe a zona Oeste da ilha ( Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz e São Vicente).

No Funchal a bilheteira e local de partida dos autocarros é um pequeno quiosque fica na Avenida do Mar, junto ao edifício da alfandega, a 150m da praça da Autonomia, mas é possível apanhar os autocarros nas várias paragens ao longo dos trajectos e comprar o bilhete ao condutor sem agravamento no preço.

Em Porto Moniz a partida faz-se da paragem que fica à saída da vila, junto ao edifício da PSP.

Website: Rodoeste – Madeira

HORÁRIOS DO FUNCHAL

A horários do Funchal é a companhia que serve a cidade do Funchal e a zona central da ilha (Curral das Freiras, Santana,Camacha, Santa Cruz, Arco de S. Jorge, Poiso)

No Funchal a bilheteira e local de partida dos autocarros fica junto ao local de saída do teleférico, a 100m da Praça da Autonomia,  mas, mais uma vez é possível apanhar os autocarros nas várias paragens ao longo dos trajectos e comprar o bilhete ao condutor sem agravamento no preço.

Website: Horários do Funchal – Autocarros Madeira

Madeira Vai viajar para a Madeira e quer acampar?

Veja esta página: Acampar na Madeira; Parques e campismo selvagem

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.