Início Europa Portugal Serra da Lousã

Serra da Lousã

0
Serra da Lousã
serra-da-lousa

A Lousã é uma serra localizada no centro de Portugal, nos distritos de Leiria e Coimbra, parte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Com imensas praias fluviais, muito verde e lindas paisagens, a Lousã é um excelente destino para quem aprecia a natureza. A juntar a tudo isto está a fantástica gastronomia, onde se destaca a chanfana.

Outro bom motivo para ir até à Lousã são as suas aldeias do Xisto. Aliás, as aldeias são sempre bons motivos para viajar por Portugal, seja para abrandar nas pacatas aldeias alentejanas ou descobrir as tradicionais aldeias do Norte de Portugal.

Trevim

O ponto mais alto da serra da Lousã é o alto do Trevim, com 1205 metros de altitude. Dominado pelas antenas de radio-telecomunicações, em dias de céu limpo a vista daqui é maravilhosa. É acessível a qualquer tipo de viatura, com estrada alcatroada, embora em mau estado nos últimos quilómetros. Pode lá chegar partindo da vila da Lousã a norte ou, de Castanheira de Pêra, a sul.

Antenas no alto do Trevim, Serra da Lousã
Antenas no alto do Trevim, Serra da Lousã

Santo António da Neve

É na Lousã que fica o ponto mais alto do distrito de Leiria: o cume de Santo António da Neve. O nome vem da capela dedicada a Santo António, que aí existe e, dos poços da neve. Estes eram utilizados para acumular a neve que aqui cai regularmente no Inverno. Esta era guardada até ao Verão, sendo depois transportada para Lisboa. Algo difícil de imaginar nos dias de hoje.

Poço de neve em Santo António das Neves, Serra da Lousã
Poço de neve em Santo António das Neves, Serra da Lousã

Isto é Lousã

A iniciativa “Isto é Lousã” polvilhou a serra de objectos que proporcionam bonitas fotografias para quem a visita. Ao que parece resultou (quem não viu já fotos do baloiço do Trevim?) e são imensas as partilhas destes locais nas redes sociais. Estes são alguns desses locais, que eu visitei. A sua localização está no mapa ao fundo da página.

Baloiço do Trevim

Bem próximo do ponto mais alto da serra da Lousã fica a mais conhecida e mais divertida construção “Isto é Lousã”: o baloiço.

Um local para parar, apreciar a paisagem e, ser criança outra vez! Ficava lá a tarde toda, não fosse haver mais gente à espera para andar também.

Baloiço no Alto do Trevim, Serra da Lousã

Moldura Isto é Lousã

Esta moldura gigante fica à beira da estrada que desce da aldeia de Chiqueiro para a vila da Lousã. Mais um bonito local para fotografias.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Isto é #Lousã – o mais belo quadro para terminar o dia #descobrirportugal

Uma publicação partilhada por Dobrar Fronteiras (@dobrar.fronteiras) a

Alojamento na Lousã

Procure aqui o seu hotel na Lousã

Aldeias do Xisto

São ao todo 27 as aldeias que integram a rede de Aldeias do Xisto. Grande parte delas situam-se na serra da Lousã, daí que decidi escrever também sobre elas neste artigo.

Talasnal

Casal de São Simão

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fragas de São Simão: banhos de Outono em Figueiró dos Vinhos #praiafluvial #portugal

Uma publicação partilhada por Dobrar Fronteiras (@dobrar.fronteiras) a

Praias Fluviais

São imensas as praias fluviais que ladeia os rios e ribeiros que descem da serra nas suas várias vertentes. Umas mais selvagens, outras mais trabalhadas, há para todos os gostos.

As que apresento de seguida são aquelas por onde já passei.

Góis

Rio Ceira na praia fluvial de Gois
Rio Ceira na praia fluvial de Góis

Aceite a sugestão e procure aqui o seu hotel em Góis

Serpins

Cabril

Próximo de Serpins, o Cabril apresenta-se-nos com uma imponente formação geológica resultado da erosão provocada pelas águas do rio Ceira.

cabril-lousa

Piscina das Marés – Castanheira de Pêra

Piscina das Marés em Castanheira de Pêra
Piscina das Marés em Castanheira de Pêra

Aceite a sugestão e procure aqui o seu hotel em Castanheira de Pêra

Mapa da Lousã e Aldeias do Xisto

Baloiço Isto é Lousã, Trevim