PortugalO que significa bombordo e estibordo

Promontório de Sagres, Algarve, Portugal; Setembro 2009Encontrei estas informações num dos expositor que estão espalhados no promontório de Sagres. São algumas curiosidades acercas dos termos usados na navegação, dos quais muitas vezes ignoramos o significado.

Estibordo

Ao lado direito das embarcações dá-se o nome de estibordo, e é assinalado com uma luz verde de navegação, que representa a esperança e o descobrimento.

Bombordo

Ao lado esquerdo, chama-se bombordo. Este nome vem do facto de os navios ao descerem o Atlântico ao logo da costa africana terem à sua esquerda a terra e os respectivos portos – bom bordo – enquanto que do lado direito só existia o mar e o desconhecido. Esta lado é representado com uma luz vermelha, cor da coração e da saudade.

Latitude dos Cavalos

Às latitudes em torno dos 30º dá-se o nome de latitude dos cavalos, pois reza a história que os marinheiros de navios presos nestas regiões, e com mobilidade reduzida, aligeiravam a carga  – os respectivos cavalos – na procura de maior velocidade

Promontório de Sagres, Algarve, Portugal; Setembro 2009

Se gostou deste artigo então siga-me no Google+ - Obrigado  

Faz um "LIKE" no Dobrar Fronteira e torna-te nosso amigo!

Comente! 3 COMENTÁRIOS A ESTA PÁGINA

  1. By António Leão, 17 September 2012 @ 2:23 am

    Já agora, e como complemento, enquanto o Bombordo vem, de facto, do lado bom visto ser o de Terra quando os navios iam para a India, o termo Estibordo deriva do facto de ser o lado da estiva, visto que era o lado que os barcos tinham encostado ao porto para serem carregados e descarregados quando estavam no porto em Lisboa (e continua a ser assim em todos os portos) antes de partirem para as viagens.

  2. By Joao Costa, 3 June 2011 @ 11:12 pm

    Salvo erro quem navega do Norte para Sul o lado de Terra é BOMBORDO e a LUZ Vermelha pois se poderia encalhar mas tambem era o lado bom pois se poderia alcansar terra firme .
    Sendo os bordos de noite 1 hora navegando para terra e 2 horas no bordo do mar quando se navegava a Bolina para nunca se bater em terra.
    O Lado de Estibordo é o lado direito, que era o lado das estrelas e a luz verde pois era o lado livre sem terra para poder vencalhar.
    Assim aprendi.
    Joao Costa

  3. By Ricardo, 13 April 2010 @ 8:56 pm

    Muito interessante.

Comente! ESCREVER UM COMENTÁRIO

Dobrar Fronteiras
O que significa bombordo e estibordo . Dobrar Fronteiras
© 2006-2014 Site da autoria de David Samuel Santos.




Creative Commons License