Partilhar facebook twitter google plus

Pont du Gard (Aqueduto Romano), Património UNESCO em França

Aqueduto Romano de Pont du Gard, FrançaO aqueduto romano de Pont du Gard foi construído no século Ia.c. para fazer a passagem do aqueduto que levava a água para Nimes por cima do rio Gard. Esta ponte é composta por dois níveis. O primeiro servia de estrada para pessoas e animais, e duas arcadas mais acima corria a água do aqueduto. A ponte tem 49 metros de altura e 275m de comprimento total, e encontra-se num impressionante estado de conservação.

.

Como chegar e visitar

Aqueduto Romano de Pont du Gard, FrançaA maior parte das pessoas chega ao local em carro próprio ou alugado. Vindo do lado Sul (Nimes), junto à ponte há um parque pago onde se podem parar os carros, ou então terá de o deixar em Remoulins, a localidade mais próxima e fazer o resto a pé. Eu cheguei à boleia por isso não tive de me preocupar com estacionamentos. Do lado Norte penso que também há parques.

Não é necessário pagar nada para visitar a ponte, excepto se quiser subir e percorrer o tubo do aqueduto na parte superior,  que nem sempre está aberto. O bilhete custa 10€. Cheguei lá já ao fim do dia, e penso que por isso estava tudo fechado. Aproveitei por isso para tomar um banho no rio. Há sempre muita gente a fazer praia nestes rios e a saltar dos penhascos, já que a zona é rochosa. É também possível alugar canoas para fazer um passeio.

Outra forma de chegar é a pé. Seguindo a GR63 esta vai passar sobre a ponte. Eu encontrei por acaso esta rota e a 42 (que corresponde ao Caminho de Santiago) perto de Avignon, e sabia que uma delas ia para a Pont du Gard. Acabei a seguir a GR42 e fui dar uns quilómetros ao lado, tendo feito o resto à boleia.Vale a pena percorrer o caminho a pé, pois desfruta-se uma paisagem muito bonita.

Fotografias da Pont du Gard

Onde dormir

A Pont du Gard fica muito perto de Remoulins, uma pequena cidade, onde a oferta de hoteis é um pouco limitada. Pode ver aqui os Hoteis em Remoulins, ou então procurar nas cidade mais próximas como Nimes, Arles ou Avignon: Hoteis em Nimes, Hoteis em Arles, Hoteis em Avignon.

Mapa da Ponte do Gard


Ver pont du gard num mapa maior

  • Inês

    Muito obrigada pelas ajudas que este magnifico site me deu, para álem de serem muito preciosas estas informações tambem fiquei cheia de vontade de ir lá mesmo a França para conhecer estas belezas magnificas!! Mais uma vez muito obrigada pela ajuda muito mesmo valiosa!! Atè…

  • ISA

    adoreiiii o site

  • Suzy

    Fui ao Sul da França e não pude deixar de ver a beleza da Pont du gard. Tudo é lindo !!! Nines, Avignon.