Óbidos: visitar a mais bela vila de Portugal

11

Uma visita a Óbidos, a mais pitoresca vila de Portugal

Óbidos é, inequivocamente, uma das mais belas vilas de Portugal. Em 2007 o seu castelo foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal. E não é para menos.

Como vivo relativamente perto, este é um local que visito com bastante frequência e onde nunca me canso de voltar. Arrisco mesmo dizer que é a minha vila favorita em Portugal. Espero que esta página o convença a vir descobrir (ou redescobrir) Óbidos.

Óbidos, vila literária

Começo este artigo por aquilo que mais me encanta nesta vila, a seguir à ginja, claro está. Com o aumento do turismo, em grande parte causado pelos inúmeros eventos aqui realizados, Óbidos corria o risco de perder a sua alma. Na verdade, parece-me até que a vendeu ao turismo, como acontece com tantos outros locais. As suas ruas foram dominadas pelo comércio e restauração, as suas habitações transformadas em alojamentos ou casas de férias.

Apesar disto, Óbidos conseguiu comprar uma nova alma: os livros. Em 2013 começou a ganhar forma a “vila literária”. Hoje os livros estão por toda a parte e nos locais mais improváveis. Três livrarias trouxeram a cultura para locais tão peculiares como uma igreja, uma adega, ou um mercado.

Mais recentemente os livros tomaram conta da Estalagem do Convento, criando assim o The Literary Man, um hotel onde os livros são donos e senhores.

Livraria da Igreja de Santiago

Interior da Livraria da igreja de Santiago em Óbidos
Interior da Livraria da igreja de Santiago em Óbidos
Fachada da igreja de Santiago em Óbidos, onde funciona uma livraria
Fachada da igreja de Santiago em Óbidos, onde funciona uma livraria
Mesmo junto à entrada do castelo, a enorme fachada da Igreja de São Tiago é uma das que mais se destaca no horizonte de Óbidos. No seu interior vai descobrir uma surpreendente livraria dedicada a novos livros. Aqui ocorrem regularmente lançamentos de novos títulos, debates e exposições.
Horário: Sexta-feira e Sábado das 10:00 às 21:00 – Domingo a Quinta-feira das 10:00 às 19:00.

Livraria da Adega (Espaço Ó)

Livraria da Adega (Espaço Ó) em Óbidos
Livraria da Adega (Espaço Ó) em Óbidos
Fora das muralhas, o “Espaço Ó” é um local dedicado à cultura. No seu jardim são frequentes os concertos e as feiras.
No espaço onde outrora existia uma adega, funciona hoje uma livraria alfarrabista, onde o leitor é convidado a petiscar ou beber um copo de vinho.

Horário: Aberto todos os dias das 10:00 às 19:00.

Livraria do Mercado Biológico

Livraria do Mercado Biológico em Óbidos
Livraria do Mercado Biológico em Óbidos
A livraria e mercado biológico fica na Rua Direita e é uma das minhas preferidas. Os livros estão em caixas de fruta de madeira e estendem-se até ao telhado. Sendo uma livraria alfarrabista, os livros são na maioria antigos, o que dá ao espaço um delicioso cheiro a cultura. Parte do espaço é ocupado por um mercado biológico onde podemos encontrar produtos da região.
Horário: Sexta-feira e Sábado das 10:00 às 21:00 – Domingo a Quinta-feira das 10:00 às 19:00.
Mais informações sobre Óbidos, Vila Literária

E a famosa Ginja?!

Ginja de Óbidos no bar Ibn Errik Rex
Ginja de Óbidos no bar Ibn Errik Rex

O que não falta nas ruas de Óbidos são bancas a servir o afamado licor de Ginja. Vem em copos de vidro, de barro e até de chocolate que dão para comer no final! Uns copos são maiores, outros mais pequenos. O preço é mais ou menos uniforme. A qualidade do produto também.

Mas, se procura um local verdadeiramente especial para degustar uma ginja, esse local é o Ibn Errik Rex. Este emblemático e peculiar bar tem a fama de ter sido o pai da famosa Ginja de Óbidos.

Ibn Errik Rex começou por ser uma casa de antiguidades criada nos anos de 1950. O seu fundador, José Montez tinha por hábito oferecer aos seus clientes o dito licor. Este era tão bom que com o tempo as pessoas passaram a deslocar-se ali pelo licor e não pelas antiguidades.

Parede com cacos de cerâmica no bar Ibn Errik Rex em Óbidos
Parede com cacos de cerâmica no bar Ibn Errik Rex em Óbidos

Aqui o néctar é hoje servido em doses generosas. Mas, o que torna este local realmente especial é a sua decoração. Nas paredes há pinturas que escondem segredos, cacos de loiça das Caldas da Rainha, espadas e espingardas, garrafas cujo tempo já esqueceu. A panóplia de artefactos que recorda as origens da casa, estende-se ao tecto.

As mesas e os bancos são compridos. Há sempre lugar para mais um, ainda que muitos fiquem à porta, quem sabe intimidados pelo assombro deste lugar.

Castelo e Muralhas

Uma visita a Óbidos não fica completa sem um passeio pelas suas muralhas. O percurso pode-se iniciar logo junto à bela porta da Vila, a mais a sul nas muralhas. Ao todo fazemos cerca da um quilómetro e meio para contornar toda a muralha.

Vila de Óbidos vista do topo Sul das muralhas
Vila de Óbidos vista do topo Sul das muralhas
Vista sobre o vale do Arelho
Vista sobre o vale do Arelho

Há que ter especial cuidado com as crianças, já que a muralha não tem protecções que evitem uma queda. E mesmo os adultos, cuidado: as vistas maravilhosas são propícias a distracções. É do topo da muralha que se consegue apreciar não só a beleza do conjunto arquitectónico, com os telhados de barro e as torres brancas das igrejas, mas também o imenso vale da ribeira do Arelho, que se estende daqui até ao mar.

No topo norte da vila vai encontrar o castelo. Neste funciona a Pousada do castelo de Óbidos. Esta pode ser uma boa escolha para a sua estadia ou, para um jantar no restaurante que funciona no interior desta. É no recinto, nas suas traseiras, que se realizam os grandes eventos, como a Aldeia Natal ou o Festival do Chocolate. Nessas alturas o acesso é condicionado.

Castelo e pousada de Óbidos
Castelo e pousada de Óbidos

Festas e Festivais em Óbidos

Como forma de promover a vila, o Município de Óbidos têm realizado nos últimos anos vários festivais.

Vila Natal – 30 de Novembro de 2016 a 1 de Janeiro de 2017

Festival do Chocolate – Março/Abril

Mercado Medieval – 2016: 14 de Julho a 7 de Agosto

FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos – 2016: 22 de Setembro a 2 de Outubro

Presépio no Óbidos Vila Natal
Presépio no Óbidos Vila Natal

Onde dormir em Óbidos

O que não falta em Óbidos são opções de alojamento. Desde a Pousada do Castelo à enorme oferta de unidades de Alojamento local há imenso por onde escolher. Embora para mim e, para quem vem de Lisboa, seja possível ir e vir no mesmo dia, o ideal é ficar uma noite.

Assim aproveita-se para jantar descansado e depois ir tomar umas ginjas ao Ibn Errik Rex. No outro dia pode sempre ir até à praia da Foz do Arelho, a Peniche ou visitar as Caldas da Rainha. Fica a sugestão para o seu próximo fim de semana. 😉

Os dois hotéis onde já fiquei foram o Hotel Real de Óbidos e, a Casa do Relógio.

Casa do Relógio - Alojamento Local em Óbidos
Casa do Relógio – Alojamento Local em Óbidos
Pitoresca rua da vila de Óbidos, Portugal
Pitoresca rua da vila de Óbidos, Portugal

Guardar

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.
  • Não gosto de saber que os lugares deixam de ter a sua identidade por serem consumidos por turistas. A baixa de Lisboa actualmente está assim, é tão dificil um local alugar lá casa pois agora estão transformadas em hostels e apartamentos para o airbnb 🙁

    Felizmente Obidos safou-se a isso e estou tão curiosa com este sítio tão encantador! Especialmente agora que descubro sobre 3 livrarias em locais tão diferentes. Deste mês não passa!

  • que lugar maravilhoso!! deve ser ótimo passar uns dias lá, parece bem tranquilo! achei bem interessante a decoração do Ibn Errik Rex, com ctz é um contraste com a resto da cidade haeaheu

  • André Parente

    De facto, Óbidos é um pérola escondida de Portugal. Viajamos para o outro lado do mundo para ver coisas destas… e se calhar não fazemos 1 hora de estrada em Portugal 🙂

  • Não consegui ir à Óbidos ainda, mas sem dúvida que é um sítio que quero muito conhecer. E a Ginja que me aguarde, pois quero prová-la! rs
    Um beijo

  • Douglas Agostineli Lopes

    Boa dica, parece muito bonito! Adoro essas vilas, deve entrar no meu roteiro quando voltar a Portugal!

  • Francisco Agostinho Barruma

    Muito bom, Óbidos é uma preciosidade, bem lembrado, muito obrigado pelo post gostei muito das fotos. Abraço

  • Acabei de guardar nos favoritos, ao tempo que quero visitar Obidos, tão pertinho de Lisboa só me faltava mesmo um guia destes, agora já não há desculpas 🙂

  • Francine

    Não conheço o interior de Portugal e Óbidos é um dos locais que já está no meu roteiro para quando voltar ao país.
    Lindas fotos.

  • Que lugar MARAVILHOSO! Adoro livrarias, mas essas estão em um nível acima, são lindas! E esse licor… me deu água na boca! 🙂 Mais um dos lugares de Portugal que entrou nos meus To Do’s de viagem 🙂

  • Paula

    Preciso mesmo conhecer Óbidos! Faz alguns anos que quero ir, mas sempre termino adiando, tenho certeza que irei na minha próxima visita a Portugal!

  • Viaje Comigo

    Adoro Óbidos! É um sitio que gosto de voltar e voltar várias vezes, subir às muralhas e castelo e apreciar a vista dali 😀 Boas viagens!