Partilhar facebook twitter google plus

Museu ao ar livre de arquitectura popular em Lviv, Ucrânia

O museu de arquitectura tradicional de Lviv fica num enorme parque verde próximo do centro da cidade. É uma zona muito agradável para passear e respirar ar puro, com a vantagem ainda de poder conhecer um pouco mais de como viviam as pessoas nas aldeias (e ainda vivem algumas).

Museu de arquitectura popular de Lviv, UcrâniaO mais interessante para um português é que aqui as construções eram feitas recorrendo quase unicamente à madeira. Isto inclui paredes, pilares, portas e também o telhado. Ainda hoje, em zonas mais rurais da Ucrânia, Polónia, Roménia, etc se vêm casas habitadas e novas com telhas de madeira, embora estejam mais popularizadas as de zinco ou cobre. Obviamente a matéria prima não falta e certamente não haverá tanta disponibilidade de argila.

A visita a todo o parque demora umas 2 ou 3 horas, conforme o tempo que queira despender a entrar em cada casa. Sinceramente não sei se visitei todo o parque, pois este é muito grande e falha um bocado na sinalização e limpeza dos caminhos, mas penso que sim.

Para além das casas de habitação há igrejas, moinhos de vento e mesmo uma pequena quinta com animais.

Em Bran, na Roménia há também um museu de arquitectura popular semelhante a este, mesmo ao lado do castelo do Drácula.

 

Fotografias do Museu

 

Hoteis em Lviv

Comece já a prepara a sua viagem à Ucrânia. Compare preços e condições de todos os hotéis em Lviv na Ucrânia aqui: Hoteis em Lviv

 

Museu de arquitectura popular de Lviv, UcrâniaOnde fica

Lviv é uma óptima cidade para conhecer a pé. Quando visitei, em Setembro de 2011 decorriam muitas obras e algumas ruas estavam fechadas, assim como os transportes públicos estavam com as rotas alteradas. Por isso fui a pé até ao parque.

Os principais locais de atracção turística estão sinalizados com placas em cada cruzamento da cidade, embora por vezes as indicações sejam um pouco duvidosas.

Quando chega mais próximo do museu há umas interessantes placas em madeira, como as que pode ver na foto ao lado.


Ver Lviv num mapa maior