Mosteiro da Batalha; Património UNESCO em Portugal

5

Mosteiro da Batalha, PortugalBreve história

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha) foi mandado edificar por D. João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota.

Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos, desde o início em 1386 até cerca de 1517, ao longo do reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos.

Exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO, e em 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

Visitar o Mosteiro

O mosteiro da Batalha é o monumento português de que eu mais gosto e que melhor conheço, ou não fosse vizinho dele. 🙂 Frequentemente aproveito para ir à missa ao Domingo de manhã e depois fazer um visita, já que aos Domingos de manhã a entrada é gratuita.

Principais áreas do Mosteiro

Igreja

É pela igreja do mosteiro que se inicia a visita. Lá e encontra a bilheteira, mas esta é de acesso livre a qualquer um. Aqui destaca-se a grandeza das colunas que suportam as três naves e os vitrais que se encontram por trás do altar-mor.

Mosteiro da Batalha, PortugalCapela do Fundador

Anexa à igreja, a capela do fundador alberga os túmulos de algumas das mais importantes figuras da história de Portugal ao centro, D. João I e sua mulher Dona Filipa de Lencastre e na lateral, os seus filhos, a inclita geração, que iniciou a expansão portuguesa e os descobrimentos, entre eles, o Infante Dom Henrique, o Navegador.

Mosteiro da Batalha, PortugalClaustros

O mosteiro da Batalha tem dois claustros, o claustro real, anexo à igreja e o claustro de D. Afonso V, este último de construção mais recente e com dois pisos.

O claustro real é o mais elaborado, todo ele construído em pedra ricamente trabalhada, onde se destaca o fontanário. Anexo a ele está a Sala do Capítulo onde actualmente se encontra o memorial ao soldado desconhecido.

Capelas imperfeitas

Mosteiro da Batalha, Portugal

Embora chamadas de imperfeitas, porque a sua construção não foi terminada, estas capelas, situadas nas traseiras do altar mor e apenas acessíveis pelo exterior do mosteiro, é na minha opinião a parte mais extraordinária de todo o edifício, isto por causa dos exuberantes trabalhados das pedras.

A entrada faz-se por uma pequena porta nas traseiras do mosteiro e não deve de modo algum ser perdida!

Fotografias do Mosteiro da Batalha

Como chegar

Usando transportes públicos pode chegar à Batalha em autocarros da “Rede Expresso” a partir das principais cidades do país ou em autocarros da “Rodoviária Tejo” a partir de localidades mais próximas.

Rede Expresso

Os autocarros da Rede Expresso que passam na Batalha são os que fazem o trajecto Lisboa – Leiria, passando por Rio Maior e dando ligação em Leiria a outras cidades como Coimbra ou Porto. Pode consultar os horários e comprar bilhetes online em http://www.rede-expressos.pt/

Na Batalha, os bilhetes podem ser adquiridos num café junto à Igreja Matriz (ver mapa). Note que os bilhetes não se vendem no autocarro, mas caso siga para Norte e o café esteja fechado, pode pedir ao motorista para o levar até Leiria, onde terá de fazer ligação, e comprar aí o bilhete.

Rodoviária Tejo

Esta é a companhia que serve as localidades mais pequenas nesta região. Uma vez que são poucos os expressos que param na Batalha, pode viajar num destes autocarros de ou para Leiria e aí apanhar outro. Estes são também muito úteis para visitar a Nazaré, Fátima, Porto de Mós ou Alcobaça.

Pode consultar os horários em http://www.rodotejo.pt/, mas aconselho que verifique antes, por exemplo no café, uma vez que ja me aconteceu encontrar alguns que não estavam correctos.

Onde Dormir

A Batalha dispõem de algumas unidades hoteleiras localizadas bem perto do Mosteiro e a preços para todas as bolsas. Se viajar de carro, junto ao IC2, entre a Batalha e a Expossalão há algumas pensões que serão mais económicas.

Veja aqui Hotéis na Batalha

Mapa da vila da Batalha


Ver Batalha num mapa maior

Guardar

5 COMENTÁRIOS

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!