TurquiaMeryemana, Casa da Virgem Maria em Éfeso, Turquia; Fotos, Como chegar, o que visitar

Nas montanhas próximos da cidade de Selçuk e das ruínas da cidade romana de Éfeso, na Turquia, encontra-se uma casa, na qual se crê, segundo a tradição que foi a morada da Virgem Maria, mãe de Jesus.

 

Então a Virgem Maria e Jesus não viveram na Palestina?

Sim, segundo a bíblia nos conta, durante a sua vida na terra Jesus e Maria viveram onde actualmente é Israel/Palestina. Mas após a morte de Jesus, Maria sua mãe ficou a viver com um dos seus discípulos, João, tal como é referido nesta passagem da bíblia:

“Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava (João), disse a ela: – Este é o seu filho. Em seguida disse a ele: – Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele.” João 19:26-27

Meryemana, Casa da Virgem Maria em Éfeso, TurquiaOra, é sabido também que depois da morte de Jesus os discípulos se espalharam pelo mundo conhecido de então (Império Romano), tendo João ido para Éfeso, na altura um importante porto marítimo nas margens do mediterrâneo, actual Turquia. Hoje podem ser visitadas as impressionantes ruínas da cidade romana, assim como as ruínas da basílica de S. João, onde se encontra o túmulo do apóstolo.

O local onde Maria terá vivido encontra-se nas montanhas a cerca de 8km a Sul da cidade, e permaneceu no anonimato até 1881, altura em que um padre francês, tomando por base algumas pistas existentes para a existência do local, descobriu as ruínas da casa.

Embora as ruínas descobertas remontem ao século VI, as suas fundações revelam ser do séc. I. A casa que hoje podemos visitar resulta duma reconstrução efectuada nos anos 50. O local foi já visitado por alguns papas que “certificam” a santidade do local.

 

Mas de certeza que Ela viveu mesmo lá?

Não, naquela casa mesmo é muito provável que não. Não duvido que ela tenha acompanhado João até Efeso e, é também lógico que tenha vivido nas montanhas e não na cidade que era fortemente dominada pelo culto a Artemisa ( era aqui o famoso templo de Artemisa, uma das sete maravilhas do mundo antigo), mas nada prova inequivocamente que tenha sido aquele lugar. Vale no entanto como o importante símbolo que é, para cristãos e muçulmanos.

 

O que ver:

Fonte em Meryemana, TurquiaA casa encontra-se no topo duma montanha. À entrada do parque que a rodeia paga 10,75YTL, para ajudar nas despesas de manutenção do parque.

Lá dentro, pode visitar a casa, beber água das fontes milagrosas que estão mesmo por de baixo dela, e deixar os seus desejos num papelinho enfiado na parede.

Há ainda um recinto ao ar livre (pequenino, não imaginem que é Fátima), onde os grupos de peregrinos costumam celebrar missa.

 

Hoteis em Selçuk, Éfesu

Descubra o hotel que melhor se adapta a si. Algumas sugestões de bons hotéis em Selçuk aos melhores preços, a melhor cidade para partir á descoberta de Meryemana e das ruinas de Éfesu. Veja nestas páginas alguns exemplos, preços e fotografias de hotéis em Selçuk.

 

Como chegar:

Meryemana fica a cerca de 8km de Selçuk, cidade próxima de Izmir. Antes de mais há que chegar a Selçuk. Para isso há autocarros frequentes a partir de Istambul (cerca de 10 horas de viagem, 50YTL-aprox35€), ou a partir que qualquer outro ponto da Turquia, uma vez que Éfeso é um dos ex-libris do país.

b1Para chegar de Selçuk a Meryemana não há autocarros, a não ser os dos grupos organizados. Se for viajante independente, pode sempre tentar encontrar algum grupo do seu país e pedir uma boleia :) (Eu por acaso encontrei um grupo de portugueses, mas nem me passou que podia ter pedido uma ajuda).

Se não, ou vai a pé/boleia no verdadeiro espírito de peregrino (infelizmente não tive tempo, se não tinha-o feito), ou de táxi. Na otogar (gare dos autocarros) há taxistas prontos a leva-lo lá por 50YTL. Fazem a viagem de ida e volta e esperam por si meia hora, que é suficiente para uma rápida visita.

Mapa de Meryemana


Ver Meryemana num mapa maior

Outros locais relacionados com a história de Jesus e Maria neste site:

Basílica da Santa Casa de Loreto, Itália;

Jerusalém, Israel; Via Dolorosa e Santo Sepulcro;

Monte do Templo e Muro das Lamentações em Jerusalem, Israel;

Belém, Palestina; Igreja e gruta da Natividade, Gruta do Leite;

Monte das Oliveiras e Vale do Cedron em Jerusalém;

.

Se gostou deste artigo então siga-me no Google+ - Obrigado  

Faz um "LIKE" no Dobrar Fronteira e torna-te nosso amigo!

Comente! 32 COMENTÁRIOS A ESTA PÁGINA

  1. By casia nicoletti, 1 February 2014 @ 9:45 pm

    estive lá em 2012 …foi emocionante , valeu à pena eu economizar p/ realizar este sonho

  2. By casia nicoletti, 1 February 2014 @ 9:42 pm

    Estive lá em maio de 2012 …foi emocionante .Vale à pena economizar e visitar um lugar assim .

  3. By MARIA DO CARMO, 29 December 2013 @ 4:31 pm

    Estive esse ano de 2013 na casa de nossa senhora com a minha família e uma amiga, foi o maior sonho da minha vida, não há dinheiro no mundo que pega uma visita dessas, ficou marcado para o resto da minha vida.

  4. By jjoaquim da silva, 10 October 2013 @ 5:32 pm

    quando li seu imail sobre a casa onde talves maria morou, confesso que fiquei muito emocionado quantas felicidades a pessoa tem de poder ir até esse local, isso me deixa muito comovente. que Deus te abençoe e te guarde. fica com Deus e Maria abraço

  5. By marinezmaranhaoantunesbarbosa.29/05/2013@18:45.pm, 30 May 2013 @ 12:44 am

    Obrigado aDeus todos dias,emAbril deste ano2013 estive,levada pela Lusa Nova no lugar ondeMaria nossa Mae Santissima viveu seus ultimos anos o que se sente e uma explosao de sentimentos e emocao como catolica que sou e devota de Maria cai prostada aos pes da Virgem em oracao ,feliz em estar ali para agradecer pela minha vida e pedir por mim e por minha familia,dar meu testemunho de fe epor acreditar que atraves deMaria conseguiria a graca da Cura e tenho certeza hoje estou curada tomei agua de sua fonte e trouxe para minha familia.Realmente paz felicidade interior,e como sai de la.Agradeco a Deus por este presente do ceu.

  6. By Sergio Costa, 18 April 2013 @ 2:50 pm

    Sempre acho prudente esclarecermos alguns dados da nossa religião Católica. Falo isso, pois acabei de dar uma lida nas várias postagens aqui feitas, e encontrei alguns erros gerados por falta de conhecimento da nossa Religião.
    Alguém escreveu que “era quase impossível que a Virgem Maria lá tenha morado”, o que eu vou logo adiantando que: É quase impossível que a Maria não tenha lá morado junto com São João (o Evangelista), por favor não confundir com São João Batista, que morrera decapitado quando Jesus ainda estava vivo. Este São João é o que celebramos no dia 24 de junho. E, não foi com São José que a Virgem foi lá morar, e sim com São João, o Evangelista (autor do 4o. Evangelho, de 3 Cartas e do Livro do Apocalipse). Lembram-se de umas das últimas palavras de Jesus já crucificado, quando olhando para São João disse: “Eis aí a sua mãe”. Desculpem-me pela talvez ousadia, mas acho que nós Católicos pecamos em muito por não conhecermos mais profundamente nossa Religião. E, que citei, não tem nada de profundo. E, fiquem com Deus !

  7. By maria helena, 18 April 2013 @ 12:31 am

    Oi Heloisa, vc. se enganou N.Senhora foi para essa casa levada por São Joaõ Evangelista após a morte de Jesus. e São Jose esposo de Maria faleceu quando jesus ainda era vivo Tchau

  8. By Maiça, 12 April 2013 @ 9:08 pm

    Visitei a Turquia, entre 23 de fevereiro a 03 de março de 2013, achei sensacional. A visita a casa da Virgem Maria, foi o ponto culminante da excursão, na Montanha dos Rouxinois em Éfeso. Almejo a todos que não percam a oportunidade de visitar um pais, que 30 % fica na Europa e 70% fica na Asia. Chamado de Eurasia. Lá foi o berço das Civilizações. Saimos revigorados nos conhecimentos.

  9. By Claudia Gurgel, 13 March 2013 @ 2:01 am

    Dia 02 de junho, portanto menos de 2 meses estarei visitando esse Santo Lugar… Irei num grupo para Grécia e Turquia e já está agendada visita para esse dia.
    Fiquei muito contente com os comentários que vi aqui agora e prometo, quando voltar escrever sobre o que achei dessa visita…
    Claudia Gurgel
    Em 12/03/2013

  10. By David Samuel, 25 February 2013 @ 8:41 pm

    Olá Armando,
    São cerca de 80km.

  11. By Armando Pasqualarpasqual, 24 February 2013 @ 12:49 am

    Favor informar a distancia de izmir até a casa de nossa senhora. Grato.

  12. By João Efesio da silva, 3 November 2012 @ 7:54 pm

    Sou brasileiro e vivi 10 anos na europa, gostaria de conhecer Éfeso. O meu nome foi inspirado nesta cidade. Temos a bíblia más gostaria de saber algo mais sob as cartas de Paulo aos Efésios.

  13. By zilda, 20 June 2012 @ 7:50 pm

    estive neste lugar sagrado recentemente e adorei.fiquei muito emocionada.a vibração positiva que se espalha no local é maravilhosa.Emana uma paz,uma calmaria, um quê de santidade.
    maravilhoso

  14. By irene, 26 May 2012 @ 2:07 am

    no in´cio dos anos 2000 estive no local, muito emocionante. Só de falar o nome de Mãe Maria fico emocionada. Será que ninguém sentiu o maravilhoso perfume que senti no local. Se alguém sentiu, por favor, diga. Será que só nós sentimos. Meu sonho seria poder visitar os outros locais relacionados à Família Sagrada. Alguém falou que sempre que se está num local onde Mãe Maria, está ou esteve, é sentido esse perfume celestial. É claro que ela está em nossos corações

  15. By Diomira Karasinski, 15 May 2012 @ 11:46 am

    Acabo de chegar de um cruzeiro pelo mediterrâneo e passamos (09/05) pelas ruínas de Éfoso. No alto de uma montanha ,de difícil acesso, na época deveria ser seguro tranquilo : com uma vista magnífica do vale , o local passa muita paz e apesar dos milhares de turistas do mundo todo; há um sentimento de muito respeito:Há também o muro onde são deixados pequenos pedacinhos de papel com pedidos e agradecimentos. A fonte de água cristalina que desce da montanha deve ser a mesma que servia Nossa Senhora , São João batista e quem mais vivesse com eles na época. De tantos lugares no mundo este é um que vale a pena visitar.

  16. By eliseu, 17 March 2012 @ 11:12 pm

    boa noite meus irmãos. tenho uma irmã a qual se chama Roseli,e esta fez um cruzeiro para as ilhas gregas.ela esteve nessa casa (lar),onde morou a mãe do nosso SENHOR. não esqueçan que a história do evangelho é verdadeira,e muitos tentaram mas nunca conseguiram apagar. A FÉ É UM DON DE DEUS,e minha irmã me contou uma obra que DEUS fez com ela naquela casa ,o qual so quem tem fé é que pode acreditar. espero em breve estar visitando a casa onde frequentemente é visitada pelo espírito da mãe do nosso grande MESTRE, PAZ A TODOS.

  17. By Edileuza Mourão do Nascimento, 13 February 2012 @ 9:03 pm

    Visitei o lugar em 2008.
    Qdo entramos na Capela, a guia solicitou que fizessemos uma oração, e não sei pq motivo o que veio forte no momento foi cantar a “Salve Rainha” e assim o fizemos. O momento foi mágico e todos q estavam presentes começaram a choar e chorar copiosamente como nunca havia presenciado antes.
    Já visitei a Terra Santa duas vezes e nunca havia presenciado tamanha demonstração de fé e amor.

    Simplesmente MARAVILHOSO!!

  18. By Joao Ribeiro, 24 January 2012 @ 10:28 am

    Para as pessoas, que tenham a grande vontade de visitar a morada de nossa senhora Maria, saibam que existe, aqui muito proximo, exatamente na cidade de Natividade, estado do Rio de Janeiro, uma réplica daquela casa de Efeso na Turquia, construida por uma pessoa depois de ter a visão da santa orientando-o a construir uma casa igual a que se encontra em Efeso. 23 01 2012

  19. By Ana, 24 December 2011 @ 1:37 pm

    Tive oportunidade de visitar a casa,na verdade uma capela construida sobre as ruinas do que foi a moradia dela c João Evangelista após a crucifacação de Jesus (ele pregava o avangelho e viajou tb pela Turquia).Uma religiosa escreveu um livro contando em detalhes o local que lhe foi revelado numa “visão”ou sonho;foi encontrado por religiosos franceses c ajuda de um campones local.Difícil não acreditar que não tenha morado e “assistido” muitos que ali a procuravam e provavelmente tenha passado seus ultimos dias; pq a energia de serenidade,paz e segurança, como um quartel general de “anjos” poderia passar desconheço em outro lugar.

  20. By ROBERTO LUIZ MATTAR, 18 December 2011 @ 11:32 pm

    IRMÃOS EM CRISTO – NÃO SE PREOCUPEM SE NÃO CONSEGUIREM SEGUIR OS PASSOS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS CRISTÃOS.- A CASA DE MARIA – A VIDA DE JESUS – E DOS APOSTOLOS – ESTÃO E DEVERÃO PERMANECER DENTRO DE NOSSOS PENSAMENTOS E DO NOSSO CORAÇÃO !!!!!!- JESUS VIVE E MARIA ESTÁ SEMPRE PERTO DE NOS NA ALEGRIA E NA TRISTEZA. – PEDE E ELA VIRÁ ONDE ESTIVER. – EIS A CASA DE MARIA……

  21. By Romeu Madureira, 28 August 2011 @ 5:01 am

    Carla
    Em Portugal e no Brasil, há uma empresa de turismo chamada Lusanova. Viajei com eles, não para essa região, mas lá tive contato com pessoas que estavam em excursão com eles. A Lusanova foi uma experiência muito agradável. Fiquei com eles durante 20 dias. Gostei muito! Meu passeio esse ano foi pela Europamundo, igualmente boa e honesta. Mas a Lusanova é mais charmosa. Saudações.

  22. By Romeu Madureira, 28 August 2011 @ 4:56 am

    Sou brasileiro. Estive na casa da Virgem em maio desse ano (2011) e claro sei que é quase impossível que ela tenha morado lá. Mas gostei. Havia uma missa em português no momento que cheguei. Era um padre brasileiro e seu rebanho. Eu até sentei-me um pouco e participei discretamente do culto. Não vou à missa há muitos anos, mas naquelas circunstâncias foi gostoso. No mais admirei muito da Turquia e claro, mais ainda da Grécia.

  23. By ana castro, 21 June 2011 @ 10:12 pm

    É comovente, gostaria de ter a oportunidade de visitar a casa que nossa Senhora ficou.Que Deus te protrja.

  24. By Heloisa, 13 May 2011 @ 11:09 pm

    Estive na turquia, onde visitei a casa de Nossa Senhora onde viveu com Sao jose, apos a morte de jesus, e lindo e comovente ai recebi grandes bencaos. Pretendo voltar se Deus quizer

  25. By Carla, 22 April 2011 @ 1:22 pm

    Gostaria de saber como (vocês que já foram) chegaram lá, qual o melhor meio de acesso, tempo de viagem, guias, essas coisas…. estamos planejando a visita, mas não encontramos muitas Agências que fazissem esse pacote!!!!

  26. By David Samuel, 1 April 2011 @ 9:11 pm

    Olá Sérgio,
    A cidade de Éfesu propriamente dita está em ruinas. Lá perto, a uns 3 km existe agora a cidade de Selçuk.
    Abraço

  27. By Sergio Costa, 1 April 2011 @ 12:58 pm

    Primeiro umas perguntas: a cidade de Éfeso não existe mais ? Se existe, qual o seu nome ?
    Por fim, peço a Deus me conceder a graça de vir a conhecer este lugar, que é um dos meus maiores sonhos de consumo, visto que tem-se que ter $$$ para se fazer isso. Meu outro sonho é ajudar aos necessitados.

  28. By Mariza, 25 March 2011 @ 12:21 pm

    Acabei de chegar de viagem, onde pude fazer essa visita. É muito emocionante! Meu coração foi definitivamente tocado pela Nossa Mãe Santíssima.

  29. By vania h z vieira, 24 February 2011 @ 7:26 pm

    parabens pelo belissimo trabalho. Para mim que pretendo visitar a Turquia, foi bastante ilustrativo.

  30. By Abelardo, 24 February 2011 @ 3:36 pm

    Estou planejando uma viagem pela Turquia e Grecia e, se Deus assim o permitir, irei conhecer a casa que supostamente viveu a Virgem Maria. Que Deus permita que isso ocorra

  31. By Benedito Alves Filho, 24 January 2011 @ 3:59 pm

    Não gostaria de partir desta vida sem conhecer esse lugar, de atmosfera exuberante, em paz e harmonia, emanados pelo Coração Puro de Maria.

  32. By Benedito Alves Filho, 24 January 2011 @ 3:56 pm

    Gostaria muito de visitar esse lugar sagrado, ja ouvi relatados que ao chegar no local ou na casa, a atmosfera de paz, harmonia interior é impressionante. Espero não partir desta vida sem conhecer esse local.

Comente! ESCREVER UM COMENTÁRIO

Dobrar Fronteiras
Meryemana, Casa da Virgem Maria em Éfeso, Turquia; Fotos, Como chegar, o que visitar . Dobrar Fronteiras
© 2006-2014 Site da autoria de David Samuel Santos.

Close
Olá! Quer ajudar este site?
Seja nosso amigo no Facebook e siga-nos no Google+. Obrigado!
RSS feed do site

Adicione-me no Facebook!

Siga-me no Twitter!

As minhas fotos no Flickr!

Os meus videos no Youtube!



Creative Commons License