Partilhar facebook twitter google plus

Meryemana, Casa da Virgem Maria em Éfeso, Turquia; Fotos, Como chegar, o que visitar

Nas montanhas próximos da cidade de Selçuk e das ruínas da cidade romana de Éfeso, na Turquia, encontra-se uma casa, na qual se crê, segundo a tradição que foi a morada da Virgem Maria, mãe de Jesus.

 

Então a Virgem Maria e Jesus não viveram na Palestina?

Sim, segundo a bíblia nos conta, durante a sua vida na terra Jesus e Maria viveram onde actualmente é Israel/Palestina. Mas após a morte de Jesus, Maria sua mãe ficou a viver com um dos seus discípulos, João, tal como é referido nesta passagem da bíblia:

“Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava (João), disse a ela: – Este é o seu filho. Em seguida disse a ele: – Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele.” João 19:26-27

Meryemana, Casa da Virgem Maria em Éfeso, TurquiaOra, é sabido também que depois da morte de Jesus os discípulos se espalharam pelo mundo conhecido de então (Império Romano), tendo João ido para Éfeso, na altura um importante porto marítimo nas margens do mediterrâneo, actual Turquia. Hoje podem ser visitadas as impressionantes ruínas da cidade romana, assim como as ruínas da basílica de S. João, onde se encontra o túmulo do apóstolo.

O local onde Maria terá vivido encontra-se nas montanhas a cerca de 8km a Sul da cidade, e permaneceu no anonimato até 1881, altura em que um padre francês, tomando por base algumas pistas existentes para a existência do local, descobriu as ruínas da casa.

Embora as ruínas descobertas remontem ao século VI, as suas fundações revelam ser do séc. I. A casa que hoje podemos visitar resulta duma reconstrução efectuada nos anos 50. O local foi já visitado por alguns papas que “certificam” a santidade do local.

 

Mas de certeza que Ela viveu mesmo lá?

Não, naquela casa mesmo é muito provável que não. Não duvido que ela tenha acompanhado João até Efeso e, é também lógico que tenha vivido nas montanhas e não na cidade que era fortemente dominada pelo culto a Artemisa ( era aqui o famoso templo de Artemisa, uma das sete maravilhas do mundo antigo), mas nada prova inequivocamente que tenha sido aquele lugar. Vale no entanto como o importante símbolo que é, para cristãos e muçulmanos.

 

O que ver:

Fonte em Meryemana, TurquiaA casa encontra-se no topo duma montanha. À entrada do parque que a rodeia paga 10,75YTL, para ajudar nas despesas de manutenção do parque.

Lá dentro, pode visitar a casa, beber água das fontes milagrosas que estão mesmo por de baixo dela, e deixar os seus desejos num papelinho enfiado na parede.

Há ainda um recinto ao ar livre (pequenino, não imaginem que é Fátima), onde os grupos de peregrinos costumam celebrar missa.

 

Hoteis em Selçuk, Éfesu

Descubra o hotel que melhor se adapta a si. Algumas sugestões de bons hotéis em Selçuk aos melhores preços, a melhor cidade para partir á descoberta de Meryemana e das ruinas de Éfesu. Veja nestas páginas alguns exemplos, preços e fotografias de hotéis em Selçuk.

 

Como chegar:

Meryemana fica a cerca de 8km de Selçuk, cidade próxima de Izmir. Antes de mais há que chegar a Selçuk. Para isso há autocarros frequentes a partir de Istambul (cerca de 10 horas de viagem, 50YTL-aprox35€), ou a partir que qualquer outro ponto da Turquia, uma vez que Éfeso é um dos ex-libris do país.

b1Para chegar de Selçuk a Meryemana não há autocarros, a não ser os dos grupos organizados. Se for viajante independente, pode sempre tentar encontrar algum grupo do seu país e pedir uma boleia :) (Eu por acaso encontrei um grupo de portugueses, mas nem me passou que podia ter pedido uma ajuda).

Se não, ou vai a pé/boleia no verdadeiro espírito de peregrino (infelizmente não tive tempo, se não tinha-o feito), ou de táxi. Na otogar (gare dos autocarros) há taxistas prontos a leva-lo lá por 50YTL. Fazem a viagem de ida e volta e esperam por si meia hora, que é suficiente para uma rápida visita.

Mapa de Meryemana


Ver Meryemana num mapa maior

Outros locais relacionados com a história de Jesus e Maria neste site:

Basílica da Santa Casa de Loreto, Itália;

Jerusalém, Israel; Via Dolorosa e Santo Sepulcro;

Monte do Templo e Muro das Lamentações em Jerusalem, Israel;

Belém, Palestina; Igreja e gruta da Natividade, Gruta do Leite;

Monte das Oliveiras e Vale do Cedron em Jerusalém;

.

  • Ditinha Pirani

    Estive no dia 19-09-2014 -recentemente, visitando casa da Virgem Maria em Éfeso,foi emocionante sou católica tenho muita Fe na Mãe de Jesus

  • Ivone

    Estive em Meryemana, Casa da Virgem Maria em Éfeso, Turquia, em março de 2014 …foi emocionante! a vibração positiva que se espalha no local é maravilhosa.
    Me emocionei muito.
    Pretendemos retornar e novamente contratar
    Guia de Turismo na empresa Turismo, Metin Pehlivan (encontra no Face)
    Mora em Kusadashi

  • vicente afonso

    casa de n. senhora é o único local do mundo que desejo ardentemente visitar…

  • casia nicoletti

    estive lá em 2012 …foi emocionante , valeu à pena eu economizar p/ realizar este sonho

  • casia nicoletti

    Estive lá em maio de 2012 …foi emocionante .Vale à pena economizar e visitar um lugar assim .