Início África Marrocos Fronteira de Marrocos com a Mauritânia

Fronteira de Marrocos com a Mauritânia

Nota: A informação contida nesta página é relativa a uma viagem realizada em Dezembro de 2006. Sei que entretanto houveram algumas alterações nas entradas na Mauritânia, nomedamente em relação ao visto e à própria fronteira que está diferente. Por isso informe-se bem antes de ir. Recomendo esta página do meu amigo João Leitão, que passou lá há menos tempo que eu: Viagens Mauritânia.

Neste fórum (http://www.portugal4x4.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=184) encontra a informação mais actualizada que conheço à data.

Há alguns anos atravessar esta fronteira demorava 2 ou 3 dias, com algumas chatices e despesas. Era necessário esperar em Dakhla, 300km a Norte, para circular em comboio militar até à fronteira. Como esta viagem só se fazia 2 vezes por semana, juntavam-se centenas de veículos o que gerava enorme confusão. Hoje é bem mais fácil, pode circular-se a qualquer altura. O único senão são os 3km de terra de ninguém que estão num estado lastimável. É necessário seguir o trilho, rodeado de minas, mas sem perigo pois vê-se bem por onde se deve ir. Com sorte, se houver pouco movimento em duas horas passa-se.

Bandeira de Marrocos Saída de Marrocos

Depois de entrar na zona murada, pare o carro do lado direito,e dirija-se com os documento pessoais e da viatura ao vários “guichets”. No mais à esquerda é entregue o passaporte e carimbada a saída. No do meio tratam-se dos papeis das viaturas. É necessário entregar a autorização de circulação temporária em Marrocos que foi fornecida à entrada do país. Sem ela só poderá sair de Marrocos por onde entrou. É provável que queira verificar o numero de chassis da viatura.

No nosso caso, chegamos ao meio dia, quando fechavam para almoço, supostamente até ás 2 ou 3 da tarde. No entanto a espera prolongou-se até depois das 4 da tarde devido a uma suposta dificuldade de comunicações que estavam a ter.

Depois de tratadas as formalidades dirija-se ao controlo militar, onde alguns militares, à sombra duma pequena árvore encostada a uma ruína lhe vão pedir o passaporte e uma fotocópia deste. Verificam o visto de saída e dão ordem para seguir para a “terra de ninguém”.

No man’s land

A Mauritânia está separada de Marrocos por uma faixa de 3 km de largura, que é atravessada por o que resta de uma antiga estrada asfaltada do tempo do tempo da colonização espanhola.

Não é necessário um todo-terreno, mas terá de ir com cuidado para não roçar constantemente nas pedras do caminho. Passear pelas dunas que rodeiam o trilho também não é aconselhável, uma vez que este está rodeado de minas. A comprova-lo há algumas carcaças de veículos.

Bandeira da Mauritania Entrada na Mauritânia

Ao entrar na Mauritânia encontra logo um primeiro posto onde, se não o tiver, deverá obter um visto que custa 20€.
Já com o visto, pegue no carro e dirija-se ás casas de madeira que estão mais à frente (ver foto em baixo).

Fim da terra de ninguém: o posto fronteiriço da Mauritânia

Aí, dirija-se com os passaportes e os documentos do veículo à casa da esquerda, onde será carimbada a entrada depois de preenche um formulário com os dados pessoais.

Não é mais necessário fazer declaração de divisas à entrada no país, mas ainda assim eles poderão pedi-lo, na expectativa de conseguir sacar alguns euros. No nosso caso correu tudo na perfeição e pagamos apenas os 20€ pelo visto.

Tratando da documentação na fronteira da Mauritânia com Marrocos

Enquanto isto, andou constantemente a perseguir-nos um tipo que vendia pacotes turísticos e fazia câmbios de divisas, alegando que era necessário pagar o seguro em “ouguiyas”. Lá trocamos umas quantas, para o que viesse. Quando fomos fazer o seguro, acabámos por pagar em euros pois eles afinal também os aceitavam.