Floresta Laurissilva da Madeira; Património UNESCO em Portugal

Floresta Laurissilva na Ilha da Madeira

A floresta Laurissilva da ilha da Madeira é a maior e mais bem conservada mancha deste tipo de floresta que se encontra apenas nas ilhas da Madeira, Açores, Cabo Verde e Canárias.

É composta essencialmente por árvores do tipo das lauráceas (loureiros). A particularidade aqui é que 90% dos 15000ha classificados, são de floresta primária, isto é, que não sofreu qualquer alteração pelo homem desde sempre: está no estado mais primitivo possível.

Este é sem dúvida um local a não perder na sua visita à ilha da Madeira que, infelizmente, quase todos os anos é ameaçado pelos incêndio do Verão.

Como visitar

Caminhantes na floresta Laurissilva na ilha da Madeira
Caminhantes na floresta Laurissilva na ilha da Madeira

A área de floresta ocupa 20% da ilha e existem numerosos trilhos, muitos deles aproveitando as levadas que a atravessam.

Um dos troços mais bonitos que percorri dentro da floresta foi a vereda do Pico Ruivo à Encumeada. Passa-se por zonas de floresta sombria, em que os raios de Sol entram pelo nevoeiro criando um efeito lindíssimo.

Este trilho está marcado e pode iniciar-se tanto na Ecumeada, como no Pico do Areeiro e seguir depois o PR1 para o Pico Ruivo. Se estiver interessado em percorrer estes caminhos leia este artigo que escrevi sobre a minha caminhada do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo. Outra solução é ir até à Achada do Teixeira, subir até ao Pico Ruívo e de seguida descer para a Encumeada.

Trilho na floresta Laurissilva na ilha da Madeira
Trilho na floresta Laurissilva na ilha da Madeira

Mais informação

Nestes sites pode ler mais sobre este património natural da ilha da Madeira

Floresta Laurissilva da Madeira – Site UNESCO

Floresta Laurissilva da Madeira – Wikipédia

Floresta Laurissilva da Madeira – Blog dos Bichos

A magia da floresta Laurissilva na ilha da Madeira
A magia da floresta Laurissilva na ilha da Madeira

Guardar

Guardar