Partilhar facebook twitter google plus

Europa

1. Apresentação | Guias de viagem por país

2. Documentação necessária para viajar na Europa

3. Dinheiro e compras na Europa

4. Quando viajar para a Europa: Clima e Fusos horários

5. Meios de transporte na Europa (brevemente)

6. Comunicar na Europa: Línguas e telecomunicações (brevemente)

7. Saúde (brevemente)

Guias de viagem por país:

Páginas de cada um dos países da Europa que já visitei, com muita informação prática, fotografias, mapas, etc.

Alemanha Andorra Bulgária Chipre Espanha
França Grécia Itália Mónaco Portugal
Reino Unido Roménia Vaticano

Curiosidades sobre a Europa

Bósforo, Istambul TurquiaA Europa é um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste pelos Montes Urais, o rio Ural, o Mar Cáspio, o Cáucaso, e o Mar Negro a sudeste.

A Europa é limitada pelo Oceano Glacial Árctico e outros corpos de água no norte, pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Mar Mediterrâneo ao sul, e pelo Mar Negro e por vias navegáveis interligadas ao sudeste. No entanto, as fronteiras para a Europa, um conceito que remonta à Antiguidade Clássica, são um tanto arbitrárias, visto que o termo “Europa” pode referir-se a uma distinção cultural e política ou fisiográfica.

A Europa é o segundo menor continente em superfície do mundo, cobrindo cerca de 10 180 000 quilómetros quadrados ou 2% da superfície da Terra e cerca de 6,8% da área acima do nível do mar. Dos cerca de 50 países da Europa, a Rússia é o maior tanto em área quanto em população (sendo que a Rússia se estende por dois continentes, a Europa e a Ásia) e a Cidade do Vaticano é o menor. A Europa é o terceiro continente mais populoso do mundo, após a Ásia e a África, com uma população de 731 milhões ou cerca de 11% da população mundial.

Partenon, Acrópole de Atenas, GréciaA Europa, nomeadamente a Grécia antiga, é considerada o berço da cultura ocidental. Tendo desempenhado um papel preponderante na cena mundial a partir do século XVI, especialmente após o início do colonialismo. Entre os séculos XVI e XX, as nações europeias controlaram em vários momentos as Américas, a maior parte da África, a Oceânia e grande parte da Ásia.

Ambas as guerras mundiais foram em grande parte centradas na Europa, sendo considerado como o principal factor para um declínio do domínio da Europa Ocidental na política e economia mundial a partir de meados do século XX, com os Estados Unidos e a União Soviética ganhando maior protagonismo.

Durante a Guerra Fria, a Europa estava dividida ao longo do Cortina de Ferro entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a oeste, e o Pacto de Varsóvia, a leste. A vontade de não evitar outra guerra acelerou o processo de integração europeia e levou à formação do Conselho Europeu e da União Europeia na Europa Ocidental, os quais, desde a queda do Muro de Berlim e do fim da União Soviética em 1991, têm vindo a expandir-se para o leste.

Em Wikipédia – Europa

Mapa da Europa

Mapa Google Maps Europa

.

  • http://www.o-meu-passaporte.blogspot.com Nuno Jesus

    Primeiro gostaria de dar os parabéns pelo o seu blogue de Viagens, tenho lido bastantes artigos nele.
    Relativamente a pesquisa de Hoteis, decidi escrever para apresentar um site, que conheço há alguns dias, e no qual já estou inscrito. É uma plataforma que te ajuda a planear as férias. Podemos encontrar os melhores hotéis, aos melhores preços através do motor de busca. Podemos ver a descrição do hotel, fotos e opiniões de utilizadores, bem como comparar preços. Mas o Trivago não se fica pelos hotéis. Os utilizadores podem partilhar a sua experiência em relação a locais de interesse turístico como museus, monumentos, restaurantes e praias, descrevendo o local, classificando-os e mostrando as suas fotos. Por cada experiência que se partilha, o sistema adicionará “milhas” à nossa conta. O valor das milhas atribuídas depende sempre do conteúdo do que se publica. Depois, podemos trocar essas milhas por dinheiro e receber na nossa conta paypal. Veja o o site e o meu perfil http://www.trivago.pt/nunojesus-617288m